Quando o velho se veste de novo. Com que roupa iremos?

O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Eis a verdade: não encontramos pretextos pessoais ou históricos para a autoestima
Não é muito simpático lembrar da expressão criada por Nelson Rodriguês para definir o trauma sofrido pelos amantes de futebol quando perdemos a Copa de 1950 em pleno Maracanã. Tudo bem, perdemos a Copa para o Uruguai e depois ganhamos nossa 1ª Copa no Uruguai depois de passados 8 anos do referido trauma. Mas parece que o tal "Complexo de Vira-latas" ainda persegue o brasileiro.

Digo isso porque agora você deve estar pensando... "Poxa, estamos na pior e a Luma vem cantar pedrinhas"... Meus caros, deem uma olhadinha no mundo lá fora. Estamos bem apesar dos muitos governos que sugaram o nosso sangue. Nos contentarmos com pouco é fruto do viralatismo?

A autoestima do brasileiro não está lá essas coisas, mas se olharmos para o passado, percebemos que ela foi construída tijolo a tijolo, principalmente nos últimos 20 anos, visto que em 2001, a visão de Arnaldo Jabor:
Fisiológicos seculares, patrimonialistas, teimosos, arrogantes, malandros, ignorantes, prepotentes, apenas nos resta pensar: o que nos falta desaprender para chegar a um ideal de país? Como faremos para chegar ao futuro de uma desilusão? Quantas décadas levaremos para desaprender toda a estupidez que cultivamos durante 400 anos?
Esse "viralatismo" tende a permanecer, se continuarmos a repetir os erros do passado, nisso inclui em quem já votamos. Quem fez, fez. Quem não fez, não faz mais. Vamos virar a página?
....
É hora de pensar grande?

O tamanho do nosso país, quase um continente, não pode definir fronteiras.

Pessoas nascem para crescer e conquistar territórios, estejam elas por perto dos locais mais desenvolvidos ou a centenas de quilômetros.

Hoje, falamos outras línguas com maior desenvoltura que algum tempo atrás, porque nos tornamos globais?

Veja quantas pessoas no mundo estão conectadas e falando, falando, falando... Competitivos e criativos, chamados "inovadores"

Somos uma nação que não estreita limites com acanhamentos.

Um dia tudo será passado dentro desse ciclo incessante de dias, meses e anos. Teremos bônus para gastar? 

Independente do que queremos para o futuro, no hoje precisamos ser saudáveis no corpo e exuberantes nos pensamentos. 

Temos um player do tamanho que merecemos e "oportunidades" tem a ver com vitalidade. Saúde para abrir novas janelas.

Simplifiquemos as regras para enxergar longe e explorar o novo. Ou ficaremos como qualquer cachorro, vira-latas ou de qualquer raça quando correm atrás do próprio rabo.

Errando se aprende? Hoje sabemos que não. 
O Brasileiro está errando "bonito". 

76 comentários :

  1. Brasil, país-irmão, que eu muito gostaria de um dia visitar.
    .
    Feliz fim de semana … abraços poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Luma, importante teu post e mensagem. A melhor roupa para ir e andar nesses tempos é a do respeito e consciência... Lindo fds e ótima eleição, que ocorra na maior PAZ, pois o que vemos nada dela lembra! beijos, chica

    ResponderExcluir
  3. Boa reflexão, Luma!
    Força aí!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Luma; quero agradecer muito sua visita e seu comentário, lá em casa. Passei muito tempo ausente. Mas os amigos jamais foram esquecidos; ainda mantenho o endereço de todos. Até o momento não sei se é um retorno, ou se apenas estou fazendo dele, meu psicanalista, colocando meus vídeos poemas, onde faço uma catarse sobre o falecimento do meu namorado.
    Sobre a sua postagem, concordo Luma. Estamos precisando aprender o respeito ao próximo, às suas opiniões. Que nenhuma divergência, seja lá do que for, não possa afetar as relações.
    Gratidão querida! Fique com Deus, bjs

    ResponderExcluir
  5. muito bom seu conteúdo , desejo sucesso com seu blog, gostei de seu conteúdo. deixamos o convite de nos visita se gostar do nosso conteúdo divulgue o nosso link ou banner e nos avise que colocaremos seu link também juntos somos mais fortes. https://mensagemzap.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. O Brasil está dividido ao meio.
    É isso que se pode facilmente concluir depois desta eleição.

    ResponderExcluir
  7. Desejo o melhor para o Brasil.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante esta reflexão.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Aconteceu comigo... Troquei de plano de saúde e o psicólogo já não era o mesmo e qual não foi meu espanto ao deparar com ela,
    a mulher que daria continuidade aquele trabalho?
    Um beijo e obrigado pelas palavras.

    ResponderExcluir
  10. Bela a sua reflexão e bem na época pós primeiro turno das eleições.
    Big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  11. Ola Luma, ótima e importante reflexão, beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Realmente o brasileiro é muito pacífico. Sempre foi e piorou durante a ditadura petista. Não há no Brasil partidos independentes, estão todos alinhados em seus interesses. No povo reflete a falta de coragem de muitos, veja Ciro. Cantou de galo o tempo todo e agora patrulha como uma pomba. Se não quisermos votar a ditadura, só temos una rouba para vestir. Cansei já desse alinhamento "Eles contra nós ". Vide agora provocarem discórdia com os nordestinos. Muitos caíram nessa armadilha. Não somente eles, estamos o tempo todo procurando não cair em armadilhas. Precisamos de paz.

    ResponderExcluir
  13. Onde está escrito patrulha = arrulha (corretor).

    ResponderExcluir
  14. Que tudo de bom aconteça e que a esperança não esmoreça.
    Dá que pensar a sua reflexão. Gostei muito.
    Brisas doces **

    ResponderExcluir
  15. Nossa, Luma, importante demais seu post. Ainda mais depois do que vimos no dia 2 de outubro... Fácil não está nao, viu....

    ResponderExcluir
  16. Obrigada pelo comentário, acho que temos todos de ter respeito e viver na paz
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Precisamos romper o círculo vicioso em que vivemos, como a figura do cachorro correndo atrás do próprio rabo. Nada de polarizações ideológicas, nada de salvadores da pátria, nada de misturar política com religião; coisas que só servem aos politiqueiros e nada mais. Vamos fazer diferente.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  18. Os brasileiros não têm auto-estima, Luma?! Eu nunca visitei o Brasil mas sinto uma enorme admiração pela vossa pátria, um país continental, lindo e generoso,um povo de sorriso luminoso na cara que parece que não tem nunca problemas, é tudo isso e muito mais me vem à cabeça quando penso no Brasil.
    Não são os políticos, para mim eles não representam nada, muito menos justamente o povo, pelo contrário, são a desgraça do povo ( no geral, com raras excepções, e vocês têm uma das excepções), e também falo dos nossos, dos portugueses, que viram o disco e tocam o mesmo, do pior que há.
    Desejo o maior sucesso para o grande Brasil. Força, Brasil!

    ResponderExcluir
  19. Oi, querida Luma!
    Importante sua reflexão, com a qual nem sempre estou de acordo.
    Eu acho os brasileiros/as, o povo mais feliz do mundo e por algo banal fazem uma festa.
    A vossa simpatia e ternura serão genuínas? Há muitos bandidos por aí e a insegurança é imensa.
    No dia 30 de outubro, veremos que o país não está dividido ao meio, porque Lula, mesmo com seus erros do passado, vai ganhar.
    Beijos e viva o futuro.

    ResponderExcluir
  20. Luma,
    Refletir é
    sempre bom.
    Adorei sua
    publicação e vou refletir
    a cerca da mesma.
    Seu blog é sempre
    oportuno e lindo.
    Bjins
    CatiaholAlc.

    ResponderExcluir
  21. Luma, importante reflexão nos colocou aqui querida!!
    Mas será que repetiremos os erros do passado? Será que continuaremos nesta estigma de não se valorizar devidamente como merecemos? A história está aí para provar, não precisamos ir muito longe, basta revisitar o passado recente e saberemos a resposta!
    Grata pelas palavras de sempre Luma, você é muito sagaz nas suas colocações!!
    Um grande beijo e que tudo corra bem para todos os brasileiros!!

    ResponderExcluir
  22. Conheces aquela história da roupa nova do rei? Pois é, tem gente que se veste assim! Bjs!

    ResponderExcluir
  23. Importante reflexão.

    https://www.biigthais.com/

    Bwijoos ;*

    ResponderExcluir
  24. Uma ótima reflexão, Luma. O brasileiro acredita em salvadores da pátria, seja eles políticos ou religiosos e se esquecem da força e do poder que existe dentro em cada um de nós. Isso sem falar numa autoestima tão baixa que acredita que nada aqui é bom.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde, Luma
    Que o presidente eleito lute pelos princípios, valores e promova o bem da sociedade. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  26. Nem sempre o erro serve de lição, mas apenas para repetir o que erramos anteriormente. Adorei o post. Uma reflexão e tanto!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  27. Eu penso que quem quer, aprende sim com os erros, mas isso só acontece quando os registamos para não voltar a repetir mais do mesmo.
    Eu me orgulho de meus amigos brasileiros que expostos a tanta influência longe da pátria amada, mantêm sua cultura viva, absorvem o que interessa se abrindo ao mundo e muito receptivos à mudança para melhor.
    Quanto à política e aos políticos, os quais votamos para nos representar, temos de cair na real e perceber que os mandatos duram pouco e eles farão o melhor sim, para eles mesmos e para seus comparsas, isto independentemente da sua cor política. Precisamos de gente empreendedora, independentes e criativos que façam a diferença em relação aos partidários e tragam mais valias à governação.
    Kandandos de cá!

    ResponderExcluir
  28. Oi,Luma! Uma reflexão importante e que cada um possa refletir a importância de suas escolhas para o bem comum. Quero aproveitar e agradecer pela visita carinhosa ao meu blog e por se disponibilizar a ouvir o meu primeiro disco. Uma ótima semana! beijos

    www.ludantasmusica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Olá Luma, tudo bem? realmente as coisas não estão fáceis no Brasil, cabe ao povo avaliar se vale a pena continuar com a divisão, ou, passar a enxergar o que é importante para o país. Não seria a ideologia que nos divide e sim a necessidade de reerguer o país o que deveria nos unir, bjs

    ResponderExcluir
  30. Eu não me sinto nada bem Luma! Quando vou ao mercado me sinto pior, quando vou trabalhar então nem se fala. Já somo 16 anos em instituições públicas de ensino como docente e não sei o que digo aos meus alunos sobre perspectivas de futuro em um país que não investe nas Universidades, retira direitos trabalhistas, cria teto de gastos para saúde, tem um presidente que incentiva o armamentismo. Todo dia é uma luta diferente... e esses quatro anos foram terríveis. Acredito sim que o Brasil precisa superar muita coisa, somos o projeto colonizador mais bem sucedido da América Latina e como tal somos um povo que se perde em racismo, homofobia, machismo, xenofobia... doí no osso que me deu a vida e internamente causa-me arrepios. São dias funestos esses que vivemos!

    ResponderExcluir
  31. Amei a reflexão, é um ótimo ponto dado o momento que passamos
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá Luma, espero que esteja tudo bem consigo.
    Um texto muito importante, que nos faz refletir bastante sobre a maneira como encaramos as adversidades.
    Gostei imenso.
    Fique bem, beijinho!

    ResponderExcluir
  33. Refletir é sempre bom e precisamos acabar com essa sindrome de vira latas, precisamos nos respeitar e nos valorizar.
    Parabéns pelo belo post.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  34. Penso que a situação atual do país é difícil e só desejo o melhor para ele. Oxalá a atual divisão, não leve o país para uma revolução militar que leve à repressão como tem acontecido com outros países.
    Abraço e saúde

    ResponderExcluir
  35. mas que boa reflexão.
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. Boa reflexão!

    Bom fds

    ResponderExcluir
  37. Nós também somos negativos em relação ao nosso país. Mas se alguém disser mal, defendemo-nos com unhas e dentes...
    O Brasil é grande, muito grande. E não falo dos milhares de km2 que tem, falo de outras grandezas (cultural, desportiva, etc., etc.). Pena é que não tenha alguém ao leme que saiba o que faz.
    Gostei da sua reflexão.
    Bom fim de semana, amiga Luma.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  38. Excelente reflexão. Desejo o melhor para o povo brasileiro.
    Bom fim de semana
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  39. Vivemos tempos complicados...o essencial é não perder o respeito...
    Interessante a reflexão, obrigada pela visita e pelo comentário...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderExcluir
  40. Boa reflexão, sofremos mas não gostamos que dedos estrangeiros nos sejam apontados.Novas roupas, penso que esperancas conscientes. Fazer a nossa melhor roupa. Bjsss Bom final de semana

    ResponderExcluir
  41. Olá Luma! Não posso dizer muito porque não conheço bem a política ou a história do Brasil. No entanto, eu penso que o Brasil tem muito de que se orgulhar. É um país enorme, lindo e rico em diversidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  42. Vamos acreditar em dias melhores para todos nós!
    Somos um povo de AMOR!
    www.elyanelacerdda.com

    ResponderExcluir
  43. Eu penso que talvez nos falte mesmo alguma motivação, alguma força interior. Porém, quando analisamos a nossa história em detalhes, podemos ver a ingerência de outros países e uma espécie de conluio entre os que se acham mais merecedores. O resultado é o que estamos vendo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  44. Olá Luma!
    Excelente texto de reflexão aqui partilhas. Não sendo brasileiro, mas português, concordo plenamente contigo.
    Parabéns, pelo brilhante texto!
    Agradecido, pela visita e gentil comentário no meu cantinho, que muito gostei.
    Votos de uma excelente semana!
    Beijinhos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde Luma,
    Uma excelente reflexão.
    Que, depois desta eleição, haja paz e harmonia no Brasil, porque o povo bem merece o melhor!
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  46. Todos se queixam que tudo vai mal
    Mas se alheiam de tudo á sua volta
    Mas só se pode sair de um lamaçal
    Quando dentro si começar a revolta!

    Tudo está em nossas mãos! Nunca devemos delegar em ninguém aquilo que é da nossa responsabilidade!

    Beijaflor

    ResponderExcluir
  47. Olá Luma!
    Infelizmente a pobreza de espirito não constrói uma grande nação.
    Tenha uma semana repleta de luz
    Abraços Loiva

    ResponderExcluir
  48. Honra e glória para o Brasil. SEMPRE! 💚💙💛
    Em jeito de pacificação, tenho no A Vivenciar,
    literatura brasileira... Vai gostar...
    Feliz primavera! Tudo pelo melhor. Abraços.
    ~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  49. Brasil é um aprendiz de si mesmo. Sem cuidarmos da educação e um legislativo a olhar para o próprio umbigo a cada legislatura não sairemos de onde estamos, Luma. Só ilusões...
    Beijo,

    ResponderExcluir
  50. Olá, Luma, pois é, temos muito para pensar. E arrumar muito essa 'casa'.
    Enquanto não tivermos governos e Instituições fortes a coisa fica muito difícil.
    O povo não pode ficar largado e desprotegido, porém, tem de haver uma justiça
    que funcione, que dê exemplo. Educação. Caso contrário, vira um caos.
    Sem dúvida, o Brasil é um grande país, seu povo é bravo. Mas se perdeu na política, megulhou na corrupção, nas escolhas equivocadas. E não vai se arrumar a curto prazo.
    Que o Brasil volte a ter seus heróis, que abracem esse país de verdade.
    Uma boa semana, Luma!
    Beijo

    ResponderExcluir
  51. O Brasil é, de facto, um país muito controverso.
    Veja-se o recente caso das eleições.
    Não faltam problemas para resolver. Espero que os possam ultrapassar para o bem de todos.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde! Com certeza muito pouco se andará adiante se não tivermos autoestima nem fraternidade, respeito pelas diferenças e muita vontade de sermos sempre melhores. Abraços!

    ResponderExcluir
  53. Olá!
    Amei a reflexão.Precisamos muito treinar a autoestima porque tudo é treinamento e vontade de estar bem.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  54. Olá, Luma. Esse é um tema que dá pano prá manga, como se fala aqui pelos lados de Curitiba.
    Concordo, e muito, com você. Aprender com os erros até se aprende, mas o problema é, mesmo tendo aprendido algo, retornar ao erro. E muito mais do que o complexo de vira-latas, é a displasia que acomete todo um grupo, e se alastra em forma de ideias e ideais rotos e sem fundamento.
    Muitos parecem não ligar para nada, como se fossem alienados, mas não são. É puro acômodo, deixando que os outros façam (pensem e falem) por eles. O problema é que se isentam de protestar e, o que é pior, de querer algo melhor. E depois quando tudo dá errado, saem espalhando impropérios aos quatro ventos, como se a culpa não fosse deles também.
    Para piorar, tem aquela história. Mesmo diante da maior tragédia, basta chegar o carnaval e tudo se esquece. Neste caso, basta começar a Copa do Mundo! "E assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade". Lulu Santos está cheio de razão.

    Excelente crônica, Luma. Abraços.

    Marcio

    ResponderExcluir
  55. Oi, Luma, passando para saber se já tinhas atualizado teu blog. Fico aguardando.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  56. É sempre um prazer ler-te Una belio crónica

    ResponderExcluir
  57. Bom dia, Luma
    O meu blog continua em modo de “pausa” e penso que assim continuará por mais algum tempo.
    Os meus planos de mudança de casa sofreram algumas alterações que levaram ao atraso da sua realização. Nem sempre as coisas são tão fáceis como inicialmente parecem, e, como tenho a actual casa “de pernas para o ar”, abrigando familiares que tinham as suas próprias casas… o ambiente e consequente disposição para alimentar o blogue não são os ideais.
    Mas não percamos a esperança. Tudo se resolverá a contento, e a normalidade surgirá (não há quem ainda espere pelo regresso de D. Sebastião ?😊)
    Entretanto… irei aparecendo sempre que possível – para mostrar que não vos esqueci, mas principalmente para que não me esqueçam 😉
    Um saudoso abraço e até sempre.

    Bom Fim de Semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  58. Hay que vestirse de respeto, de solidaridad y de comprensión. De esa manera el mundo iría bastante mejor.

    ResponderExcluir
  59. Gostei muito do teu esclarecido texto, que revela que dás grande atenção a tudo quanto se passa no Brasil, um país imenso, com múltiplos e graves problemas para resolver. E todos sabemos, que quanto maior é o país, mais complicado se torna encontrar soluções. Não conheço profundamente todos os problemas que afetam o Brasil, por isso, não tenho fundamentos para emitir uma opinião válida, além de saber que as noticias que vamos lendo, nem sempre são isentas e muitas vezes são, até, propositadamente distorcidas. Mas já poderei dizer, que não é apenas o Brasil que se debate com toda a ordem de problemas, sejam eles de carácter político, económico ou social.
    Olhemos para o mundo. Para a sociedade. Julgo poder afirmar que a Humanidade se encontra num verdadeiro caos. Todos conhecemos os problemas, desde a guerra, a pobreza, as alterações climáticas, a ameaça nuclear... e muito mais que poderia citar, para dizer que há muito tempo seguimos num caminho que nos conduzirá inapelavelmente para o abismo.
    A grande pergunta que hoje se coloca é:
    Será que ainda vamos a tempo de corrigir o caminho ??
    Eu tenho as maiores dúvidas!

    Desculpa a extensão do comentário Luma.
    Agradeçoa tua visita ao Polyedro:
    Um grande abraço e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  60. Boa tarde Luma
    Gostei do que li.
    Reflexivo e assertivo.
    Obrigada pela visita ao meu Maresias.
    Bom fim-de-semana,
    Beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
  61. A internet, caiu no meio do comentário, foi a chuva, desculpe. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  62. El hombre es el único ser que tropieza un sin fin de veces con la misma piedra. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  63. Buena reflexion. El hombre es un ser que tropieza dos o mas veces con la misma piedra. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  64. Buena reflexion. El hombre es un ser que tropieza dos o mas veces con la misma piedra. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  65. passando para desejar um linda e feliz semana bjs saude obrigada pelo carinho

    ResponderExcluir
  66. Boa tarde Luma
    Venho desejar uma boa semana cheia de saúde.
    Beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
  67. Acontece que você está tão interessado em escrever sobre a história do futebol mundial. Boa sorte para o futuro

    ResponderExcluir
  68. Uma boa e oportuna reflexão.
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  69. Olá, Luma!
    Votos de um Feliz Natal com tudo o que mais necessitardes!

    ResponderExcluir
  70. Querida Luma,
    Achei brilhante o seu texto, no Brasil parece que estamos retrocedendo anos luz em preconceitos, hipocrisia, civilidade, honestidade e união. Estamos voltando ao tempo das cavernas com tanta violência e discurso de ódio, espero que um dia possamos conviver em paz mesmo tendo opiniões diferentes e que o amor seja mais forte que as divergências.
    Eu também quero aproveitar para te desejar um Feliz Natal e um ano novo repleto de muita paz e amor!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  71. Gostei da reflexão que você trouxe.
    Desejo um Feliz Natal e um abençoado 2023.

    Aproveito a oportunidade para te convidar a conhecer o projeto de publicação do meu primeiro livro infantil. É um projeto de financiamento coletivo. Segue o link abaixo. Abraço.

    https://www.catarse.me/maressa_e_os_biscoitos_da_alegria_b82b?ref=project_link

    ResponderExcluir
  72. Você conhece alguém que queira seguir o blog de uma garota não muito certinha e não maluquinha de tudo? Se conhece manda pra mim que eu estou precisando. Falta um só para bater minha cota.
    Obrigado pela visita, valeu, mesmo!!!

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor