Vida Marinha

A postagem que segue escrevi quando ainda estava viajando. As fotos consegui descarregar somente ontem, por isso a demora em postar aquela viagem em que me ausentei do blogue por 10 dias. Ninguém é de ferro, também teve diversão. Está é uma pequena mostra.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

As atividades do homem moderno contribuem de forma drástica para mudar o meio ambiente e temo que a espécie humana, não tenha tempo de se adaptar a essas mudanças.

É preocupante a crescente demanda nas restrições de alimentos que a humanidade enfrentará, principalmente nos oceanos, onde antes era dito ser uma fonte inesgotável; sabemos que a pesca industrial reduziu em 90% a população de grandes peixes. Vejam, por exemplo, os setenta milhões de tubarões que são pescados por ano somente para a retirada de barbatanas e depois suas carcaças jogadas ao mar.

Esse descontrole da pesca, fez com que 75% de espécies que habitam a costa brasileira estejam no limite de sua capacidade de reposição. 36 nomes de espécies estão na lista para entrar em colapso, entre eles a garoupa pintada, atum, badejo, cação e tantos outros.

Linguado à Belle Meuniére, ao Beurre Noir...Badejo à Bonne Femme, à Bugari...Camarão à Newburg, ao Le Coin...Cavaquinha ao Café de Paris, ao Thermidor...tantos pratos saborosos que você tem à mesa, mas não terá se esse descontrole continuar. Será esse o nosso fim? Ter dinheiro e não ter nada, nem comida para comprar?

Com a pesca industrial, a pesca deixou de ser rude e passou a usar equipamentos sofisticados que incluem super computadores, aviões e detecção dos cardumes de peixe em qualquer ponto dos oceanos por satélites. A pesca de arrasto que varrem o fundo dos mares recolhem o que para os pescadores 25% é considerado lixo. Esse lixo sem valor comercial é jogado ao mar sem vida. Incluem aí golfinhos, tartarugas marinhas, peixes pequenos e tubarões. Além do que essas redes destroem formações naturais, berçarios de vida marinha.

Com a "Convenção sobre o Direito do Mar" a ONU tem plano ambicioso para proteger as espécies marinhas, flora e fauna. A redução das cotas de pesca é uma delas. Mas os governantes também precisam cumprir os acordos internacionais.

No Brasil existe o Revizee, (Programa de Avaliação do Potencial Sustentável de Recursos Vivos na Zona Econômica Exclusiva), idealizado em 1990. O que é isso? Sob a responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente, se estende até a divisa das 200 milhas náuticas, dividido em quatro áreas, para detalhamento do potencial de pesca e condições de exploração na faixa litorânea. Este levantamente fortalece a soberania brasileira.

Você aprendeu na escola que o Brasil tem 200 milhas de mar territorial. Isso não é mais verdadeiro, conserta a cachola porque não tem mais. Agora temos apenas 12 milhas de mar territorial. Isso aconteceu em 10 de dezembro de 1982, proposta pela ONU na convenção dos mares. Foi ratificada pelo Brasil em dezembro de 1988, entrou em vigor no dia 16 de novembro de 1994. A ZEE (Zona Economica Exclusiva) brasileira é definida como a faixa que se estende das doze às duzentas milhas marítimas. [leia mais]

Se o Brasil não fortalecer a sua soberania, acabará cedendo espaço para que outros países o façam dentro desse limite. Para ilustrar e para que você perceba que isso pode estar acontecendo; uma equipe da Costa Sul do Revizee estava em viagem de pesquisa pelos mares do sul do país, quando encontraram em Chuí, Rio Grande do Sul, um pesqueiro japonês, carregado de "Chaceon notialis", uma espécie de caranguejo de profundidade, muitíssimo valioso no mercado externo.

É de praxe embarcações estrangeiras pedirem autorização para pesca em nossas águas, porém muitos fazem prospecções prévias sem autorização.

Ainda me lembro quando o Japão e Noruega romperam com a Comissão Baleeira Internacional (CBI), voltando à caça de baleias minke, alegaram ter o direito de caçá-las e argumentaram que para aproveitarem este recurso é preciso matá-las.

O Japão teria tentado subornar países centro-americanos, para que apóiem o fim da moratória da caça comercial de baleias, durante um encontro que aconteceu no Caribe. Tentou comprar votos dos membros do CBI.

Recentemente o Japão também demonstrou interesse em firmar contratos bilaterais com o Chile. Isso se consumará provavelmente em Setembro. O Japão avança pelos mares. Ele teve um submarino encalhado nas costa da Russia, não é?

Voltamos ao Chile: Qual a maior riqueza das águas oceânicas do Chile?? O "Chaceon notialis". O mar não será mais o mesmo. Só espero que quando olhar para o mar dos mirantes de Valparaíso, a vista continue linda.

UP!DATE! 18:20pm

Por estes dias acessei o Technorati e levei maior susto! Rapidamente notei que era um "bug" no sistema. Não tinha meios de ser real!

Mas isso aqui é real: Top 100 blogs brasileiros segundo o Technorati - O "Luz de Luma" está na lista em 56º lugar. Valeu Edney!!

Coloquei aqui, porque não sei quanto tempo essa lista vai durar! hehehe



Outros rankings moveram a blogosfera nesses últimos tempos:

- Os 50 blogs mais populares do Brasil, da Cynara do Mundo Tecno, BlogBlogs - Os maiores da blogosfera, O BB do Manoel Lemos, todo mundo conhece! Os 20 blogs favoritos de leitores do BR-Linux e Os 10 blogs mais populares da internet brasileira segundo o IDG Now

Deliciem-se!

16 comentários :

  1. Luma que lindas as fotos!!! Meu marido é mergulhador, vive insistindo para eu tentar também, mas confesso que tenho muito medo da água...

    ResponderEliminar
  2. hahaha medo de água?? Nós somos pura água!! Não vai se arrepender, se tentar! Beijus

    ResponderEliminar
  3. Luma:
    quanto tempo! Lindas fotos....

    Lindo, lindo, lindo...

    ResponderEliminar
  4. Ai Luma, que fotos perfeitas... E o texto tb está ótimo, parabéns! Não podemos esquecer das riquezas que nossos mares escondem... E nossas matas, e nosso cerrado, e nosso pantanal, etc, etc, etc.
    Beijo
    Ana
    www.mineirasuai.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Fantásticas fotos!!! E a preocupação com mar é mais do que oportuna! Vou tentar o tal suco goela a baixo do Bichinho. Beijo e recuper-se direitinho! :-)

    ResponderEliminar
  6. Que fotos maravilhosas....
    Dói ler tudo isso que você escreveu, dói muito mais depois de ver essas lindas fotos e saber que é verdade...
    Triste demais. Será que um dia eu vou contar pros meus netos, que tinha um bichinho chamado camarão que era delicioso??? Vou ter que desenhar no papel pra mostrar como era??
    Espero mesmo que não...
    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Olá Menininha,

    Vim retribuir sua visita lá "na estrada de tijolos amarelos", sinta-se a vontade para voltar sempre que quiser.

    Fiquei maravilhado com as suas fotos!
    Muito bonitas...

    Lendo seu texto eu me lembrei que vi uns cretinos matando golfinhos aqui no Brasil... dá para acreditar?! É impressionante uma coisa dessas...

    Bom, volto depois... Grande abraço e uma ótima sexta-feira para você.

    ResponderEliminar
  8. Oiê!!!
    Maravilhosas as fotos, Luma!!!
    A preocupação com o meio ambiente só será real quando for tarde demais... Aí, se não sofrermos nós, serão nossos descendentes...
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. LUMA, Mulher Submarina,
    pelo link que me passou finalmente pude chegar ao seu blog. Fotos geniais !
    E PARABÉNS pela merecida popularidade. Isso é o resultado de qualidade, regularidade, bom-gosto, dedicação, carinho, interação !
    Beijos aquáticos !
    Jôka

    ResponderEliminar
  10. Lindas fotos!!! Tu mesma fizestes?? que maravilha!!!!
    Quanto a vista de Valparaíso para o mar é linda, o que não se pode dizer do contrário...ahahah!!!!!!!!
    bs,

    ResponderEliminar
  11. Lu obrigada pelo carinho lá no meu blog.
    Imagens lindíssimas, nunca mergulhei mas é um sonho q pretendo realizar.
    Parabéns por está no top 100!!
    Bjocas fofa e findi lindo pra ti

    ResponderEliminar
  12. Luminha,

    Não gosto nem de pensar que isso um dia possa acontecer, de perdermos nossas terras pra outros países...
    Que fotos lindas hein? Tenho muita curiosidade sobre o fundo do mar, porém tenho medo de mergulhar...
    Beijos e bom findy

    ResponderEliminar
  13. Inquestionavelmente tu
    Rosa sobre as outras rosas,
    Que sol e vento beijam primeiro
    Que à minha boca bate certeira
    E os meus olhos, ainda longe,
    Avistam-te fulgurosamente
    Desta beleza soberba.
    Quando te abocanho
    Não vejo espinhos
    Mas eles já estão mordendo a minha carne.
    Trabalho de nada, coisa feita à toa,
    De saborear teus lábios
    Jamais me cansaria,
    Que assim a vida fica boa.
    Fico mais, como quem ficasse
    Rente a esta imagem linda,
    Cativo teu.
    De tocá-la enlevam-se minhas mãos
    E te colho, lançando dentro de mim
    Uma profusão de amor.

    Um beijo
    Naeno

    ResponderEliminar
  14. Parabéns Luma!

    agora que peguei meu notebook vi as fotos melhores.

    Bom fim de semana

    bjs

    ResponderEliminar
  15. Oi Luma !

    Nossa, quanta foto linda! Você mergulha ? Eu JAMAIS mergulharia, tenho pavor. Deve ser trauma de outras vidas.

    Parabéns pelo Top 100, gostei de ver.

    beijos querida e boa semana,

    PS: Finalmente o blogspot voltou! Era problema da Telefônica.

    ResponderEliminar
  16. Que fotos lindas!!! As férias foram muito boas, que bom!!!
    Parabéns pelo ranking no technorati. Muito merecido!
    Bjo!

    ResponderEliminar

Tenha identidade, não seja anônimo na web. Crie sua identidade virtual.

...bisbilhotaram em quietude, sem solidão

PlagSpotter - duplicate content checker tool
Licença Creative Commonsget click

Algumas coisas não têm preço


finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008
Verificar conteúdo duplicado

Me leve com você...

Leia o luz no seu celular

Copyright  © 2014 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor