Pense duas vezes antes de ir para o céu

Luz de Luma, Yes party!
Lembro-me de manusear um livro belíssimo, cheio de fotografias cósmicas de Carl Sagan e ouvir histórias sobre do que ele tratava. O meu primo ficava toda noite observando o céu por uma luneta que eu não podia chegar perto. Uma vez ele me mostrou o solo da lua. Foi fascinante e nas noites seguintes daquelas férias de verão, enquanto ele ficava na luneta, eu ficava deitada no sofá olhando para aquele imenso céu através do janelão colonial da fazenda. Cada vez que ele achava a localização de uma estrela, me contava enquanto fazia anotações e eu realizava um mapa em minha cabeça.

Daquela casa nada era perto e dificilmente saíamos andando para longe, mas era por pegadas que o meu primo explicava, para uma menina de 5 anos, a distância que as estrelas ficavam da terra e entre si. 

Quando ouço ou leio alguma coisa sobre Carl Sagan, lembro-me daquele tempo em que sonhava durante a noite ser uma astronauta. Sonho esse que a minha tia, logo pela manhã me tirava: "Astronauta muitas vezes faz xixi na roupa, sabia? Eles quando não querem usar fraldas, precisam usar um saquinho, abrir correndo aquela roupa cheia de fios (correr sem gravidade é difícil) e depositar ali o xixi. Uma vez um astronauta, fez cocô e ele saiu flutuando. Teve que gritar para a tripulação: “Me dê um guardanapo, rápido. Tem um cocô flutuando pelo ar”. Sem falar no banho de chuveiro que não existe... Quer ficar um ano sem tomar banho?". Essas histórias sempre renderam bons risos. 

No dia 10 de Março, foi estreia global da nova versão da série "Cosmos", no canal FOX e pelo National Geographic. Serão 13 episódios. Para quem não sabe, antes de se tornar livro, essa série originalmente comandada por Carl Sagan no final dos anos 80, explicava os mistérios do universo e até hoje é uma das produções mais incríveis feitas para a TV. Dessa vez, quem apresenta a série é o astrofísico Neil deGrasse Tyson.

O primeiro episódio começou com o dedilhar da guitarra de Blind Willie Johnson e com Neil deGrasse Tyson viajando até a sonda Voyager 1 que está no limite do nosso sistema solar - As sondas Voyager I e II, lançadas em 1977, carregam objetos de esperança para daqui a mil milhões de anos: fotografias e sons de vários povos da terra, na possibilidade de serem encontradas por outros habitantes do cosmos - Muitas curiosidades encerram a narrativa, uma viagem também no tempo passado, quando a Igreja mandava executar quem tinha suas próprias opiniões sobre o universo. 

Em tempo: Interessante entrevista realizada com Frei Claudio Van Balen por Fernando Gabeira - Acusado de heresia, tem agitado a Igreja com suas ideias libertárias. Uma delas é tirar das aulas de catecismo a imagem de Adão e Eva, contando a realidade sobre a evolução das espécies e do próprio universo. Na entrevista ele explica como as histórias antigas não cabem aos dias de hoje. A frase: "Um gesto vale mais que mil palavras" é de sua autoria. Quem mora em Belo Horizonte pode assistir sua missa dominical na Igreja Nossa Senhora do Carmo às 11 hs. da manhã. Aviso: Quem estiver preso às ideias arcaicas, não vá pois sairá contrariado. Tem um grupo de católicos marrentos que fizeram uma petição para destituir o Frei. Ele está incomodando...

Desvendar os mistérios do cosmos é também desvendar a origem da vida e os limites do universo e por isso, a nova temporada da série é para nos colocar a par das últimas descobertas sobre a nossa vizinhança e nos afastar do medo e superstição que reapareceram na atualidade para assombrar a humanidade.

Ciência e Deus caminham sem atritos. A ciência e a Igreja como instituição é que se rusgam, pois ao contrário do que querem que pensemos, descobrir sobre a nossa existência, nos aproximará muito mais do nosso criador. Cosmos, do grego, significa "ordem universal" - o oposto do caos, a ligação de todas as coisas. 

Venha participar da 8ª Edição do BookCrossing Blogueiro
e 2ª Edição do BookCrossing Blogueiro Kids!
Visite a página do evento no facebook e siga para saber das novidasdes.
Não esqueça de levar um banner para o seu blogue para ajudar na divulgação!
É a blogosfera incentivando a leitura!

Assine para receber os textos desse blogue em seu e-mail ou acompanhar pelo Facebook

59 comentários :

  1. Essa sua lembrança de astronauta quando criança também tive, pensava como era ficar dentro de uma nave por tanto tempo, mas achava legal ficar flutuando lá dentro. Só nunca pensei nestas coisas de necessidades fisiológicas. hehe
    Legal esta série, se puder vou acompanhar também.
    E a última frase é ótima, mas completaria diferente: A ciência é uma vela no escuro num mundo assombrado pelos dogmas das religiões.
    um beijo carioca e ótimo domingo.


    ResponderExcluir
  2. Nunca tive outra oportunidade de visualizar o espaço celeste que não seja o olho nu.
    Mas também nunca imaginei que a ciência, o conhecimento nos afastará de Deus.
    Sei que a Bíblia diz que foi por comer da arvore do conhecimento que Adão e Eva foram expulsos do paraíso. Mas a Bíblia é um livro que não se pode ler ao pé da letra. Naquela altura a mente humana estava menos desenvolvida do que a de uma criança. A bíblia foi escrita para para ser entendida por esse povo. Pelo menos é assim que eu penso e entendo o que lá leio.
    Um abraço e bom Domingo.

    ResponderExcluir
  3. Quando grávida da minha primeira filha, foi a descida do homem na lua.Aquilo foi fascinante,. Mas nunca consegui me imaginar presa dentro de uma cápsula daquelas, por mais linda que a visão fora pudesse ser...Prefiro ver o ceú da janela... beijos,lindo domingo! chica

    ResponderExcluir
  4. Luma, adora os documentários de Carl Sagan, nem preciso ser astronauta p/ me perder no céu rsrsrs, sonhava voando até acordada, é bom demais!
    Já ouvi sobre o Frei Claudio, admiro muito a sua coragem! "Mexer" com mitos sagrados é uma encrenca das boas!

    Tenha um domingo maravilhoso!

    Bjossssssss

    ResponderExcluir
  5. Hoje me senti em casa aqui entre seu texto Luma... estou acompanhando a série Cosmos, e já vi vários vídeos da série antiga existentes no YouTube... Vivo com a cabeça entre as estrelas... ainda ontem, dia21/03/2014 coloquei como capa no meu perfil do FB uma foto do cosmos com uma frase de Carl Sagan..."billions and billions of stars" • Carl Sagan ...
    Nunca pretendi ser astronauta no entanto uma vez que viajo sempre ao vivo e a cores pelo espaço...kkkkkk
    E, para encerrar assisti a entrevista mencionada ao Frei Claudio Van Balen por Fernando Gabeira...e gostei!
    Então vamos ao BookCrossing Blogueiro...e...sejamos felizes...
    Beijos alegres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção:Nunca pretendi ser astronauta uma vez que viajo sempre ao vivo e a cores pelo espaço....

      Excluir
  6. O «mundo» não se dá muito bem com quem incomoda. Já Jesus Cristo foi parar à cruz devido aos ideais libertários. Tolerar, o querer aprender, o saber conviver, com quem não pensa igual a mim, não deveria de ser já uma forma de estar entranhada no SER de cada um de nós?! Retiremos as palas que nos oculta de enxergar melhor o horizonte, e está mais que na hora de seguir em frente. Sejam FElizes =) Ninguém é igual a ninguém, ninguém é dono de ninguém ;)

    ResponderExcluir
  7. Oi Luma bom dia
    Voltei com Ariel, e levaria voce sim , comigo sim na viagem, com certeza aprendera muitas coisas a mais!
    Estava lendo seu deliroso texto e marido me chama ! Feirinha
    Mas chove!! É um esconde esconde de chuvinha
    Nao sei se vou, volto a ler seu texto. Adoraria ver essa serie, mesmo nao pensando em ser astronauta, mas ja namorei as estrelas e minha preferida era a Betelgeuse.
    (Voltou a chover,oba vou continuar blogando, rs)
    Sobre frei Cláudio, será uma luta sobre novos conceitos. Mas porque nao?
    Lembro,do meu meu catecismo e minha surpresa ao descobrir sobre Adão e Eva. Para mim, so existia meu pai e minha mae nomuniverso, rsrs
    Bjo boa semana Zizi

    ResponderExcluir
  8. Corrigindo,
    Aprenderia
    E delicioso texto
    ( corretor de texto do iPad inverte palavras)
    Bjo Zizi

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Luma
    Admiro muito Carl sagan pela série Cosmos por meio dessa série ele conseguiu desmitificar o que então era informação cientifica inacessível.Bem sobre Frei Claúdio, ele defende as posições contrárias da igreja,não importanto quem aceite ou não. Admiro sua coragem.

    Ótimo domingo de outono e maravilhosa semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Não sabia que estava passando. Vou ter que comprar algo para gravar, pois não dá tempo de olhar.

    Quando pequena eu adorava quando ele passava na TV e amo/adoro sou apaixonada pelas coisas do Universo.

    Tudo sobre o Universo dá em mim algo como um Koan. Sempre, sempre olho para o céu e as viagens pelo Universo, fazia internamente por dentro de mim enquanto pegava no sono. "O mesmo que é fora de nós, é dentro".

    Muitos beijos, Luminha!

    ResponderExcluir
  11. Essa sua história me fez lembrar da minha avó. Ela queria que eu fosse médica. Provavelmente cardiologista, mas eu queria ser veterinária, aí ela dizia "veterinária? Pelo amor de Deus menina vc quer meter a mão na bunda de cachorro? Seja médica e quem fará isso por você é a enfermeira!". Sobre o céu, bem qdo eu era peqeuna queria ver uma estrela cadente, mas nunca vi um. O máximo que vi de fenômenos espaciais foi a lua chegando perto da terra.

    ResponderExcluir
  12. Luma,que incrível! Acabei de ver o reprise do segundo episódio da série Cosmos!Perdi quinta passada porque estava no trabalho.E aí abro seu blog e de que se trata o post?Desta série incrível!Está imperdível!É um mergulho no mundo da ciência,pra atualizar o nosso conhecimento!Um beijo!

    ResponderExcluir
  13. Querida Luma
    Esse recordar da infância, numa fazenda longe de tudo, é bem romântico!
    Imagino a noite cheia de sons peculiares e alguém querendo chegar ...bem mais longe!!!
    O Cosmos e as dúvidas que suscita! Felizmente há cadeias de televisão que vão desvendando alguns mistérios!
    Parabéns pela sua postagem
    Beijinhos
    Beatriz

    ResponderExcluir
  14. O Universo é fascinante, à luz da razão.
    Na verdade, Luma, é um assunto que me envolve pouco, apesar das maravilhas relatadas. Não acredito em Adão e Eva, nem num "monte" de coisas e acho fascinante as experiências, os experimentos, as "viagens" que os homens fazem, querendo ser Deus...
    Já participei de missas celebradas pelo Frei, ele me é muito simpático. A maioria dos fiéis está do lado dele. A petição é de uma minoria. Recentemente (janeiro 2014) ele sentiu o quanto é amado pela comunidade. Eu sou fã de quem aceita Deus e a ciência. São complementares.
    Beijo e boa semana.

    ResponderExcluir
  15. Oi Luma:)

    Sua infância foi fantástica! O céu e o universo sempre me fascinou e adoro ver programas sobre o mesmo. Acho que dava para ser astronauta para explorar o universo:)
    Tenho pena de não passar essa série por aqui - adorava ver:)

    Boa semana!
    Beijinhos
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Luma,uma postagem de sonho! Lembro que eu tinha um livro com imagens do Universo e de todos os planetas. Li tanto que gastou...rss...Engraçado essa coisa de criança querer ser astronauta. Minha filha quando pequena dizia que queria ser astronauta e mãe...rss...Adorei te ler e penso que a ciencia só confirma mais a existencia de Deus,não vejo conflito tb. bjs,

    ResponderExcluir
  17. Anônimo16:10

    Oi Luma
    Que bom uma série televisiva te trouxe lindas recordações da infância. Nunca quis ser astronauta mas viajar pelo cosmos vendo as estrelas... uma experiência única
    Beijos e uma linda semana

    ResponderExcluir
  18. Histórias do Universo, do céu, da Lua, das estrelas sempre me fascinaram, mas me dão muito medo. Acho que medo do desconhecido, da imensidão que é tudo isso e somos praticamente um grão minúsculo perdido nele.
    Também sou católica e fico feliz em saber que as ideias arcaicas de alguns padres estão se atualizando. Muitos já estão se tornando filósofos da vida, usando a batina. É um progresso por ser um sistema totalmente arcaico, inabalável e inatingível. Se Jesus caminhou entre os pobres por que então os padres etc não se permitem aproximar do povo, daquele sedento por uma esperança? Bom que isso mude.

    Beijos, Luma

    ResponderExcluir
  19. A tua tia sabe como acabar com o sonho de uma criança, hein? rss

    Um frei acusado pela igreja de heresia entrevistado pelo Gabeira deve ter dado o que falar, né?

    Ciência e Deus caminham sem atritos, os atritos são gerados pelos homens que fazem a ciência e os que acham que são representante de Deus.

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Anônimo21:12

    Assistir também ao CS na juventude. E, sobre esta sonda que está pra lá do Sol, PH me perguntou como é, e quanto tempo, as mensagens saem de lá, e chegam aqui, e se, não tem como ter esta rede wi-fi disponível aqui para nossa casa que consegue enviar dados de tão longe e faz tanto tempo.

    ResponderExcluir
  21. Eu adoro estes programas, apesar de Sagan sempre me tirar a ideia dos meus ets. Porém, ele tem embasamento para falar e eu , quando assistia, era apenas uma menina. Vou procurar na tv , quero assistir.
    Sobre a nova educação, gostaria de conhecer este Frei. Sempre tenho problemas com alunos nas aulas de Biologia, Criacionismo x Evolucionismo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Adorei "Deus e Ciência caminham sem atritos"...pow, Deus tá nem aí pra tanta coisa e o povo enchendo o saco, affff...
    Boa semana, lindona!

    ResponderExcluir
  23. Oi, Luminha,

    Este assunto renderia tanta conversa, rsrs. Eu não pude ver a estreia do Cosmos, como queria, e agora vou esperar o término da série para vê-la inteira, quando ela estiver disponível. Eu sempre tive grande fascínio pelo universo e seus elementos, portanto, dou a maior força às pesquisas e explorações do mesmo. Mas é interessante a gente observar que o universo é muitíssimo hostil à presença humana, quero dizer, sem adaptações, coisas como a criação de gravidade artificial e outros recursos, fica difícil para humanidade até transitar, pelo espaço, como já vimos, pois a ausência de gravidade e outros fatores são altamente danosos à constituição e saúde humana. Este é um grande desafio para a humanidade enfrentar, rsrs.

    Um beijo e ótima semana

    ResponderExcluir
  24. Luminha, não sei se o Deus criador do universo quer que saiamos da terra. Estou me baseando no comentário da Marly quando ela diz do universo ser hostil à presença humana. Quem sabe o criador queira que conheçamos mais o nosso interior antes de partirmos em uma jornada sem fim para o além.
    A Igreja e o Estado querem controle sobre o comportamento humano. Nunca seremos livres se obedecermos à eles. Devemos cultivar o amor, se queremos a liberdade.
    Vi na postagem anterior que está respondendo as perguntas dos seus leitores. Vou aproveitar a oportunidade e o assunto em pauta para pedir que nos explique sobre o canibalismo galáctico. Será possível?

    ResponderExcluir
  25. O assunto cósmico me chama a atenção, mas sei pouquíssimo.
    Concordo em tudo o que disse, pois a história arcaica "daquele tempo", já não se encaixa ao tempo vivido hoje.
    Boa semana, Luma linda!

    ResponderExcluir
  26. Carl Sagan... lembro-me dele. E, confesso, a sua sinopse já me deu vontade de conhecer a série! :) Belo post, Luma; boa semana.

    ResponderExcluir
  27. Quanta coisa se falava de astronautas kkkk, comecei a ver a seria estou amando.
    Amo olhar o céu e ainda desejo ter um telescópio.

    ResponderExcluir
  28. A do cocô me fez rir muito...Adoro olhar para o céu daqui mesmo.
    Sou a favor de tirarem a imagem de Adão e Eva.
    Meu marido é fascinado por filmes e séries.

    boa semana pra ti
    eu me recuperando de uma pneumonia.
    bjsss


    ResponderExcluir
  29. Oi Luma,
    Lembro com muita saudade da série apresentada pelo Sagan q eu assistia lá pelo horário do almoço de sábado (ou domingo?) na Globo. Depois me parece que foi reprisada pela TV Cultura de S.Paulo. Adorava ver o universo no brilho dos olhos do Carl Sagan, seu entusiasmo e paixão. Democratizou o conhecimento de uma matéria tão complexa. Vi as chamadas antes da estreia no NatGeo. Creio que por recear talvez não ver alguém com o mesmo jeito fácil de nos mostrar o universo, perdi alguns episódios. Mas já vi hoje quais os dias em que será exibido e vou gravar.
    Sobre as matérias orgânicas flutuando em gravidade zero dentro de uma estação espacial, vi uma entrevista há tempos com o astronauta Marcos Pontes onde ele pacientemente e com clareza explicava sobre isto. Foi divertido!
    Quando vc mencionou à respeito do Frei Claudio (meus aplausos a ele!), lembrei de uma conversa que tive, na época em que ainda morava no Brasil, com uma colega neopentecostal. Conversávamos sobre a Bíblia e ela me perguntava se eu acreditava se o mundo havia sido construido em 7 dias. Eu disse que sim, porém que os dias e as noites na era da formação da Terra levava um tempo muito diferente do que hoje é medido. Acho que ela deveria assistir a Cosmos.
    Lindo início de semana por ai.
    Bjk.

    ResponderExcluir
  30. Luma,

    Danada.... vc me fez sentir MUITA saudades de meu pai!
    Ele me fazia ler, ouvir, conversar, comentar, olhar o ceu estrelado todas as noites! Adorava Carl Sagan, e me deixou de herança 3 livros, hoje estão na estante de minha irmã.

    Carl Sagan nos fez viajar e conhecer um pouco mais do pouco que se sabe sobre o Cosmos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Ficou como ideia pros primeiros dias de férias assistir esta atualização! 90% das minhas "imaginações profissionais" estavam envolvidas com o esporte, especialmente com futebol... os 10% restantes foram preenchidos quando escolhi como completar / ocupar os dias dela. O simples fato de ter algo acima de nós é "inspiração" suficiente para não duvidar de nada, e especialmente, de que tudo que ainda não foi explicado, se você não encontrar o conforto luminoso e "próximo" da fé, terá no rastro de luz constante e peregrina da ciencia.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Oi Luma. Adorável este texto que une reminiscência com ciência. Quanto ao BookCrossing Blogueiro, estou dentro.

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde amiga Luma!!!
    E o céu sempre me encanta...não é atoa que tenho uma filha com o nome de estrela...rsrsrs (Tainá)
    Tenha uma semana repleta de bençãos!!!
    Bjokas....da Bia!!!

    ResponderExcluir
  34. Oi Luma
    Viajar pelo espaço é uma das imaginações mais lúdicas principalmente quando lemos os livros e ouvimos histórias infantis,
    E nem imaginávamos que o Homem conseguiria tal façanha _ mas aconteceu uma vez a Lua e milhares de vezes pelo ar_ o avião é uma viagem de pássaros gigantes. Já me satisfaz rsrs
    Um belo texto Luma ,
    deixo abraços

    ResponderExcluir
  35. Olá amiga, vim desejar-lhe uma excelente semana.
    Beijos Marie.

    ResponderExcluir
  36. Extremamente interessante... fiquei interessada no seriado da tv...
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Luma, olá!

    Sempre me fascinei pelo Universo, aliás, penso que veio no meu 'pacote' para este mundo. Desde criança. Como Ciência e como religião. Como religião, desde cedo duvidando de dogmas. E Carl Sagan foi tipo o Pop de uma época. Como se ele trouxesse aos simples mortais, aos 'gentios' rs , aos sem acesso à ciência tornou claras as explicações no nível do povo. Compreensíveis. E como um homem lindo, despertava mais suspiros. E era visto. Ponto para ele, seu saber e no caso , sua beleza pelo menos chamavam atenção. Era abrir um belo livro ilustrado com capa e conteúdo belo, oculto pelos livros sem graça das escolas. Amiga, acho que olho as estrelas desde pequena, a olho nu, mas era meu prazer. Meu paciente pai teve que me aturar pois eu queria saber onde terminava o mundo. Como nunca as respostas eram a verdade, pois como ele mesmo dizia, não havia a verdade neste caso, naquele meu tempo de menina. Adorei tudo que li, sempre gosto muito.
    Mas o que mais me encanta é o que vc recheia com suas vivências desde menina. As suas histórias, melhor, como foi construída a sua lenda pessoal. Digna mais de que um Blog, de um livro.
    Imaginei aqui( eu, piscianamente, viajo no tempo e espaço) a Luma de 5 anos e a luneta( um luxo) ao teu lado. Ao seu alcance. Divino. Cada vez mais compreendo a Luma e admiro, é vero!
    Gosto de historias. De ouvi-las. Acrescentam conhecimentos e me fazem bem à alma. tenho livro de Carl Sagan, comprei-o há anos. Fiz aos 23 anos dois concursos que a prova era de Cultura geral, e o que li sobre os mais variados assuntos, nossa, foi muito bom. Era ainda solteira, sem filhos, dava tempo! Passei nos dois concursos. Valeu!
    Tenho um artigo( já o publiquei no meu blogue) de Fritjof Capra sobre Ciência e Misticismo ( livro Caminhos Além do Ego - Uma Visão Transpessoal ) onde, entre outras pérolas ele diz: " " A Ciência não precisa do misticismo, e o misticismo não precisa da ciência, mas os seres humanos precisam de ambos. A experiência mística é necessária à compreensão da natureza mais profunda das coisas, e a ciência é essencial à vida moderna.Por isso, o que precisamos não é uma síntese, mas uma interação dinâmica entre a intuição mística a a análise científica."
    " O físico atual vê o mundo através de uma extrema especialização da mente racional; o místico, através de uma extrema especialização da mente intuitiva. As duas abordagens são inteiramente diferentes. E envolvem bem mais que uma certa visão de mundo físico.
    contudo, elas são "complementares", com dizemos na física. Uma não é abarcável pela outra nem pode ser reduzida à outra, mas ambas, são necessárias, suplementando-se para uma compreensão mais completa do mundo."
    Desculpe pelo testamento, querida, eu me empolguei rsrs
    Beijos Luz de Luma, que ela sempre brilhe!!!!!

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde,
    O homem sempre teve ambição de viajar pelo espaço, pouco a pouco tem conquistado o mesmo, o universo com a sua beleza e mistério fascina, fascina-me.
    Abraço
    ag

    ResponderExcluir
  39. Oi Luma,
    O céu ainda é um mistério, ninguém foi à lua e nenhum outro planeta, nos forjam a acreditar nessas tolices.Não existe material para uma nave que aguente a pressão atmosférica lá em cima.
    Tudo ainda é estudado daqui da Terra.
    Obrigada pelo carinho
    Beijos
    Mundo dos Inocentes

    ResponderExcluir
  40. Nunca mais pensarei...
    "- Quando terminei de fabricar as asas, saquei forças do meu inaudito orgulho. Acerquei-me da beira do terraço, abri os meus braços e como tantas vezes tinha ensaiado, saltei olhando a nuvem mais esponjosa da tarde.
    Bastou-me um esvoaçar para saber que até o céu me tinha voltado as costas; refugiando-me na mesma fotografia da terceira gaveta do armário do meu quarto onde se escondem, para sempre, o meu cachecol vermelho, a minha garota (donzela) perfeita, a minha cidade preferida e a minha vida inteira.
    Nunca chegarei ao céu."
    Cumprimentos e uma boa semana.

    ResponderExcluir
  41. Esta série deve ser super interessante mesmo.
    Qdo criança, meu tio ficava horas e horas admirando o céu, com uma mini luneta e um binóculo, que eram simples. Tentava me explicar sobre as estrelas.
    Seu post me trouxe ótimas recordações, isso sim! Obrigada.
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  42. Luma:
    O céu estrelado, sempre me fascinou.
    Mas nunca tive interesse em viajar pelo espaço, rsrsrs.
    Quanto ao seu comentário sobre o widget de seguidores do google, esse negócio tá estranho.
    Já percebi que você apareceu de novo como seguidora no meu blog.
    Particularmente, eu prefiro o widget de seguidores do google ao invés do G+.
    Gostaria de ver esse "problema" resolvido logo, pois isso está causando muito transtorno.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  43. Muitas vezes só necessitamos de uma palavra de conforto, de ânimo,
    de alguém que dedique um pouco do seu tempo para nós.
    E são nessas muitas vezes que encontramos nossos amigos virtuais!
    Hoje venho te abraçar pelo dia do amigo virtual.
    Você é benção na minha vida.
    Quero estar em sintonia contigo
    por muitos anos .
    Como muito carinho deixei um mimo na postagem,
    simples mais de todo coração.
    beijos te agradeço pela nossa amizade.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  44. Interessante mas não iria em uma nave....
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  45. Legal, Luma, o seu post...
    O céu é um lugar maravilhoso! Como é lindo contemplá-lo!! O Criador tudo fez com perfeição!!!

    Obrigada pelo carinho quando estava em férias no Japão... Foi um passeio lindíssimo! Agora, já em casa... Retomando aos poucos à rotina...
    Beijos

    ResponderExcluir
  46. Anônimo20:22

    Cheguei aqui por indicação da minha filha e estou admirada com a qualidade do blog. Eu lembro de Carl Sagan e dos programas que passou na tv. O livro era algo caro para comprar e preferia ler os livros da biblioteca municipal. Tinha a paciência de resumir e levar para casa e contar para as crianças quando ia buscá-los na escola. Atualmente aos papéis se inverteram e são os filhos que levam a leitura para casa. Vou tentar te seguir. Minha filha está fazendo um blog pra mim e quando ficar pronto venho avisar. Obrigada pelo texto.

    ResponderExcluir
  47. Luma, chorei de rir com a parte do "cocô flutuante". =P
    Ah, não me ligo muito nesse negócio de astronomia e tal. Confesso que é interessante, mas não é algo que me prenda muito a atenção.
    E, caramba, esse padre é mesmo "o cara", porque ter essa postura dentro da igreja que mais matou gente "que pensava diferente dela" é para os fortes (e um tanto loucos! hahaha).
    Virei fã desse cara.

    Um abraço!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  48. Tudo que acontece ou pode ocorrer no espaço nos atrai. Primeiro, nos encantamos com céu, estrelas, lua. Depois vamos aguçando a curiosidade e quando estudamos os planetas viajamos por mundos desconhecidos. Astronauta nunca pensei ser (rssssss). Ficar presa em algum lugar seria torturante. Descobertas deveriam ser tratadas sem melindres, afastando temores, seja na ciência, seja na religião. Creio que se complementam pois quem crê em Deus, como eu, vê ligação em tudo que existe no universo. Bjs.

    ResponderExcluir
  49. Realmente Luma... a série Cosmos é maravilhosa... nós estamos acompanhando aqui em casa e confesso que - apesar de não ser meu assunto preferido - estou curtindo muito. Faz a gente se sentir minúsculo em algumas partes... hehehe... mas é ótima!!!
    PS: Tb não sou entusiasta do Miojo mas - vez que outra - ele salva a pátria... hahahaha! Bjs!

    ResponderExcluir
  50. Bom dia Luma!
    O céu me fascina até hoje,
    passo tempo observando as estrelas...
    Nunca pensei em ser astronauta,
    mas quem sabe um dia eu vá conhecer pessoalmente a lua,
    eu adoraria!
    Adorável seu post!
    bjs.

    ResponderExcluir
  51. Muito interessante.

    Carl Sagan foi alguém inovador e agora sua ideia está sendo prosseguida pela viúva e por um cientista muito conhecido: já vi um programa da série e me agradou.

    Abraço forte, rrss

    ResponderExcluir
  52. Não sei se é porque ando meio lirica hoje, mas esse post me soou tão lirico, tão romântico... Olhar o céu por um janelão de fazenda com um primo explorador do espaço ao lado... Gente... que imagem linda de se ter em mente... Eu também sonhei em explorar o espaço, talvez ainda sonhe com isso de vez em quando! Como não se apaixonar pela grandeza, pelas cores, pelo desconhecido?!? Eu sou romântica!!! Lembro de minhas andanças pelo Sertão em um ônibus sem condicionador de ar que me permitia abrir as janelas e ficar encarando as estrelas ao longo de toda a madrugada... #Saudades Ah, a Série Cosmos passou na Cultura ou na TV Escola néh?!?! Acho que foi por ai que tive contato com ela... e agora me pego revendo pelo YouTube :)

    ResponderExcluir
  53. Um pouco atrasado... mas passei por aqui feito um cometa... as duas fronteiras, o espaço e a mente, sempre levando o homem além da sua imaginação. Mergulhar ou decolar em qualquer uma delas é assunto fantástico (pura ficção). Com tanta tecnologia para vermos o espaço tão distante até hoje não encontramos o avião da Malasya, já ouvimos então realmente os ecos do Big Bag? Mas com todo respeito as fronteiras existem,,, basta olharmos para o céus ou tentarmos mergulhar no espirito...

    ResponderExcluir
  54. Anônimo14:51

    Luma, que maravilha de texto. Vamos ficar de olho, quem abre uma 'loteria' para as viagens pro espaco...astronautas por um dia =)

    ResponderExcluir
  55. Luma,
    vou me agendar pra não perder o restante da série da FOX.O cosmos me fascina não é de hoje e sou da mesma ala que refuta os tais dogmas religiosos cerceadores das mentes e dos corpos.A criação e as criaturas são expressões da mesma fonte.
    Um abração,
    Calu

    ResponderExcluir
  56. O ceu tem tudo de fascinante, duas coisas que para mim, simbolizam o infinito sao o ceu e o mar...

    ResponderExcluir
  57. querida Luma quem bom! Muito racional e sem tergiversão o seu texto, o melhor de tudo é a conclusão fidelíssima " Ciência e Deus caminham sem atritos"- Não há uma sem a outra...A Bíblia é um Livro de Revelações , em que o "logos" é o texto escrito e "Rhema" é a palavra de Deus dita pela segunda vez , ou seja o logos revelado pela manfiestação do Espírito Santo para nós, no nosso tempo,na nossa época, por esta razão é a Bíblia , neste contexto, atemporal , não pode ser entendida ao" pé da letra", há de se ter sobretudo discernimento . espiritual e cultural em todos os aspectos.

    ResponderExcluir
  58. Como sempre gosto imenso de sair daqui mais enriquecida...
    Concordo em absoluto com você. Afinal o Homem não tem andado desde sempre procurando desvendar o grande mistério da nossa existência?
    Aprovadíssimo o final da postagem, Luma.
    Bjoss :)

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor