Descontrole emocional dos monges



As minhas duas últimas postagens foram em detrimento do que vem acontecendo no Tibet. A mais recente resgato fatos antigos que ainda repercutem na atual situação política que levam os monges, como aconteceu na última Quinta-feira, a interromperem uma coletiva da imprensa, organizada pelo governo chinês em Lhasa, capital do Tibet.

O governo chinês, organizou uma "visita guiada" ao Tibet de um pequeno grupo de correspondentes estrangeiros. Ao entrevistar os monges, eles ainda muito jovens e visivelmente descontrolados emocionalmente, não seguraram a barra e diante das câmaras choraram e falando ao mesmo tempo - desabafaram, contando que a China armou uma farsa para a comunidade internacional, utilizando monges falsos que posam diante das câmaras de tvs do mundo, para passar a imagem que está tudo bem. Segundo eles, tudo o que a China mostrou até agora é falso.

Disseram ainda que "lamas" e civis estão presos e proibidos de sairem às ruas (veja no video acima). Diante do fato, a viagem dos correspondentes internacionais ficou comprometida, sendo interrompida.

Desde o início dos protestos no Tibet, o acesso de jornalistas ao território estava suspenso. Este pequeno grupo que chegou na quarta-feira em Lhasa, estava acompanhado e deslocou-se em ônibus fretado pelo governo. As filmagens das lojas incendiadas e as entrevistas que conseguiram fazer com vítimas dos confrontos entre manifestantes e polícia foram monitoradas pelas autoridades chinesas.

Vale dizer que dentro da rede de televisão estatal chinesa, nas reportagens não fizeram qualquer menção à interrupção feita pelos monges. Ao mundo, prometeram não punir os monges que fizeram protesto.

Ontem à noite recebi um e-mail de Ricken Patel - membro da equipe da Avaaz.org - Hoje a Fátima da Blogosfera solidária veio reforçar a solicitação enviada:

"Amigos,

Em apenas 7 dias, 1 milhão de pessoas assinaram nossa petição pelos direitos humanos e diálogo no Tibete, se tornando a petição on-line que cresceu mais rápido na história! Depois de décadas de injustiça, o povo tibetano está demandando mudanças e a nossa petição mostra que o mundo está respondendo com uma solidariedade surpreendente a esse chamado.

Foi declarado o Dia de Mobilização Global pelo Tibete nesta segunda-feira dia 31 de março. Em apenas 4 dias, milhares de pessoas em várias cidades do mundo irão protestar em embaixadas e consulados da China, trazendo consigo nossa petição de 1 milhão de assinaturas. Nossa mensagem global e simultânea com certeza chamará a atenção do governo chinês.

Temos somente 4 dias até a entrega da petição, por isso estamos concentrando nossos esforços em dobrar nossa petição: será que podemos conseguir 2 milhões de assinaturas? Nossa mensagem já deu a volta ao mundo e com a sua ajuda podemos chegar ainda mais longe. Por favor, clique no link para assinar a petição e em seguida encaminhe este email para todos os seus amigos e familiares:

Petição em prol do Tibet

Embora alguns líderes linha dura da China têm atacado o Dalai Lama publicamente, muitos líderes chineses acreditam que o diálogo é a melhor esperança para estabilizar o Tibete. Governos ao redor do mundo começaram a pedir o diálogo e muitos sinais indicam que, se a pressão da sociedade civil global continuar, a China terá que ceder.

O presidente da China Hu Jintao valoriza a reputação da China perante o mundo e ele precisa ouvir que a marca “Made in China” e as Olimpíadas de Pequim só serão um sucesso se ele optar pelo diálogo ao invés da repressão. Uma avalanche de solidariedade global está se mobilizando para chamar sua atenção. Nossa petição reconhece as preocupações dos líderes chineses de que protestos e separatismo podem gerar uma perigosa instabilidade, porém nós apoiamos o posicionamento do Dalai Lama que afirma que o melhor caminho é o diálogo e respeito, ao invés da repressão.

Esta é a primeira oportunidade em décadas que vemos um movimento promissor para enfrentar as injustiças no Tibete, porém a atenção dá mídia pode durar pouco. Está na hora de aproveitarmos esse momento para divulgar a manifestação de solidariedade massiva que irá acontecer na segunda-feira, vamos usar todas as nossas forças para fazer dos próximos quatro dias um momento decisivo na história do Tibete.

Com esperança,

Ricken, Graziela, Ben, Iain, Pascal, Milena, Galit, Paul, Esra'a e toda a equipe Avaaz

PS - Para saber mais sobre o Tibete veja as notícias:

Europeus examinam boicote à cerimônia de abertura dos Jogos de Pequim

Tibete: 135 mortos, 1.000 feridos e 400 presos segundo o Parlamento tibetano

Protesto de monges tibetanos marca vista de jornalistas estrangeiros ao Tibete

Avaaz.org é uma organização independente sem fins lucrativos que visa garantir a representação dos valores da sociedade civil global na política internacional em questões que vão desde o aquecimento global até a guerra no Iraque e direitos humanos. Avaaz não recebe dinheiro de governos ou empresas e é composta por uma equipe global sediada em Londres, Nova York, Paris, Washington DC, Genebra e Rio de Janeiro. Avaaz significa "voz" em várias línguas européias e asiáticas.
Para entrar em contato com a Avaaz, escreva para info@avaaz.org, ou envie correspondência para 260 Fifth Avenue, Nova York - NY 10001 EUA. Avaaz.org está presente também em Washington, Londres, Rio de Janeiro e ao redor do mundo.

Pessoal, repassem o link da petição adiante. Peçam assinatura! E se possível, copiem esse e-mail e também passem adiante.

E para outra grande causa, faço um outro pedido:

clipped from viajanteconsciente.hitechlive.com.br

Dia 29 de março participe do Earth Hour - Uma hora pela Terra!

WWF - Earth Hour Neste sábado acontece o Earth Hour

Este é o segundo ano que a mobilização acontece. Proposta pela WWF, a primeira aconteceu em 2007 e foi restrita apenas à cidade de Sidney - Austrália onde 2.2 milhões de pessoas participaram.

O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a mudança climática e promover a eficiência energética.

Para este ano, também participam cidades como Toronto (Canadá), Sidney (Austrália), Tel Aviv (Israel), Copenhagen (Dinamarca), Chicago (EUA) e outras cidades da Ásia, Europa e América do Norte se unirão para selarem um compromisso contra o aquecimento global.

Vamos engrossar o caldo. Dia 29 de março, sábado, vamos mostrar que nos importamos com o Planeta e vamos apagar as luzes das 20h às 21h

Ah, mas sábado? que é que eu vou fazer 1 hora no escuro?

Ué, seja criativo!!!

  • Você pode bolar um jantar romântico a luz de velas. No menu? Uma saladinha encrementada, uma tábua de frios, um sushi ou até foundue.

  • Se quiser reunir a galera numa Festa do Black Out pelo Earth Hour, vale a mesma sugestão de luz de velas, tábua de frios e para a música, convide aquele amigo que toca violão para um show acústico.

  • Se você tem a sorte de morar fora da cidade, na praia por exemplo, promova um Luau. Se for no campo, uma roda de viola a céu aberto e fogueirinha no centro, tudo de bom!

  • Aproveite a oportunidade pra conversar com os amigos sobre a proposta do Earth Hour e de como é importante prestarmos atenção para que nossos hábitos não contribuam para a destruição do nosso Planetinha. Compartilhe dicas de ações que você já pratica ou as que pretende praticar (e só espera um "gatilho" pra iniciar)

    Fonte: Earth Hour

    Bom fim de semana!
    Beijus,
    Luma

    Comente aqui também!

    18 comentários :

    1. Todo dia 29 vai ter uma hora para escuridão mundial?
      http://psysapiens.blogspot.com/2008/02/escurido-mundial-no-dia-29-de-fevereiro.html
      Mas estou dentro!!!

      ResponderExcluir
    2. A cena foi chocante e deprimente.QQ forma de repressão me deixa profundamente indignada.

      ResponderExcluir
    3. Olá

      Uma dica para uma horinha no escuro....(começe a fazer todos os dias)

      Praticar a neuróbica. Exercite a capacidade cerebral utilizando de outros sentidos que não a visão.
      Orientar-se dentro de casa confiando no tato, olfato, memória e mais: Lidar com o estresse de não se capaz de ver...
      Divertidíssimo.
      Pouco a pouco aumenta-se a agilidade mental.

      Testado e avaliado por mim mesma! ;)

      Beijos

      ResponderExcluir
    4. Infelizmente a situação no Tibet é tão antiga que chega a ser estranha essa atuação do Ocidente somente quando houve a possibilidade de serem afetados...

      No entanto, mesmo por motivos escusos, a tentativa de diálogo sempre será válida...

      Boa pedida a idéia de apagar as luzes... espero que ações conscientes continuem a acontecer...

      ResponderExcluir
    5. Vim desejar otimo fds a vc.
      Big Beijos

      ResponderExcluir
    6. Luma,
      Achei tão infeliz a declaração do Cesar Maia sobre a dengue, fiz uma charge e postei lá no blog.
      É bem simples, só para mostrar minha indignação.
      Quando puder, dê uma olhada.
      BJS

      ResponderExcluir
    7. Anônimo21:44

      Oi Luma,
      Que bonito ver essa mobilização, antes tarde do que nunca. E muito lindo ver voce tambem, sempre engajada nas coisas importantes do mundo.
      Beijos,
      Cam

      ResponderExcluir
    8. Oi Luma nao mudou muito nao eu tenho 2 mesmo o outro é pessoal e esse dos meu trabalhos!

      Bjbjbj aqui continua a mesa coisa legal de sempre

      ResponderExcluir
    9. Dia 29 de março,apagão das 20h as 21h... Tô dentro !!!

      ResponderExcluir
    10. 'Tou dentro dessa!

      Abraço.

      ResponderExcluir
    11. Oi Luma.
      A gente que tem o poder de divulgação em nossas mãos temos que fazer com certeza a nossa parte, pois o mundo é nosso e é a gente que tem que tomar conta, para que no futuro outras pessoas consigam viver bem.
      Eu com certeza não ficarei no escuro, pois vou para uma festinha rs rs, a festa é de criança não da para elas ficarem no escuro né, mais se eu fosse ficar em casa com certeza iria praticar a mente como ensina a Vivi.

      Muito obrigada por ter respondido, lá no meu blog, guando deixei aqui um comentário sobre o dia Mundial da água, bjs

      ResponderExcluir
    12. Muito triste mesmo! Em pleno seculo 21.

      ResponderExcluir
    13. Que bom que vc também participou da Earth Hour! E que tristeza o que vem acontecendo ao Tibet...
      Abraços.

      ResponderExcluir
    14. Obrigada pela visita!
      Gostou da fita k7? Copia, boba! rsrsrsrsrss
      Abs.


      http://sarapateldecoruja.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    15. Querida Luma, esse conflito horrível que dura há tantos anos me confrange o coração... Mas, a chama acesa constantemente pelos mantras dos tibetanos não se apaga. E é isso o que os opressores não compreendem e os deixa ainda mais raivosos. Bem que um amigo meu, o Juliano Spyer, autor do livro Conectado escreveu sobre a força dos blogueiros acima da mídia comum... Você, querida Luz de Luma é uma deles, com a chama brilhando em meio a treva. Obrigada! Vamos torcer para que a petição ultrapasse os 2 milhões de assinaturas. Ah, e a idéia do “apagão” voluntário chama mais apagões a favor da manutenção da luz...

      E... Obrigada pela visita e apoio ao Platinho, que teve as orelhas reduzidas – heheh!

      Beijos, com carinho,
      Madá

      ResponderExcluir
    16. Puxa, que tristeza. Façamos nossa parte, orando por eles, assinando a petição.

      ResponderExcluir
    17. Endossando esse grito incontido contra a barbárie perpetrada pela China contra o milenar povo tibetano. A terra é a aldeia do homem e a sua pátria o seu corpo, a sua morada. Pelo resgate dos valores humanos! grande carinho, lilian

      ResponderExcluir
    18. Anônimo23:37

      Luma, eunão tinha lido seu belo post.
      E esquei de citar a petição, eu assinei faz dias. recebi do avaaz
      eu já li que estes abaixo assinados online não levam à nada,será?
      uma pena tudo isto.
      Bjs
      Obrigada por me avisar dos posts, vou ler os outros agora.

      ResponderExcluir

    ...em quietude, sem solidão

    Leia o luz no seu celular
    get click

    Algumas coisas não têm preço

    finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
    finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

    Me leve com você...

    facebooktwitter

    Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

    Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

    Leia mais para produzir mais!

    Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor