Sexta-feira!!!
Desligo o telefone, abro "Um sopro de vida" e leio Clarice, na voz da personagem Angela que diz:
Hoje a vida nasceu.
Ventania, muita ventania
(...)
Vivo no futuro da ventania.
Vivo agora e o resto que vá para a puta que o pariu".
Calma! Calma! Não estou brava com ninguém! É o contrário! Quando publiquei o poema de Edson Marques - MUDE - fui no blog dele comunicar o fato; como sempre faço, antes de publicar qualquer coisa alheia. E não é que ele esteve aqui! e eu, como sempre desligada, só fui perceber hoje quando li com mais calma os comentários? Agradeço a vista.
O sol é a mãe e o pai
Dissolve a escuridão"
"Nossa, que coisa mais mais poética! Parece coisa do Clube da Esquina!" Essa foi a impressão que tive ao ouvir essa música, Dois Rios. Passou, ninguém mais escuta. Pra falar a verdade, quando ouvi a primeira vez, pensei que fosse do Aggeu Marques. Mas quem escreveu a música, junto com o Samuel Rosa e o Nando Reis? O filho do seu Salomão! Qual? Bem, o Lô Borges. Eu, que sempre gostei de umas musiquinhas do Skank (Tanto, Resposta, aquela do " Ô comandante, capitão, tio, brother, camarada"), nunca tinha comprado um CD dos caras, mas acho que exageraram na pegada sou-beatlemaníaco-mas-o-oasis-não-é-de-se-jogar-fora-e-a-gente-tava-precisando-de-assunto-novo-mesmo. Mas tem o dedinho do Lô, de qualquer jeito! Quem é mineiro sabe do que estou falando...
-Sei lá, pensei em ter um fim de semana ensolarado depois de tanta chuva e também dar os créditos para o Lô Borges, porque mineirinho ficou quietinho e dai...
-Tomará que dê praia nesse finde
Parece que no post anterior alguns se confundiram, ou eu não me expressei direito. Esclarecendo, eu não sou tradutora e não estou traduzindo O Seu Pipi - isso é obra do Mário Prata. Meu inglês dá pro gasto e ainda não ganho nada com ele!(rs*)
Pecus perguntou se o Mário tem blog...participa de um ou publicam seus textos, como de outros escritores, jornalistas, vivos e mortos, não entendi direito. Parece que está parado. Fiz inscrição lá para publicar posts. Sério! Fiz inscrição na brincadeira porque lá só aceitam quem tem nome no mercado.
Aula rápida de inglês
Como aprender a escrever 400 palavras em Inglês em apenas um minuto
Se você pensa que estou brincando, experimente ler toda esta matéria e depois me conte. Comece logo a estudar Inglês que, diferentemente do que você pensa, é extremamente fácil de aprender. Bastando apenas a seguir regrinhas elementares.
Mas, antes de tudo, quero explicar que as Regras abaixo apresentam uma ou mais exceção, o que demonstra duas coisas: primeiro que tais exceções só servem precisamente para confirmar as Regras e, segundo que é bem preferível, errar numa ou noutra ocasião e aprender 400 palavras em inglês num minuto, do que ficar preocupado com a rara exceção... e não aprender nada.
Regra 1
Para todas as palavras em português que terminem em DADE (como a palavra cidade)retire o DADE e coloque em seu lugar TY e assim CIDADE passou a ser CITY. Vejamos agora um pouco das cento e tantas palavras que você já aprendeu nestes primeiros vinte segundos de leitura deste artigo:
CIDADE = CITY
VELOCIDADE = VELOCITY
SIMPLICIDADE = SIMPLICITY
NATURALIDADE = NATURALITY
CAPACIDADE = CAPACITY
FELICIDADE = FELICITY
Regra 2
Para todas as palavras em português que terminem em "ÇÃO" (como a palavra NA-ÇÃO)tire fora o "ÇÃO" e coloque em seu lugar "TION" e assim a palavra NAÇÃO passou a ser NATION (as respectivas pronúncias não importam no momento, e além disso você estaria sendo muito malcriado querendo exigir demais numa aula de graça!). Vejamos agora algumas das centenas de palavras em que a imensa maioria delas se aplica a essa Regra:
SIMPLIFICAÇÃO = SIMPLIFICATION
NAÇÃO = NATION
OBSERVAÇÃO = OBSERVATION
NATURALIZAÇÃO = NATURALIZATION
SENSAÇÃO = SENSATION
Regra 3
Para os advérbios terminados em "MENTE" (como a palavra NATURALMENTE), tire o "MENTE" e em seu lugar coloque "LLY" (e assim a palavra passou a ser NATURALLY. Quando o radical em português termina em "L", como na palavra TOTALMENTE, acrescente apenas "LY"). Veja agora abaixo algumas delas:
NATURALMENTE = NATURALLY
GENETICAMENTE = GENETICALLY
ORALMENTE = ORALLY
Regra 4
Para as palavras terminadas em "ÊNCIA" (como no caso de ESSÊNCIA), tire o "ÊNCIA" e em seu lugar coloque "ENCE". Eis algumas delas abaixo:
ESSÊNCIA = ESSENCE
REVERÊNCIA = REVERENCE
FREQÜÊNCIA = FREQUENCE
ELOQÜÊNCIA = ELOQUENCE
Regra 5
E para terminar esse artigo, ficando ainda com mais água na boca, aprenda a última e a mais fácil delas (há um monte de outras regrinhas interessantes, mas não disponho aqui de espaço para tudo). Para as palavras terminadas em "AL" (como na palavra GENERAL) não mude nada, escreva exatamente como está em português e ela sai a mesma coisa em inglês.
Veja alguns exemplos:
NATURAL = NATURAL
TOTAL = TOTAL
GENERAL = GENERAL
FATAL = FATAL
SENSUAL = SENSUAL
Conforme você acaba de ver, a menos que seja um leitor preguiçoso e lento, não foi preciso gastar mais de um minuto para aprender 400 palavras em inglês. Façam o favor de dar crédito a quem lhes revelou a dica, tá? Mas não espalhem, senão o mundo vai aprender o idioma em 30 dias.
Mario Giubicelli
Jornalista brasileiro que há 30 anos trabalha na Casa Branca como intérprete.
Luciano, bons ventos o trazem e obrigada pela notícia!
Aos amigos que gostam de manter a saúde em dia e pedindo o aval da única Sereia que conheço que chuta abóboras - leiam aqui reportagem sobre os 29 alimentos mais saudáveis do mundo.
E finalizando, senão vocês me matam!
Amigos, emagrecer é muito simples, basta beber cerveja estupidamente gelada, em grandes quantidades, e deixarmos a termodinâmica cuidar do resto.
Bom fim de semana! Beijus
* Vocês não entenderam as barrinhas?! É que alguém veio aqui, não me lembro quem e disse que eu misturo os assuntos, que deveria dividir em vários posts...então!
* Nandinha solitária está aniversariando com casinha nova - Parabéns! E espero que todos os Webloggers migrem para o blogspot...
0 comentários :
Postar um comentário