Consumo Consciente e natal do "Faça a sua parte"

Eu, cá com meus botões fiquei pensando na quantidade que cada cidadão brasileiro produz de lixo por dia. Sim, o lixo é produto do nosso consumo!

A matemática é simples, se o consumo é consciente, o lixo consequentemente também é. Administrar todo este lixo é um dos maiores problemas da sociedade moderna.

Cada cidadão brasileiro produz em média 1,8 kg de lixo por dia. Em regiões em que o poder aquisitivo é maior, este número pode chegar a 2,2 kg por dia. Também pagamos por este lixo. É, você joga dinheiro no lixo.

O ideal seria que a população reutilizasse o máximo alguns ítens antes de se desfazer definitivamente deles. Veja bem, o Brasil produz diariamente 140 mil toneladas de lixo por dia e, em mais de 80% dos municípios, esses resíduos são lançados cotidianamente em cursos d'água, áreas abertas ou de proteção ambiental.

Está lançado o desafio para gerenciar todo este lixo de forma limpa e eficiente! Esse lixo passa pela nossa consciência e o problema é de todos, não podemos postergar a solução para a próxima geração. Consumo Consciente, participe!


Cada geração deve ser responsável pelo lixo que produz!

A gestão limpa dos resíduos domiciliares passa pelos 3 erres: Redução, reciclagem e reutilização. É necessário desestimular o consumismo e aumentar a vida útil dos produtos, em vez de recorrer aos produtos descartáveis. Isto se chama tecnologia sustentável!
o Faça a Sua Parte, sempre com boas iniciativas, nos faz parar para pensar em como presentear de forma ecológica e ter um natal "em que nos aproxime da natureza e ao mesmo tempo valorize a confraternização, com o resgate de valores talvez sublimados pelo consumo de presentes industrializados".

Você pensa, coloca suas idéias em um post e informa a postagem neste link e de quebra você estará participando do sorteio do livro “Seis Graus: o aquecimento global e o que você pode fazer para evitar uma catástrofe” do ambientalista Mark Lynas.

No escritório dei presente igual pra todo mundo e todos ficaram satisfeitos. A dica veio da Denise do Sturm und drang; não precisei quebrar cabeça na escolha dos presentes, não encomendei a agenda 'padrão' e uni o útil ao sustentável.

As agendas do Projeto Tamar são de papel reciclado e chegam embaladas em uma sacolinha de pano, também úteis, se não para proteger a agenda, pode usá-la para carregar pequenos objetos dentro da bolsa.

No site do projeto, você encontra outros produtos interessantes e o dinheiro arrecadado é reinvestido na proteção do meio ambiente e o carro chefe do projeto - o monitoramento e pesquisa em mais de 1.000 kms de praia no litoral brasileiro.



José, Maria e Jesus não ficaram bonitinhos? Ah, foi o máximo que conseguimos. Juntamos todas as crianças e colocamos a mão na massa. Demoramos quase 15 dias do mês anterior, duas horas diárias para confeccionar todos os cartões e lembrancinhas. Papéis e materiais reciclados - reutilizamos materiais que já tínhamos em casa - Vai dizer que não ficou uma versão mais moderna da família sagrada?

"Luma, que linda são as suas bolas de natal, dá até vontade de comer!!"

- São para comer, mas somente depois da noite de natal, heim?! Bolas de natal comestíveis de chocolate e trufadas! Vai dizer que a criatividade não passa pelo estômago?

Esta idéia eu tive o ano passado e adotei este ano também. Sentar do lado da árvore e arrancar do pé, chocolates para comer, não tem preço!

Pessoal, não vou contar tudo o que fiz - as luzinhas serão acesas somente na noite de natal - optamos pela árvore natural para plantá-la depois e todos os presentes foram embrulhados com papel reciclado.

Se cada um de nós, adotar uma medida para tornar o natal e o dia a dia sustentável, estaremos dando fôlego para a natureza reagir a nosso favor. Se você adotou uma medida sustentável neste natal, comunique no "Faça a sua parte"!

A Blogagem Coletiva sobre Consumo Consciente, encerrou ontem dia 21. As informações estão na rede e quem se interessa pelo assunto, basta acessar o blogue da Samantha Shiraishi, organizadora da Blogagem coletiva - Consumo Consciente. Não será por falta de informação que você deixará o planeta morrer.

Conscientize-se, faça a sua parte!

3 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Vim desejar um Feliz Natal pra ti e os seus e um 2.009 cheio de muita paz, sucesso, saúde e realizações.
    Bjuuu!

    ResponderExcluir
  3. Luma, que delícias estas bolas de Natal trufadas. E lindos os cartões! Todo ano eu e os meninos fazíamos os cartões, mas neste ano, com tanto trabalho e atrapalhos (eles viajaram de férias, eu fiquei sem carro, depois machuquei o pulso...) não fizemos. Quer dizer, não fizemos cartões de Natal, mas pretendo fazer alguns de ano novo.
    Obrigado por participar da blogagem coletiva com tanto afinco. :) E feliz ano novo, minha cara amiga virtual.

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor