Em defesa da infância

Luz de Luma, Yes party!

Este dia é dedicado a todas as crianças do mundo que desapareceram. Foi neste dia em 1979, que desapareceu um menino de 6 anos chamado Ethan Patz.

Quantas crianças desapareceram, deixando uma imensa dor dilacerando as entranhas de seus pais? Que rastro é esse de dor e de perguntas constantes: Onde estará, estará vivo, morreu, sofre, estará enterrado, onde está?

Seja qual dor, sofrimento ou agonia, mas se desapareceu, onde está? Far-lhe-ão mal? Voltarei a vê-lo? Vive em constante sobressalto, em constante o quê? Vive?

Imagino a dor destes pais, entendo a revolta, a impotência diante do fato, principalmente quando não conseguem ajuda. Porque seres humanos fazem mal, física e psicologicamente a indefesas crianças? Porque justo as crianças, seres tão frágeis?

Isto pode perfeitamente acontecer com qualquer criança, seu filho, sobrinho ou vizinho, mas penso principalmente nas crianças já desaparecidas. Como conseguem os pais sobreviverem sem os gestos, o riso, o choro, as caretas, o suave respirar daquele ser que viram nascer, que protegeram nas noites febris, que ficaram a escutar o suave respirar até que fossem vencidos pela exaustão, que dariam a vida por ela.

Será possível sobreviver a esta dor?

clipped from www.alesc.sc.gov.br

ORIENTAR É PREVENIR

Converse sempre com a criança. Explique que você precisa saber com quem e aonde ela vai estar. Peça que deixe endereço, telefone e o nome de uma pessoa responsável. Determine a hora em que ela deve estar de volta.

Quando a criança estiver brincando na rua, procure ficar atento. Compartilhe essa tarefa com seus vizinhos. Ensine que ela nunca deve se afastar de casa sem dizer para onde vai e muito menos sem pedir permissão.

A carona ainda é o meio mais comum para o desaparecimento de crianças. Explique que, mesmo que a criança conheça a pessoa que está oferecendo a carona, só deve aceitar depois de pedir permissão.


Chega de boatos e dúvidas sobre crianças desaparecidas.

Agora que o governo federal criou o site Crianças e Adolescentes Desaparecidos, você pode ajudar: Toda vez que receber um e-mail sobre criança desaparecida, verifique nesse site se a informação verídica, e, ao invés de divulgar o desaparecimento de apenas uma criança, divulgue também o endereço do site.


No Brasil não existem dados oficiais que determinem a quantidade de crianças e adolescentes desaparecidos anualmente, contudo, dos casos registrados, um percentual de 10 a 15% permanecem sem solução por um longo período de tempo, e, às vezes, jamais são resolvidos. Visando dar visibilidade a esta problemática a Secretaria Especial de Direitos Humanos, desde 2002, constituiu uma rede nacional de identificação e localização de crianças e adolescentes desaparecidos, com o objetivo de criar e articular serviços especializados de atendimento ao público e coordenar um esforço coletivo e de âmbito nacional para busca e localização dos desaparecidos. Hoje temos cadastrados no site da ReDesap 1.247 casos de crianças e adolescentes desaparecidos no país. Desde sua criação já foram solucionados 725 casos, sendo que se constatou que uma das causas mais comuns de desaparecimento é a fuga do lar por conflito familiar.

Divulgue fotos de Desaparecidos em seu blogue Click Aqui

Luz de Luma, Yes party!Pedimos ajuda mais uma vez para divulgação de nosso Movimento Pela Criação do Alerta Amber no Brasil. O Alerta Amber é um alerta nacional de crianças desaparecidas dos EUA. Queremos que um alerta semelhante seja implementado em nosso país. Em cerca de 75% dos raptos, a criança é morta nas primeiras horas por seus seqüestradores e cerca de 10 a 15% das crianças desaparecidas podem jamais ser encontradas. A criação de um cadastro e alerta efetivo de crianças raptadas poderia mudar esse contexto, salvando vidas, quando a notícia do desaparecimento da criança fosse alardeada rapidamente, principalmente pelos meios de comunicação. Recentemente, o Deputado Alfredo Kaefer apresentou, na Câmara dos Deputados, projeto de lei para criação do alerta nacional. Queremos pressionar para que seja rapidamente aprovado e efetivado.

Divulgue e passe essa idéia adiante.

Envie uma mensagem para os Deputados Federais e Senadores de seu Estado solicitando que seja criada uma lei semelhante ao Alerta Amber no Brasil. Clique aqui e aqui para entrar em contato com nossos representantes.

"A criança é o princípio sem fim. O fim da criança é o princípio do fim. Quando uma sociedade deixa matar as crianças é porque começou seu suicídio como sociedade. Quando não as ama é porque deixou de se reconhecer como humanidade.

Afinal, a criança é o que fui em mim e em meus filhos enquanto eu e humanidade. Ela, como princípio, é a promessa de tudo. É minha obra livre de mim. Se não vejo na criança, uma criança, é porque alguém a violentou antes, e o que vejo é o que sobrou de tudo que lhe foi tirado. Diante dela, o mundo deveria parar para começar um novo encontro, porque a criança é o princípio sem fim e seu fim é o fim de todos nós." Herbert de Souza (Betinho)

18 comentários :

  1. Oi, Luma,

    Excelente post!

    Tenha uma ótima semana,

    ResponderExcluir
  2. GRANDE LUTADORA !!!

    Por nobres causas.

    Venho aqui deixar-lhe uma força, para que continue com a mesma convicção.
    Não vacile, nem desanime.

    No meio de 180 milhões, muitos "ouvila-ão".

    Uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  3. Estou muito deprimida com a morte da mãe de um grande amigo.

    Aprecio bastante se utrabalh opara este post.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo20:32

    Conheci seu blog atraves do pras cabecas - do claudio costa e achei o maior barato...

    visite meu blog depois, quando tiver um tempinho

    http://saudementaldasgeraes.blogspot.com

    Marcio Candiani

    Achei tao bacana as fotos de gente desparecida que coloquei no meu blog, alem do link sobre o abuso contra criancas e adolescentes - sou psiquiatra infanto juvenil, aluno do claudio costa.

    ResponderExcluir
  5. Oi Luma, gostei muito do teu post sobre a Blogagem em Defesa da Infacia... Estou sem tempo, mas vou me esforçar em publicar algo bacana também! Fico feliz em encontrar pessoas engajadas como você por aí...
    Abs
    Leandro

    ResponderExcluir
  6. Oi Luma !!!
    Coloquei em todos os meus blogs uma postagem divulgando a data de hoje "DIA INTERNACIONAL DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DESAPARECIDOS" e incentivando os leitores dos blogs a participarem do movimento pela criação do Alerta AMBER no Brasil.
    (O Banner da campanha foi colocado em todos os blogs.)
    Tentei colocar a minha participação na lista dos participantes mas o meu comentário não apareceu.Será que já encerraram as participações?
    Fiquei feliz em poder contribuir na divulgação desse movimento.Minhas amigas já começaram a assinar a petição .
    Um caminhão de abraços para você !

    ResponderExcluir
  7. Oi Luminha
    Seus posts são sempre uma forte inspiração na luta pelos direitos neste país um tanto injusto, e não é de hoje.
    Prometo que após o lançamento, já munida das "n" cópias que preciso fazer, te envio o documentário pelos Correios, ok?
    Bjosssss

    ResponderExcluir
  8. Anônimo14:52

    Oi,Luma! Estamos aí na luta. E,parabéns pelas campanhas e por outras causas que você defende aqui! Tava dando uma olhada e vi que são muitas!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  9. Anônimo15:34

    Olha, eu não sou mãe e, quando for, espero que nunca tenha que passar por isso. Sempre que vejo um cartaz daqueles que falam das pessoas (especialmente crianças) desaparecidas, me parte o coração. É terrível mesmo e eu só imagino a agonia dos pais dois, três, quatro anos depois do desaparecimento, não ter notícias e não saber se o filho ainda vive.
    Realmente é algo que deve ser melhor trabalhado!


    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo15:35

    OIE AMORZINHA ..TÔ DENTRO DA BLOGAGEM CONTRA O TABAQUISMO OK LEVANDO O SELINHO!!!!TROUXE UM SOLZINHO BEM ALEGRINHO PARA ILUMINAR SUA SEMANINHA!!!!http://www.meurascunho.blogger.com.br/sol%20lindo.gif
    " Existem coisas maravilhosas neste mundo:
    A beleza das flôres, o canto dos pássaros,
    o som do vento, o frescor da chuva. Veja
    a felicidade nas coisas simples !
    A simplicidade é o caminho para a felicidade !
    Tenha uma ótima semana BEIJUSSSSS!

    ResponderExcluir
  11. Luma,
    Parabéns! Sua luta agora é minha luta.
    Tambem estou levando dia mundial sem tabaco.

    Conte comigo.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Cometar mais...creio que tudo o que gostariamos de falar e fazer você o faz por nós.
    Fiz minha pequena parcela, não no dia de ontem mais em outro dia.E continuarei a denunciar caso nescessário seja.

    Luma, quando puder de um pulo lá em casa tem um mimo para você que ofereço com muito carinho.

    Beijos!

    Rô!

    ResponderExcluir
  13. Ai tia Luma sinceramente me dói o coração isso de verdade!!!
    Se algo funcionasse no Brasil a idéia do alarde seria boa!!!
    Post como sempre mto bem escrito.

    Ps: Li todinho aquele com as respostas do meme q eu havia te mandando e só n entendi uma parte "Não tenho paixões." pq não?!?

    Beijos
    Boa semana

    ResponderExcluir
  14. Anônimo02:16

    eu sou muiiiito burrinha e acabei falando algo que vc já conhece: a amber alert! a tal campanha que comentei sobre, que vc pode ajudar mandando sms, na verdade se chama "wireless amber alert", deve ser mais ou menos sobre isso que vc comentou! dã! enfim, um beijo!

    ResponderExcluir
  15. Eu fico arrepiada só de pensar que isso pdoeria aocntecer com uma criança filha de alguém querido. Pessoas desconhecidas também. É muito triste. Um dia vi uma criança alemã, que deveria ter 10 a 12 anos perdida. Vi o desespero dela nos olhos. Fiquei tão angustiada. Tentei ajudar com meu parco alemão, mas um casal se aproximou e começou a conversar com ela. Foi uma cena que não esqueço. Muito triste. No final chamaram a policia e não sei o que aconteceu.

    ResponderExcluir
  16. Nem conhecia direito o Amber Alert. Tanto é que tive que pesquisar e o resultado coloquei lá no blog.
    Esse tema não deve nunca ser esquecido.

    ResponderExcluir
  17. Eu nao sabia da existencia do site Crianças e Adolescentes Desaparecidos! Gostei muito de saber que pelo menos temos onde buscar informações sobre as crianças desaparecidas...
    Eu nao consigo nem imaginar a dor e o sofrimento de uma família que tem uma pessoa desaparecida, ainda mais uma criança. É sofrimento demais...

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Luma!
    Como sigo o blog da Lindalva, seu comentário caiu em meu E-mail, e cliquei no link que passastes pra ela e aqui estou porque o que me chamou a atenção foi o tema. Parabéns pela iniciativa que eu costumo chamar de utilidade pública.
    Devemos sempre combater esse mal que infelizmente assola o mundo.
    Jamais fechar os olhos, denunciar sempre!
    Amei seu blog e já o estou seguindo.
    Bom final de semana pra vc e os seus.
    Bjsss

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor