E QUEM MANDOU LÚCIO GUTIÉRREZ METER-SE COM O "REI DAS BANANAS"?
Banana é saudável, tem um sabor relativamente exótico e sua embalagem natural é bastante prática. Além disso, esta fruta contém um elevado teor do neurotransmissor serotonina, que contribui para melhorar o humor. Bom humor a preços baixos: o que mais se pode desejar?
No entanto, o tema banana vem causando mau humor atualmente. Afinal, os preços deverão subir. Para proteger os produtores europeus dos baixos preços do mercado mundial, a importação das chamadas "bananas-dólar" segue um complicado sistema de cotas.
A Comissão Européia pretende passar de uma complicada regulamentação de cotas para um simples sistema alfandegário. Isso é o que prevê um acordo assinado em 2001 pelos EUA e o Equador, de um lado, e a União Européia, de outro. A banana virou política.
As razões da crise no Equador são várias, uma delas é a profunda divisão da sociedade equatoriana, em classe média baixa e população indígena. O ex-presidente Lucio Gutiérrez fora eleito em segundo turno em novembro de 2002, quando derrotou o "barão das bananas" Alvaro Naboa, com 54% dos votos.
Sua campanha por um novo Equador, "limpo sob o aspecto político", captou simpatias especialmente por assumir sua origem indígena. Mas cercou-se de amigos e parentes demais, num velho modelo latino-americano. Grupos indígenas se mobilizam sem que a classe política pode se mobilizar contra isso.
Pela competência de Maurício Pozo, ministro das Finanças, e aos altos preços do petróleo, no ano passado o país teve um crescimento econômico de 6%. Quem se aproveitou disso foi uma minoria da população que invariavelmente vive na Europa.
Só na Espanha vivem meio milhão de equatorianos. Remessas bancárias dos emigrados somaram dois milhões de dólares, o que tornou a maior fonte de divisas do país depois das remessas de petróleo.
Equador se entope de petróleo, mas escorrega na Banana!
Da mesma forma como na Argentina, o povo começou a clamar pela renúncia do governo. Para os especialistas em América latina, está havendo um enfraquecimento da democracia como instituição, faltam lideranças e interesses regionais esvaziam o governo. Ficando os populistas de lado.
Crises como a do Equador podem se repetir em outros países. Na Venezuela a situação ainda não é boa, tanto quanto o Peru e a Argentina. Condoleezza Rice chega ao Brasil e uma das pautas é a situação política na América latina.
Marta Lagos, em entrevista a Folha de São Paulo: É preciso ensinar novas elites latinas a governar.
O papel do Brasil na crise do Equador é de fundamental importância para consolidar o país como global player e fortalecer as ambições brasileiras a um mandato permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Na Europa, uma intervenção dessas sempre é vista de forma positiva, pois os europeus procuram parceiros que participem de ações no cenário internacional.
As melhores cartas são as brasileiras para conseguir uma cadeira permanente no conselho de Segurança das Nações Unidas, cumpre condições necessárias mais do que os outros dois aspirantes, México e Argentina.
O México está desfavorecido pela dependência em relação aos Estados Unidos, evidenciada na importância desmedida do Nafta na balança comercial do país. No caso argentino, a situação econômica e as turbulências políticas deixam a desejar.
Este seria um passo para a "modernidade" e um passo histórico para um governo de esquerda com raízes populares. O Brasil se sente predestinado a ocupar a vaga em nome da América Latina. Mas será que o país obteria o apoio dos vizinhos para assumir a representação regional?
Beijus,
Luminha...sumi um pouco mas estou voltando e colocando em dia a leitura dos seus textos. Bj, linda!
ResponderExcluirPode sre que sim, afinal ou apoiam ou todos estaremos sujeitoa a penas obedecer as ordens qeu vem de lá sem se quer poder dar um palpite, acredito qu e apergunta mais correta seria. Será que o nosso País está preparado para enfrentar as controvérsias que uma cadeira dessas onde existem muitos países, mas a decisão ainda é uni-lateral pode proporcionar? espero que sim, como brasileiro acredito na força do nosso país e no potencial que existe e prec isa ser desenvolvido para o boim de todos! beijos do Mago
ResponderExcluirPutz, até hoje eu estou sem telefone, consequentemente sem net. Essa semana sai...
ResponderExcluirOu, vai ter churrascão aqui em casa no sábado! Vc mora longe? Mora fora da cidade?
bjo
To passando pra dizer que brigadao pelo seu comentario e pela força... e que no final desta semana eu vou fazer de td pra postar um post la rs...
ResponderExcluirespero conseguir! pq meu animo nao ta muitto bom nao...
bom fds...
bjus
Penso que é questão de tempo, Luma. Há uma lógica nisso tudo. O Brasil se coloca realmente com candidato provável a ocupar a vaga no conselho de Segurança da ONU.O governo tem trabalhado para isso...E como vc colocou: será que vai obter apoio dos vizinhos? A recente acolhida ao presidente do Equador é mais um passo nesse sentido...não?
ResponderExcluirBeijos. Dora
Oi Luma, tudo bem?
ResponderExcluirSó quero esclarecer algo sobre meu último comentário. O argentino não foi indiciado por racismo, mas por outra coisa que não sei, por isso coube fiança.
E ai, novidades?
Glau.
oi, luma!
ResponderExcluirsim... falha na memoria e não adianta tomar fosfosol, preciso mesmo é trocar o "staff"
kkkkkkkk
boa semana pra voce
beeeeeeeeeijo
Po... muito bom seu texto! Parabéns!
ResponderExcluirQuem frusta as esperanças do povo...
ResponderExcluirOI, Luma,.,..te encontrei lá nos comments da Cilene.E vim seguindo até aqui.Vou voltar mais vezes.Mas, de antemäo te digo que as minhas verdades näo säo absolutas em relacao a nada.Mas, minha vivência , sim!Cada UM é CADA UM!Óbvio, e os olhos que eu vejo a vida näo sao os mesmos olhos de outra pessoa.Mesmo que essa pessoa tenha a idade e a vivência similar à minha.
ResponderExcluirDias Felizes para ti e que cotninues ILuminada Sempre!!
Ótimo texto, vim te desejar uma ótima semana!
ResponderExcluirBeijos...
Bom Dia LUma...achu q to sempre comentando atrasada neh...rs...bom...um dia eu concerto rs...bjinhus
ResponderExcluirOi, Luma: passando pra te agradecer sua simpática visita e aproveitar e comer muita banana(rs).
ResponderExcluirUm beijo vitamínico...
Oi,LUMA,ainda tenho milhares de duvidas com relação a este assunto.
ResponderExcluirPoderia aqui escrever um romance,mas o tempo urge...
Beijos!!
Sabe aquela história de que é cobra comendo cobra, então fico reciosa com o apoio (ou não) ao Brasil.
ResponderExcluirBeijocas
Oi,
ResponderExcluirFiquei surpreso com o post... Muito bom !
QUanto ao caçula, é claro que eu eu sei o que é !!
Té a próxima,
A América Latina é um complexo emaranhado de interesses e contra-interesses sem fim.
ResponderExcluirLuma, estou com o Edgar Borges e não abro. Beijocas. Cadê você no NPN?
ResponderExcluir"Eu estou sempre fazendo aquilo que não sou capaz, numa tentativa de
ResponderExcluirassim aprender como fazê-lo".
Há, aquele dia falei que acordei e fui fazer almoço, pq no sabado geralmente sou eu que faço almoço, pq minha irmã faz de segunda a sexta, ai no sabado que estou em casa sou eu...hehehe bjus. continue a me visitar...
Sinceramente!? Não sei... o Brasil é tido como bola da vez, sendo um país em crescimento e também por ser uma 'possível potencia mundial'... todos andam condenando o ato do Brasil exilando Gutiérrez, mas na verdade o Brasil está de olho numa Cadeira no Conselho de Segurança... nada mais... o fato da fraqueza de governantes populistas, mostrados pela America Latina e também por Lula, se dá o fato de não serem preparados e usarem de demagogia tamanha para subirem no alto poder... é incrivel ainda como o povo é alienado por propagandas e como a elite politica é despreparada... enfim...
ResponderExcluirVocê viu aquela frase no Manhatan Connection!? hehe, beijos...boa semana, téMais!!! =D
Li o post seu sobre o Grafite, com o texto de Urariano Mota, muito bom... ele, honrando sua raça, expõe muito bem idéias e contextos históricos, justificando o erro do jogador do Quilmes e condenando-o... achei muito bom o texto, mostra que muitas vezes, a culpa histórica que desviam, se dá também pela inveja histórica que os brancos têm dos negros, por sua raça mais forte, mais rápida... força física superior. Apesar que do momento que o que acontece em campo, seja levado para o extra-campo, há uma polêmica sensasionalista criada em cima do caso, que é demais... foi isso que eu achei tolice e condeno o fato de condenarem o jogador, como se fosse um fato isolado... mas enfim, é!? Já estão esquecendo de tudo mesmo... =
ResponderExcluirEngraçado que eu estava a pensar sobre a crise do Equador hoje, enquanto eu vinha no carro, ouvindo uma música clássica e pensando na vida e em tudo isso. Quer saber? Ainda prefiro poesias...rs.
ResponderExcluirMeu beijo Luma.
Putz... dessa eu não sabia... valeu a pena ter acordado hoje...
ResponderExcluirSe bem que eu prefiro este blog falando de coisas mais suaves... é menos chateante e mais divertido... :D
Bjs!
PS:Eu queria passear de Zepelim porque dá pra observar toda a cidade!