Sexta-feira!!!

Desligo o telefone, abro "Um sopro de vida" e leio Clarice, na voz da personagem Angela que diz:


"Ontem o mundo me expulsou da vida.
Hoje a vida nasceu.
Ventania, muita ventania
(...)
Vivo no futuro da ventania.
Vivo agora e o resto que vá para a puta que o pariu".

Calma! Calma! Não estou brava com ninguém! É o contrário! Quando publiquei o poema de Edson Marques - MUDE - fui no blog dele comunicar o fato; como sempre faço, antes de publicar qualquer coisa alheia. E não é que ele esteve aqui! e eu, como sempre desligada, só fui perceber hoje quando li com mais calma os comentários? Agradeço a vista.


"O sol é o pé e a mão
O sol é a mãe e o pai
Dissolve a escuridão"

"Nossa, que coisa mais mais poética! Parece coisa do Clube da Esquina!" Essa foi a impressão que tive ao ouvir essa música, Dois Rios. Passou, ninguém mais escuta. Pra falar a verdade, quando ouvi a primeira vez, pensei que fosse do Aggeu Marques. Mas quem escreveu a música, junto com o Samuel Rosa e o Nando Reis? O filho do seu Salomão! Qual? Bem, o Lô Borges. Eu, que sempre gostei de umas musiquinhas do Skank (Tanto, Resposta, aquela do " Ô comandante, capitão, tio, brother, camarada"), nunca tinha comprado um CD dos caras, mas acho que exageraram na pegada sou-beatlemaníaco-mas-o-oasis-não-é-de-se-jogar-fora-e-a-gente-tava-precisando-de-assunto-novo-mesmo. Mas tem o dedinho do Lô, de qualquer jeito! Quem é mineiro sabe do que estou falando...

-Não entendi nada, pra quê essa música agora?
-Sei lá, pensei em ter um fim de semana ensolarado depois de tanta chuva e também dar os créditos para o Lô Borges, porque mineirinho ficou quietinho e dai...
-Tomará que dê praia nesse finde
-Se Deus quiser!
-Ah, ele quer! Falou comigo ontem...


Parece que no post anterior alguns se confundiram, ou eu não me expressei direito. Esclarecendo, eu não sou tradutora e não estou traduzindo O Seu Pipi - isso é obra do Mário Prata. Meu inglês dá pro gasto e ainda não ganho nada com ele!(rs*)
Pecus perguntou se o Mário tem blog...participa de um ou publicam seus textos, como de outros escritores, jornalistas, vivos e mortos, não entendi direito. Parece que está parado. Fiz inscrição para publicar posts. Sério! Fiz inscrição na brincadeira porque lá só aceitam quem tem nome no mercado.


Patty deu aulas de inglês e pode conferir se essa aulinha básica aí embaixo procede...

Aula rápida de inglês
Como aprender a escrever 400 palavras em Inglês em apenas um minuto

Se você pensa que estou brincando, experimente ler toda esta matéria e depois me conte. Comece logo a estudar Inglês que, diferentemente do que você pensa, é extremamente fácil de aprender. Bastando apenas a seguir regrinhas elementares.
Mas, antes de tudo, quero explicar que as Regras abaixo apresentam uma ou mais exceção, o que demonstra duas coisas: primeiro que tais exceções só servem precisamente para confirmar as Regras e, segundo que é bem preferível, errar numa ou noutra ocasião e aprender 400 palavras em inglês num minuto, do que ficar preocupado com a rara exceção... e não aprender nada.

Regra 1

Para todas as palavras em português que terminem em DADE (como a palavra cidade)retire o DADE e coloque em seu lugar TY e assim CIDADE passou a ser CITY. Vejamos agora um pouco das cento e tantas palavras que você já aprendeu nestes primeiros vinte segundos de leitura deste artigo:

CIDADE = CITY

VELOCIDADE = VELOCITY

SIMPLICIDADE = SIMPLICITY

NATURALIDADE = NATURALITY

CAPACIDADE = CAPACITY

FELICIDADE = FELICITY

Regra 2

Para todas as palavras em português que terminem em "ÇÃO" (como a palavra NA-ÇÃO)tire fora o "ÇÃO" e coloque em seu lugar "TION" e assim a palavra NAÇÃO passou a ser NATION (as respectivas pronúncias não importam no momento, e além disso você estaria sendo muito malcriado querendo exigir demais numa aula de graça!). Vejamos agora algumas das centenas de palavras em que a imensa maioria delas se aplica a essa Regra:

SIMPLIFICAÇÃO = SIMPLIFICATION

NAÇÃO = NATION

OBSERVAÇÃO = OBSERVATION

NATURALIZAÇÃO = NATURALIZATION

SENSAÇÃO = SENSATION


Regra 3

Para os advérbios terminados em "MENTE" (como a palavra NATURALMENTE), tire o "MENTE" e em seu lugar coloque "LLY" (e assim a palavra passou a ser NATURALLY. Quando o radical em português termina em "L", como na palavra TOTALMENTE, acrescente apenas "LY"). Veja agora abaixo algumas delas:

NATURALMENTE = NATURALLY

GENETICAMENTE = GENETICALLY

ORALMENTE = ORALLY


Regra 4

Para as palavras terminadas em "ÊNCIA" (como no caso de ESSÊNCIA), tire o "ÊNCIA" e em seu lugar coloque "ENCE". Eis algumas delas abaixo:

ESSÊNCIA = ESSENCE

REVERÊNCIA = REVERENCE

FREQÜÊNCIA = FREQUENCE

ELOQÜÊNCIA = ELOQUENCE

Regra 5

E para terminar esse artigo, ficando ainda com mais água na boca, aprenda a última e a mais fácil delas (há um monte de outras regrinhas interessantes, mas não disponho aqui de espaço para tudo). Para as palavras terminadas em "AL" (como na palavra GENERAL) não mude nada, escreva exatamente como está em português e ela sai a mesma coisa em inglês.

Veja alguns exemplos:

NATURAL = NATURAL

TOTAL = TOTAL

GENERAL = GENERAL

FATAL = FATAL

SENSUAL = SENSUAL

Conforme você acaba de ver, a menos que seja um leitor preguiçoso e lento, não foi preciso gastar mais de um minuto para aprender 400 palavras em inglês. Façam o favor de dar crédito a quem lhes revelou a dica, tá? Mas não espalhem, senão o mundo vai aprender o idioma em 30 dias.

Mario Giubicelli
Jornalista brasileiro que há 30 anos trabalha na Casa Branca como intérprete.


Luciano, bons ventos o trazem e obrigada pela notícia!




Aos amigos que gostam de manter a saúde em dia e pedindo o aval da única Sereia que conheço que chuta abóboras - leiam aqui reportagem sobre os 29 alimentos mais saudáveis do mundo.

E finalizando, senão vocês me matam!
Amigos, emagrecer é muito simples, basta beber cerveja estupidamente gelada, em grandes quantidades, e deixarmos a termodinâmica cuidar do resto.

Bom fim de semana! Beijus

* Vocês não entenderam as barrinhas?! É que alguém veio aqui, não me lembro quem e disse que eu misturo os assuntos, que deveria dividir em vários posts...então!
* Nandinha solitária está aniversariando com casinha nova - Parabéns! E espero que todos os Webloggers migrem para o blogspot...

0 comentários :

Postar um comentário

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor