Escolhas

Luz de Luma, Yes party!
Sabe o que muitas vezes funciona como uma ponte no abismo entre o sim e o não? A clareza, transparência, cartas na mesa. Você sabe onde está pisando. A partir daí você assume seus próprios passos, erros e acertos, e da mesma forma as consequências porque não há ninguém fingindo que você é suficiente quando às vezes não é.

Antes eu acreditava em tudo que as pessoas me diziam. Quando criança (e até há pouco tempo atrás) eu não entendia que motivos levariam alguém a dizer algo que não era verdade. Aprendi que as pessoas não se explicam muito, mas agem assim, camuflando-se em coisas que os outros gostariam de ouvir.

Tão patético isso. Pessoas sobrevivem de promessas por pouco tempo. Logo é hora de partir e ir em busca do que é real. Mas se não há promessas, se o que você vê é o que você ganha, não há como dizer ter sido enganado e sim dizer que tendo consciência da real situação ainda assim a escolheu. Escolhas baseadas na realidade não nos dão a sensação de pesar. Apenas aquelas escolhas fundadas numa realidade inventada nos faz perguntar porquê...

"Eu faço as minhas vontades e você faz as suas.
Eu não estou neste mundo para viver de acordo com as suas expectativas,
E você não está neste mundo para viver de acordo com as minhas.
Eu sou eu e você é você.
Se um dia nos encontrarmos, vai ser lindo!
Se não, nada há de se fazer!" (Fritz Pearls)

O post "Escolhas" apareceu primeiro em "Luz de Luma, yes party!".
Você também pode ler os textos desse blogue em seu e-mail. Assine!

52 comentários :

  1. Incisiva. Eu precisava muito ler isso aqui. Somos frutos das nossas escolhas e cada escolha traz em si uma renúncia. Saber lidar com a falta, neste aspecto é o segredo da felicidade. Vejo, Luma, que talvez a felicidade nem resida naquilo que temos, mas em conviver bem com aquilo que não temos. Obrigado pela leitura.

    ResponderExcluir
  2. Querida Luma
    Um texto muito real e profundamente objectivo.
    A vida e uma constante aprendizagem e,as vezes, e dificil fazer certas opçoes.Contudo,viver e uma experiencia maravilhosa!!!
    Parabens por mais este texto.
    A minha amiga e sempre muito lucida! Bem haja.
    Beijinhos
    Beatriz

    ResponderExcluir
  3. Nossas escolhas são determinantes...Tomara sempre as possamos fazer bem! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  4. Oi Luma,
    Deveria ser mesmo muito mais fácil e prático que algumas de nossas escolhas por vezes não chocassem pessoas que nos cercam, já que estas supostamente nos conhecem. Isto já me fez afastar por uns tempos de algumas pessoas queridas, porque às vezes só o tempo e as nossas ações tratam de diminuir estranhezas e distâncias. Quando isto não ocorre, olha, paciência. Antes assim do que ter de viver de acordo com a realidade que não cabe no que a gente acredita ser o certo.
    Ótima análise!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. oi Luma

    Em um mundo feito de aparências, feliz é aquele que vive de verdades.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  6. Certas escolhas são complicadas, mas uma vez feita não tem como voltar... Infelizmente, as pessoas "gostam" de algo legal a verdade. beijinhos e lindo dia.

    ResponderExcluir
  7. Oi Luma, tem a data da contação sim, se reparar a postagem foi colocada dia 06 de janeiro e lá grifada em vermelho está o dia da contação que é hoje 15 de janeiro
    Depois entre na literatura para visualizar as fotos.

    As escolhas tem que ser feito conforme naquilo que acreditamos, do contrário nada feito.
    Beijos boa semana

    ResponderExcluir
  8. "After all, we are nothing more or less than we choose to reveal…"

    ResponderExcluir
  9. Acidez leve e necessária!
    Good.

    ResponderExcluir
  10. Nada é mais bonito que a liberdade do ser humano de poder fazer suas próprias escolhas e ainda mais belo é quando com as nossas escolhas sabemos respeitar as do outro.Tenho certeza de que o mundo seria assim perfeito!
    Abraços Luma,bom dia!

    ResponderExcluir
  11. Luma,ás vezes é dificil dizer a verdade a alguem, no sentido de deixar a pessoa triste,mas como disse é necessário para ter relacionamentos verdadeiros! Ótimo texto! bjs,

    ResponderExcluir
  12. Difícil as pessoas que nào se explicam... são tantas, talvez eu mesma seja uma delas.

    Luma eu e meu filho estamos lendo um livro que você indicou: Extraordinário.
    estamos adorando! Valeu a dica.
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Luma, eu amei isso!
    É muita verdade esta camuflagem, mas como bem lembrou, é um saber-se enganado e aceitar esta opção, bem do tipo 'me engana que eu gosto' ao pé da letra.
    Participei de um fórum ano passado que tratava basicamente dessa postura, chamada por eles de operação de fachada, para ficar bem, para o outro se sentir bem, enfim, sempre tem alguém enganado na historia.
    E é tão bom ser autentico, falar a verdade, ser sincero. Procuro aplicar na minha vida e tento fugir das armadilhas, do agradar ou querer ser agradada, entre outras coisas. Hoje analiso melhor quando me dizem algo, e a verdade, nao me deixa melindrosa, pelo contrário.
    Ei Luma, falando em promessa, não é uma promessa, mas pretendo estar mais presente no blog e menos nas outras redes sociais a partir de agora.
    Um super beijo! Bom estar aqui.

    ResponderExcluir
  14. Luma... sou sempre a favor do que é real, transparente. Doa a quem doer. E como você bem falou: com erros, acertos e consequências, sem fingimentos. Pra mim a transparência tem sido uma das maiores virtudes ultimamente, já que tão poucas pessoas conseguem essa proeza...

    Irreal pra que? Logo se descobre o real e é bem pior... Adorei!!! E penso como você também... Eu vivo assim!

    Não sei pq cargas dágua estou recebendo agora suas atualizações.. e AMEI!!! Feliz agora!!

    Beijos grandalhões!!!

    ResponderExcluir
  15. Anônimo21:34

    Em certas circunstâncias é necessário não dizer a verdade. Eu não gasto minhas mentiras com assuntos frívolos e desnecessários. Tão importante quanto a verdade, são os motivos pelos quais se omite a verdade.

    "Se eu mentir ... foi pra te proteger da solidão"

    ResponderExcluir
  16. A verdade deve ser o prato que nos alimenta sempre.
    É preciso ser e saber o que se é, limpo e cristalino e assim proceder.
    Abraços Luma.
    Bjo de paz e luz nos seus dias.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo22:33

    Luma, nem sempre a transparência é o ideal. Há situações em que omitir a verdade é proteger quem amamos.
    Beijo, menina

    ResponderExcluir
  18. Sabe o que eu acho muito legal? Sempre que pego para visitar os blogs amigos, acabo encontrando alguns posts repetidos sobre o mesmo tema...dessa vez, é o segundo blog com tema escolha hj... estamos todos conectados de alguma forma, pensando a mesma coisa!
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu penso assim, escolhas com pé no chão, baseada naquilo que se sabe.
    Mas muitos preferem viver iludidos e acreditando que tudo que lhes acontece de ruim é culpa de outrem.

    ResponderExcluir
  20. Olá, comadre!!!
    Obrigada por participar do sorteio e boa sorte!!!

    Bjs e Deus abençoe!
    Karin Filgueira
    http://meudocelarbykarinfilgueira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Ótima manhã, Luma!
    Fui criada na roça, onde a lida diária vinha antes da diversão, onde se fazia o necessário antes de querer ser feliz.
    Casava-se bem cedo para lutar com a vida, ainda cedo... então, com baixas expectativas, o casamento dava certo na maioria das vezes.
    Com estes conceitos, aprendi logo a não odiar nada, pois o peso de fazer o que não se odeia, diminui.
    Aprendi a encontrar gosto no que necessito fazer, muito mais do que fazer simplesmente o que eu gosto, encarando como um desafio.
    Não sou fã da lavagem de panelas de pressão, todavia faço o serviço com calma, areando bem a "bixinha". O produto final de dá grande alegria!

    Grata pela reflexão,
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Quem faz o que ama, rende mais e consequentemente progride mais.
    Big Beijos
    OBS : não se preocupe se não conseguir me responder nesta janela do comentário no seu blog, estou com esse mesmo problema no meu quando vc comenta. :(

    ResponderExcluir
  23. Oi, Luma!!!
    Fui ensinada a dizer sempre a verdade, e agradeço meus pais por isso. O ruim é que como você disse, eu ainda acredito que os outros agem sempre com transparência, e às vezes me decepciono, e muito!! Mas confesso que se for para magoar alguém eu prefiro omitir, ou até mentir, como no caso de um corte de cabelo que não gostei por exemplo, já me peguei falando que ficou bom. Sei que é errado, gostaria de ser mais autêntica, mas às vezes a verdade nua e crua dói...
    Um grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  24. OI AMIGA
    Muito bom temos nossas escolhas. Parabéns.OI QUERIDA
    Amiga desculpa a demora em te fazer uma visita. Andei viajando. Mais estou passando por um momento triste perdi uma amiga que considerava como mãe. A vida ficou tão sem graça. O mundo ficou sem sentindo para mim.
    UM BJ
    ANA

    ResponderExcluir
  25. Oi, Luminha,

    Ainda estou de férias, mas vim dar uma espiada nos blogs de amigos, rsrs. De fato, as pessoas deviam perceber que têm obrigação de respeitar as peculiaridades, modo de ser e viver umas das outras. Ninguém foi posto no mundo para atender às expectativas de ninguém, apesar de haver, claro, um modo de conduta que visa justamente a preservar os direitos de cada um. Quanto às omissões e falsidades, isso sempre houve, mas de vez em quando agudiza, como
    tem acontecido agora, em nossa época, uma pena.

    Um beijo e - desde já - um ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
  26. O que as pessoas ganham em não dizer a verdade? Aqui, em Portugal, o actual governo ganhou eleições e , agora, está destruindo o país e destroçando milhões de vidas.Além de insultar a nossa inteligência!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  27. Alegre-se a cada nova manhã pense que com um novo dia pode-se começar uma nova vida.
    Mas começar sem medo do que pode vir a acontecer,
    viver um dia de cada vez e sempre olhando para frente, simplesmente começar.
    Tente se basear no exemplo de um simples amanhecer, embora aconteça todas as manhãs,
    são poucas as pessoas que podem testemunhar a beleza que é quando a noite
    a noite termina e vem no horizonte o espetáculo do nascer do Sol.
    Obrigada pelo carinho desejo um abençoado final de semana .
    Beijos ,Evanir..

    ResponderExcluir
  28. Ai Luma que forte este post.
    Nem sei o que dizer pois a frase que diz algo referente as pessoas se camuflarem para dizer o que as outras gostariam de ouvir ou algo assim, me tocou fortemente.
    To tao cansada de viver com quem nao e', se ouvir o que alguem nao gostaria de ter falado.
    Quero sinceridade, amor verdadeiro, olho no olho e nao somente coisas "virtuais" que sao quase irreais.
    Abracos
    Gra'

    ResponderExcluir
  29. Anônimo09:09

    E eu? Tadinha... Até há pouco tempo também acreditava no que as pessoas diziam, me achava "importante". rs O "x" da questão é exatamente o que está no fim da postagem, enxergar a realidade e fazer escolhas a partir dela. Belo texto! Quanto à panna cotta, sim! Faça-a com ameixa em calda. O creme é muito versátil e pouco adocicado. Vai bem com as caldas e geleias doces. Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  30. Anônimo09:32

    Oi Luma! Se as escolhas fossem mais autônomas, não haveria tanta competição entre as pessoas. Beijo e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  31. Mas às vezes as pessoas são "avisadas" e fingem que não vêem, e depois procuram mudar os outros, o que não resulta!
    Beijinhos, boa sexta!

    ResponderExcluir
  32. Acho que cada um acredita na sua verdade, e muitas vezes aconselha a outra pessoa nessa verdade q para ela é impossível ter erros já que deu certo para ela ou que é a verdade da maioria. Mas a verdade hehehe é que as verdades de cada um são diferentes. O que pode dar certo para vc pode dar errado para mim e você versa. Acho interessante ouvir os conselhos dos outros, mas também é bom ter um senso crítico, filtrar o que achar q deve, pq se nao a pessoa fica louca com os vários diferentes conselhos dos outros. Espero nao ficar doida e saber filtrar conselhos de maternidade. Já estou sofrendo na pele as verdades alheias sobre gatos e crianças ( tenho 6 gatos), e sei que é so o começo das críticas e das pessoas se meterem onde não são chamadas, a gente tem q ter paciência, para q a nossa verdade não machuque os outros. Se errar deixa errar,deixa quebrar a cara. Pq se a pessoa. Te deu conselho estiver certa, vai te dizer, eu nao disse? Mas é bom q a gente busque sozinha as nossas verdades, quando acreditamos piamente nelas. Errar é humano. Uma vez errando a gente aprende. Nao adianta seguir na verdade alheia e depois ficar com o " e se eu tivesse feito do meu jeito?" . Beijos, adorei sua visita, e adorei seu texto. Caiu como uma luva nos meus sentimentos atualmente.

    ResponderExcluir
  33. Oi Luma!
    Ultimamente estou trocando a palavra prioridade por possibilidade, acho menos urgente, o mundo anda muito louco... Acho que ninguém, engana ninguém por muito tempo, até a si mesmo... Como diz um adágio popular "um dia a casa cai". A "verdade", é a grande busca deste século... Muitas vezes me vi acreditando em algo que achava verdadeiro e não era, acredito que a medida que buscamos o conhecimento, nos melhoramos a nossa verdadeira essência, e seremos sempre imperfeitos, mesmo com as nossas verdades.
    Hoje tinha um cliente indeciso com dois colares na loja, e vi que ele estava sofrendo por algo tão trivial, então falei - A melhor coisa do mundo é ficar em dúvida entre as coisas boas, ele me olhou e sorriu, então falei - Já que gostou tanto dos dois, leve os dois que eu te dou um desconto! Enfim, comprou os colares e acabou o sofrimento.
    Este seu maravilhoso texto daria Post I, Post II, Post III ....................

    P/ vcs um big fim de semana in family!

    Bjõesssss


    ResponderExcluir
  34. Anônimo20:23

    Oi Luma
    Somos fruto das nossas escolhas. Para isso existe o livre arbítrio para que cada um escolha os seus caminhos e as consequências que deles poderão advir. Estou retornando das férias e só agora voltando às visitas. Peço desculpas pela demora mas precisava de uns dias longe da net para renovar as energias. Agradeço o teu carinho, as mensagens lindas que sempre me envia e tuas carinhosas palavras no meu blog. Tenho por ti um imenso carinho e grande admiração
    Um excelente final de semana
    Beijos e afagos no coração
    Gracita

    ResponderExcluir
  35. Luma gosto de textos assim, nos fazem pensar, querer dialogar conosco mesmo e isto é muito bom, por isto gosto do que você escreve, você nos faz pensar. Sabe meu anjo, quantas vezes nesta vida eu quis dizer não, senti que havia algo errado, mas me deixei levar unicamente pela emoção ou então não ouvi a emoção e me deixei levar pela razão, pela aparencia do que se apresentava e lógico me dei mal, quantas vezes que já perdi a conta. Mas só fico mal dentro de mim se não estiver em paz, se estiver em paz comigo mesmo não me sinto mal, apenas lamento, sacudir a poeira e levantar a cabeça, paciência, um dia aprendo, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  36. Nossa quantas vezes fazemos o não gostamos
    mas é a vida e cada um faz o que gosta, concordo com a
    frase é bem legal mesmo

    Bom final de semana!

    Abraços de sempre


    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  37. A sobrevivência!

    A sobrevivência não e estar vivo!
    O bem comum Sobrevive!
    Viver e diferente de esta vivendo!
    Uma arvore caída não esta viva!
    Mais a vida vive em sua volta.
    A morte sobrevive as volta!
    A terra tira a ultima esperança de vida.
    O chão úmido fossa as raízes a buscarem a vida!
    Mais a terra não quer que a vida sobreviva!
    As minhocas e os insetos necessitam dos nutrientes!
    E com isso a raiz força a terra em busca da umidade!
    De: Neilza Oliver.
    01/12/2013

    ResponderExcluir
  38. É tudo de bom quando podemos escolher, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  39. Eu também acreditava em tudo que me diziam, até descobrir que as pessoas mentiam, descaradamente! Nunca mais confiei em ninguém. Convivo com todos da melhor forma possível, sem confiar. Não por eu ter certeza da pessoa mentir, mas por saber que ser humano é assim mesmo. Às vezes mentem até pra nos poupar da dor, e a dor acaba sendo maior.
    O ser humano é assim, não devia, mas é.

    Beijos, menina!

    ResponderExcluir
  40. Somos livres pra nossas escolhas e prisioneiros das consequências.
    Mas nada que não possamos voltar a tras.
    Beijos Luminha, um otimo domingo

    ResponderExcluir
  41. pe aterrado no Planeta e mente iluminada pelo Universo....minha escolha para 2014

    ResponderExcluir
  42. Querida Luma,
    Nada como sermos nós, seguirmos o rumo que o coração nos segreda. A razão perde muitas vezes embora custe, ajuda a ponderar. Nada como ser verdadeiro com nós mesmos para esta transparência ser o brilho do nosso eu
    Sempre oportuna!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  43. Oi, Luma!

    Identifico-me com o que diz: clareza, transparência, cartas na mesa. Na minha vida procuro me aproximar mais de pessoas assim, transparentes.

    Fui criada em um ambiente onde as coisas não ficavam muito claras. Para nós, as crianças, nunca diziam os fatos como realmente acontecia e isso torturou um pouco a minha infância.

    Sabe, dia desses conversava com um familiar de meu marido e a pessoa dizia que nunca devemos dizer como realmente estamos. Se estamos mal, devemos dizer que estamos bem e se não temos saúde no momento, devemos dizer que está tudo bem. Desde a conversa foi como se eu tivesse perdido o encanto pela pessoa. Como se tudo que havíamos conversado antes, poderia ser ou não ser. Isso me deixou um pouco frustrada na idéia que eu tinha da pessoa.

    Marido sempre foi de dizer o que pensa e não o que querem ouvir e foi ele que me ensinou sobre o fato das pessoas não dizerem exatamente aquilo que querem.

    Onde me criei um sim deveria ser entendido, muitas vezes, como não e o não como sim. Isso bagunçou a minha psicologia por um bom tempo.

    Ah, estou sendo me espichando no comentário.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  44. Também acredito que só assimilamos o que queremos, ninguém é totalmente enganado, apenas faz vista grossa, a maioria do tempo. Mentira, para mim, tem verdadeiramente a perna curta, aparece mais cedo ou mais tarde.
    Sermos autênticos, coerentes com a realidade, só nos faz bem.
    Quando a fazermos só o que amamos, acho muito irreal. Mas podemos fugir de fazer o que nos faz mal, pelo menos...
    beijo, Luma.

    ResponderExcluir
  45. Oi Luma, mais um texto ótimo e que nos faz refletir. Somos nós que escolhemos e fazemos isso constantemente, a todo momento. A escolha está em nossas mãos. Isso nos dá as rédeas de nossas vidas.
    Uma ótima semana pra vocês
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  46. obrigada por seguires e pelo comment... beijo
    sim fazer o que amamos também gostava de conseguir, mas infelizmente um amor de uma terra distante e sem emprego :(....

    ResponderExcluir
  47. Luma
    Seja feita a sua vontade. Eu rezo assim! Pois Deus sabe o que é melhor para mim e para meus amigos, amigas e sobrinhos!
    com amizade ainda em tempo
    Feliz 2014

    ResponderExcluir
  48. Também foi levando bastante na cabeça que trabalhei em definitivo com a ideia de manter distancia de quem dificuldade tanto em lidar quanto em falar de coisas reais, factiveis, independendo o quao boas ou ruins consigam ser. É uma escolha que me proporciona outras muito interessantes há algum tempo... e na realidade das minhas coisas, o mundo pelo qual caminho, com seus onus e bônus, tem me feito todo o sentido... beijos!

    ResponderExcluir
  49. Luma:
    Sou fã desse texto do Fritz Pearls.
    Fiz uma especialização em Gestalt-Terapia e esse texto esteve presente durante o curso e desde então, faz parte do meu lema de vida.
    Bjs.:
    Sil
    http://www.meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  50. Oi, Luma: também era assim, acreditava que o que se estava a conversar era o que a outra pessoa, sentia, pensava, etc. Com o tempo (e conhecimento de perfis humanos, entre outros aspectos) fui-me apercebendo das "máscaras"; acho mesmo que me tornei desconfiada; sei que, infelizmente, as pessoas agem, quase sempre, por interesse, seja ele qual for. Os paradigmas sociais mudaram. Felizmente que ainda há muita gente afirmando a sua individualidade...
    Como sempre, gostei de te ler.
    Bjo :)

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor