Deve-se ler pouco e reler muito

Na última semana do mês passado foi lançada a Revista Cultural Novitas nº 7 e desde essa época, tento falar no blogue sobre a publicação. Na verdade, fiz algumas anotações dos artigos que encontrei por lá e cadê tempo para repassar para o blogue? Ultimamente devem ter percebido que o número de postagens diminuíram, não foi por falta de assunto e sim pelos meus atropelos do dia a dia.

Por fim, deixei as anotações de lado e resolvi falar somente da qualidade da Revista Cultural Novitas dentro do conforto de ser lida online. Eu salvei em arquivo pdf para ler nos horários que estou em trânsito.

A revista vem recheada de textos bem escritos, por autores convidados pelos editores Letícia Losekann Coelho e David Fordiani Nóbrega - estes queridíssimos que cativam os leitores pela forma sutil que mesclam diversos assuntos, que distraem o nosso intelecto, nos fazendo pensar naturalmente, refletir e experimentar sensações - numa digestão de ideias, de sabores novos conjugados com os sabores antigos.

Nesta edição o cantor Luiz Américo concedeu uma bela entrevista que veio somar com a música de Makely Ka - apresentado pelo texto "A fome da Karne" de Marcelo Dolabela - ambos representantes significativos da música brasileira.

Outro entrevistado: David Coimbra, jornalista executivo do Jornal Zero Hora, autor de vários livros e bastante premiado, tanto na literatura quanto no jornalismo. Também como jornalista-blogueiro, mantém uma coluna no Jornal Zero Hora, onde passeia entre o sério e o divertido.

Andréa Lúcia Barros, jornalista e crítica literária, nos apresenta o Livro "Apenas o necessário", projeto nascido e inspirado no twitter, que reúne frases marcantes de 36 twitteiros brasileiros de regiões e idades variadas. Faça o download do e-book.

De quebra, Andréa também nos mostra a resenha literária do novo livro de David Nóbrega "Contos que ninguém conta", já disponível para venda na Editora Novitas.

Letícia Losekann Coelho, se esmerou no texto "Desapego do teu" - Onde questiona a propriedade das coisas, afinal, tudo que existe tem dono - "Arte não é o que você planta e colhe da terra. Arte é criada por um indivíduo"- entonce, dar referência e propriedade ao dono, não é nenhum favor, é obrigação! - A Letícia é uma escritora que possui opiniões fortes e sem muito nhenhenhem encurta caminhos para chegar ao foco da questão, cutucando o consumidor desatento. Leia, vale super a pena!

Daniela Blanco, colunista da Revista Capitu, fala da história não linear do tempo apresentada no filme de Maya Deren "Ritual in Transfigured Time", onde os questionamentos são feitos através das imagens em movimento. Sinceramente só pude entender o que a Daniela escreveu sobre o tempo/filme, após assistir ao vídeo - particularidades que não entendemos até que nosso olhar seja desviado do tradicional - O filme é uma grande sacada, pois apesar de bastante antigo (1946), permanece atemporal!

Van Luchiari, uma artista multitarefas! Aprendi a usar esse termo depois que soube que alguns artistas não gostam de serem tachados de multimídia - Não sei se é o caso da Van, mas se você quer saber um pouco mais sobre ela, leia o texto "Eu - pleonasmo", ilustrado com exemplares de sua arte.
Outros contribuidores da Revista:
  • Poesia: Flávia Braun, Cristiano Melo, Lú Martins, Flávia Brito, Thiago Azevedo, Sylvia Beirute, Monica Saraiva, Kiara Guedes e Bruno Bossolan.
  • Crônicas/Contos: Álisson da Hora, Tâmara Lopes, Talita Prates, Van Luchiari, André Salviano, Flávia Queiroz, Marcelo Soriano e Tatiana Cavalcanti.
  • Literatura Contemporânea: Gerana Damulakis
  • Repensando Propostas: Álisson da Hora
Toda obra precisa de um despertar e você que possui um projeto engavetado, pense seriamente em transformá-lo em algo concreto. A Editora Novitas está sempre disposta a fazer uma análise do seu trabalho e quem sabe publicar?

Acompanhe o twitter da editora, onde você também fica por dentro de vários eventos literários, promovidos pela Novitas ou não.

Concurso de contosO blogue "Fio de Ariadne", da Vanessa Anacleto em parceria com a Editora Zahar promove o II Concurso de Contos entre blogueiros de língua portuguesa que possuam endereço dentro do território nacional.

Tema: Contos de Fadas.
Acesse o blogue para mais informações.



No dia 04 de Novembro acontece a 7ª Edição do "Peace BlogBlast", aka "Dona Nobis Pacem" na blogosfera, com o objetivo de neste dia soltarmos o nosso grito pela paz no mundo.

Mimi Lenox, começou no ano de 2006 com um pequeno grupo de blogueiros que responderam ao seu desafio, este se espalhou pela internet atingindo diversas linhas políticas, religiosas e também locais turbulentos, levando esperança e dando voz às crenças individuais, promovendo a tolerância neste mundo tão diverso e celebrando a genialidade apaixonada que existe dentro de cada um de nós - essa esperança que temos por mudanças na terra.

A corrente cresceu e blogueiros de sessenta países e estados de várias nações, se unem mais uma vez, no próximo dia 04 de Novembro postando a sua mensagem de paz. Essas mensagens poderão se apresentar em forma de orações, rabiscos, poesia, prosa, arte ou mesmo depoimento/desabafo.

Somos movidos pela angústia de saber que a paz não está presente em várias partes do mundo, mas quem sabe um dia, nos encontraremos para celebrar a data, impulsionados apenas pela alegria? A inscrição é bastante simples, basta acessar o blogue e escolher uma das imagens em arquivo jpg e usar da sua imaginação para editar a imagem como quiser.

Envie a figura por e-mail (disponível no blogue) ou assine o Mr. Linky na postagem que escolheu a imagem, sinalizando a sua postagem para que os outros participantes possam visitar o seu blogue. Posteriormente a sua apresentação será numerada, datada em uma tribuna oficial, garantindo sua vaga permanente no Site oficial "BlogBlast for Peace".

No dia 04, entitule um post em seu blogue, facebook, twitter com os dizeres em latin "Dona Nobis Pacem" falando sobre o seu desejo de paz e avise Mimi sobre a sua postagem. Vamos propagar a paz no mundo através da blogosfera?


em um mundo perfeito
A frase título é de autoria de Nelson Rodrigues:

"Deve-se ler pouco e reler muito.
Há uns poucos livros totais, três ou quatro, que nos salvam ou que nos perdem. É preciso relê-los, sempre e sempre, com obtusa pertinácia. E, no entanto, o leitor se desgasta, se esvai, em milhares de livros mais áridos do que três desertos"

Este desgaste se esvai em escolher a melhor leitura, isto não é de todo ruim.

29 comentários :

  1. Bom dia querida Luma
    Como sempre, o seu blog é cheio de informações e novidade, obrigada querida por dividir com amigos. Não conhecia e não sabia sobre Peace Blog Blasta.

    Beijos, bom domingo e maravlhosa semana a vc

    ResponderExcluir
  2. Bom, primeiro resolvi deixar um agradecimento pelas tantas boas dicas. Agora vou ali ler os outros links. :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Luma!!
    Com certeza vou dar uma olhada nessa revista,ameeeei esse teu titulo,caiu como uma luva pra mim!!!
    Super obrigada pela visita!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Luminha quanta informação! Eu gostei bastante de Letícia Coelho, concordo com o questionamento. E Van Luchiari, tem um som muito legal, bem brasileiro mesmo. Vou indicar pro meu amigo Gustavo, fã de samba.
    Eu gosto de reler, já tenho uma fila de livros e artigos preferidos para reler e , apesar do pouco tempo, consigo caminhar lentamente. Tô dentro da ideia!
    Um beijo procê!
    * A árvore está mais verde e frondosa do que nunca, assim que as folhas caírem, eu tido a foto! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Luma, obrigada por indicar a leitura da Revista e muito obrigada por apresentar Makely Ka para David! A matéria ficou bem legal!
    Sobre o desapego, é um assunto sempre interessante, uma vez que o que mais se propaga é o desapego dos outros, não o próprio. O desapego artístico, como se todos fossem remunerados pelo estado. Bem tem bastante assunto sobre a situação kkk
    A entrevista ficou show, David Coimbra é muito gente boa e tem opiniões bem realistas sobre tudo. A entrevista dele foi bem divertida de se fazer. Enfim todo o pessoal que participou dessa edição, foi maravilhoso! É cansativo produzir e tal, mas o trabalho final é muito legal!
    Eu tenho meus livros preferidos que releio várias vezes. Augusto dos Anjos está sempre na bolsa, Kafka e a coletânea scriptus - I no banheiro... E por aí vai. ;)
    Beijos menina

    ResponderExcluir
  6. Ainda no âmbito cultural e primando pela dica de leitura de excelente qualidade, muito legal também foi o lançamento da Revista Pessoa aproveitando o embalo da Bienal deste ano em SP. Uma iniciativa para aproximar mais (ainda mais, porque é necessário) os povos luso e brasileiro. Ela está disponível, por enquanto, apenas na versão on line, foi o que informaram por e-mail.

    Bjs,
    Michelle

    ResponderExcluir
  7. Infelizmentes, temos muito que aprendermos apra chegarmos a paz real (pois manter uma guerra fria como era a mais oum menos 23 anos atrás não se pode considerar como paz)...

    Fique com Deus, menina Luma.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Oi Luma,

    Já estou indo na Novitas fazer o download da revista, que, com certeza deve ter ficado ótima!
    Beijos, depois volto paras comentar sobre a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Luma, estou sofrendo do mesmo mal e com a revista salva aqui no note sem ter conseguido ler. Alias isso está me estressando , a pilha de livros por ler só aumenta e eu continuo lendo. Muito obrigada pela força com o concurso.

    bjs e bom fim de domingo

    ResponderExcluir
  10. Luma, nós temos tentado mostrar a pluralidade cultural nacional de todos os ângulos possíveis e esse é um dos motivos em não termos uma coluna fixa. São tantos assuntos e todos tão ramificados em tendências que tem sido impossível abraçar algo, excluindo-se outros tantos causos, vivências, oportunidades, memórias...
    Resgatar nomes da MPB, por exemplo, pode ser trabalhoso, mas o prazer que proporciona em poder mostrar nomes que foram tão importantes -- principalmente a mim, mais 'experiente' que a Letícia -- não tem paga nem preço.
    Vamos fazendo e receber dicas como a tua a respeito do Makely Ka, só nos ajuda a fazer melhor.

    Beijão :-)

    ResponderExcluir
  11. Repito: são coisas assim que fazem a Internet valer a pena!

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá Luma,

    Concordo total com a Dalva... Agora dá licença que vou dar uma olhada com mais detalhe nos links.
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Gostei do formato da Novitas, acho que não funciona no iphone, mas dá para ler em PDF.

    Já salvei nos meus feeds o blog da Van Luchiari, depois leio com mais calma.

    Pelo menos dia 4 está logo ai, as pessoas estão precisando frear um pouco suas possibilidades

    Boa semana

    bj

    ResponderExcluir
  14. Oi, linda,

    Entendo o que diz! Anoto muito e me resta pouco tempo para realmente escrever. Acho que se juntasse tudo que anoto, daria um livro.

    Gosto de reler, novidade nem sempre é conteúdo.

    Beijo, grandão!

    ResponderExcluir
  15. Oi. Meu nome é Ana Cristina mas pode me chamar de An, Cris.....ou Ana Cristina mesmo (rs).
    Abraço,
    Ana.

    ResponderExcluir
  16. Luma:
    Eu adoro ler e se for um livro, melhor ainda.
    E concordo que devemos reler. Há sempre uma esquina que não exploramos na primeira lida. Ou mesmo uma ruela que ficou esquecida...
    Um belo texto para ser lido, relido.
    Bom fim de semana!
    Beijos.
    Anny.

    ResponderExcluir
  17. voce consegue saber de tants coisas. Eu não consigo fazer tanto.
    Mas reli um livro de minha adolescencia. Foi de minha irmã Marilia.O livro de Daniel de E L Doctorow. Que livro custoso! Suas letras pequeninas me irritava. Mas li tudinho.
    E quero passar pra frente. Alias vou passar todos os livros que estavam lá em casa.
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  18. Há livros que precisam de ser relidos, Mas não são muitos...

    Também há revistas que valem a pena. A que descreveu parece ser mesmo muito boa.

    Pela paz, tudo...

    Boa semana, querida amiga.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Luma,

    Leio a Revista da Novitas já tem um tempo, desde que passei a seguir a editora no Twitter e tomei conhecimento dela. Também gosto bastante dos contos publicados no blog, é coisa fina.

    Grande abraço, e boa semana.

    ResponderExcluir
  20. Luma,tenho todas as revistas da Novitas em pdf, sou fã desta dupla. Amanhã vou viajar e pretendo ler "Contos que ninguém conta" enquanto estiver fora e sem net.

    A correria está tão grande por aqui que não vou poder nem terminar este comentário.
    Bjim, cosquirídia.

    ResponderExcluir
  21. Minha Querida, eu tô ficando louca ou você repaginou o layout do seu blog? Olha que a chance de estar ficando louca é enorme, mas tem um tempinho que não venho aqui e achei tudo diferente... Mas gostei muito, viu?!

    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  22. com certeza reler coisas boas é super valido.

    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  23. Olá, Luma...:)

    Dicas muito interessantes :)
    Dona nobis Pacem, aprendi a cantar no coral, gloria excelsis deo etc..
    "livros mais áridos do que três desertos" caracoles,..xii, quer dizer, livros zeros à esquerda=0000,..certo? :))
    Livros que devem ser relidos são aqules que já passaram pela "peneira do tempo"..:))
    Ótema e Ótima semana!!
    Tchauzinho

    ResponderExcluir
  24. Anônimo16:11

    Parece boa essa revista. É so entrar? É gratis? E ops! Esta faltando uma coisa ai. Sera que pulei essa parte?Nao, eu li o texto todo: nao tem nenhuma materia escrita pela talentosa Luma Rosa. Conhece essa excelente escritora/jornalista/ blogueira? Entao a revista nao esta completa. So estará quando voce tiver uma coluna permanente ali. De preferencia, remunerada. É inegavel que eu sou sua fã incondicional. Mas estou sendo absolutamente sincera nesse comentario, nao tem puxaçao de brasa para sua sardinha. Quem mais entende de on-linerias por aqui?
    Entao?
    Beijinhos, e boa semaninha!
    Cam

    ResponderExcluir
  25. Uma mão cheia de informações ! Obrigada pela tua generosidade em partilhar isto tudo !
    Dona Nobis Pacem : é o que canto em cada concerto de música sacra em que participo. Continuemos a sonhar com a paz porque assim ficamos em paz.
    Beijinhos
    Verdinha

    ResponderExcluir
  26. Acompanhei a revista e achei ótima. Assuntos interessantes, bem escrita e bem diagramada. Vou virar fã.

    Quando a editora; é bom saber que editoras ainda apostam em novos talentos, eu mesmo tenho 3 livros guardados que vou enviar para lá. Quem sabe a próxima cadeira na ABL é minha (até parece)? Mas, a prospecção de novos talentos é mesmo uma área carente em nosso país. Pelo mercado reduzido, as editoras sempre dão preferência aos "caciques" e aos "best sellers" do ramo.

    Com isso, muita coisa boa fica de fora do mercado.

    ResponderExcluir
  27. Ai, Luma... confesso que desde que a Ju nasceu que eu não leio quase nada, quanto mais reler... :-))) Mas sinto falta. Eu lia muito.

    ResponderExcluir
  28. Anônimo06:07

    hehehe... E sabe? Uma amiga monja me disse: "Para ser santo, leia um livro só." Rá! Acho que o que ela quis dizer era isso, ler poucos livros mas reler muito.
    Beijos na alma, Luma.

    ResponderExcluir
  29. First visit because of Blog Blast for Peace. It won't be the last. You have a fascinating collection to read.

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor