A Árvore dos desejos

Nos últimos dias, a internet está um porre com muita gente preocupada com a vida sexual do outro. Não posso ter compaixão por gente (homem ou mulher) que não se compadece de envolver terceiros (família) e que age friamente apenas para satisfação pessoal. 

Devemos tomar muito cuidado com o que desejamos, não somente no plano sexual e colocar um freio no que pode trazer para a nossa vida coisas que possam repercutir negativamente para sempre. 

As pessoas tendem a apenas sentir culpa depois da desgraça feita, só se corrige depois de cometer repetidamente os mesmos erros e só se entende depois que percebe que o que sente, não é o mesmo que a outra pessoa sente, que não pode controlar o outro ou o que o outro pensa sobre elas.

Diante disso, trouxe uma parábola hindu para ajudar a "repensar atitudes":

“Uma vez um homem estava viajando e, acidentalmente, entrou no paraíso”. No conceito indiano de paraíso existem árvores-dos-desejos. Você simplesmente senta debaixo dela, manifesta seu desejo e imediatamente ele é realizado – não há intervalo entre o desejo e sua realização.

O homem estava cansado, e pegou no sono sob a árvore-dos-desejos. Quando despertou estava com muita fome, então disse: “Estou com tanta fome, desejaria poder conseguir alguma comida de algum lugar”. Imediatamente apareceu comida vinda do nada – simplesmente uma deliciosa comida flutuando no ar.

Ele estava tão faminto que não prestou atenção de onde a comida viera – quando se está com fome, não se é filósofo. Começou a comer imediatamente, a comida era muito deliciosa. Depois, a fome tendo desaparecido, olhou à sua volta. Agora estava satisfeito.

Outro pensamento surgiu em sua mente: “Se ao menos pudesse conseguir algo para beber…”. E como não há proibições no paraíso, imediatamente apareceu um excelente vinho. Bebendo o vinho relaxadamente na brisa fresca do paraíso, sob a sombra da árvore, começou a pensar: “O que está acontecendo? O que está havendo? Estou sonhando ou existem espíritos ao redor que estão fazendo truques comigo?”

E ele começou a tremer e um pensamento surgiu em sua mente: “Agora vou ser assassinado, com certeza….” E ele então foi prontamente assassinado.

Para reflexão: temos que vigiar permanentemente nossos pensamentos e consequente atitudes, porque eles/elas podem nos proporcionar o prazer ou a perdição.

Seu “paraíso” só depende de VOCÊ.

Assine para receber os textos do "Luz de Luma" em seu e-mail ou acompanhe pelo Facebook

54 comentários :

  1. Grande ensinamento, Luma. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Luma, estou a leste dessa polémica, não sei o que se passou, mas, de facto, às vezes pensamos que queremos uma coisa, precipitamo-nos e depois arrependemo-nos :)
    Beijinhos, boa quarta!

    ResponderExcluir
  3. Devemos ter cuidado, antes de qualquer coisa Pensar bem para não trazer maiores consequências.
    Beijos Luma, boa quarta-feira

    ResponderExcluir
  4. Belíssimo texto e reflexão muito importante , com um final de bela lição para a vida! bjs,chica

    ResponderExcluir
  5. Profundamente certo! Amei, Luma! Somos responsáveis pelo nosso paraíso, mesmo! Como no primeiro momento do Advento, a parusia: vigiai! Abração!

    ResponderExcluir
  6. Realmente precisamos atenção aos nossos pensamentos.
    Fazemos o nosso paraíso ser bom ou ruim, com certeza.
    Beijos.

    Ah a postagem da Raquel não entrou. O Mosaico já tinha acabado.

    ResponderExcluir
  7. Oi Luma, gostei do tema. Sabe, a grande dificuldade para nós mulheres é assumir os próprios desejos. A maioria prefere ficar no lugar de vítima ao invés de assumir a responsabilidade por suas escolhas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Bom dia querida!
    Belo texto, gostei da reflexão, vigiar sempre os nossos pensamentos.
    Sábias palavras!

    Beijos, fica com as bençãos de Deus ♥

    ResponderExcluir
  9. Oi Luma
    Adorei a parábola que sempre leva a objetivar as realidades. Nossos pensamentos, muitas vezes, nos traem, é preciso vigiar.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Luma,
    Perfeito!
    Nossos pensamentos podem nos levar do paraíso ao inferno em instantes. Se soubéssemos o poder que nossa tem cuidaríamos para que só o bem passasse por ele...Vigiar...vigiar e estar sempre atento, nossa lampada precisa estar sempre acessa...para não cairmos nas armadilhas de nossa mente.
    Beijos com carinho
    Marilene

    ResponderExcluir
  11. Tenho comentado no twitter sobre o assunto da semana e é bem estranho como as pessoas confiam nas aparências e sem ter intimidade fazem sexo virtual. Isso virou uma praga. Eu nao me coloco no lugar dessas mulheres, porque não fico no privado conversando com homens, apesar de casada. Pelo que entendi, os homens ficam pescando na net mulheres que estao a fim e as casadas são as mais disponíveis. As feministas casadas se mostram de uma forma bastante incoerente com os esclarecimentos que possuem sobre o próprio comportamento masculino e querem ser tratadas como as princesas. Os homens que lá comentam, para não perderem as fodas virtuais, também não demonstram para as princesas que eles também são portadores de desejos primitivos; aqueles que motivam a procurar uma safada na internet. O que essas casadas queriam com o professor? Que ele as assumisse? Decerto se cansava de tanto assédio vindo as mulheres deslumbradas com a sua posição intelectual e para espantá-las mostrava o pau.
    Ele tinha um pensamento e elas outros? A conversa de ambos os lados não foram sinceras e apesar de acuadas pela foto, ainda conversavam com o professor. Não conheço o tal, mas eu imagino que o que motiva as pessoas a estarem sexualmente juntas é pelo desejo comum de sacanear uma terceira pessoa. O professor queria amansar cornos e as mulheres queriam que seus maridos fossem cornos. Pensaram nas pessoas que não estavam presentes na hora da safadeza?
    As mulheres deveriam pensar bem antes de iniciarem conversas com pessoas do outro sexo, achando que elas querem apenas amizade. Tô morrendo de dó.

    ResponderExcluir
  12. Gostei! A força do pensamento transformando a vida.
    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  13. É aquela coisa do "cuidado com o que você deseja"... hehe! Até pq aquilo que a gente deseja pro outro - às vezes - volta pra gente! #SóAcho... hehe!
    E ca-la-ro que ajudo com a árvore de natal... é só chamar... haha! Bjocas, queridona!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Luma!
    Gandhi costumava dizer: "Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras.
    Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras tornam-se suas atitudes.
    Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes tornam-se seus hábitos.
    Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos tornam-se seus valores. Mantenha seus valores positivos, porque seus valores... Tornam-se seu destino"
    Big beijos.

    ResponderExcluir
  15. Nossos pensamentos tem um enorme poder e podem atrair coisas negativas ou positivas.
    Excelente e reflexivo texto, Luma

    O meu poodle Pepi também amava comer frutas.
    Bananas eram as sua favoritas...rs
    Obrigada pela participação na Frase Fofura.
    Um beijão de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  16. Oi Luminha,
    as palavras assim como o pensamento tem um poder incrivel.
    meu irmão sempre falou que ia morrer igual ao meu pai e morreu mesmo.
    Devemos sempre falar e mentalizar coisas boas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. è cuidado com o que pensa..por ora só pensamentos bons!


    Bjss LUminha

    ResponderExcluir
  18. Gosto muito dessas formas de reflexão, ficamos muito mais atentos quem elas entram pelos olhos e fixam em nossa mente. Ai sabemos que fica para sempre gravada.
    Muito legal mesmo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  19. Oi, Luma.
    Agora que eu já sei o fim da história, será que dá para a amiga me dizer o endereço desse tal paraíso/ Enquanto isso eu vou arrumando as malas (risos).
    Beijo grande, dona moça.

    ResponderExcluir
  20. Não sabia que a bola da vez agora é essa, mas gostei mesmo foi deste paraíso indiano e suas consequências. Uma incômoda reflexão...
    Beijo!

    ResponderExcluir
  21. Somos responsáveis pelo nosso sucesso ou não!
    nada acontece por acaso, acredito que traçamos nosso caminho na vida, não tenho dúvida!
    Gostei do texto reflexivo,amiga!
    Bravo!!!!
    bjus e boa semana,querida!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  22. Uma conhecida costumava dizer que era melhor se arrepender do que não fez do que o que fez, mas eu sempre acho que é melhor pensar no que poder causar arrependimentos para evitar lastimas... definitivamente esse provérbio de consolo, que ela usava, não é a melhor saída para a consciência. Parabéns pela reflexão, Luma. bjs

    ResponderExcluir
  23. Anônimo21:37

    Oi Luma! A mente também precisa ser faxinada frequentemente. Beijo! Renata

    ResponderExcluir
  24. Mas como dominar os pensamentos?
    Como evitar a sensação de que iria ser "assassinado" ?
    Complicado isto,hem,rsss. Haja serenidade budista.
    Bj

    ResponderExcluir
  25. Oi Luma, não tô sabendo dessa, pra mim é novidade, aliás não ando muito ligada nos acontecimentos gerais, ando focada numa luz para levantar meu espírito e corpo.
    O fato é que as pessoas se prendem a bobeiras pela rede, quando tanta coisa importante pode ser veiculada para ajudar outros, como é o caso dos índios e do desmatamento.
    um abraço carioca

    ResponderExcluir
  26. É uma grande verdade, o imenso poder das palavras e dos pensamentos sobre todas as decisões a que se é confrontado. O bom senso deve e tem de prevalecer. Há que saber distinguir entre o desejo de um subconsciente, que é descontrolado, à concretização do mesmo em plena consciência, e no transporte para a realidade. Não ao egoísmo! O que pode oferecer satisfação própria a uma única criatura pode ser de enorme desgosto para varias criaturas que rodeiam o egoista. Não saber controlar a emoção é para fracos e é uma manifesta falta de inteligência. Suponhamos que cada um de nós é uma peça de um puzzle... Quando é que o puzzle fica completo havendo pelo menos uma peça egocentrica ou egoista? Acertou... No dia de são nunca! Be happy :)

    ResponderExcluir
  27. Oi Luma! Nem precisa estar debaixo da árvore dos desejos... a gente tem que cuidar muito com o que pensa e fala! Pensamentos e palavras se concretizam! BJks Tetê

    ResponderExcluir
  28. Como sempre...mais um post que fazes sobre os comportamentos dos seres humanos e não conhecia essa "parábola hindu". Juntaste o útil ao agradável e uma vez mais saio daqui engrandecida interiormente e subscrevo tudo o que dizes.

    Beijos do lado de cá do oceano onde está um frio de lascar!

    ResponderExcluir
  29. muito boa! é por aí mesmo! bjs

    ResponderExcluir
  30. Olá querida amiga Luma,
    Gostei do texto.
    Super beijos da Tatá!!!!

    ResponderExcluir
  31. Que perdição! Mulheres casadas se expondo na rede? Se possuem cornos ao invés de maridos, eles estão adorando. Na minha terra, os homens são mais machos e se sentiriam ultrajados. Bem, mas as feministas pensam diferente. Elas não querem mascus. Mesmo que isso tudo aconteceu na íntegra como elas falam, não deveriam se expor tanto, com bem escreveu Luminha.Tinham que pensar na família. Certamente não possuem filhos. Quanta falta de maturidade emocioanal. Será que não pensaram nas consequências dos atos?
    O texto que publicou serve para a reflexão e pensar antes de tomar qualquer atitude, é mesmo importante para toda a vida. Não conheço nenhum dos envolvidos, mas se ter um processo, conheceremos todos. Viu que a notícia saiu no jornal o globo?

    ResponderExcluir
  32. Os pensamentos são uma armadilha mesmo , acho que hoje
    em dia estamos vendo explicitamente os atos que estão poluindo
    o mundo com atos desprovidos de respeito que com certeza
    nascem do mente destes.

    beijinhos


    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Oi, Luminha,

    Não estou sabendo desse bafafá na Internet não, girl, rsrs. Mas uma coisa eu sei, a gente tem mesmo que tomar muito cuidado com os próprios desejos, nisso concordo 100% com o Oscar Wilde:
    "Há duas tragédias na vida: uma a de não satisfazermos os nossos desejos, a outra a de os satisfazermos.". Quem tem juízo pondera muito bem nos próprios desejos, pois os desdobramentos de muitos deles podem ser terríveis, rsrs.

    Um beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  34. Uma postagem que faz refletir...
    Há desejos e desejos. Há sonho e realidade.
    Talvez deva imperar o bom senso. Isto no que concerne a tomadas de decisão que envolvam terceiros.
    Bjuzz, Luma :)

    ResponderExcluir
  35. Adorei a parábola.
    Muito bom.

    ResponderExcluir
  36. Quero ir para o paraíso hindo. Vou ser Vaisnava...

    ResponderExcluir
  37. Quero ser hindu :-)
    E quero morrer...

    ResponderExcluir
  38. Oi Luma...
    Vigiar sempre a mente, renová-la... E cuidar dos nossos próprios passos...

    Jesus, a Árvore da Vida!
    Beijos e Bom Fim de Semana........................

    ResponderExcluir
  39. Luma,
    Excelente texto para uma bela reflexao!
    Vamos desejar sentimentos bons! O ser humano esta carente disso!
    Ah! Depois posta uma foto do seu pao de queijo, rsrsrsrsrs
    Bjs e uma dia de paz!

    ResponderExcluir
  40. Sensacional nunca tinha lido esse texto, é vdd nosso paraíso depende de nós.

    Os seguidores do Café entre amigos elegeram os melhores blogs de 2014, parabéns o seu está entre os vencedores. Convido com muito carinho para vi conferir o post e receber o selo especialmente criado para os eleitos.
    http://www.cafeentreamigos.com/2014/12/seguidores-do-cafe-entre-amigos-elegem.html

    ResponderExcluir
  41. Muito bom Luma. Realmente muito especial :)

    ResponderExcluir
  42. Luma, confesso que nada sei a respeito do assunto. Pelo que entendi, lendo os comentários, trata-se de comportamento inadequado que atinge terceiros. Creio que nossos pensamentos nos pertencem e desde que não transformados em palavras, nenhum mal deles se originará. São as condutas que produzem resultados. E cautela, em tudo na vida, é fundamental. Bjs.

    ResponderExcluir
  43. Ótimo para pensar!

    Parabéns pelo Troféu Xícara de Ouro!
    joturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderExcluir
  44. Um beijo minha querida! A procura do meu paraíso. Abraços Raquel

    ResponderExcluir
  45. Oi Luma! Ei, estava com saudade de ler teus posts e das outras amigas também! Quando li teu texto lembrei imediatamente de uma frase: " Somos o que pensamos" e se mudarmos nosso modo de pensar com certeza mudaremos nossa vida. É simples assim. Dificil é controlar os maus pensamentos que insistem em povoar nossa mente...Boas festas!

    ResponderExcluir
  46. Essa sua reflexão é mais do que pertinente, Luma. Gostei mt. E a internet tá um porre há mt tempo. É mta gente fazendo questão de encher o saco do outro. bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  47. Lumaaa!

    Voltando, então, para a blogosfera!

    Olha, eu vi sobre o caso e fiquei com medo do linchamento virtual. O perigo da exposição hoje é que estamos cada vez mais expostos a críticas na Internet. Dá-me a impressão de que não dá mais para ser como a gente é. Temos que nos encaixar em algum padrão.

    Também não entendo porque se fala tanto sobre a vida sexual ( do outro )

    Linda reflexão. Cuidar nossos desejos. Somos aquilo que pensamos e desejamos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  48. Querida Luma
    Haja força de espírito, e é isso mesmo o que acontece!
    Gostei imenso que tocasse neste assunto,pois ando a ler um livro que diz isso mesmo, por outras palavras.
    Segundo Richard Carlson, «a nossa maneira de pensar é que está na origem de tudo».Ele conta a história de um «atleta profissional, que decepciona os seus companheiros de equipa, ao cometer um erro grave durante o último campeonato em que participa, antes de se retirar.
    Durante anos, já retirado do desporto, continua a pensar, com frequência, no seu erro. Quando lhe perguntam:«Por que é que estás tão deprimido?», responde:«que idiota fui, quando cometi aquele erro! Como queres que me sinta de outra maneira?» Este homem não se vê a si mesmo como o criador dos seus próprios pensamentos, nem se apercebe que eles são a causa do seu sofrimento.»
    Estamos no Advento, que é véspera de festa.Diz-se cá em Portugal que não há festa sem véspera e que os preparativos são o melhor de tudo.Então vamos vivendo dia após dia,pensando sempre positivamente.
    Tudo acabará bem.
    Feliz domingo.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir
  49. Olá, Luma,bom dia,
    Como vai? Prazer em conhecê la...
    Parabéns pelo Xícara de Ouro.
    Já dizia Descartes , filósofo - "a essência do homem é pensar". "Sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida, que afirma, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente. Logo quem pensa é consciente de sua existência, "penso, logo existo." Portanto, somos o que pensamos, tudo que pensamos ou desejamos para si e /ou para os outros de uma forma ou de outra acaba acontecendo.Temos de constantemente vigiar nossos pensamentos,combater os pensamentos ruins com bons, sob pena de virarmos algozes de nós mesmos, até pelo mau hábito.
    Estou em/de férias, mas vim agradecer pelo carinho da visita e desejar Boas Festas e Feliz 2015 para ti e familiares,t+,belos dias,beijos!

    ResponderExcluir
  50. Você está certíssima Luma, nosso pensamentos são exteriorizados em nossas atitudes, e ao modo como enxergamos o mundo. Todo o cuidado é pouco com eles!
    bjsssss e boas festas!

    ResponderExcluir
  51. Aquele momento em que o "todo mundo" não é todo mundo assim, mas apenas o todo mundo do nosso mundo [e assim como a maioria do pessoal que comentou neste post, passei batido por este caso. Obrigado, vida offline!]... não havia ficado sabendo do caso,e fui pesquisar sobre. E fico com a parábola que nos trouxe pois é um resumo perfeito diante do que li :)... bjo!

    ResponderExcluir
  52. Não sei nada sobre esse bafafá, Luma. Não tenho FB, então fico perdida sobre muitas coisas até que meus filhos me atualizem... rs.
    Mas adorei a fábula. Só não queria ir parar nesse paraíso, pois meus pensamentos deslizam de um lado para o outro o tempo todo. Preciso MUITO aprender a sossegar minha mente. Mas como não sou de agir sem antes pensar muito, espero nunca prejudicar ninguém com alguma atitude minha.
    Abraço!

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor