11 de Fevereiro: A Internet diz NÃO à vigilância em massa

Pela liberdade de expressão e luta contra a censura da rede
"Não há dúvida: a vigilância governamental em massa é um problema global.

No dia 11 de Fevereiro, cidadãos individuais, associações da sociedade civil e milhares de sítios web irão em conjunto tomar uma posição contra a vigilância em larga escala. Qualquer pessoa em qualquer lado pode participar – seja nas ruas ou na Internet.

Os programas de vigilância em massa violam o nosso direito à privacidade e infringem o nosso direito à liberdade de expressão e de associação. Prejudicam a liberdade e abertura da Internet global e vão contra os valores democráticos. Os documentos revelados por Edward Snowden no passado mês de Junho denunciaram dezenas de programas de recolha ampla de dados de vigilância e lançaram ondas de choque por todo o mundo.

Mas, para além de denunciarem algumas das mais gritantes violações de privacidade do governo dos Estados Unidos, as revelações de Snowden também trouxeram nova energia aos debates sobre vigilância e privacidade que acontecem um pouco por todo o mundo, como os que acima foram mencionados"
    O dia 11 de Fevereiro é o dia escolhido para mostrar a nossa indignação contra a espionagem em massa pela NSA (Agência Nacional de Segurança), pela suspensão de leis restritivas, como o projeto PIPA (Protect Intellectual Property Act - Ato para proteção da propriedade intelectual) e o SOPA (Stop Online Piracy Act - Pare com a pirataria on-line, em tradução livre) e recordar o ativista Aaron Swartz, fundador da Demand Progress, que cometeu suicídio em consquência do processo que foi movido contra ele por fazer download e distribuir artigos científicos do MIT (Massachusetts Institute of Technology).
    Uma das proposta é instalar banners em nossos blogues e sites, distribuí-los pelas redes sociais e pressionar os governos sobre as questões da liberdade na internet e cibervilância.
    Participe desse marco legal internacional dos direitos humanos!

    Hoje também se comemora o Dia da Internet Segura (Security Internet Day). Mais detalhes no "Travessia", blogue da Beth Muniz

    Assine para receber os textos desse blogue em seu e-mail ou acompanhar pelo Facebook

    27 comentários :

    1. Querida Luma
      Sinais dos Tempos!
      Ha vantagens e inconvenientes, como em tudo. Atraves da analise de computadores,certas equipas de investigaçao conseguem resolver alguns problemas;porem, do ponto de vista da preservaçao da privacidade, quem gosta?!
      Sao duas faces de uma mesma moeda!!!
      Boa reflexao! Parabens pela actualidade da sua piblicaçao.Sempre muito oportuna.
      Votos de uma boa semana.
      Beijinhos
      Beatriz

      ResponderExcluir
    2. Um tema atual e que faz pensar. Não gosto desses controles de cima pra baixo, impostos,que não nos deixam escolhas! Valeu o alerta e lembrete! bjs,chica

      ResponderExcluir
    3. Realmente Luma, com a vigilancia não é preciso mais o SNI ( serviço nacional de informaçoes que supostamente foi abolido com a ditadura militar. Com vigilancia, e que sensação horrivel, é só abrir blogs e FBs para ler tudo de nossas vidas. Alias quem tiver o tido o trabalho de ler a politica de privacidade do FB vai ver que ali a policia tem entrada livre. A Internet pode inclusive servir muito bem a pesquisas, relacionando nosssos dados, com o que escrevemos. E daqui a pouco estamos completamente manipulados, mais do que ja somos. Quando entra um viral idiota no FB dizendo para fazermos semana da arte ou qual mais bobageira, acho que esta em teste nossa capacidade de concordar sem pestanejar. Estamos ficando assim tb, baixou na net, concordamos... Grande absurdo. Capacidade de critica é fundamental, estar sujeito de de si. E não querer olhudos que nos vigiem e nos desestabilizem é um direito nosso sim. Bjos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Estou falando FB por que ali é onde gritantemente se fala sem noção , da vida privada. Como se aquilo fosse privado. Mas usarem nossos blogs para qualquer fim é ROUBO, CRIME. Copiar é CRIME, em qualquer idioma ou lugar, É APROPRIAÇAO. É isso.

        Excluir
    4. Tanta coisa para ser preocuparem e ficam espiando o que fazemos, o que escrevemos.
      Perderemos a liberdade, pq se pararmos para pensar tudo é controlado.
      Cada SMS que vc recebe, é controlado, cada ligação que vc faz é controlado.
      Ótima postagem!!

      bjokas =)

      ResponderExcluir
    5. Olá querida. Vi vc lá no meu cantinho e vim conhecer um pouco daqui...amei!!
      O post de hoje está bacana e inteligente, adoro pessoas e conversas inteligentes com conteúdo verdadeiro.
      Um grande abraço e prazer em ter vc comigo. Volte sempre que puder e eu estarei sempre por aqui.
      Beijos...

      ResponderExcluir
    6. Algo que me irrita profundamente é esse lance de quererem calar nossa voz ou limitar nossa liberdade. Sou contra toda a opressão.

      Sacudindo Palavras

      ResponderExcluir
    7. Campanha necessária e fundamental.

      Hoje também é dia do Security Internet Day - SID 2014.
      Para mais detalhes, aqui: http://blogdabethmuniz.blogspot.com.br/2014/02/security-internet-day-sid-2014.html#.UvojHGJdVA0

      Em sintonia fina,
      Um abração Luma.

      ResponderExcluir
    8. Oi Luma, o post do dia é de utilidade pública!
      Não só para hoje, 11 de fevereiro, mas sempre, pois tudo já passou dos limites!
      Nos sentimos encarcerados, sem liberdade...
      Com certeza somos vigiados, e o pior, até manipulados e nem sabemos disso...
      Uma união em massa pode dar resultados! Temos que tentar!

      Parabéns Luma, você nos informa muito!
      Vou lá pegar o meu banner!!
      Beijos e uma ótima semana! :)))

      ResponderExcluir
    9. Pela liberdade a gente luta com unhas, dentes e até chaves crimpadoras né, Luma!? Hehehe! Assunto sério e de maior relevância mesmo... #tamojunto! Beijos!

      ResponderExcluir
    10. O Obama prometeu que não fará mais rss, mas o assunto é serio.

      ResponderExcluir
    11. Oi Luma.
      Sabe, farei o mesmo com o seu. Gostei da ideia.
      Muito legal...
      Obrigada.
      Valeu.

      ResponderExcluir
    12. Luma, acho muito difícil lutarmos contra essa forma de espionagem, o mundo depois da invensão net virou um grande "Big Brother" e os interesses dos estados sempre prevalecem sobre os interesses do povo. Não existe privacidade neste universo virtual. Podemos até lutar por alguma privacidade mas no fundo sabemos que mais nada ficará em segredo... que o diga o próprio Edward Joseph Snowden, "Os olhos estão por toda a parte!"

      ResponderExcluir
    13. Eu nunca confiei muito, mas confesso que fiquei chocada. Não acho justo e nem fácil parar com isso. Vou ler mais, quem sabe me torno engajada... Beijos Luma!!!

      ResponderExcluir
    14. Sempre fui e serei a favor da nossa liberdade de expressão que ainda consegue resistir neste ambiente virtual.Entretanto,é preciso dar mais atenção ao uso que fazemos da palavra,importante veículo de comunicação tanto para o bem como para o mal e em nossos tempos merece uma profunda reflexão ao fenômeno do cyberbullismo que encontra nesta liberdade seu melhor meio de disseminação.Até que ponto aquilo que escrevemos,dizemos,mostramos serve para edificar ou destruir? Que nossas palavras sirvam de inspiração para atos bons.
      Abraços,bom dia!

      ResponderExcluir
    15. Penso que podemos e devemos protestar, mas já estamos no pesadelo de Orwell, nada a fazer!

      O que nos resta é ter coragem para continuar a dizer e a escrever o que realmente pensamos sobre o mundo em que estamos, isso é também uma forma de luta...e essa eu não dispenso!

      beijinhos, linda.

      ResponderExcluir
    16. Eu fiquei indignada com td isso! Meu Deus! Fiquei me sentindo num reallity show, até as pesquisas do google me dão medo, mas me sinto uma formiguinha no meio de gigantes, o que fazer?? Correr pro buraco e ficar quietinha ou enfrentar os pingos da chuva, a multidão pisando pra lá e pra cá sem se quer olhar pra baixo, os carros passando em tds as direções... Que Deus me dê força, coragem e não me deixe ter medo do mundo!
      Bjs
      www.viveraprendendo.com

      ResponderExcluir
    17. Luma! "O preço da liberdade é a eterna vigilância" . A Democracia conquistada em nosso país, está correndo um grande risco. Basta prestar atenção no comportamento da presidente e as pessoas com quem ela cochicha sorrateiramente! . http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1530 . http://vitornani.blogspot.com.br/2014/01/flertando-com-o-perigo.html. Precisamos ficar atentos! Beijos!

      ResponderExcluir
    18. No silêncio deste dia venho pedir-te paz,
      sabedoria e força .
      Quero olhar hoje o mundo com olhos
      cheio de amor, ser paciente, compreensiva, mansa e prudente,
      ver além das aparências teus filhos como Tu mesmo os vês e,
      assim, não ver senão o bem em cada um.
      Que só de bênçãos se encha meu Espírito.
      Que eu seja bondosa e alegre a todos
      quantos se achegarem a mim .
      Reveste-me de Tua beleza, Senhor, e que,
      no decurso deste dia, eu Te revele a todos.
      desejo uma paz infinita para seu coração.
      Uma continuação de semana abençoado.
      Com muito carinho deixo aqui meu abraço.
      Na postagem deixei um mimo.
      E no caso de você aceitar
      tenha certeza ficarei feliz.
      Evanir..

      ResponderExcluir
    19. Vamos lutar,gritar, mas será sempre uma coisa aberta aos ataques de quem se julga dono do mundo e das pessoas,
      Uma postagem esclarecedora Luma com otimos links, inclusive para entender a sopa de letrinhas PIPA,SOPA e outras coisas do genero da espionagem.

      Um carinhoso abraço amiga.
      Beijo de paz.
      Faço minha parte e divulgo.

      ResponderExcluir
    20. Muito pertinente o esclarecimento fundamentado aqui explicitado, entretanto é sempre bom nos acautelarmos contra os usurpadores dos verdadeiros principios que regem as ações libertárias, sempre haverá individuos com posturas anárquicas , não idealistas que tumultuam a legitimidade destas iniciativas . Abraços.

      ResponderExcluir
    21. Protesto tá na moda mesmo! Vamos lá!!!
      Bj e fk c Deus.
      Nana,
      http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    22. Como tudo nessa vida, as coisas tem dois lados.
      A liberdade que temos , por vezes , não é bem usada e, por vezes não nos dão liberdade para usar.
      Mas, conhecendo o ser humano sei bem que a maioria de nós precisa de 'cabresto' , senão faz merda!

      ResponderExcluir
    23. Luma:
      Você já assistiu o filme Inimigo do Estado???
      O filme é sobre um grupo de agentes da NSA que assassinam um congressista e, em seguida, tentam encobrir o assassinato destruindo provas e intimidando testemunhas.
      A coisa funciona exatamente assim.
      Somos bombardeados com informações (nem sempre verdadeiras) e espionados noite e dia.
      Sendo assim, esse movimento chega em boa hora.
      Só nos resta aderir e torcer para obtermos um resultado satisfatório.
      Bjs.:
      Sil

      ResponderExcluir
    24. Cada vez somos mais vigiados, controlados, etc. Parece que é um mal para ficar, infelizmente. Tudo faz parte de uma estratégia global. E só se sabe das coisas tardiamente...
      Como lutar contra isto? Sabem tudo de nós, mesmo que nos reservemos...
      Bjo, Luma

      ResponderExcluir
    25. Oi, Luma!

      De todas as minhas loucuras na Internet ( as idas e vindas ) contento-me em saber que exponho aquilo que não me importo que os outros saibam.

      Luma, eu penso que o Facebook é a maior ferramenta de controle que eles tem. Acredita que eu estava logada e vendo preços de produtos na Internet e o produto apareceu em oferta no perfil do FB!!!

      Penso que não podemos evitar que nos vigiem. Nós é que temos de controlar o que mostramos. Hoje em dia não dá para confiar em sigilo, nem de email.

      Beijos, minha linda!

      ResponderExcluir
    26. Anônimo05:15

      Nas democracias há atos próprios que a lei e as instituições democráticas utilizam para que a justiça seja realizada, mas, vigilância e espionagem geral, irrestrita, é grave violação dos direitos individuais e coletivos.

      Devemos sim reagir às constantes ameaças de utilização destes meios para o controle, e vigilância indiscriminada de todos.

      ResponderExcluir

    ...em quietude, sem solidão

    Leia o luz no seu celular
    get click

    Algumas coisas não têm preço

    finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
    finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

    Me leve com você...

    facebooktwitter

    Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

    Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

    Leia mais para produzir mais!

    Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor