Mau Hálito


Este problema afeta todos os tipos de relacionamentos, tanto no âmbito pessoal como profissional. As causas mais comuns da halitose são resíduos alimentares que se fixam entre os dentes, que fermentam e liberam substâncias de cheiro desagradável. Pode ser mais grave se decorrente de outras doenças: cáries, estreitamento do piloro, tumores no esôfago, estômago ou intestinos, cirrose do fígado, insuficiência renal grave, diabetes descompensado, jejum, abscessos no pulmão, dilatação crônica dos brônquios (bronquiectasia), retenção de alimentos no esôfago, gastrites e infecções e inflamações como aftas, laringite, faringite, amigdalite.

Pessoas que fazem dietas e ficam muito tempo sem se alimentar também desenvolvem o probleminha e não adianta balinha que só mascara o cheiro. Uma pessoa famosa pelo brilho do seu trabalho e também pelo mau hálito foi o ator Clark Gable, ídolo de milhões de mulheres por todo o mundo nas décadas de 1940 e 1950. Pelo que se lia nas revistas da época, beijá-lo durante as filmagens não era exatamente um privilégio para as invejadas atrizes.

Respirar pela boca, falar muito e tomar alguns tipos de medicamentos, também são causas. O cigarro é um notável inimigo do hálito. Apesar de a fumaça diminuir a atividade bacteriana, ela prejudica as gengivas e deixa resíduos cujos odores se misturam aos já existentes na boca e pioram a situação.

Os estressados de plantão também devem se preocupar; o estresse diminui a saliva deixando a boca seca, outro fator para aparecer o probleminha...

Como se prevenir?

Higiene bucal: uso correto do fio ou fita dental e utilização de uma escova macia.

É importante aprender a técnica correta de escovação com o dentista.

• Fazer a limpeza de sua língua delicadamente;
• Evite intervalos superiores a 3 ou 4 horas entre as refeições;
• Beba de 2 a 3 litros de água (ou outros líquidos) por dia;
• Evite o consumo excessivo de alimentos com odor carregado;
• Evite o consumo excessivo de café e de bebidas alcoólicas, especialmente se você estiver estressado ou ansioso;
• Ao primeiro sinal de sangramento gengival procurar um dentista.
Se o dentista constatar que o problema não é bucal, procure um clínico. Seus relacionamentos agradecerão.

No Brasil a preocupação com a halitose é tanta que o país ganhou uma data especial no calendário: no dia 22 de Setembro, primeiro dia da primavera, é comemorado o Dia Nacional de Combate a Halitose, quando são realizadas campanhas prevenção. O curioso é que as pessoas que padecem desse mal geralmente não sabem que sofrem de halitose porque as células responsáveis pelo olfato rapidamente se adaptam ao odor constantemente. As células do nariz entram em processo de fadiga olfatória e o portador nem se dá conta do mau cheiro.

Você tem algum amigo ou colega de trabalho com mau hálito? E fica super sem graça de chegar até ele e dar um toque?

Seus problemas acabaram: visite a seção clique mau hálito no site da Kolbe (uma fabricante de limpadores bucais) e indique o e-mail do cidadão. Se ele não tiver e-mail, não faz mal, coloque o endereço físico mesmo e ele receberá a notificação via correio!

Eu sou tão má...mandei esse e-mail pra uma amiga. Vi quando ela leu e vi o estado que ficou. Tentei falar a verdade dizendo que tinha sido eu e ela não acreditou. Disse que eu não seria capaz e que estava só querendo agradá-la. Não teve outro jeito! Falei: "Mando de novo. Quer ver?" E depois ela não acreditou que eu estava só brincando. Emburrou-se. Agora vou ter que mimá-la. Então faça com um inimigo (rs*)

40% da população brasileira tem mau hálito. Quer coisa mais ruim que você ter que segurar a respiração até que o camarada termine de falar ? Você não vai falar: - Sua boca está fedendo !

Mau-hálito? A Siemens resolve! A Siemens Mobile, fabricante alemã de telefones celulares vai desenvolver o primeiro telefone celular que vai avisar os seus donos quando eles tiverem mau hálito.

O aparelho vai usar um pequeno chip, que mede menos de um milímetro, para detectar odores desagradáveis, segundo uma porta-voz da Siemens Mobile. Uma equipe de pesquisa que trabalha na cidade de Munique está desenvolvendo o aparelho, que terá uma nova tecnologia de sensor.

"Ele examina o ar nas proximidades e procura qualquer odor estranho, desde álcool até outros níveis de gás atmosféricos", disse a porta-voz.

"Algumas pessoas levam seus hálitos muito a sério", afirmou.

Por isso, crianças cuidado ao usar esse aparelhinho ou tocas a usar sabonetes! (rs*)

Excentricidades modernas.

E aquela pessoa linda que você a muito está a fim, pensa nos beijus que podem trocar e quando está linda pessoa resolve trocar de respiração com você, você sente o mau hálito...o que fazer?

A- Fingir que alguma coisa caiu no chão.
B- Girar o corpo e sair correndo
C- Dizer a frasezinha lá de cima: "Ei! Sua boca está fedendo"
D- Beijar. Quem ama o mau cheiroso, mau cheiroso também está
E- Tenho uma outra solução (me conte!)

Sem beijus hoje, por favor!
Sou nojenta mesmo, uai!!!

*O mau-hálito do seu cãozinho está com os dias contados. Uma goma de mascar para bichinhos de estimação é a principal novidade do mercado de petshops. Os fabricantes do Pet Chiclets garantem que a goma de mascar alivia o stress dos animais, divertem e deixam os dentes limpos. A goma ainda vem em formato de ossinho, mas é mole e feito de couro digerível. Nos sabores menta, defumado e natural, o Pet Chiclets reduz o tártaro e pode ser engolido.

0 comentários :

Postar um comentário

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor