Quando você sonha com o medo

Qualquer figura que apareça em seu sonho é um pedaço de você, indicando necessidades e desejos desconhecidos. Perversão, violência e não há força policial que consiga deter, porque é criado por suas próprias vítimas e aparece somente quando estamos sonhando.

Este figura sempre de violência e perversão vem sempre na figura de um homem e para os psicanalistas, o homem mau é o "animus", nome masculino que define o nosso lado masculino, definido a primeira vez por Carl Gustav Jung, o pai da psicologia analítica. Esse "vilão" sempre ostenta características que faltam a quem sonha.

O animus mostra-nos a necessidade de desenvolver um lado mais agressivo, exigência dos dias atuais.

É importante saber como esses sonhos acabam, dando pistas de onde moram os problemas. Vendo assim, a figura ameaçadora pode ser na verdade um grande amigo que orienta e aponta caminhos.

As mulheres sonham mais que os homens, ou pelo menos, lembram-se mais. Freud se baseou nos sonhos que ouviu em longas conversas com mulheres ao escrever a mais de cem anos atrás o livro "A interpretação dos sonhos" - onde mostrou a sua primeira teoria sobre o inconsciente, rompendo os parâmetros de segurança e racionalidade do ser humano. Por isso os sonhos são usados também como auxiliares em terapias.

Os mesmos enredos de sonhos se repetem com pessoas diferentes. Isso é comprovado até com crianças; as meninas sonham com atos de coragem, como realizar tarefas sozinhas sem a ajuda dos pais e para os meninos a coragem aparece durante uma briga onde têm que enfrentar monstros ou ladrões. O inconsciente da menina a prepara para a futura independência, que hoje é grande desafio para as mulheres. Já os meninos que já têm esse ambiente que propicia a independência, o subconsciente apresenta outros desafios.

Muitas grávidas relatam que sonham com água. A gravidez por si não é somente um ambiente físico, traz a sensação de renovação. A água aparece porque simboliza a fonte da vida. Outro motivo, menos simbólico, é o fato das mulheres grávidas beberem muita água, vão mais ao banheiro e carregam um bebê envolto em grande quantidade de líquido amniótico, que as deixam muito próxima desse elemento.

O inconsciente quer dizer que é hora de cumprir um outro papel. A repetição de temas, além de traduzir uma renovação psiquíca, aponta para as necessidades de outros projetos, arriscar-se em atividades que até então não foi vivenciado, uma readaptação à vida.

Alguns temas são tão frequentes que, quase sempre, têm o mesmo significado. Muitas vezes uma representação psiquica do que está acontecendo com o próprio corpo. A cada mudança de idade, tende-se a ter uma avalanche de sonhos.

Sonhos, é claro, não são mensagens que dever ser interpretadas literalmente. As ações são cheias de simbologias. Sonhos com riquezas de detalhes, cores que trazem situações reais da vida da pessoa, surgem somente quando ela está indefesa, desarmada do consciente.

Por isso, para exorcizar os meus demônios, eu sempre tomo café da manhã com eles. Na claridade do dia, os sonhos perdem relevância e nos anima a combatê-los.

«Conheço apenas o medo, é verdade, tanto medo que me sufoca, que me deixa a boca aberta mas sem fôlego, como alguém a quem falta o ar; ou noutras alturas, deixo de ouvir e fico subitamente surda para o mundo. Bato os pés e não ouço nada. Grito e não percebo nem um pouco do meu grito. E também às vezes, quando estou deitada o medo volta a assaltar-me, o terror profundo do silêncio e do que poderá sair desse silêncio para me atingir e bata nas paredes das minhas têmporas, um grande sufocante pavor. Eu então bato nas parede, no chão, para acabar com o silêncio. Bato, canto, assobio com persistência até mandar o medo embora.» Anais Nin

Boa semana com bons sonhos!

18 comentários :

  1. Sueño de luna
    (de mi libro "De mil amores")

    Descalza va mi alma
    sonámbula
    a la luna.
    Luna de lino
    que brama a su alrededor.
    Pasa un centauro robusto
    inclina sus mitades
    lame la luz
    suenan las liras
    y ahí está ella:
    tendida en la naturaleza extraña
    coronada de bruma y aura
    sonámbula
    lunática
    noctámbula.
    Descalza va mi alma
    suenan las liras...
    descansa.

    beijos y todo mi cariño

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esse texto Luma, vc mergulhou fundo no tema mesmo.Tenho sonhos estranhos um dia, felizes outro e assim vou vivendo.
    Big beijos

    ResponderExcluir
  3. ¡Graciela Malagrida enorme! ¡Orgulloso en tener mensaje de una cara, español tan grande aquí! Tengo enchantment para usted! Beijus
    Luma

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse post, Luma. Gosto muito de sonhar e sempre me lembro de 2 ou 3 sonhos da noite anterior. Também tenho muitos pesadelos, mas tento entendê-los da maneira como Freud e Jung nos tentaram exemplificar. Claro que às vezes não dá. Aí eu apenas tento esquecê-los.

    Linda essa foto nova do teu blog. Sempre te leio pelo Bloglines, por isso nem sempre comento.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Dificilmente lembro dos meus sonhos... Os que lembro muitas vezes são sem sentido, envolvendo grandes aventuras, fugas fenomenais, assaltos... Essa semana mesmo sonhei que precisava chegar na nave para fugir dos cylons (só assisti um pedaço da série que envolva tais personagens e há muito tempo...)
    Boa semana!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ola...
    Valeu pelo comentario la no blog... olha realmente aqui tem muita reconhecida... mas poderia ser melhor, como pais de primeiro mundo...

    Sobre os sonhos... hun....
    Tenho tantos... tem dias que ate confundo com a realidade!

    Gi, Roma

    ResponderExcluir
  7. É muito bom sonhar! Melhor ainda de olhos abertos. Pois, só assim, podemos sonhar o que realmente pretenderíamos ter ou obter. Sonhar dormindo a gente sonha muitos absurdos. Eu, pelo menos, sonho muita besteira que sei não se realizaria nunca. São símbolos, claro. São realizações que ficam no subconsciente.

    Um beijo de sonhos...

    ResponderExcluir
  8. Luma, fiz terapia de grupo por algum tempo e já levei esse assunto ao conhecimento dos leitores amigos. Foi um dos períodos mais enriquecedores da minha vida porque além de tratar dos meus problemas, eu tive a oportunidade de conhecer um pouco de psicologia.

    Naquela época li toda a obra de Jung e o livro dos sonhos do Freud. Aliás, quando tínhamos algum sonho expressivo levávamos ao conhecimento do grupo, as interpretações eram preciosas. Acabei desenvolvendo esse meu lado e confesso que sou muito feliz quando faço alguma análise exatamente porque eu sei que todos os personagens daquele sonho são pedaços de quem sonhou.

    Quanto ao "Animus", eu não sei se entendi mal o que você escreveu ou se estou fazendo alguma confusão. O Animus é o homem que existe dentro de cada mulher e a Anima é a mulher que existe dentro do homem. Isso é completamente independente de opção sexual. O homem interior é o que faz a mulher dar contra dos reveses da vida. Já a Anima é o que dá faz o homem ter uma visão mais sensível com relação à vida, dentre outras coisas muito mais sérias do que isso.

    Acho esse assunto fascinante e adorei você ter postado.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Anônimo12:23

    Luma,
    Assinei a petição por Ana Virginia e gostaria de fazer referência no meu blog e no Multiply, há alguma objeção.???
    bs.

    ResponderExcluir
  10. Luma, eu nunca sonho... se sonho, não lembro de nada quando acordo. Isso é bom ou ruim? :-)
    Opa! VOu assinar a petição já. E me colocar na lista do Bender também. :-)
    Bjo!

    ResponderExcluir
  11. Olhe, Luma, obrigado pelo seu interesse no meu livro. Mas, infelizmente, ele não estará disponível fora de Portugal. E mesmo cá... só por aqui onde vivo.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante a sua análise. Dificilmente nós profissionais faríamos um texto tão claro e sintético.

    Aliás, esse foi o tema que me levou a entrar na caminhada da psicologia e continua a ser um dos meus temas prediletos. Pelo que, muito obrigado pela revivação da minha memória.

    De fato, as mulheres parecem se lembrar mais dos seus sonhos e os homens menos, o que não quer dizer que uns sonhem mais ou menos.
    Ainda, os sonhos possuem um simblosimo interessante que, muitas vezes pode ser útil analisar, à luz da simbologia inconsciente da própria pessoa e não sob aqueles dicionários que dizem "água=vida" "preto=morte". A simbologia está nas zonas inconscientes de cada um de nós, cada um com o seu "dicionário" próprio.

    Quanto a anima e ao animus, apesar de Jung (psicólogo analítico e nõ psicanalista) ter falado da forma como a Yvone se lembra, creio que a interpretação da Luma também é utilizada.

    Enfim, tudo isso para dizer que gostei muito do texto!



    PS: Quem é a Ana Virgínia que aqui em Portugal ninguém fala dela?

    ResponderExcluir
  13. Anônimo16:49

    Eu sonho mas não me lembro, mas isso só quando o sonho foi bom...
    Quando são pesadelos... aff... parece sarna... hehehe

    Beijos...
    Boa semana pra você, parceira!
    Inté!

    ResponderExcluir
  14. Os sonhos pra mim são uma incógnita, acho até que Freud e Jung fizeram excelentes descobertas e avanços pra época em que viveram servindo de base até para as pesquisas de hoje.
    Todos sonham todas as noites e explicar o que é quase inexplicável é tarefa difícil, deixo os meus sonhos aonde estão, lugar que nem sei.
    Parece que sou culpado de estar sentadinho!!!
    É só protocolar uma carta ao ministro Tarso Genro, evidentemente contando tudo, se possivel anexando fotos da tortura.
    Acho que ele não se negará a tentar junto a embaixada de portugal repatriar a Ana que foi fazer mesmo o que lá?!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Boa análise, Luma. É isso mesmo, os sonhos têm que ser vistos à luz do sol, nunca postos no lusco-fusco da angústia e do medo.
    Beijos grandes e ótima semana, querida.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo21:59

    Luma, teve uma época que sonhava muiot com cobras, era horrível.Foi um dos piores momentos que passei em minha vida.
    Vi em seu post anterior com a Amy está, é lametável.
    Em seu blog, eu reparei que tem um vídeo que aparece a modelo Kate Moss tão bonita , e vi no Programa de Luciana Gimenez o Ronaldo Ésper mostrando uma foto dela em pele e osso,mal conseguindo ficar em pé...
    Um forte abraço e já assinei apetição, espero que tenha ajudado, um abraço.

    ResponderExcluir
  17. Achei uma frase de um mestre de Yoga que se encaixa bem neste post.

    “Ao pensarmos no objeto do nosso medo, atribuímos ao medo continuidade. Se encontrarmos face a face com o objeto do nosso medo, ele deixa de existir.”

    (J. Krishnamurti)

    Ele também devia tomar café da manhã com seus demônios.

    ResponderExcluir
  18. oi gostaria de saber sonhei que o mar estava como uma tsunami mais de repente qdo olhava ele estava todo colorido as ondas altas parecia que ia me engolir de repente não sentia muito das ondas perto de mim não ai vi duas crianças meninas salvei mais pedi ao meu marido pra ir pegar nossos filhos no colegio ele num foi eu as deixei la e peguei os meus filhos pensava na minha mae onde ela estava naquela situação eu rezava muito pedia a nossa senhora de fatima ajuda me ajuda a decifrar o significa????????

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor