Introvertidos, pessoas que o silêncio não se faz incomodar.


Os introvertidos são geralmente vistos ora como tímidos e/ou anti-sociais e/ou desajeitados em suas interações diárias. Esta percepção é desafiada quando as pessoas tomam um maior conhecimento na compreensão pelas quais os introvertidos se comportam e evitariam muitos desajustes de convivência se houvesse maior compreensão, principalmente nos encontros de família e festas de final de ano.

O introvertido nem sempre é tímido; ele apenas aprecia os prazeres da vida tranquila. Você encontra por aí, muitos extrovertidos dizendo que são tímidos, principalmente os que lidam com o público. Um exemplo: Bill Gates é introvertido, mas não tímido: Ele é tranquilo, livresco e não se incomoda com o que as outras pessoas pensam dele. Timidez tem mais a ver com desconforto e ansiedade em situações que envolvem interação social. Da mesma forma, uma pessoa extrovertida pode procurar a companhia de outras pessoas, mas se sentir inseguro ou desconfortável em grupos.

O introvertido nem sempre é anti-social; ele muitas vezes gosta de recargar suas energias estando sozinho consigo mesmo, assim como qualquer um pode querer descansar dessa forma. O introvertido não é hostil, ele apenas procura mais significado nas relações interpessoais, devida a sua natureza circunspecta. De certa forma, os introvertidos absorvem com mais exatidão o que acontece ao redor, por serem bons ouvintes, sensíveis às vibrações e possírem melhor sintonia com as necessidades do outro.

Introversão não deve ser confundido com misantropia.

Como qualquer pessoa, o introvertido também quer ser amado e apreciado, mas por sua natureza reservada e não chamar a atenção sobre si, os encontros com o outro tornam-se um pouco mais dificultoso. Por outro lado, o extrovertido pode ser facilmente ludibriado nas relações, principalmente por ter o ego extravagante. O introvertido possui a tendência de antecipar as necessidades do outro e sublimar as próprias necessidades para atender as demandas alheias.
Os estereótipos enquadram pessoas comuns em diversas classificações que analisam apenas a superfície de uma população que compreende cerca de milhões de pessoas que freqüentemente são mal interpretadas. Existe uma revolução silenciosa dos introvertidos em um mundo em que as pessoas não param de falar, lançando uma luz sobre uma cultura com tendências a valorizar qualidades como assertividade e franqueza diante da solidão e contemplação silenciosa.

Viver uma vida tranquila em um mundo barulhento não é para os fracos e requer muita energia, principalmente para enfrentar aqueles que estão o tempo todo preocupados em dizer ao introvertido para "sair de sua concha" e com as falsas suposições feitas por essas pessoas que não conhecem o mundo da introspecção, associando esse aspecto comportamental à depressão ou personalidade negativa.

Existe uma boa chance de que nossas melhores idéias acontecem enquanto estamos mais reflexivos ou introvertidos 'mentalidade' e isso independe se a pessoa é introvertida ou não. A criatividade é que ocorre com mais frequência em um espaço de tempo introvertido. Você pode estar em um ambiente extrovertido mas ter lapsos mentais de introversão.

Então fique quieto e recupere a sua energia para uma segunda chance. O tempo está lá esperando para você se concentrar.

Aprendi e me diverti bastante lendo a página "Introvert Dear" (Querido Introvertido) - site em que também encontrei as fotos de Danny Schäfer. Se você se acha introvertido e/ou altamente sensível, se encontre por lá.

Leitura complementar: Introversão e Extroversão são reflexos da mesma pessoa?

Leve a minha pombinha da paz com você!
Desejo que ela te acompanhe em todos os dias de 2018. Ou melhor; que ela esteja para sempre com você! Que a paz nos faça ter paciência para prosseguir em nossos dias com mais coragem e que os desafios sejam vencidos, um de cada vez, na perfeição que encerra a nossa criação. Que Deus tire dos nossos dias tudo o que for desnecessário e que não seja de sua obra. Que nossos corações se movam pelo amor, deixando de lado qualquer discórdia ou conflito que crie pensamentos opressores.
A paz esteja com você!

32 comentários :

  1. Deve mesmo ser bem interessante a leitura indicada. Os vários tipos estão sempre perto de nós: há os faladores, extrovertidos e os mais quietinhos... Eu sou bicho do mato e se me deixarem quieta, fico assim "na minha"...
    Feliz Natal pra ti! beijos, tuuuuuuuuudo de bom em 2018! chica

    ResponderExcluir
  2. Ha aqueles que se fecham no seu mundo e não permite que nada nem ninguém os faça sair
    Ver novos horizontes e ha daqueles que se permitem ainda na sua timidez deixa ser levado numa passividade que não consegue ser ela mesmo. Bom é poder ser moderado. E poder ser ela mesmo e mostrar aos outros o que de melhor tem dentro de si pra oferecer. Boa reflexão querida. Bjs amo vc e.Deus ainda mais. Feliz Natal com muita paz e saúde tmb em 2018

    ResponderExcluir
  3. Me juntei contigo no interesse sobre o assunto, Luma. Gostei imensamente do teu artigo e cheguei mesmo a colocar nomes de conhecidos(as) meus em muitas das definições.

    Felizes Festas pra vc e toda família.
    Bjo,
    Calu

    ResponderExcluir
  4. Preciso ler cada palavra novamente e a leitura indicada. Não fazia ideia das diferenças entre tímido e introvertido. Gosto de ficar quieta, fico bem feliz em casa, sempre fui considerada tímida e conversar é algo que me incomoda um pouco! rs Por outro lado, não tenho vergonha de falar em público e nas duas vezes que trabalhei em atendimento ao público foi tudo ótimo.

    Lembrei de quando era adolescente a a minha tia dizia que eu tinha que "sair do casulo", mas eu não queria sair.

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida Luma!
    Realmente viver num mundo barulhento tem que requer muita energia mesmo, não é fácil nem para os extrovertidos.
    Eu conheço muita gente que são introvertidos, acho eles
    solitários e de mau humor. Cada um tem seu jeito, eu gosto das
    diferenças.

    Feliz Natal e um 2018 repleto de bençãos junto a sua família!
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  6. Oi, Luma, como vai?
    Interessante texto.. sou introvertida a princípio, após período de observação me solto mais, mas permaneço mais "na minha", como disse a Chica, rsrsrs!
    Ainda ontem assisti em um webnário a indicação da introspecção nesse período de passagem de ano como meio de analisar as experiências e potencializar os aprendizados para começar bem o próximo ano.
    Desejo boas festas, que 2018 traga surpresas maravilhosas! Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  7. Que artigo maravilhoso Luma, você sempre nos traz questões muito importantes acerca do comportamento humano!! Muito obrigada!!

    A introspecção muitas vezes não é compreendida pela maioria das pessoas.. Principalmente em um mundo em que tantos querem falar, mas pouquíssimos se dispõem a ouvir... O melhor é ficar atento e observar....Assim compreendemos o que o outro nos quer passar!!

    Querida Luma, fiquei muito feliz com o seu retorno à blogosfera neste ano de 2017! Afinal seus textos me fizeram falta! Aqui se reflete e se pensa no futuro, na busca de um mundo mais humano. Gratidão por tudo!!

    Feliz Natal e um ano de 2018 maravilhoso!
    Beijos com carinho!! :)))

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Luma
    Muito interessante o seu texto. Porque na vida e na convivência de modo geral vamos lidar com pessoas extrovertidos e introvertido. É não podemos julgar. Afinal cada qual tem seu modo de ser. O seu texto me fez lembrar de três anjinhos. Dois brincalhão e extrovertido e um tímido e até introvertido. Na nele. É todos comentam e a minha resposta é que felizes são quem procura conhecê-lo. É um anjinho lindo que eu amo demais. Não é por ele ter esse jeitinho que faz eu ama-lo menos. Pelo contrário eu o amo mais. Mas muitas pessoas gostam mas de pessoas extrovertidas. Eu respeito às diferencias. Estou levando a minha pobinha da paz. Obrigada. Todos nós precisamos de paz para vivermos melhor. Um lindo Natal estendido a toda sua família. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  9. Boas festas para você e familiares 😘🎄🎁🎍

    ResponderExcluir
  10. Agradeço sua explicação e afirmação, quanto ao número limite de comentários num blogue. Desconhecia, completamente, todavia após os 200 ou 200 e muito poucos, aparece por baixo do post a frase: "carregar mais", o que para mim, não é a mesma coisa, que ver todos os comentários feitos seguidinhos. Isso é como nos blogs onde se escrevem quatro linhas, e depois aparece o "Read more" ou "Leia mais". Em minha opinião, há uma desmotivação natural, porque o que está perante nossos olhos, o que vemos, é o que nos preenche, mal ou bem, o que até nos influencia. O escondidinho leva à tal desmotivação, à tal preguiça de clicar no Read more. Eu prefiro o modo (Design) antigo, mas cada pessoa age como muito bem entende e faz do seu espaço aquilo que pretender.
    Se houver mais imprecisões no meu blogue, quero que você "esteja de olho em mim". Eu, tal como você, também sou bastante observadora, mas não sei tudo, portanto, todos os dias estou aprendendo.

    ResponderExcluir
  11. Boas Festas e Excelente Ano Novo.

    ResponderExcluir
  12. Curiosa está tua postagem dd hoje . Confundem os introvertidos com os tristes ... Já me entristeci por esse motivo . Hoje sou como sou e ponto ! E estou de acordo com toda a tua narrativa
    Um feliz Natal querida Luma
    Que ele seja , cheio de calor e alegria !

    ResponderExcluir
  13. Luma, postagem muito interessante. Fui um introvertido tímido que não abria a boca. Felizmente tive coragem suficiente para pedir a Nina em namoro. Mas, apesar de tudo, sempre gostei de "aparecer". Na minha posição atual, faço discursos de improviso perante prefeitos, deputados, autoridades, bons públicos, sempre de improviso e tenho plena consciência de que me saio bem e agrado, coisa que seria impensável no passado. No entanto, continuo tímido e introvertido. Não sei o que aconteceu. Talvez eu seja um caso de estudos para psicólogos, modéstia à parte.
    Abração, boas festas para você e seus familiares.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Luma.
    Acho que sou meio introvertido e tímido na maioria das vezes.
    Mas há situações que precisamos nos expor e deixar nossa timidez de lado e com isso vamos aprendendo a se sentir confortável nessas situações.
    Muita gente confunde as coisas mesmo e acha que a pessoa tem problemas de relacionamento com os outros, tem depressão entre outras coisas.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  15. Acabei formando a minha concha com as circunstancias que a vida deu. E uso bastante energia para alguns momentos de "convivência extremamente pública"... e inconscientemente fui desenhando a minha vida para ter um dia-a-dia com uma cota bem considerável de instrospecção, quase isolamento.

    Os blogs hoje são mais ferramentas de marketing digital do que espaços de "personificação escrita"... nós que fazemos isso desde o começo dos anos 2000 assistimos e participamos destas transições, vendo boa parte dos blogueiros se reencontrar nas mídias sociais que surgiram. Quem ainda está nessa cabe em várias gavetas, como você bem escreveu :)... boas festas, e que 2018 seja excelente pra ti! Beijos =)

    ResponderExcluir
  16. Olá Luma
    Ótima postagem, desejo um feliz Ano Novo cheio das ricas bênçãos de Deus,bjs.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Luma. Também sempre me digo tímido, mas parece que sou mesmo é introvertido. Falar em público é sempre difícil para mim, mas meus filhos até me acusam de falar muito, tudo explicadinho, o que para eles, que sabem tudo, é perda de tempo. A tendência é frases curtas, micro-blogs, etc. Conversar, dialogar, é mais que isso. E eu sou mais de ouvir. Mas posso conversar muito se me sinto à vontade com pessoas que gosto ou estão dispostas a ouvir. Feliz Ano Novo. Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Excelente leitura Luma, como sempre teus textos me absorvem a atenção, são muito bons, vim te agradecer a visita e te desejar um maravilhoso novo ano com muita alegria, fé e amor, bjos linda Luconi

    ResponderExcluir
  19. Já fui tímida e hoje sou introvertida. Odeio compromissos sociais onde as pessoas se suportam e trocam sorrisinhos falsos. Estando em família e com amigos queridos me satisfaço. Essa é minha vida social. Não gosto de ser forçada a ficar em um ambiente com pessoas desconhecidas. Devo ser o último grau de introversão, mas os amigos sempre dizem que sou desinibida. Dois pesos, duas medidas - tudo depende com quem estou.
    Passei para te desejar um feliz ano novo. Você merece ser muit feliz!

    ResponderExcluir
  20. Oi Luma, boa passagem de ano.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Passando para lhe desejar um feliz ano novo. De 1 de Janeiro a 31 de Dezembro, que sejam 365 dias de saúde alegria paz e amor.
    Abraço

    ResponderExcluir
  22. Agradeço as suas mensagens e visitas ao longo do ano que passou.
    Votos de um 2018 cheio de saúde e alegria!
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi Luma,
    Eu já fui muito introvertida quando era criança. Me escondia no quarto quando recebia visitas em casas. Hoje não sou mais assim e muitas vezes a melhor forma de quebrar o gelo quando não conhecemos as pessoas, basta sorrir. Abre portas e quando a gente menos espera já está puxando papo.
    Feliz 2018!
    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY

    ResponderExcluir
  24. Só o sorriso pode atravessar essa bruma...

    Feliz 2018, minha Luminha!

    ResponderExcluir
  25. Oi Luma! Eu me considerava tímida, tinha dificuldade em relacionar-me com as pessoas, aos poucos fui aprendendo a me expor, a enfrentar as inseguranças. Penso que o mundo atual e real nos leva, ao contrário do virtual, a ficarmos mais introspectivos e pouco sociais, é bem mais tranquilo e seguro.
    Feliz 2018 com alegrias e saúde! Abraço!

    ResponderExcluir
  26. Luma amiga, venho deixar um cestinho de votos
    de bom Ano Novo, com raminhos de paz, amor, amizade e muita alegria ao longo do ano,
    feliz 2018 para ti, para os teus queridos familiares e amigos,
    Angela

    ResponderExcluir
  27. Gostei da dica das leituras, Em Jung encontramos bem explanada esta tipologia da personalidade humana que acaba sendo mal entendida. Que a paz reine entre nós/2018

    ResponderExcluir
  28. Boa dica, eu sou extrovertida.
    Desculpe a ausencia ando devagar quase parando.
    Feliz 2018
    Ótimo final de semana,com muita alegria.
    Obrigada pela visita, volte sempre!
    Beijos coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
  29. Oi, Luma
    Feliz 2018
    Feliz domingo
    Beijos,
    Araan.

    ResponderExcluir

Tenha identidade, não seja anônimo na web. Crie sua identidade virtual.

...bisbilhotaram em quietude, sem solidão

PlagSpotter - duplicate content checker tool
Licença Creative Commonsget click

Algumas coisas não têm preço


finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008
Verificar conteúdo duplicado

Me leve com você...

Leia o luz no seu celular

Copyright  © 2014 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor