Banho de caneca

Luz de Luma, Yes party!
Você acha que o "Banho de Caneca" é coisa do passado?
Luz de Luma, Yes party!
Diante das últimas notícias sobre o clima - Secas e/ou enchentes - E a mais recente notícia "Conta de Luz sobe até 16,46%"... Daqui para frente, reserve sua caneca, coloque o balde para encher na chuva e faça uma fogueira para aquecer a água do banho... Sem energia ainda dá para viver (invista em energia solar), mas e sem água?

Água e esgoto tratados é um direito de todos. Somos um país desenvolvido? Para muitos brasileiros, o mundo ainda cabe dentro de um alguidar de água e gira em torno dele.

O progresso é implacável e depende de nós sermos exigentes com nós mesmos e nossos governantes - Não espere que os administradores públicos lhes deem tudo - Não falaremos dos nossos altos impostos e das nossas escolhas na hora de votar.

Passar sabonete no corpo debaixo do chuveiro e ver a água escorrendo pelo ralo é um luxo para muitos brasileiros. Dar descarga na sanita, muito mais ainda!

É difícil acreditar que um simples vaso sanitário continue sendo um luxo para quatro bilhões de pessoas. Mais difícil ainda é aceitar que cinco mil crianças morram por doenças relacionadas com a falta de saneamento por ano. No Brasil 13 milhões de pessoas ainda são obrigadas a fazer suas necessidades à céu aberto, fazendo parte de uma vergonhosa estatística.

"Dados do Joint Monitoring Program (JMP), coordenado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Unicef, indicam que o Brasil está em nono lugar no "ranking da vergonha". O relatório mostra o número de pessoas no mundo que não contam com um item básico em suas casas: Banheiro. No Brasil, são cerca de 13 milhões de pessoas ou 7% do total. De acordo com o IBGE apenas 38% dos que têm rede de esgoto recebe algum tipo de tratamento" (fonte)
Luz de Luma, Yes party!
"Muitas vezes não conseguimos lidar com a confusão do mundo que nos cerca. Mas, se criamos em nossa volta algum microcosmo de ordem e arrumação, fica mais fácil lidar construtivamente com um pedaço maior do mundo"

Sugestão de leitura:
Luz de Luma, Yes party!
Eu sei que não é certo, mas por garantia, ferva a água do chá.
Luz de Luma, Yes party!
Conheci o trabalho de Esther Horchner faz algum tempo no Pinterest, depois passei a ver o serviço em revistas e blogues, mas nenhum deles indicava onde comprar. As peças são produzidas pela Pols Potten e a venda é restrita por país. Descobri a loja Dutch que faz entrega no mundo todo.

Melhor resignar-se com estilo.


Venha participar da 8ª Edição do BookCrossing Blogueiro e da 2ª Edição do BookCrossing Blogueiro Kids!

Visite a página do evento no facebook e siga para saber das novidasdes.

Não esqueça de levar um banner para o seu blogue para ajudar na divulgação!

É a blogosfera incentivando a leitura!

Assine para receber os textos desse blogue em seu e-mail ou acompanhar pelo Facebook

47 comentários :

  1. Não conhecia esse trabalho. É a primeira vez que o vejo. Sensacional!
    Essas estatísticas doem menos que presenciar, ainda que em noticiários, o sofrimento de quem não conta com saneamento básico onde vive.
    Quanto à água, há um enorme desperdício, tanto por parte da população quanto por parte dos órgãos responsáveis, que não sanam, de pronto, os inúmeros vazamentos que vemos por aí. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante! Muita gente desconhece e é triste ver o Brasil nessa condição. Infelizmente, saneamento não rende votos.
    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Tão básico, tão trágico!
    :(

    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Adorei as canequinhas...
    É trágico, pra dizer o mínimo, saber que nos dias de hoje ainda temos que lidar com esses dados. Custa economizar água?!
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Um país de contrastes. Um país de riquezas. Um país de desperdícios.
    Vou dar uma olhada nos links que vc sugeriu aqui... obrigada!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Luma, esses dias pensando em reformas/construção, pensei nesta questão da energia solar e coleta da água da chuva, por períodos longos temos os dois em nossa região, fiquei pensando nos custos, são altíssimos, mas que diluído ao longo dos anos se paga. É um investimento de longo prazo... Isto é muito pouco discutido ou falado no pais. Vou ler os artigos...
    Tenha um dia luz...
    Bjõessssssssss

    ResponderExcluir
  7. Pena chegarmos a ver tais coisas na realidade brasileira e mundial. Lindo trabalho! E poupar água, respeitar o seu uso adequado é preciso! bjs,chica

    ResponderExcluir
  8. Anônimo06:23

    Sou uma ignorante quando se tratam de 'números do Brasil' - o que é uma vergonha para uma Matemática. Fiquei triste-assustada com essas estatísticas. E eu que pensava que por ser básico estaria basicamente em todo lugar =/

    ResponderExcluir
  9. Luma a água que me chega hoje "da rua" tem exatamente a cor deste chá. O que era coisa de se ver no sertão nordestino, já bate às nossas portas aqui na região metropolitana de São Paulo. Mas, é infelizmente pelo caminho difícil que a gente aprende a dar valor, não deveria ser assim...

    Já tomei banho de caneca! Pena que não era tão estilosa como estas!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Maravilhoso post Luma.Eu não conhecia essas canecas,que aliás são lindas!
    E quanto a água será que pode haver uma solução?...Duvido um pouco pois acho que todo esse IMENSO problema está sendo negligenciado já tem um bom tempo,como nordestina eu sei muito bem o quanto falta a água faz...
    Tenhas um ótimo fim de semana!!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Oi Luma,
    A falta de vergonha na cara de alguns do setor político no Brasil é de arrepiar. E, por extensão, a falta de entendimento de grande parte da população sobre o desperdício dos recursos hídricos.
    Outro dia vi uma reportagem dando conta que os investimentos em energia solar é ainda tão caro que só teria retorno em 10 anos. Mas sendo um recurso limpo, como a energia eólica, vale o empenho!
    Uma amiga da minha mãe mora numa casa, e no fundo do quintal ela capta água da chuva num tonel (barril) enorme. Nem a água da máquina de lavar roupas ela desperdiça. Diz que é ótima para limpar o quintal, pois tem dois cães.
    Gostei de ler na postagem as palavras "alguidar" (palavra da minha infância de filha de baiana) e "sanita", tão comuns por aqui. Já ia esquecendo que lia um texto escrito num blog brasileiro.
    Lindo fim de semana.
    Bj.

    ResponderExcluir
  12. Luma
    Dá vontade de copiar os comentarios e colocar no face.
    Eu ja tomei banho d e caneca na fazenda de meu avô. Mas hoje aqui em casa é um verdadeiro desperdicio de água e nao adianta pedir pras ajudantes.
    E como estamos na fase de precisar por causa da mamae. Nao tem jeito!
    E falar falar e ver o dia que elas resolverem escutar.
    Quanto as musicas.
    Eu tinha 8 anos em 1967.Na fase dos festivais;
    Mas ficaram gravadas na minha cabeça;
    Moravamos no Rio d e Janeiro!
    Talvez seja por isso!
    Um grande abraço e muito muito obrigada por passar lá.
    Vou colocar mais outras musicas.
    Mas nao dei conta de colocar o video.
    Como sou desastrada!
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  13. Luma, de criança eu e meus irmãos tomávamos banho de caneca e era uma farra só, rsrs
    Falando sério, a questão da água é muito mais séria e grave do que nos informam. Infelizmente o povo brasileiro (e nessa eu me incluo) não foi educado para economizar. Com aquele velho jargão de que vivemos num país rico, farto e com muitos recursos naturais, ficamos mal acostumados e agora para mudar os velhos e arraigados hábitos vai levar muito tempo. Ou seremos obrigados pela total falta de recursos a buscar saídas para nossa miséria. Excelente post como sempre.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Luma:
    Fiquei impressionada com as estatísticas.
    Infelizmente o Brasil figura em muitos dados negativos nas pesquisas mundiais.
    Além da falta de saneamento básico, o que falta é a consciência ecológica.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  15. Já tomei muito banho de caneca, e até de bacia, em água que outro irmão tinha usado. isso em plena BH, capital. Água era racionada, chegava às torneiras duas vezes ao dia, e haja tambores vazios, baldes, vasilhas de cozinha, bacias, para armazenar a água! Casa sempre com muitas crianças, o banho era a hora dos cuidados, com rapidez, pra água não esfriar demais para o outro. Retrocesso, agora? Muito duro. Ainda mais para mim, que sempre fui econômica e deu o devido valor à água. Preocupante.
    As xícaras são lindas mesmo.
    Beijo, Luma.

    ResponderExcluir
  16. Adorei as canecas ....beijo Lisette

    ResponderExcluir
  17. Querida Luma
    Temos tantas comodidades e nem nos apercebemos delas!
    Parabéns pelo assunto focado.
    Se não lesse as estatísticas, até me custava a acreditar! E pensar que já estamos no século XXI!
    As chávenas são lindas!
    Beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir
  18. Anônimo11:45

    Luma, aqui ao lado, bem perto de nós, vemos as notícias de que a água não chega para muitos. Preciso me lembrar disso mais cuidadosamente, na hora de usar a água em casa, muito mais do que já me preocupo.
    Lindas canecas!
    beijo, menina

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde,
    Na verdade já não é admiração os aumentos da agua e o resto, afinal os objetivos dos oportunistas que dizem governar o povo, é unicamente fazer dos mais ricos ainda mais ricos, tornar a classe media em pobres e os pobres em desgraçados.
    As chávenas são muito especiais, são lindíssimas.
    Dia feliz
    ag

    http://momentosagomes-ag.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  20. Adorei as canecas, que achei de uma originalidade maravilhosa. E a verdade do texto, é ainda daquelas coisas que chocam. As comodidades que hoje tenho, nem sempre fizeram parte da minha vida, também eu tomei muito banho de "caneca". Talvez seja essa a razão, que me faz tentar tornar os filhos conscientes para os problemas do mundo. Que nem todos podem tomar um banho por dia, ou que há crianças a fazer 6 klm para conseguir um balde de água, ou que muitos morrem de sede, enquanto outros esbanjam aquilo que poderia salvar-lhes a vida. Pensar que vivemos em pleno século XXI, que já se foi à Lua e se pensa em viajar para Marte, enquanto os problemas na terra permanecem por resolver...

    Grata pela visita, que me conduziu a este lugar, que gostei muito de visitar.
    Meu abraço!

    ResponderExcluir
  21. Oi Luma querida
    Que delícia te ver lá no blog! ♥
    E as contas sempre aumentando. Dados assustadores!!!
    Olha querida eu amei essas canecas (xícaras) fofas... vou dar uma olhada por lá.
    Um grande bjo

    ResponderExcluir
  22. Anônimo13:13

    Oi Luma é triste tudo o que esta acontecendo ,só Deus mesmo para nos livrar,porque o Brasil é isso que vemos e ouvimos,importante é cada um fazer a sua parte.
    Adorei as canetas um charme ,já tomei muito banho de caneta também.
    Agradeço por seguir o blog .
    estou seguindo aqui.
    Deixo meu carinho e paz.
    http://reginaladydapaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oieee Luma, ótimo alerta, sabe depois que vim morar fora, e voltei pro Brasil , pude ver como o sistema de esgoto é precário e antigo, uma verdadeira bomba relógio, as cidades crescem desenfreadamente e os governantes não cuidam do que é prioridade como o sistema de esgoto e dos reservatórios de água, já a água nos States é um verdadeiro tesouro, pra você ter idéia minha cidade tem 20 mil habitantes mas temos nosso próprio reservatório de água e nossa própria companhia elétrica que vem do mesmo lugar, eu acho o máximo! Fico pensando os brasileiros gostam tanto de copiar os Estados Unidos, deveriam copiar as coisas úteis ;) , beijinhos Luma , amei o post e as xícaras :D

    ResponderExcluir
  24. Oi Luma,pena o desperdício,acho que vai piorar se cada um não fazer sua parte,
    as canecas são lindas.
    um grande abraço.

    ResponderExcluir
  25. Luma,

    Muito legal a criatividade das canecas. Seu texto está ótimo, é uma pena que o governo não tenha foco em soluções básicas e baratas para os brasileiros. Fico imaginando quantas coisas maravilhosas o dinheiro desviado pela corrupção pode fazer.

    É sempre bom receber o seu comentário em meu blog, mesmo quando não concorda comigo.

    Abraços

    Teorias do Leão da Montanha
    Curta: Teorias do Leão da Montanha

    ResponderExcluir
  26. Adorei as xícaras! E quanto ao banho de caneca, voltaremos aos anos 60 quando a água era racionada e ficávamos na fila com baldes (cada um só podia encher 2 baldes e valia cada um da família na fila) e tinha que fazer render... aqui ainda tenho chance de ter um poço... Deus dá a água de graça e o homem joga cloro e cobra uma fortuna por ela! Bjks e bom final de semana! Tetê

    ResponderExcluir
  27. Oi querida que xícara linda, muito bom.
    Um banho de corpo e alma pra você.

    Abraços

    ResponderExcluir
  28. Amei as xícaras bem criativas.
    Abomino quem desperdiça água da vontade de nem sei o que viu rsrsrs...
    Se não tivermos consciência não sei onde vamos parar.

    ResponderExcluir
  29. Perfeito. Aliás, a presidente disse que a conta de luz ia diminuir ano passado. Tô até agora esperando. Mas desperdício é um absurdo e mta gente pouco se importa, infelizmente.

    Mas eu adorei essas xícaras. Mt criativas! bjs

    ResponderExcluir
  30. Amiga,
    Gostei de ler
    O seu país é muito grande e embora tenha imensos amigos brasileiros existem coisas que desconheço.
    Aqui no meu país já vivemos bem, agora é a miséria total
    Votos de bom fim de semana

    ResponderExcluir
  31. Luma vc sabe o que é 10 dias sem água?!?! O racionamento aqui em Nova Descoberta está assim! Hoje o "Bom dia" da minha mãe foi "Cuidado com a água!", parece brincadeira, mas foi isso mesmo que aconteceu... E nós ainda podemos nos considerar favorecidos porque chega água aqui suficiente para encher os reservatórios porque há lugares nos quais a conta chega e a água não... Os serviços básicos no Brasil são de inflamar o coração e o pior é que ainda há quem pense que "é assim mesmo" pobre nasce para sofrer.... Putz, tem que respirar fundo viu!!!!

    ResponderExcluir
  32. É uma pena saber que isso é realidade. Achei o trabalho lindo, não conhecia. beijinhos

    ResponderExcluir
  33. Luma, é mesmo uma estatística vergonhosa! É lamentável, mas sempre há algo ao nosso alcance que podemos fazer para que amenize o problema... Cada um é responsável!
    Interessantes as xícaras, estilosas!
    Um abraço... Bom Sábado...

    ResponderExcluir
  34. Boa noite
    O jeito é economizar ,não tem jeito , nem nós nem governantes te poder sobre
    a natureza que está sobrecarregada de poluição e falta de respeito, escovar os dentes com torneira fechada , banho de 10 minutos, lavar o carro com balde não mata ninguém então ela (natureza) vai continuar nos fornecendo este ouro transparente incolor e inodoro pra sempre , temos que nos concientisar.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Boa noite amiga Luma!!!
    E a cada dia a situação está ficando mais complicada.
    Conheço, familiares que até hoje não possuem banheiro em casa. Quando fui visitá-los pela primeira vez, tive de tomar banho no rio e usar o "banheiro" por aí, como disse a tia do meu esposo. Um susto, mas consegui ver uma realidade que não sabia que existia. Costumo dizer que lá é o início do mundo, sem nenhum conforto do qual estamos acostumados. E assim, vamos vivendo...parabéns por mais um post que nos faz refletir...
    Tenha um domingo mega abençoado!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  36. Li o post mais todos os comentários... creio que está chegada a hora da ação...de palavras as bocas estão cheias..
    As xícaras são um luxo...amei
    Um beijo doce para você Luma

    ResponderExcluir
  37. Oi Luma,
    As estatísticas são assustadoras,
    e creio que se a apuração do (JMP) e (OMS), fossem mais rigorosas, o Brasil não estaria em 9º lugar, mas sim em 2º ou 3º... Em muitas cidades brasileiras, as pessoas nem sabem o que é saneamento básico.
    (Ah, eu acho graça essas canecas!).
    Bjs.

    ResponderExcluir
  38. Luma,diante de tanta modernidade tecnológica infelizmente ainda temos um nivel terrivel no saneamento! Gritante até! Um alerta necessário em mais um texto excelente e as xícaras são um assunto á parte....lindas de viver! bjs,

    ResponderExcluir
  39. Ei Luma,vc falou uma verdade que é pura realidade, quando vemos a vida que muitas pessoas têm por aí é que a gente se sente privilegiado.Graças a Deus que tenho um banheiro e água corrente em casa! Amei as canecas,quanta criatividade!Bjos!

    ResponderExcluir
  40. Oi Luma
    E agente precisa lembrar disso a todo momento porque é mais precioso líquido e sem ele impossível viver .Triste é admitir que as estatísticas preocupa e depende de cada um pessoalmente e as escolas deveriam trabalhar muito a respeito com os pequenos.
    Obrigada pelas boas mensagens _ vamos ficar mais atenta e também a oitava edição do BookCrossing, ok?
    beijos

    ResponderExcluir
  41. "microcosmos de ordem e arrumação" é ótimo e vale para tudo na vida, incluindo o ensaio que vc propôs no post mais atual...

    ResponderExcluir
  42. Sou uma acérrima alma ecológica :)
    Água, nunca desperdicei mas, a partir de um ano em que houve muita seca, ainda me tornei mais exigente. Nem imagina como (re)aproveito toda a água. Todos deviam saber que é um recurso que pode acabar...

    ResponderExcluir
  43. Amei as canecas...

    Confesso ter vergonha dessa situação que passamos no Brasil.
    Moro em Porto de Galinhas, um dos destinos mais visitados em todo o país, e aqui ainda não tem esgoto e muitas casas tem água de poço.. Eu acho um absurdo.. Mas os políticos que deviam estar se preocupando com isso, devem estar por aí torrando o nosso dinheiro para fins particulares...
    Um horror...

    beiJUs
    http://feiffercereja.blogspot.com.br/2013/09/ricardo-coiro-pelo-fim-das-luzes.html

    ResponderExcluir
  44. Oi Luma,
    Gente é uma vergonha ver que esse país ainda tem dados como esse.É incrível como os que deveriam ser representantes do povo são pessoas que usufruem de tudo,do bom e do melhor e que tantas pessoas tenham que viver na precariedade.
    E fica a dúvida:pra quê mesmo servem os governantes num país como o nosso?!
    Porque eu sinceramente não sei.
    abraço

    ResponderExcluir
  45. boa noite! por acaso vc teria o texto "banheiros e desenvolvimento" no seu computador? eu lembro q eu o tinha, mas perdi. queria lê-lo novamente mas n consigo encontrá-lo. nem na página da Veja eu o encontro mais. :(
    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poderia me passar seu email?

      Excluir
    2. Consegui achar na web e atualizei o link no post.

      Excluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor