Gripe Suína, doença prevista

Houve um tempo em que a tuberculose era como que a mais horrenda das pestes. Em cada rua da cidade tínhamos dois, três tuberculosos. Agora, o brasileiro não tosse. [...] Mas antigamente como se tossia, como se expectorava. No cinema era espantoso. Bastava apagar a luz. E toda a platéia começava a tossir. Era um coro absurdo de bronquites, asmas e até coqueluches. Outros se assoavam com pavoroso ronco. E o repertório de pigarros era variadíssimo. Não sei como até agora os especialistas não se lembraram de incluir na história literária a época pulmonar. Época em que, para um poeta, era humilhante não morrer tuberculoso, aos 21 anos. Lembro-me daquele parnasiano que se apaixonou, e note-se: -- a bem-amada era casada, mãe de não sei quantos filhos. Todos os dias o poeta mandava um soneto, que a destinatária devolvia, não sei se depois de ler ou sem ler. Uma tarde, os dois se encontraram. Foi sublime. Com palpitações, falta de ar, disse a santa senhora: "Eu não traio." Tempos depois, o poeta teve uma hemoptise e encheu meio balde de sangue vivo. A heroína soube e correu para o moribundo. Sua virtude resistira a 365 sonetos. Mas não resistiu à hemoptise.(Nelson Rodrigues, em "A morte da crítica literária")

O brasileiro continua tossindo sim. E como tosse! Lógico que não é por causa de tuberculose, é por causa das influenzas que a cada momento toma nome diferente.

Vocês sabem tratar uma gripe? Se a gripe for tratada com antiviral nas primeiras 48 horas após o aparecimento dos primeiros sintomas, é possível impedir a disseminação do vírus no organismo e bloquear a doença. O prazo de 48 horas tem que ser respeitado. Se o paciente esperar mais que isso, o tratamento não tem eficácia. Dentre os antivirais específicos para gripe, o mais conhecido e único comercializado no Brasil é o Tamiflu (fosfato de oseltamivir).

E este medicamento, desde a repercusão da suposta pandemia de Gripe, sumiu das prateleiras das farmácias. O Tamiflu foi originalmente desenvolvido para a gripe comum, também foi indicado pela OMS como o principal medicamento no tratamento e profilaxia até mesmo da gripe aviária e agora também indicado para a tal Gripe do Porco.

Lembro que à época da Gripe das Aves, o então ministro da Saúde, José Agenor Álvares da Silva, declarou que o governo brasileiro iria garantir todos os recursos necessários para a execução do Plano Brasileiro de Preparação para uma Possível Pandemia de Gripe das aves; O governo brasileiro receberia 9 milhões de doses de Tamiflu compradas da indústria farmacêutica Roche, única fabricante do medicamento. Cada caixa com 30 comprimidos custa em média R$ 130. Para os governos de vários países o produto é vendido na apresentação em pó e a preço de custo, segundo a Roche.

Apareceram nos últimos anos várias as ameaças, como a BSE (vacas loucas) ou a SARS (pneumonia atípica). Não sei até que ponto as informações procedem de maneira real sem sensacionalismo ou se realmente viveremos uma pandemia. A única coisa que sei, é que devemos nos informar, não podemos contar exclusivamente com o governo e ministérios. A sociedade civil tem que se mobilizar pra enfrentar, pelo menos em primeira instância os prejuízos econômicos no caso de haver a tal pandemia.

Pelo que sei, o vírus não pode ser facilmente transmitido entre humanos, mas que os humanos podem ser infectados se entrarem em contato com animais contaminadas, e que, mesmo quando contaminados, os porcos ou aves não apresentam os sintomas ou mesmo falecem por causa da doença.



Esta não é apenas uma questão veterinária e vemos noticiários pessoas morrendo porque estão infectadas pelo vírus. Existe infecção humana com um novo subtipo de vírus e diferentemente do que acontecia com a gripe das aves, que não eram detectadas transmissão pessoa a pessoa ou mesmo contatos próximos. Essa 'nova' gripe é altamente contagiosa.



Percebemos que essas doenças pandêmicas aparecem inicialmente em países superpopulosos, para depois começar a se propagar por outros países. Mas neste caso específico de gripe, ela estava prevista.



Nojinho do ser humano!!





Esta é uma classificação para qualificar as perdas econômicas e produtivas na indústria causadas exclusivamente por doenças manifestadas em porcos. A pesquisa realizada em junho de 2007 utilizou 150.000 porcos/ano cobrindo metade do comercio realizado nos EUA, no referido ano.

À época, a pesquisa realizada não foi levada em conta uma suposta transmissão para o ser humano, a doença que já existia nos porcos, dentro da linha de reprodução, era uma ameaça sanitária que só levaria a perdas produtivas.



Comendo porquinho doente, macacada!! Vejam o número de doenças e a gripe suína não era o maior desafio e sim a PRRS e a Haemophilus parasuis.



Os gráficos representam o gasto econômico para conter as doenças dentro da linha de reprodução, transição e engorda. Prestem atenção que, na fase final de engorda, gripe suina, Micoplasma hyopneumoniae e PRRS eram as doenças que não tinham sido controladas.

Os gráficos acima foram fornecidos por Swine Disease Conference for Swine Practitioners - Derald Holtkamp, DVM, MS Department of Veterinary Diagnostic and Production Animal Medicine College of Veterinary Medicine, Iowa State University, Ames, IA - and. H Rotto, R Garcia. Economic cost of major health challenges in large us swine production systems. Swine News 30(3 y y4) del North Carolina Cooperative Extension Service.

Alarmismos ou não, uma série de vacinas está sendo comercializado na Europa. Mas o vírus está transmutando. E para pensarmos, quero transcrever aqui o editorial de nº81 que recebi da revista DSALUD, escrito por José Antonio Campoy. Para pensar e analisar as notícias que chegam até nós. Essim consta no Editorial, a começar pela gripe das aves:



"Sabes que o virus da gripe das aves foi descoberto há mais de 10 anos, no Vietnã?

Sabes que desde então morreram apenas 100 pessoas EM TODO O MUNDO, EM TODOS ESTES ANOS? (acho que a edição saiu antes do que anda ocorrendo nos EUA)

Sabes que os norte-americanos foram os que alertaram sobre a eficácia do TAMIFLU como preventivo?

Sabes que o TAMILFLU apenas alivia alguns sintomas da gripe comum?

Sabes que a sua eficácia perante a gripe comum está questionada por grande parte da comunidade científica?

Sabes que perante um SUPOSTO virus mutante como o H5N1, o TAMIFLU apenas aliviará a doença?

Sabes quem comercializa o TAMIFLU?..... LABORATÓRIOS ROCHE.

Sabes a quem comprou a ROCHE a patente do TAMIFLU em 1996?...... a GILEAD SCIENCES INC.

Sabes quem é o Presidente da GILEAD SCIENCES INC e hoje o seu principal acionista?

DONALD RUMSFELD, ex Secretário da Defesa dos EUA.

Sabes que a base do TAMIFLU é o anís estrelado?

Sabes quem ficou com 90% da produção mundial desta planta? ..... ROCHE

Sabes que as vendas do TAMIFLU passaram de 254 milhões de dólares em 2004 para 1000 milhões em 2005?

Sabes quantos milhões mais pode ganhar a ROCHE nos próximos meses, se continuar o negócio do medo?

Ou seja, o resumo da história é o seguinte:

Os amigos da América decidem que um fármaco como o TAMIFLU é a solução para uma pandemia que ainda não aconteceu?

Que este fármaco não cura nem sequer a gripe comum.

O virus não afecta o homem em condições normais.

Rumsfeld vende a patente do TAMILFLU à ROCHE e esta lhe paga uma fortuna.

ROCHE adquire 90% da produção do anís estrelado, base do antivírico.

Os governos de todo o mundo ameaçam com uma pandemia e compram à ROCHE quantidades industriais do produto.

Estaremos loucos ou somos idiotas?"

A tradução foi livre, se quiserem ir à página conferir, o link está acima.

E acrescentando: o nome de DONALD RUMSFELD esteve unido à uma vacinação maciça contra a ainda suposta "gripe suína" durante a Administração Gerald Ford na década do 70 - que resultou em mais de 50 mortes devido aos efeitos secundários - não é mais que uma coincidência?

Outro dado interessante, como é que a FDA aprovou o aspartame aos três meses a Rumsfeld incorporar-se ao Gabinete de Ronald Reagan, embora após dez anos de estudos não se tomasse nenhuma decisão? Estranho o fato que pouco antes de incorporar-se ao governo americano Rumsfeld era o presidente do laboratório fabricante do aspartame.

E também não teve, evidentemente, a ter nada, logo após, com a compra do 11- s do Vistide, droga adquirida maciçamente pelo Pentágono para evitar os efeitos secundários produzidos pela vacina da variola, entre os soldados americanos, aplicadas maciçamente antes de enviá-los ao Iraque.

Em 25 de Novembro de 2006, Janis Karpinski, ex-general, responsável pela prisão iraquiana de Abu Ghraib entre julho e novembro de 2003, afirmou que foi o ex-secretário de Defesa americano, Donald Rumsfeld, quem autorizou as torturas de presos no Iraque (fonte). Torturas ou cobaias humanas?

Que o Vistide era também um produto dos laboratórios Gilead Ciências Inc, inventor do Tamiflu, é uma outra coincidência? Por conseguinte, convido-os a ler o artigo excelente que Antonio Muro publica sobre o assunto no número seguinte a publicação de José Antonio Campoy.

O Tamiflu sumiu das prateleiras das farmácias brasileiras, já! Qual a quantidade que outros países encomendarão da Roche?

O blogueiro ALF Jr. faz a seguinte reflexão:

"Com os constantes avanços tecnológicos, somados à crescente perícia cientifica - especialmente no campo da medicina - hoje se pode salvar vida de bebês cada vez mais prematuros por exemplo. Com razão aplaudimos isso, no entanto, por outro lado, doenças cada vez mais complexas, vírus cada vez mais fatais, vão surgindo na mesma proporção com que "evoluimos", são doenças que representam um verdadeiro desafio à humanidade: a gripe suína, atualmente divulgada como uma possibilidade pandêmica (Cf.: Organização Mundial de Saúde), depois do Ebola, da "vaca louca", da febre maculosa, é uma delas. Deveríamos nos perguntar pelo significado disso [se é que existe um]. Confesso ficar intrigado com tudo isso, e aqui penso que a interrogação pode ser o primeiro degrau de uma escada que nos faz cientes da desordem, do caos, que impomos ao mundo das habitações reais. Mais intrigado ainda com a possibilidade de que essas "novas cadeias genéticas" de vírus podem ser fruto desse caos por nós mesmos plantado.

Precisamos parar um pouco, repensar nosso movimento na vida, nossas intervenções no universo. "Chegamos na lua" sem nos perguntarmos sobre os desdobramentos disso. Nosso cosmo está num desequilíbrio preocupante. Depois da gripe suína, contra qual monstruosidade por nós mesmo fomentada, teremos que lutar?

Caberia uma reflexão mais aprofundada"

Eu assino embaixo! Doença fomentada pela gula e porquice! Não sei se a gripe suína é também a do 'porco', visto que uma das formas de prevenção é aumentar a quantidade de vezes que se lava a mão. Repensar o que se come, limpando nosso organismo também por dentro é necessário!

Leia também: O que você precisa saber sobre a gripe suína e Realidade distorcida pela imprensa marrom brasileira.

Beijus

10 comentários :

  1. Oi concordo principalmente com o final do texto, no qual se questiona sobre nossos avanços tecnológico, meio "ceguetas" somos ávido por uma coisa e esquecemos outra.

    Mas hoje vejo isso como consequência e oportunidade de aprender, quem sabe um dia nós acertamos a crescer sem destruir?

    Obrigada pela visita e por ter pego um selo, um link para seu blog já está instalado na postagem!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei passada com toda esta REALIDADE!
    Realmente é de se peocupar...e também de se repensar nos próprios atos e de como enxergar as "verdades" que nos vendem pelos meios de comunicação!
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Luma, que este vírus (assim como muitos outros inclusive o da AIDS) pode ter uma origem "econômica" é bem possível, a ganância não tem limites. Uma coisa me assustou nisso que li aqui no teu post : é que aqui na França eles dizem que não existe perigo em consumir a carne de porco, pois o vírus passou por ele para a transmutação, mas a transmissão da carne de porco ao homem não ocorre. Dizem que a transmissão é como a de uma gripe comum, pelas vias respiratórias e facílima de ocorrer de uma pessoa gripada à outra. Porisso as máscaras seriam eficazes para a proteção e lavar as mãos também. No entanto o pânico que a mídia está instaurando, eu acho exagerado...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Luma,
    A indústria famracêutica é podre. Como farmacêutica esta é minha maior vergonha.
    Infelizmente eles são capazes de provocar uma pandemia e matar muita gente só para ganhar dinheiro.
    Agora só nos resta lavar bem as mãos, evitar contato próximo com outras pessoas gripadas e ver no que vai dar esta confusão toda!
    Seu post, como sempre, brilhante incluindo a introdução, um sucesso!
    Grande beijo no seu coração!

    ResponderExcluir
  5. Luma, eu só sei que estou dando graças a Deus por ter vindo para cá e não para o México, como quase aconteceu. Se eu estivesse morando lá, estaria desesperada por causa da Júlia. Agora o negócio é torcer para que não se espalhe ainda mais...

    ResponderExcluir
  6. Um vírus é sempre de difícil combate. Até hoje, por exemplo, um simples resfriado não tem cura. A Gripe Espanhola matou milhões e só parou de matar quando restavam apenas os que haviam desenvolvido imunidade à ela. É possível que hoje haja mesmo uma conspiração de grandes empresas para faturar milhões. Mas, quem estaria disposto a pagar o preço? Um Estado tem o dever de proteger os seus cidadãos. Logo, mesmo ao custo de milhões, deve fazê-lo. O que não se pode é permitir que apenas se fique refém de uma única empresa.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo22:53

    Dizem que sou louco!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo13:35

    Essa nota não me surpreende nem um pouco e o que penso também sobre os cocktel para Aids, que grande parte das patentes são do Grupo rockfeler enfim essas grandes multi$ jogam com vida$ humana$, mas por outro lado um visão muito pessoal minha as forças da natureza já estão dando o troco, só espero ficar vivo para ver !

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, ótimo post, eu venho postando sobre as vacinas para a gripe suína e os laboratórios farmacêuticos criminosos. Se tiver interesse:

    http://www.anovaordemmundial.com/search/label/gripe%20suina

    ResponderExcluir
  10. Anônimo10:10

    Oi Luma! Muito boa postagem!
    Vou incluir o link la no UsuarioCompulsivo!

    Abração
    Gabriel Dread

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor