Juliu's Pub Entrevista - Luma Rosa.

luz de luma
por Julio Moraes

Olá visitante, tudo bom contigo? Enfim de volta com mais uma entrevista no Juliu's Pub. Antes, gostaria de agradecer muito os e-mails, scraps, recados, SMS, pombos-correio, telefonemas com indicações de blogueiros e também pela participação da galera no projeto. Recebo com maior prazer criticas, dividas ou reclamações. Espero que goste.

----------A entrevistada de hoje tem luz própria no sentido especifico da palavra, estava imaginando aqui o que dizer após, pelo modo do destino, tê-la encontrado online um dia antes de postar a entrevista. Gosto de colocar aqui o que penso sobre o entrevistado, na qual não pré julgo, mas sim identifico durante a conversa, e enfim... Mas sinceramente acho que não sei como poderia descrever Luma. Inteligente, perspicaz e audaciosa definiram o impacto pelo blog. Mas quando a conhecemos é muito mais... A manifestação consciente do pensamento, por meio da fala ou da ação, com qualquer fim, é Arte... De sua primeira a sua última obra, a Arte é o uso voluntário do espírito e a combinação de coisas para servir a seu fim.

----------Lembremos a todos que o bar é exclusivo dos visitantes, se utilizando de pensamentos altruístas e individualistas sugiro usarem o espaço para libertá-los de qualquer dúvida ou anseios. Seja cauteloso, mas bem diversificado. Seja feliz, mas não esqueça das enfermidades do mundo... Entenda e não decida por negar...

RaioX --------------------
Nome: Luma Rosa
Cidade: Pouso Alegre – MG/Cabo Frio – RJ
Blog: Luz de Luma, yes party!
Assunto: Todos possíveis
Layout: Originalmente feito por Dan Cederholm com algumas modificações feitas por mim.


Juliu's Pub: Por que blog?
Luma Rosa: Sempre gostei muito de ler, mais do que escrever. Não fui uma menina de diarinhos mas vivia enfurnada em bibliotecas. Quando surgiram os blogues eu era uma bisbilhoteira que passou a comentarista, de um em especial – O Elas por Elas (extinto) - blogue das jornalistas Carla Rodriguês e Martha Mendonça – coincidentemente o blogue acabou quando elas publicaram o livro “Mulheres no Ataque” – foi o fim de um blogue e o começo de uma nova etapa de vida para as duas jornalistas. Os órfãos do EP, alguns ex-comentaristas resolveram montar um novo blogue o “Ex-Epes”, que posteriormente se tornou o “Nós por Nós” bem antes que ele terminasse eu ganhei o “Luz de luma” de uma pessoa muito especial. Inicialmente eu nunca pensei em montar um blogue. Foi acontecendo.
-
JP: Há quanto tempo você tem seu blog?
LR: O Primeiro post é de 23 de Janeiro de 2005. Faz as contas.
-
JP: Como ele surgiu?
LR: Como disse anteriormente, o “Luz de Luma” foi um presente. A pessoinha que me deu, na época ficava muito ansiosa em aguardar as minhas publicações no “Nós por Nós”. Haviam outros contribuidores e era seguida um ordem de postagem. Portanto, uma contribuição minha demorava muito tempo, às vezes semanas. Então, ele surgiu de uma ansiedade alheia à minha.
-
JP: O seu blog é um dos mais diversificados e interessantes da internet hoje. Nos conte o que te motiva a continuar com ele?
LR: Blogue por mais que você queira levá-lo como um divertimento, você acaba lançando idéias e isso é comprometedor. Você se compromete, se envolve com as pessoas. Eu fiz muitas amizades através do blogue e me interesso pelo cotidiano delas. Quando aparece um leitor interessante no blogue, geralmente retorno a visita e se tenho disponibilidade de tempo, leio o blogue inteiro. Já passei madrugadas assim. Acho que o que me motiva a continuar com o “Luz” é querer, é ter sede de conhecer a alma das pessoas. Leio muito nas entrelinhas. Sou uma morceguinha.
-
JP: Nos fale um pouco sobre o sidebar que tem tanto a dizer sobre o blog e a dona, sendo um atrativo aparte.
LR: Como não tenho perfil predefinido, o sidebar funciona como uma vitrine, um pouco de tudo que aprecio.
· o mar e o esporte que pratico;
· Kate Moss por já ter feito passarela. Ela num clipe de uma música, que uma pessoa que se foi da blogosfera curtia muito;
· A profissão que exerci na época da faculdade; Fui dj antes mesmo do boom. Posteriormente também trabalhei com locução. Tinha um podcast que retirei, acho que o todo mundo tem preguiça de ouvir podcast.
· Meu perfil musical, posições políticas, preocupações do cotidiano, minhas fotos, minha paixão por poesias... tanta coisa, melhor ir lá ver!
-
JP: Nos fale a importância do blog para você.
LR: O Blogue é meu momento relax. Já faz parte do meu cotidiano.
-
JP: Por que, Luz de Luma?
LR: A pessoa que o batizou se referiu a minha luz no mundo. Numa alusão de que cada um tem a sua luz. Às vezes ofuscada por outros, porém mesmo cálida, ainda a possui.
-
JP: Se você tivesse que passar seu blog a alguém ainda hoje, à quem passaria? Por que?
LR: Em primeira instancia eu daria para a Yvonne, porque fiz com ela o mesmo que fizeram comigo e dei-lhe o “Blog Gente” de presente. Se a Yvonne não pudesse, atentaria para o Henrique porque estão comigo desde o início. Qual daria para os dois. Seria uma dupla interessante, eles se complementariam
-
JP: Alguma mensagem que deveria ser repassada com o blog ao todo?
LR: Está no cabeçalho do blogue:
“Porque a mente é como um pára-quedas, só funciona depois de aberta” (Frank Zappa)
-
JP: Qual tipo de leitor Você acha que tens hoje?
LR: Bastante diversificado. Meu leitor mais novo tem 14 anos e o mais velho 86. Fico me policiando para não falar “besteirinhas”, algo impróprio ou que possa afetar os bons costumes (rs*). Tenho leitores flutuantes, aqueles que aparecem no blogue somente nas Segundas-feiras e acessam do trabalho ou aqueles dos finais de semanas que só podem acessar de casa.
-
JP: Você se preocupa com o volume de comentários ou visitas?
LR: Não acredito em blogueiros que não interagem. Vou tocar em um ponto polêmico da vida blogueira. Alguns blogueiros “famosos” usam de artifícios feios para conseguir links, principalmente dos iniciantes que ficam vaidosos por receber um comentário dos tais e resolve linká-los. A partir do link colocado na página, eles desaparecem. Outros mais cara pálidas, enviam e-mails perguntando “Vamos trocar links” e porque não vamos trocar comentários? Uns mais do que cara pálida, justificam o sumiço, dizendo ler pelo "Leitor de feed". Eu lá quero saber se leu a postagem!? Eu quero saber se formulou opinião e qual foi ela, boa ou ruim. Dou mais valor ao comentário que a visita. Acho que os blogueiros novatos não deveriam linkar blogues que não freqüentam somente para valorizar a sua lista. Linkar somente aqueles que interagem. A lista passa a ficar obsoleta, por isso muitos “Blogueiros” que só postam e não comentam em blogue algum, estão retirando as malvadas de seus bloguxos.
-
JP: Como você escolhe o assunto dos seus posts?
LR: É o que me vem na cabeça. Geralmente posto quando fecho o dia. Não gosto de comentar assuntos de jornais, justamente porque a notícia tem que ter dinamismo para funcionar. O que era novo de manhã, passa a ser velho durante a tarde. Em algumas vezes, não dou a noticia, mas expresso a minha opinião sobre um determinado assunto.
-
JP: No seu post "Se eu morresse amanha..." mostra um pouco sobre você, mas até onde, na sua opinião, mudamos de gostos e opiniões quanto a tudo?
LR: Não acredito em pessoas com opiniões formadas, como caixas fechadas. Com certeza eu era outra pessoa quando comecei a responder esse questionário e serei outra quando terminá-lo. Responder a isso, me faz refletir sobre coisas que estavam caindo dentro da caixa da minha memória prontas para adormecerem, Deus sabe lá, por quanto tempo, ou quem sabe para sempre? As pessoas só mudam quando em contato com outras, quando interagem. Ninguém muda sozinho. Todos nós precisamos de uma mola mestra. Uns precisam de paixão, outros de amizade. Os mais vaidosos precisam de um espelho (rs*). A verdade é que precisamos nos ver refletidos nos olhos de alguém para nos afirmar como seres humanos. Se não existisse a opinião alheia, no mundo não existiria ética. Porque até bichos possuem ética.
-
JP: O que você mais gosta e mais detesta em blogs?
LR: Odeio entrar em um blogue e ouvir música. E olha que já fiz isso! Geralmente estou ouvindo música, a música que eu escolhi para ouvir naquele instante. A música do outro blogue pode ser maravilhosa, mas não é a que quero ouvir no momento. Isso gera conflito. Outra coisa que não gosto – abrir um blogue e estar escrito: Não tinha nada pra postar então vou colocar a letra de uma música ou a poesia de fulano de tal. Como assim? Isso a meu ver é depreciar a música, a poesia ou mesmo o próprio blogue. Não está a fim de blogar ou não tem assunto, não atualiza. POW!! O que mais gosto é captar sinceridade e originalidade. Alguns blogueiros me fazem sentir muito próxima à eles, como se estivessem do meu lado, fisicamente ou mesmo emocionalmente. Isso vincula, trás identificação e me faz voltar ao blogue. Uma pessoa assim é a Cilene; ela tem um poder de síntese valiosíssimo, consegue dar a noticia e expressar seu sentimento em poucas linhas. Dá margens para várias reflexões. O DO também é muito espirituoso. Uma vez passei o dia rindo, dava gargalhadas de lembrar de um comentário que fez no luz! Você não imagina como me divirto com esse blogue!
-
JP: Quais os blogs que você mais visita?
LR: Ler, leio muitos! Quer conhecer a minha lista do Bloglines?
-
JP: O que te desanima em blog?
LR: Ser mal interpretada. Mas isso faz parte quando você se expõe publicamente.
-
JP: Qual post você deletaria do blog?
LR: Nenhum em respeito aos comentaristas.
-
JP: Qual assunto você nunca postaria no blog? Por que?
LR: Não vou dizer dessa água não bebo.
-
JP: Qual o seu maior sonho hoje?
LR: Hoje? Uma máquina auto limpante para cachorros. Você coloca o bichinho lá dentro e em questão de minutos ele sai limpo, esterilizado e escovado.
-
Papo Mix --------------------
-
Sistema Operacional: Melhor: Mac / Pior: Linux
-
Estilo Musical: Melhor: Rock/ Pior: Funk
-
Meio de Comunicação: Melhor: Internet/Pior: Fofoca
-
Filme: Melhor: difícil citar um. Do coração é Blade Runner. Como thriller, um mais antigo, mas mortificante de tão tenso: Sob o Domínio do Medo, se não me engano do diretor Sam Peckinpah. Gosto muito de Insônia também. Pior: Qualquer filme de porrada, tipo Rocky ou de correria, tipo perseguição. Neste ultimo quesito, excetuando “Death Proof” onde Tarantino faz homenagem aos filmes de perseguição de carro e aos grandes dublês que se arriscam por uma cena bem feita.
-
Portal de Internet: Melhor: Google: Pior: Bol
-
Que passa na TV: Melhor: History Channel/Pior: Polishop/tv shopping, qualquer uma que veicule essas coisas.
-
Comunidade sobre Blog's: Melhor: Blogblogs (http:blogblogs.com.br)/pior: não sei
-
Meio de divulgação de blog's: Melhor: Mybloglog/Pior: não sei
-
Blog: Melhor: Sexy Science – um olhar quente e fresco sobre a ciência, infelizmente é em inglês. Layout seco porém conteúdo substancioso/Pior: O meu
-
ESPAÇO ABERTO --------------------
-
Julio, excelente iniciativa para mostrar aos blogueiros o que pensamos além das postagens! Cuidado! O próximo entrevistado pode ser você! (rs*)
Obrigada, Beijus, Luma.
-
----------Juliu's Pub agradece muito a Luma, e permita-se dizer que marcou o blog com sinceridade, honestidade e um toque de luz propria. E agora deixa a entrevistada para a sabatina de perguntas do internauta. Até a próxima!

Comentários -------------------------

cilene disse...
Nossa estou emocionada por ter sido citada por essa blogueira inteligente e tem um blog muito,muito bom..obrigada.
2:09 AM, Junho 14, 2007

Alê Barros disse...
Oi Julius,
Fui até a Luma e ela me mandou pra cá...e num é que adorei???Rs
Muito bacana e inteligente seu blog, e essa sua idéia de "entrevistar" eu acho o máximo, porque nos dá a chance de conhecer mais o outro, o amigo que nos visita e que visitamos.
Parabéns,
Um beijo...
ps: Luminha é show mesmo e vc consegue enxergar a sinceridade em suas letras...
2:15 AM, Junho 14, 2007

Patty disse...
Julius,
Parabéns pela entrevista, eu adorei a conversa de vcs que me fez conhecer mais um pouquinho da Luma que eu admiro de montão!!!
beijos aos 2 e ótimo dia!
7:37 AM, Junho 14, 2007

Erika disse...
Luma é uma blogueira sensacional. O blog dela faz parte das minhas visitas diárias, desde que o conhecí.
Adorei a entrevista, agora sei mais um bocado de Luma.
Beijo
8:01 AM, Junho 14, 2007

Yvonne disse...
Meu Deus, a cada dia que passa mais alegrias tenho com a blogosfera. Obrigada Luma. Beijocas sem mais palavras
9:02 AM, Junho 14, 2007

Deby disse...
Gostei muito da entrevista.
Sou fã de Luma e de seus posts inteligentes.
Parabéns aos dois.
9:06 AM, Junho 14, 2007

diovvani mendonça disse...
Gostei da entrevista. Fui conhecer o LUZ DE LUMA e acabei conhecendo primeiro a LUMA ROSA. Parabéns ao entrevistador/entrevistada, pelo conjunto de peruntas e respostas. Agora deixa eu voltar alí, para conhecer a LUZ. AbraçoDasMontanhas.
10:05 AM, Junho 14, 2007

Daise disse...
Olá, vim parar aqui através do Blog da Luma. Adorei peremptoriamente o seu blog! Bem dinâmico e atual. Parabéns!
Quanto a Luma, vou dizer lá no blog dela.
Abraços
11:01 AM, Junho 14, 2007

raquel arellano disse...
luma é uma das pessoas mais interessantes que já conheci! muito bacana as entrevistas, até li outras (aliás, a primeira vez que vim aqui foi por causa de uma entrevista com o claudio, do "jogando conversa fora"). beijo grande!
11:10 AM, Junho 14, 2007

Márcia(clarinha) disse...
Uau!
É Luminha mostrando pra que veio, muito boa entrevista.
Blogar é troca de amizade, de sentimentos, de verdades...
lindo dia,
beijos
11:12 AM, Junho 14, 2007

Poliane disse...
Posso falar um palavrão?? Não, claro!
Não faço isso no meu blog, não farei aqui!! Mas é que as vezes quando a gente quer se expressar... um palavrãozinho se encaixa que é uma beleza!! hehehe
Então..
CARAMBA!! SENSACIONAL!! PUXA VIDA!!
FANTÁSTICO!!
Olha, eu já era fã da Luma, agora então!! Fiquei impressionada!
Luma, querida! Olha, vc não tem noção da aula q vc me deu!! E como sou estagiária na blogosfera (rs) aprendi um bocado, viu??
E melhor de tudo... ouvi a sua voz!! Aproximou muito o que é ser Luma e o quanto a sua luz é forte!!
Beijos millll!!
11:25 AM, Junho 14, 2007

Meire disse...
Essa é a super Luma! Parabens pela entrevista,
Meire
11:29 AM, Junho 14, 2007

Dora disse...
Luma!!! Depois de ler atentamente suas respostas, entendi porque aprecio seu espaço Luz de Luma.
É você, é realmente seu jeito de estar-no-mundo que me atrai no blog!
Não é só a diversidade, a forma lúdica, seus "meios" de comunicação que me chamam lá. É sua "luz" pairando sobre todos os assuntos, é sua sensibilidade e discernimento, sua delicadeza de alma e sua atenção( e zelo) para com o Outro, representado em "nós", seus leitores.
Parabéns pela entrevista.
Eu deixo a você meu abraço de admiração!
Dora
11:57 AM, Junho 14, 2007

luma disse...
Posso chorar? Como disse para a Meiroca não fazer comigo, peço para vocês...
Não me emocionem, meu coração é fraco!
Júlio, faltou a fotinha do make up que você esqueceu aqui...quer que mande?
Beijus
2:57 PM, Junho 14, 2007

Jens disse...
Muito bacana a entrevista. Como eu suspeitava, Luma é tudo de bom. Valeu!
3:14 PM, Junho 14, 2007

Chris disse...
Nossa, que entrevista bacana! Adorei te conhecer um pouco mais, Luma!
Mas, PERAÍ! Como assim o seu blog é o pior?! Tô começando a achar que vc tem um parafuso a menos... :-)))
4:03 PM, Junho 14, 2007

DO disse...
Adorei esta sua entrevista com a iluminada LUMA,JULIO.
Vim exatamnte por indicação dela e ficam aqui os meus sinceros parabens.
E um muito obrigado a ela pela citação.
Abração!!
6:47 PM, Junho 14, 2007

BHY disse...
Conheci a Luma dia desses. Tava atrás de info da Amy Winehouse e no blog dela tinha MUITA informação. E ela, gracinha, me visitou e deu outra dica bacana de música. Gente generosa não se atrasa, né? Adorei a entrevista e mais ainda ter conhecido a Luma, que realmente tem luz própria. Parabéns pela entrevista!
7:37 PM, Junho 14, 2007

adelaide amorim disse...
Parabéns a você e à Luma pela entrevista! Luma é assim, clara, objetiva, calorosa e cheia de talento. Um beijo pros dois.
10:33 PM, Junho 14, 2007

denise disse...
Interessante a visão positiva e franca. Mulher determinada essa!
Adorei a entrevista e posso dizer que a conheci mais um pouquinho.
beijo,menina
E, Julius, obrigada pela entrevista.
abraço, garoto
5:25 AM, Junho 15, 2007

Lino disse...
Julius:
Excelente a entrevista da Luma. E também excelente a idéia de ouvir blogueiros e lhes dar voz.
Existe muita gente muito boa na Internet e nos blogs e, na maioria das vezes, eles passam despercebidos. Então, é importante que se chame a atenção para eles.
A Luma está no meu top 10.
1:59 PM, Junho 15, 2007

Edhy Santos disse...
Parabéns pela entrevista e pela iniciativa.
A Luma como sempre muito iluminada.
3:50 PM, Junho 15, 2007

O Meu Jeito de Ser disse...
Parabéns pela entrevista!
Um jeito gostoso de saber mais sobre nossos amigos.
Faltou a Luma falar da meiguice, do carisma que têm.
Eu também as vezes me sinto bem pertinho de vc Luma querida.
Parabéns.
Foi lindo!
5:46 PM, Junho 15, 2007

Claudinha disse...
Olá, vim a convite de Luma. Encontro boa música (Jazz!), template agradável e uma entrevista e tanto. Valeu por conhecer mais de Luma e saber de suas opiniões e pontos de vista. Parabéns pela entrevista, abraço!
8:07 PM, Junho 15, 2007

Mário disse...
Júlio, já passei por aqui algumas vezes e hoje vim motivado por um post da Luma. Acho brilhante esta sua iniciativa de entrevistar editores de blogs.
Sobre a entrevista da Luma, representou a possibilidade de conhecer a alma e valores dessa amiga blogueira.
8:22 PM, Junho 15, 2007

Kleverson Neves disse...
Somos seres que muitas das vezes passamos longe da sinceridade e a Luma, sinceramente, passou longe desse mau hábito. Sua sinceridade e visão clara da espontaneidade de blogar cativa qualquer pobre mortal. Nunca vi alguém sintetizar tão bem o que é a alma dos grandes blogueiros e blogueiras, grandes por respirarem a arte de blogar. Aqueles que nos capturam por serem, não grandes escritores, gente de verdade, de carne e osso, que existem no mundo real e não apenas no virtual. Um beijaço pra ti menina, quem sabe antes do milênio eu chego lá.
9:43 PM, Junho 15, 2007

Tina disse...
Gostei.
Simples assim: gostei.
beijos,
1:17 AM, Junho 16, 2007

dácio jaegger disse...
LUZ
“No Caos não havia luz!”
“Da noite e de Érebo
Nasceu o dia, a luz.”

Luz há, mesmo de olhos fechados,
totalmente desconhecida,
antes do primeiro vagido.
Luz há, quando se abrem os olhos,
há quando os mesmos se fecham,
bem depois do vagido primeiro.
Luz há, mesmo que olhos não enxerguem,
fechados ou abertos.
Luz há, quando olhos deixam de enxergar,
mesmo abertos ou fechados.
Luz há, quando os olhos se extinguem
desidratem e virem pó.
Há olhos porque há luz!
Há luz para todos os olhos e os não!
Há a luz que vem do universo exterior!
Há a luz que vem do universo coletivo!
Há tão mais Luz, a que vem do seu interior!

(Dedicado a Luz de Luma)
5:38 PM, Junho 16, 2007

luma disse...
Esta postagem foi removida pelo autor.
6:04 PM, Junho 16, 2007

Dilberto disse...
A Luma é mesmo fascinante, seja em sua personalidade rica demonstrada através de seus 'posts' multifacetados, seja pela ternura demonstrada em rapidíssimas conversas! Impossível ler o Luz de Luma com pressa - e, ainda assim, muita coisa parecerá incompreensível à primeira vista, parece novela, tem que acompanhar sempre para se "localizar"... Parabéns a este espaço interessante pela idéia de entrevistar blogueiros interessantes! Abraço ao Júlio Moraes!
6:21 PM, Junho 16, 2007

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor