Calma e Elegância

Luz de Luma, Yes party!
Imagem The Radiator Lady, Eraserhead

2014 vem chegando e com ele esperanças renovadas, novos projetos e propósitos de uma vida mais saudável, mais honesta, mais bonita. Porém, surge no balanço dos anos tão bem vividos, a chama intensa e colorida dos bons dias que passaram.

"Naquele tempo"... Lembro minha mãe iniciando muitas frases dessa forma e desde que ela não está mais no meu convívio, remeto essa mesma frase ao tempo em que os meus pais e avós contavam que os filhos chamavam os mais velhos de "senhor" ou "senhora" e pediam a "bênção" aos mais velhos da família.

Todos nós carecemos de carinho e atenção. Um relacionamento só sobrevive na base do respeito e do amor, qualquer que seja.

Ouço muita gente se queixar da grosseria do comportamento entre pessoas, principalmente entre alunos e professores, atendentes de lojas e de repartições públicas. Acredito que os valorosos dos que lutam pela sobrevivência, com certeza, não foram suficientemente preparados para tal ofício, quando existe o destrato. Não conhecem aquelas cinco expressões mágicas que favorecem um relacionamento, tão fáceis de dizer:
  • “ – Bom dia!”. Por que é bom ouvir uma saudação e ter sorrisos em troca. Ou não! Mas daí, é ter pesar pela incapacidade alheia em viver bem.
  • “ – Obrigado!”. Agradecimento pela delicadeza dos outros, pela vida, por viver em um mundo onde há tanta coisa bonita e tanta gente que se esforça para torná-lo melhor.
  • “ – Pois não", em resposta, sempre que se espera de você alguma coisa.
  • " – Perdão". Jesus nos disse que perdoássemos até 70 vezes 7, isto é, sempre. O perdão enobrece, dignifica e purifica.
  • " – Às ordens, em que posso ajudá-lo?". Precisa de explicação?
São expressões que, se pronunciadas com gentileza, são capazes de transformar o ambiente.

Um bom conselho que sempre espalho por aí quando a "neura" se instala e que sempre ouvia quando criança: “Calma e elegância”.

Não é necessário viver no meio acadêmico, ou conviver com pessoas cultas, para cultivar os princípios do bom relacionamento.

Se você visitar uma casa no meio rural, ficará boquiaberto com a gentileza das pessoas. "Aceita um café? Uma água? Ninguém sai de minha casa sem experimentar nossa limonada". E assim por diante...

Não só do comportamento gentil a gente sente saudade.

As pessoas reclamam de falta de tempo, porque gastam o tempo em coisas desnecessárias. Rede social, por exemplo. Olhe à sua volta. Por que ficar o dia inteiro perdendo o seu tempo "naquilo"? 

Saudade do telefone que servia para um breve recado ou um bate papo amigável.

" - Disque (1) para saldos; (2) para cartões de crédito; (3) reclamações ou sugestões; (4) para financiamento de computador e (5) para voltar ao menu inicial".

Não há coisa mais irritante que querer apenas uma informação e ser obrigado a ouvir esse rosário de chatices.

“O signo linguístico une não uma coisa e um nome, mas um conceito a uma imagem acústica”.

Têm razão os internautas ao abreviar, beijo (bj), você (vc), tudo (td), também (tb).

Usa-se um código inteligente e abreviado, como abreviado são nossos pensamentos, à mercê de plurinformações globais consecutivas. Tudo mais ou menos, sem se aprofundar, pela rama.

De uma coisa podem ter certeza: Não encontrarão e-mails meus encaminhando piadinhas ou textos terceirizados ou mesmo respondendo e-mails que não sejam enviados à minha pessoa (particulares), mas à um grupo x de pessoas... Por consideração gosto de receber e-mails exclusivos, please!

Para manter a "Calma e elegância" no mundo virtual e como primeira regra para o ano de 2014, não me enviem e-lixo e se quiserem-me desejar boas festas por e-mail, escrevam simplesmente:

Feliz Natal e Ano Novo!
"Nada,
Não temos nada, só o corpo
e o coração,
luz que nos deu luz
e escuridão"
(Pedro Mexia in Avalanche, em Quasi, 2001)
Luz de Luma, Yes party!

Aproveitando que a blogosfera está quase parando por causa das festas de final de ano e férias...  Ficarei em off no blogue nesse período, mas espero conseguir aparecer no bloguito de vocês. 

Feliz Natal e Ano Novo para todos!!

O post "Calma e Elegância" apareceu primeiro em "Luz de Luma, yes party!". 

124 comentários :

  1. Boas festas, boas férias e linda postagem. Vou falar p/ minha pequena: "calma e elegância" :-)

    ResponderExcluir
  2. Anônimo03:36

    Nesse mundo cada vez mais desumano e virtual, alguns bons e velhos hábitos sumiram e outros foram substituídos. Tudo está mudando, ainda assim a evolução é lenta e, em alguns casos, o retrocesso é visível. Estou pensando seriamente em voltar a escrever cartas para os amigos. Mas, pensando bem, nem sei se os Correios possuem esse serviço ainda.

    Feliz Natal e Ano Novo, Luma!

    ResponderExcluir
  3. Tenha esse tempo para Festas Felizes Luma... sua publicação, sempre excelente!
    Educação anda em falta no mercado e pelo andar da carruagem a tendência é piorar. Mas como sou uma otimista incansável acredito que um milagre fará com que isso tudo se transforme e a educação volte a reinar... e milagres acontecem se assim acreditamos. Então até breve ...soprando um beijo doce para você e para toda a sua família....
    Sejamos todos felizes ...e educados.

    ResponderExcluir
  4. Muito bem lembrado,Luma! Elegância , calma, respeito, gentileza e educação devem fazer parte sempre de nossos dias e como é bom encontrá-las. Deixo aqui um beijo, desejos de FELIZ NATAL, lindo, 2014 e tuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo de bom! INTÉ!! chica

    ResponderExcluir
  5. Oi querida, boas festas. Hoje postei no blog minha participação do book crossingo atrasada, rsrs
    Beijos e feliz 2014

    ResponderExcluir
  6. Bom dia bom domingo!
    quantas coisas boas ficam para trás, nem
    todos são educados com os mais velhos como no
    meu tempo , um post riquíssimo parabéns querida
    Abraços de sempre

    •✿.•°°•°°•.•✿⊰Rita!!!!

    ResponderExcluir
  7. Depois tem gente que reclama que não "evoluimos",que ficamos presos às convenções do passado.
    Francamente!!
    Educação tem época? Prazo?
    Parabens,Luma!!
    Bacio !!!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo10:41

    Feliz Natal e Ano Novo Luma!

    Felizes encontros com a gentileza perdida e a elegância escassa. Ainda existem os remanescentes do tempo da delicadeza, que nos encontremos mais com eles.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Sempre nos presenteando com textos sensíveis e com muito conteúdo. Você toca num ponto em que tenho me posicionado bastante: educação, finesse, elegância. As palavrinhas "mágicas" que você citou, sempre ensinei para meus sobrinhos e meus filhos "adotados" do colégio onde trabalho. É tão bom ser recebida num lugar com um sorriso sincero. É tão bom ouvir um obrigada. Gentileza tem de fazer parte de nosso dia a dia. Amiga Luma, desejo de coração Boas Festas para você e sua família e que 2014 chegue trazendo ventos de mudanças sempre benéficas para todos. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi de muita gente: "temos que ter calma e elegância", mas na prática não foi aplicado. Teoria x prática eis o dilema social.
    Aqui e agora quero te desejar um ano novo de realizações e desafios. Um domingo lindo!! Bjão

    ResponderExcluir
  11. Anônimo14:23

    Luma, sinto saudades do tempo em que recebia e enviava cartões pelo correio tradicional. Este ano pretendo enviar mensagens por email aos meus queridos. Gosto disso. Gentileza e calma são necessárias em nossa sociedade apressada.
    Um bom Natal em todos os dias da sua vida!
    Beijo, menina

    ResponderExcluir
  12. Excelente tarde, Luma! Você vai bem?
    Nesta retrospectiva, eu fiquei nostálgica... ainda peço a benção à Avó e às Tias.
    Este mundo "na banguela", sem tempo para nada, faz com que tudo seja fragmentado, resumido, em meio a uma multiplicação de informações superficiais, de contatos casuais.
    Eu vim da roça, onde se estava blindado a tanta poluição informativa, onde o tempo cíclico era mais importante que o cronológico, mantendo o tempo subjetivo estabilizado.
    Gosto do mato, de pouca gente, daqueles que são autênticos brejeiros, que carregam um senso comunitário impressionante! Superpopulação massifica, desumaniza, estressa, assusta.

    Serenas festas, beijão.

    ResponderExcluir
  13. Educação é tudo. Gosto muito do Bom dia/tarde/noite.
    Obrigada, por favor, por nada.
    Bom feriado para você também!

    ResponderExcluir
  14. Tenho um traço de elegância, mas a calma aprendi a desenvolver com o tempo... tão mais gostoso estar ao lado de quem absorve a vida sem pressa! Esses pequenos gestos de gentileza são tão importantes para se manter o frescor sobre a vida... as pessoas estão tão desacostumadas que umas até se impressionam quando falo "bom dia" ou obrigada...
    Que o mundo volte a ser uma passarela de gentilezas.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. E-mails coletivos são os mais chatos do mundo!!! E, geralmente, vêm com Power Point! Nada elegante isso!!

    Temos essa ferramenta maravilhosa para nos comunicar com o mundo. Internet não é bobagem, é o nosso tempo e aqui também precisamos de muita calma e elegância.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Luma!!
    Que delícia chegar aqui e me deparar com um texto tão inteligente, inspirador...
    Acho que todos deveriam tirar um tempinho e ler suas palavras na íntegra, pois mesmo sem tempo como todo mundo, foi o que fiz, e me senti bem ao chegar no final. As pessoas estão carentes de um resgate às boas maneiras, à delicadeza no trato com o próximo, como você diz. E mesmo que você se esforce para isso, não custa nada lembrar sempre, para não correr o risco de deixar se levar pela correnteza...
    Mesmo nos conhecendo há pouco tempo faço votos que estejamos juntas nesse universo virtual em 2014, sei que tenho muito o que aprender com você...
    Um Feliz Natal e um Ano Novo de energias renovadas!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  17. Anônimo18:08

    Além disso, "estamos" mais impacientes. Convivo com pessoas que reclamam de computadores que demoram mais de 60 segundos para ligar, reclamam de impressoras que demoram 40 segundos para imprimir uma página, que se fosse manuscrita, não seria menos do que vinte minutos e com riscos e rasuras...

    Feliz fim de ano e nosso blog estará aberto!

    ResponderExcluir
  18. Querida Luma,como sempre amei! Sou fã incondicional,rs
    Feliz Natal, e que o Ano que se inicia seja recheado de coisas boas!! É o que te desejo de coraçao! !
    Beijo

    Gilberta Sobreira

    ResponderExcluir
  19. Caraca!!! Difícil até comentar esse texto Luma!!! São muitas verdades dolorosas encadeadas e em série... Coisas tão simples, mais tão simples que podem nos ajudar a encontrar a complexidade banal da felicidade.

    ResponderExcluir
  20. Luma, educação vem de berço, isso pode parecer clichê mas, é real!
    Infelizmente o "naquele tempo" é uma frase cabível, não se pode discordar. Penso nisso sempre que vejo coisas muito absurdas acontecendo, as pessoas estão, cada vez mais, perdendo o pouco de boa educação que lhes resta e, junto com isso, o bom senso.
    E, mesmo que voce não verbalize o bom dia , boa tarde, boa noite para todas as pessoas, seus gestos falam por voce. A educação que temos estão também em nossos gestos.
    Boas Festas!

    beijos

    ResponderExcluir
  21. Luma, estamos em DEZEMBRO, fim de ano. E este é, simplesmente, o melhor texto que li em 2013. Você falou por mim, por milhões. Há muito tempo que venho com uma coisa em minha cabeça. Dizer pra todos aqueles que não sabem fazer uma abordagem com educação: "Por favor, seja educado, minha tolerância com arrogância é ZERO". Obrigado pela mensagem. Vou ler diversas vezes.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo23:19

    Oi Luma! Infelizmente, muitos se acostumaram a viver mal. Com calma e elegância é muito melhor. Beijo e ótimas festas! Até breve!

    ResponderExcluir
  23. Luma:
    Fechou o ano com chave de ouro.
    É incrível a falta de capacidade das pessoas em ser educadas ou gentis.
    Boa dia, boa tarde ou qualquer coisa do gênero, virou artigo de luxo.
    E a desculpa, é sempre a mesma = falta de tempo.
    Porém, tempo pra ser mau-humorado, arrogante, deselegante, aí todo mundo tem, né.
    Vá entender a humanidade, rsrsrssrs.
    Já que vai estar em férias, aproveito minha vista pra te convidar a participar da minha Sinopse Semanal.
    Lembrando que você NÃO precisa fazer um post especial.
    Basta escolher qualquer post do seu blog (inclusive pode ser esse aqui mesmo) e adicionar o link lá no campo adequado, ok.
    Deixo aqui o link, caso você tenha interesse em participar:

    http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/2013/12/sinopse-semanal-n-06.html

    Boa semana.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  24. Ainda encontro gente calma e elegante em minha vida. Que bom.
    Luma, toda calma e elegância em 2014.
    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  25. Como dizia a vovó: canja de galinha, calma e elegância não prejudicam ninguém. Muit pelo contrário! Que em 2014 sejamos todos mais calmos e elegantes. O "galinha" fica opcional... hahahahaha! Queridona, um excelente final de ano e que tuas festas sejam maravilhosas!!! E se ainda estiveres por aí, no dia 20/12 rola o baphônico "post-final-de-temporada do TPM"... seria um prazer te receber por lá, visse?!? Bjosssssssss!

    ResponderExcluir
  26. Oi Luma:)

    Adorei seu post! Sou assim como você:) Ainda gosto das coisas com calma e elegância:)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  27. Luma, eu tenho de policiar minha ranzinzice que em alguns raros momentos beira a falta de educação - até que eu paro, respiro, e me controlo. Acho que é tão simples viver uma vida simples, e seria tão bom ficar alguns momentos de guarda baixa, sem esperar um coice....mas então qual a razão de não fazermos isso? Aqui no interior é tudo mais calmo, imagino como é por aí, com certeza é tudo mais difícil.

    Beijo!

    PS: não pude deixar de sorrir, ninguém, mas ninguém mesmo! sai da casa da minha avó sem tomar um café e ouvir um bom par de histórias.

    ResponderExcluir
  28. O ser humano está perdendo a noção da sociedade. A selvageria está se proliferando. Fiz um projeto em uma empresa onde a maioria das pessoas passava pelos porteiros e nem olhavam para ele. Eu entrava e cumprimentava sempre. Quando vinha de longe eles já abriam o sorriso esperando meu cumprimento.

    Feliz Natal e próspero Ano Novo.

    PS: O meu blogue vai continua postando rsss

    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Olá, Luma..:)
    "Oia eu aqui tra veiz", tudo bem com vosmecê?.. ;-)
    A educação ou as boas maneiras com certeza vem do berço..:-)
    Realmente, hoje em dia, temos tantas "informações" circulando por aí, portanto, é necessário filtrarmos bem as "informações" irrelevantes , E-lixos=E-garbages, E-shit music, etc..
    Humm..na verdade a essência que nós ilumina é a "luz"=Hikari=Luz em japonês..:) É a luz que nos emana..:)
    Lá vai o meu o meu e-mail:
    Feliz Natal e Ano Novo! Feliz 2014!
    Música:
    1. Joy to the World

    2. Joy to the World with Lyrics

    Ótemo e ótimo final de semana!!
    A big Hug and Tchauzinho

    ResponderExcluir
  30. Propício conjunto de bons conselhos,Luma, aliando as expectativas de polidez que deveriam permear ao relações em ambos os mundos: real e virtual.Como seria perfeito se transcorressem em prática contínua, né?

    Aproveito para lhe desejar: Um Natal cheio de encontros carinhosos e um Ano Novo com alegrias a cada dia! :)
    Abração,
    Calu

    ResponderExcluir
  31. Este ano comprei cartões para os amigos... não podemos mesmo nos deixar engolir pelo lado bizarro da modernidade. Texto lúcido e preciso, como sempre :D
    Levei seu banner do BookCrossing de abril para o minasdemim. Um modo de me lembrar de me programar a tempo. Eu pratico o "esquecimento" há muitos anos, mas nunca participei de um evento organizado e sei que deve ser ainda mais empolgante...
    Abraço e um feliz e verdadeiro Natal! Que 2014 venha cheio de coisas boas pra vc!

    ResponderExcluir
  32. Há tempos que não comento aqui...

    peço desculpa

    pela minha ausência

    espero regressar em breve!

    Lindo!
    Bjs

    http://pensamentosimagens.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  33. Oi Luma, concordo com tudo o que escreveste, realmente os valores morais, a elegância e a educação estão a perder-se com o tempo, muitas são as vezes em que eu subo o meu prédio, cumprimento alguém que vem descendo e não oiço o cumprimento de volta, parece que ficou difícil dizer, bom dia, boa tarde, obrigado, com licença, por favor! E são coisas tão simples e que ficam tão bem! Que em 2014 possamos ver melhorias nesse lado. Luma, desejo que tenhas festas felizes e que 2014 seja repleto de saúde, paz e bênçãos de Deus. Um óptimo dia para ti. Beijinhos

    ResponderExcluir
  34. Luma, incluiria na sua listinha o "por favor", como palavrinha mágica tb (olha eu abreviando o 'também'... hahaha!).
    Algumas mudanças fazem parte da tal "evolução", mas a essência precisa ser conservada mesmo. Bom senso, educação, gentileza e elegância nunca deveriam ser esquecidos.
    Desejo ótimas Festas pra ti e sua família!!
    Bjs
    :)

    ResponderExcluir
  35. Luma, um lindo dezembro para você e família!
    Que 2014 seja um caminho repleto de flores!
    Um beijão querida!

    ResponderExcluir
  36. Com certeza, Luma, precisamos manter as coisas boas "daquele tempo"! :) Excelente post, boa semana.

    ResponderExcluir
  37. Recado elegante, como sempre. Você me inspira. Parabéns.

    ResponderExcluir
  38. Amei o post. Calma e elegancia são palavras que precisamos
    ter sempre em mente. Voce é uma mulher chique e passa com elegancia
    esses aprendizados tão importantes.
    Que Deus, em sua infinita bondade, abençoe e encha de paz seu coração hoje e sempre.
    Feliz natal , luminha

    ResponderExcluir
  39. Querida Luma,quanta verdade nesse texto! A falta de gentileza infelizmente impera atualamente em nossa sociedade! Eu tb estou diminuindo o ritmo das postagens,já encerrei um dos blogs pra esse ano,mas estarei visitando a todos.bjs e um Natal cheio de coisas boas a vc e sua familia!

    ResponderExcluir
  40. Querida Luma
    Os seus pensamentos e conselhos sobre a forma de lidarmos uns com os outros são imprescindíveis. Acabou o ano em beleza. Também concordo quando fala de elegância no trato;devia ser uma atitude tomada por todos.Nas escolas adquire-se informação e não formação;essa vem desde o berço e...depende também um pouco da sensibilidade das pessoas.
    Parabéns pela sua postagem.
    Um Santo e Feliz Natal,junto de todos os que lhe são queridos.
    Continuação de uma excelente semana.
    Beijinhos
    Beatriz

    ResponderExcluir
  41. Luma, foi direta e bem preventiva rsrsrs.
    Como boa interiorana tomo benção da mãe quantas vezes eu a veja em um dia, e gentileza nunca é demais, porém parece que na atualidade os pais não estão tendo tempo de lerem e educarem seus filhos.
    No interior ainda vemos muitas pessoas sábias que aprenderam sobre princípios, valores com o passado e da simples observação da natureza mãe, fui muito feliz de ter em certa época, convivido com essas pessoas.
    Bom descanso, bom retiro, e aproveite a convivência com as pessoas amadas! Boas festas!!!

    ResponderExcluir
  42. Que post adorável, Luma. Todos precisamos de carinho e atenção. Neste aspecto, mais uma vez você se revelou suave e elegante. Feliz Natal e Feliz Ano Novo também para você. Em 2014, a gente se vê por aí. Beijo.

    ResponderExcluir
  43. Adorei o seu texto. Ah se todo mundo soubesse valorizar as palavras mágicas. Deixei uma msg pra vc no face.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  44. Luma, sua linda (já leu isso no Face?) rsrsrs, adorei seu texto. É ótimo refletir, seja em qual época do ano for. Estamos mesmo perdendo tempo com informações inúteis, absorvendo cultura inútil e disseminando imagens em excesso.
    Cansei dessa coisa também (e não tb) rsrs.

    Um beijo pra vc, um ótimo Natal e um Ano Novo sem e-lixo!

    ResponderExcluir
  45. Sorri com esta postagem, quer pela identificação com o conteúdo do texto - a questão da gentileza, quer pelas atitudes que muita gente tem, sobretudo nesta época. Lixo, tão simplesmente. Clichés. Se algo vem para o meu mail que sei de antemão são daquelas coisas repassadas, elimino sem perder tempo. Agora é raro enviarem-me, pois nunca repasso. Ponto final! :)
    BJO
    (Boas festas, Luma)
    Ah, o que faço para desejar boas festas é o seguinte: posto um poema e desejo uma quadra feliz...

    ResponderExcluir
  46. Outra coisa que converso muito com a Carol, que tem que estar na base do nosso relacionamento se quisermos que esteja "no dna" dos nossos filhos: a atenção aos detalhes da "boa educação" um com o outro farão diferença completa para nós e para quem colocarmos no mundo. Tivemos criações bem diferentes neste sentido: ela teve muita imposição e gritaria, eu tive ordem, hierarquia e diálogo, e de um 8 e um 80, estamos construindo nosso 40, pra vida permanecer calma e elegante :)... em todos estes 9 anos que leio você percebo que se tem uma coisa que você faz bem, apesar de muito trabalho, é viver o offline. Viva ainda mais, então :)... beijos, excelente finzim de ano!

    ResponderExcluir
  47. Ai, amiga, o que dizer desse seu texto?
    Elegante, real, lindo, transmite calma, suavidade, delicadeza e... inspiração!
    Você é incrível!
    Sentirei saudades das suas postagens, que tanto me ensinam!
    Mas esperarei você sempre em Meu Doce Lar pra tomarmos um chazinho, tá?
    Deus abençoe e lindas férias!!!
    Um bjão em seu coração!

    ResponderExcluir
  48. Assim se leva tudo com mais naturalidade....
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  49. Você tem toda a razão, Luma. Gostaria de escrever com esta elegância sobre este assunto, mas você disse tudo.
    Beijo carioca

    ResponderExcluir
  50. Uma belíssima postagem com o estilo da Luma!
    Claro que deveremos manter lá as coisas boas e fazer com que as menos boas melhorem...

    Beijos

    ResponderExcluir
  51. Oi, Luminha,

    Boas festas e feliz ano novo para você também, querida, que 2014 seja
    realmente muito melhor que 2013. Pois é, mais do que nunca precisamos todos de muita calma e elegância, rsrs.

    P.S: amei este presépio que coisa linda,

    Um beijo

    ResponderExcluir
  52. Esse ano me estressei muito com a falta de educação de algumas pessoas, mas no final fico com pena ninguém pode dar o que não tem.
    Ótimo texto!!!!
    Seu blog foi eleito como um dos melhores de 2013 pelos seguidores do Café entre amigos.
    Parabéns pelas indicações, abaixo segue o link com os dados e o selo de reconhecimento.
    Parabéns seu blog é excelente.
    http://www.cafeentreamigos.com/2013/12/seguidores-do-cafe-entre-amigos-elegem.html

    ResponderExcluir
  53. ps:
    Um feliz natal a ti e a toda sua família, e um ano novo repleto de paz e saúde.

    ResponderExcluir
  54. Feliz Natal e Ano Novo próspero. beijos

    ResponderExcluir
  55. fim de ano em cidade grande é crazy demais, enlouquece qualquer um!
    mas sempre é bom lembrar da educação e do bom humor...e foco no presente sem passado assombrando...
    see you!

    ResponderExcluir
  56. Tenho pensado muito também sobre estes valores adormecidos nestes dias atuais.Vivemos a era da indiferença em meio a acanhados horizontes e limitadas perspectivas onde o que um dia era sinal de bom tom,educação,hoje é para muitos considerado frescura.É preciso mesmo que resgatemos certas regras de convivência social pois delas precisamos porque somos seres capazes de mudar e melhorar! Abraços meus também daqui me despedindo de mais um ciclo de leituras por seu blog.Boas Festas e até 2014!

    ResponderExcluir
  57. Luma, calma e elegância é o que todos devemos praticar! Não só nos fica bem, como faz bem! E eu também tenho de me empenhar nisso ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  58. A calma e a elegância são requisitos essenciais em qualquer ambiente.
    E na net ou na blogosfera, esses princípios também devem ser usados e abusados... rsrs...
    Excelente post, como sempre.
    Luma, tem um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  59. Anônimo19:53

    Passei por aqui para espreitar o teu blog e ao mesmo tempo desejar festas felizes.
    Como sempre, tens aqui interessantes trabalhos.
    Um abraço.
    http://umraiodeluzefezseluz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  60. Olá Luma
    Como sempre um brilhante texto
    Lendo-te e refletindo o quanto as palavras se encaixam perfeitamente com o mundo atual, realmente as delicadezas estão escassas e as caras tristes e amarradas estão em alta, acho que a pessoa pensa “não vou sorrir porque não quero conversa hoje”... RS
    Sinto tudo isso, acho que é por este motivo que tenho só meu blog, a falta de tempo concordo que perdemos tempo com coisas que não tem importância e quanto aos emails também não gosto de repassar coisas que não agregam nada de bom.
    Bom eu como sou uma incorrigível, ainda ando pela rua dizem bom dia, boa tarde e boa noite e nem ligo se respondem ou não, vamos fazer nossa parte e não deixar morrer o que aprendemos desde pequenos. Educação nunca cai de moda não é mesmo?
    Aproveitando e agradecendo o carinho e companhia neste ano que se caminha para o fim, te desejo um natal maravilhoso e que Deus abençoe com amor, respeito e harmonia a você e sua família. Beijinhos e até mais...

    ResponderExcluir
  61. Oi Luma, um ótimo final de ano para você. Muito legal o seu recado, precisamos mesmo de mais elegância e educação no trato com as pessoas. Ah, eu também tenho saudade do tempo em que o telefone servia para deixar um recado e falar com alguém, matar as saudades,
    Parabéns por estar na Xícara de Ouro do blog Café entre Amigos da Patrícia Galis.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  62. Menina, vim te dar os parabéns por seu blog ter sido escolhido entre os melhores do ano, no blog Café entre Amigos. É claro que ele seria indicado sim! Não ficaria de fora de jeito nenhum!
    Parabéns, garota!

    ResponderExcluir
  63. Boa tarde e um lindo sábado pra vc!

    Vim deixar meu abraço pelo ano todo que você
    esteve comigo, desejo que me 2014 nossa amizade
    permaneça sempre com muito amor e nossos sonhos
    e realizações venha com grande vitória, mais uma vez
    agradeço por tudo que ganhei nesse Blog , volto em janeiro
    Boas festas e um ano cheio de muita paz e luz!!!

    Rita!

    Ϡ₡ღ¸✿-:¦:-•´¯` ✻.¸¸.ღ♡ღ .¸¸.✻´´¯`•-:¦:Ϡ₡ღ¸✿-:¦:-•´¯` ✻

    ResponderExcluir
  64. Oi Luma!Pois é,calma e elegância,bom dia,boa tarde,boa noite,como vai, até depois,com licença,posso ajudar?...Como fazem falta estas frases hoje em dia,mas ainda existem pessoas que usam estas frases e são gentis,prestativas e que respeitam os outros seja o outro quem for...Graças a Deus!Boas festas!Beijocas!

    ResponderExcluir
  65. Que legal! Você tem razão. Apesar de ter 24 anos, sinto falta da educação das pessoas nos tempos que não cheguei a viver. Vejo os filmes e converso com os queridos idosos e noto o quanto a educação e a boa vontade eram mais evidentes nas gerações passadas. O quanto isso se perder faz com que tudo fique mais simples e frio, dando lugar à falta de educação e da humanização.

    Boas festas! Muito sucesso para você.

    www.teoriasdoleaodamontanha.com.br

    ResponderExcluir
  66. Luma querida!

    Eu desejo tudo de bom a voce, seus familiares e a todos nossos amigos presentes.
    Que seja a magia do amor o instrumento para a transformação de cada dia num outro ainda melhor.

    Boas Festas, muita paz.

    Beijos

    ResponderExcluir
  67. Feliz natal Luma e ótimo ano novo.
    Qto a foto que vc gostou na cor sépia, trata-se do aplicativo chinês moment cam
    Obrigada por participar da nossa festa virtual.
    Big Beijos
    Lulu

    ResponderExcluir
  68. Oi Luma...
    Linda postagem....Balanço, renovação, esperança e sucesso!!!
    Feliz 2014 para vc!!!
    Bjks

    ResponderExcluir
  69. Olá querida Luma, adorei seu post, excelente. De fato, elegância é ser educado, e ser educado se vive mais calmamente e em paz. Belo texto. Sinto saudades dos tempos antigos onde a educação já vinha de dentro de casa, parabéns pelo texto. Quanto ao lombo, o pouco tempo na marinada não influi, o importante é vc manter o lombo em papel alumínio pelo menos durante a primeira hora. Deixe separado um pouco da marinada, para depois que retirar o papel alumínio, vc vá banhando o lombo, que garante a maciez e umidade. Nessa marinada procure colocar suco de laranja e de limão, e se quiser vinho branco. Ajuda muito. Espero ter ajudado. Boas Festas amiga, que seu Natal e Ano Novo seja maravilhoso ao lado dos seus familiares e amigos. Beijinhos

    ResponderExcluir
  70. Luma, li algo muito calmo e elegante! Ninguém o faz como você! Feliz Natal,e próspero Ano Novo!

    ResponderExcluir
  71. Uma aula de finesse!
    Responda a grosseria com delicadeza, o destrato com educação, a brutalidade com nobreza. Há anos que faço isso e faz muito bem ao meu coração. Já dobrei vários brutamontes assim. Passei quase um ano dizendo bom dia a uma vizinha carrancuda que não me respondia. Quando ela pela primeira vez respondeu com um sorriso, acho que valeu por todas :)
    Fiz de uma coisa trivial uma experiência inesquecível e provei para mim mesmo uma coisa que supunha, mas não tinha certeza.
    Beijo. Feliz Natal, Próspero Ano Novo.

    ResponderExcluir
  72. Que belas e significativas palavras, Luma!
    Desejo a você e aos seus um Alegre Natal e Maravilhoso Ano Novo!
    Muito obrigada por partilhar tantos posts interessantes!
    Obrigada também por seus seus carinhosos comentários no meu blog.
    Beijos,
    Sonia. :)

    ResponderExcluir
  73. Olá amiga,vim retribuir sua carinhosa visita ao meu cantinho.
    Obrigada,volte sempre e pegue o meu selinho de agradecimento!
    Beijos Marie.

    ResponderExcluir
  74. Querida, que o natal e o novo ano te presenteie com caminhos perfeitos, pedaços de céu, feixes de luz interior, traços de emoção e como prelúdio a magia da fé e da esperança para fazer morada na tua alma e trazer felicidade e eternas aspirações. Forte abraço Eloah

    ResponderExcluir
  75. Excelente texto! Calma, elegância e educação também. Sempre. Tenha um ótimo Natal e um lindo ano novo. Eu continuarei com minhas postagens normais. Bjsss

    ResponderExcluir
  76. Oi Luma!
    Você tem razão, não custa um simples gesto de cortesia e educação. As vezes chego em lugares com um sorriso no rosto, o atendimento é completamente diferente :)
    Um feliz Natal e um 2014 maravilhoso pra você e sua família!
    Obrigada pelo carinho!
    Beijos

    ResponderExcluir
  77. Luma_maada!
    Elegância, educação, respeito, gratidão, ou como dizia minha mãe - "finess" - vem mesmo de berço. Pequenos gestos e delicadezas diárias que fazem TODA a diferença. Aproveito então sua parada para desejar-lhe um natal de muita LUZ, amor e alegrias e um ano novo de bençãos diárias!
    Com carinho e amor
    Regina

    ResponderExcluir
  78. Oi Luma, obrigada pela visitinha no meu blog, acho que ficaria lindo colocar o gelado de abacaxi dentro da fruta, se o fizer me mande uma foto ;)
    Lindo o seu texto, é bem isso o que sinto também, saudades de outros tempos, acho que a era digital está interfirindo muito nas relações das pessoas, que muitas vezes se esquecem que pequenos gestos, palavras, enfim, pode mudar o nosso dia pra melhor.
    Boas festas pra ti, e um grande beijo!!

    ResponderExcluir
  79. Luma, que lindo texto!
    Você é elegante e gentil até para chamar a atenção querida!
    Também fico triste com os e-mails preparados, sem identificação, sem exclusividade, que proliferam nesta época do ano!
    Sabe, também gosto de um paparico, de me sentir uma pessoa de verdade e não só mais uma, entre tantas!!
    Cada pessoa tem sua característica e todas merecem respeito, carinho e atenção!

    Também adoro o tempo em que pedíamos bênção para os mais velhos: fazia assim com meu avó que já partiu. Mas o engraçado é que com minha avó, que ainda está comigo, perdi esse costume, em nossos encontros.. Preciso voltar às antigas, antes que tudo seja consumido e que a gentileza se esvaia! :(
    Suas 5 expressões mágicas são perfeitas querida!
    Tanto que necessário compartilhar mais esses ensinamentos para conseguir ainda, quem sabe, mudar a forma de pensamento!
    Precisamos tentar não é? A calma e a elegância ainda vão prevalecer!!

    Aproveito para desejar um Natal maravilhoso para você querida!
    Adorei estar aqui em sua companhia neste ano!
    E NO PRÓXIMO NÃO SERÁ DIFERENTE, SERÁ AINDA MELHOR!!
    Que tudo se realize em 2014, um novo ano nos aguarda e nos espera de braços abertos e com um lindo sorriso no rosto!!!
    Beijos com carinho!!!
    FELIZ NATAL!!!

    ResponderExcluir
  80. Jamais desista das pessoas que ama. Jamais desista de ser feliz. Lute sempre pelos seus sonhos.
    Seja profundamente apaixonado pela vida.
    Pois a vida é um espetáculo imperdível...

    bjinhos com carinho tenha uma linda semana em Cristo...e lembre se pra Deus tudo é possivel creia e espere!!

    ResponderExcluir
  81. Anônimo18:54

    É minha amiga, instrução está muito, mas muito longe de se associar ao 'bom trato ao próximo' ou, mais popularmente conhecido como 'educação'. Encontramos, porém, recomendações valiosas para assimilação e condicionamento dos hábitos; como esta de seu texto: "calma e elegância". Beijos, Feliz 2014! Paula

    ResponderExcluir
  82. Amei o texto, só desisti, as pessoas andam tão sem coração ultimamente, mas eu prometo que vou me esforçar pra continuar fazendo a minha parte :) , beijinhos flor, um Natal e um 2014 maravilhoso pra você , e divirta-se nas férias, bjbjbj

    ResponderExcluir
  83. Bom descanso, Luma; Boa semana, feliz Natal!

    ResponderExcluir
  84. Neste Natal de 2013 e no Ano Novo de 2014 compartilho meus votos de felicidade e agradecimento por tudo que conseguimos ao longo deste ano que já está acabando e faço meus votos de felicidades e muita prosperidade as pessoas com quem quero compartilhar minha vida nesta nova jornada que se inicia no dia 1º de janeiro.
    Desejo um Natal muito alegre, feliz e com muita saúde e que possamos começar o ano de 2014 com muita fé e esperança, e sobretudo com muita paz!!!

    ResponderExcluir
  85. Oi Luma,
    Fiquei aqui lembrando que, quando eu era criança, eu achava isto de pedir a bênção às tias e padrinhos "coisa de velho". Agora, sendo mais velha, quando encontro meus padrinhos peço que me abençoem, o mesmo fazia quando minhas tias, irmãs de minha mãe, ainda não tinham partido. Para a família da minha mãe ninguém morre, eles se vão, partem!
    Nos quase 22 anos no funcionalismo público, levei estas expressões mágicas que mencionou para o exercício das minhas funções. E o resultado, tanto no trato entre colegas como no atendimento ao público, foi maioritariamente bem recebido. A calma em alguns momentos foi esquecida, porém a elegância no lidar com pessoas jamais foi deixada de lado. :) Um sorriso muitas vezes fez uma diferença incrível!
    Agradeço as informações que você tem compartilhado conosco e pelo modo generoso em seus comentários. Que seus projetos para os próximos tempos sejam bem sucedidos.
    Já agora (como se costuma dizer por aqui) feliz Natal e Ano Novo!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  86. Venho hoje especialmente desejar-lhe a si e sua Família
    um Feliz Natal.
    Tudo de bom.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  87. Deixo aqui meus votos de muitas alegrias, paz e felicidades, além de saúde nestas festas de fim de ano.
    Um grande Natal e um ANO NOVO recheado de realizações.
    Abraços

    ResponderExcluir
  88. Tô loco que fila para deixar um recado kkk,mas, ufa!aqui estou,amei o texto amiga,a vida é tão simples,não entendo porque as pessoas complicam tanto,minimas coisas,gestos,mudam a nossa vida,a postagem fez eu parar ,para raciocinar um pouco e parar de perder tempo com coisas fúteis,2014 vem aí e os planos /focos recomeçam,amo a maneira que vc expressa suas palavras,viajo e quando vou ver o texto acabou,confesso que estava sentindo a sua falta,desejando Feliz Natal que em 2014 vc possa alcançar todos os seus ideais,te cuida,bjs
    http://www.simonebastos2007.com/

    ResponderExcluir
  89. Calma e elegancia aliadas a gentileza é tudo que podemos levar para uma vida mais leve e significativa.
    Recebi seu comentario normal Luma.
    Um lindo e alegre Natal de paz.
    Que em 2014 possamos manter esta sintonia com poesia.
    Meu carinhoso abraço.
    Bjo de paz e luz.

    ResponderExcluir
  90. Olá querida, paz e bem!
    Parabéns pela postagem, linda e verdadeira!

    Obrigada pelo comentário no meu blog, vc é super iluminada!

    Desejo-lhe um Natal abençoado e um Ano Novo repleto de
    paz, vitórias, saúde e muitas realizações junto aos seus!

    Até breve!
    Bjs,
    Andréa ♥

    ResponderExcluir
  91. OI QUERIDA
    Muito boa a sua postagem elegancai sempre.Que nós possamos viver em um mundo de paz, sem ódio, guerras e preconceitos. Que nossas famílias se unam, trazendo um mundo totalmente solidário e que possamos aprender os grandes ensinamentos do Grande Pai "D E U S". Que o seu Natal seja completo de Paz... Alegria... Amor... Compreensão... Que tudo isso esteja em ti durante todo o ano e não apenas no Natal. FELIZ NATAL! obrigada por sua amizade.
    Com carinho
    Ana

    ResponderExcluir
  92. Li uma grande verdade aqui, as pessoas que estão mais afastadas da loucura das grandes cidades costumam ser maravilhosamente educadas, calmas, tentando agradar de todas as formas possíveis. Mas é a primeira vez que penso em associar a elegância. Os valores andam tão invertidos, a mídia e a publicidade as vezes cega tanto que elegância é associada automaticamente à roupas. Quando na verdade a elegância envolve delicadeza, bondade, simplicidade e boas maneiras.
    Lembra o Natal, um evento que deveria ser associado a simplicidade e amor e se torna um evento de excentricidades e excessos.
    Beijos feliz natal, ano novo e boas festas.
    bjs

    ResponderExcluir
  93. Abençoada,
    feliz natal e boas festas.
    Que DEUS continue te iluminando e a toda a sua família.

    ResponderExcluir
  94. Um Natal cheio cheio de paz!
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  95. Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
    As palavras podem ser as mesmas, mas os sentimentos e a sinceridade são sempre renovados e crescentes.
    Beijo, e até 2014
    Ângela

    ResponderExcluir
  96. Luminha querida,
    Desejo que você tenha um ótimo Natal, cheio de alegrias, harmonia e tudo que a nossa Caixinha de sonhos nos faz acreditar. Que esse Novo Ano que se aproxima seja uma porta aberta para novos sonhos, renovações de fé e muita Paz para o nosso mundo.

    Que chegue 2014 com paz, calma, e amor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  97. Olá Luma!
    É... Aqui chamamos isto de palavrinhas mágicas... Até hoje minhas 'crianças' grandes falam assim e um corrige o outro quando se esquecem das gentilezas; Eu dou o exemplo, procuro sempre ter um sorriso no rosto (sincero, viu) e usar e abusar de gentileza, porque sabemos que gentileza gera gentileza!
    Aproveito o comentário para lhe desejar (e a toda a sua família) um Feliz Natal e um excelente 2014! Com muitas gentlizezas, palavrinhas mágicas e sorrisos sinceros! BJ

    ResponderExcluir
  98. Feliz Natal e ótimo 2014 para vocẽ também, Luma.
    Obrigado pelo comentário lá no blogue.

    ResponderExcluir
  99. Não custa ser elegante, Luma. O que custa é ser educado, sem exibicionismos.
    O bom tom, cabe em toda a parte.
    Um FELIZ NATAL, cheio de paz e coisas boas...
    Ah, os corintos são uvas passas pequenas sem grainha. Um ingrediente do panetone italiano.
    bji gde!

    ResponderExcluir
  100. Verdade, todas as pessoas necessitam de carinho , respeito e atenção.

    Luma, para si e para os seus, desejo alegres Festas, um Natal maravilhoso e um 2014 melhor que 2013 ....e que o mundo se torne melhor!

    Abraço com todo o carinho e gratidão

    ResponderExcluir
  101. Amei sua postagem..
    Hoje em dia está cada vez mais difícil ouvir as palavrinhas mágicas...

    Boas festas pra você e sua família.

    beiJUs
    http://feiffercereja.blogspot.com.br/2012/04/taking-over-me.html

    ResponderExcluir
  102. Luma... voltei para agradecer seu carinho durante o ano e para desejar que o Natal traga aconchego, alegria e paz. Que seu novo ano seja muito, muito especial, para guardar na memória e no coração. Um abraço!

    ResponderExcluir
  103. Má educação e arrogância andam de mãos dadas. Tenho exercitado o sorriso diante de grosserias - e o que não falta é oportunidade.

    Luma,

    Buon Natale e Felice Anno Nuovo!
    :)

    ResponderExcluir
  104. Minha querida

    Que neste Natal a magia da criança que fomos esteja presente nos nossos corações...que não seja apenas uma comemoração de um dia, mas que se prolonguem por todo o ano...unindo almas com o carinho de uma palavra...o calor de um abraço...a doçura de um sorriso.

    FELIZ NATAL junto de todos os que amas

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  105. Anônimo23:58

    É bem difícil nos tempos que correm ter «Calma e Elegância»... Aprecio as pessoas que o sabem fazer. Votos de Feliz Natal e um Bom Ano de 2014, "calmo e elegante", mas cheio de flores. sorrisos e poesia :)

    ResponderExcluir
  106. O Natal, lembre-se a beleza dos pequenos
    gestos e a atenção para as pessoas de quem mais amamos,
    só por ,que tenho alegria em meu coração saber ,
    que ainda sou importante na vida de alguém.
    Deixe-me deslumbrar com o pensamento no
    carinho de mais um ano vivido com sentimento belo e profundo.
    Eu não me deixo levar apenas por uma
    festa da sociedade de consumo.
    Fico triste com uma desculpa para coração
    quem não sabe entender que
    mesmo um pequeno pensamento
    também fez com suas próprias mãos,
    pode aquecer o coração carente não do presente ,
    mais de um afago um carinho para sua almas era tudo .
    Que o Natal lhe traga um presente de amor e paz
    a você e toda família.
    Eu quero muito passar muitos Natal
    em sua doce companhia.
    Beijos no coração e carinhos na Alma.
    Evanir.
    PS:Na postagem deixei
    mimos que fiz com muito carinho.

    ResponderExcluir
  107. Só pra repetir o Feliz Natal... e desejar um Feliz Ano Novo! :)

    ResponderExcluir
  108. Que belo post, Luma! Hj em dia perderam-se o valor das simples coisas, mas tão essencial para um bom relacionamento como as 5 expressões que citou!
    Que em 2014 vc possa nos agraciar com textos tão bem elaborados e de excelente conteúdo, são presentes para nós!
    Agradeço pela sua companhia neste ano! Muito obrigada!
    Boas festas pra vc e td família!
    Feliz Natal e um Ano Novo repleto de sucesso e grandes realizações!
    Boas férias e até breve!
    Bjs ❤️
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  109. Oi Luma
    Elegância é uma característica desse blog e é com um prazer imenso que venho desejar que seu Natal seja muito Feliz e 2014 seja melhor com amigos que nos acrescentem fazendo a troca que sempre necessitamos.
    Um ano mais justo e mais humano pra todos nós Luma
    Obrigada pela excelência dos seus post's pela delícia que é ler-te e aprender contigo,
    Feliz Natal
    com carinho

    ResponderExcluir
  110. Luma um Natal cheio de Luz e um 2014 cheio de maravilhas!
    bjs
    Jussara
    PS: Em 2014 tentarei ser mais presente.

    ResponderExcluir
  111. Querida, olá!
    Muito embora essa mesma msg esteja seguindo para todas as minhas amigas-comadres (pela minha falta de tempo de escrever exclusivamente para cada uma, como tanto gostaria!), embora seja colada, é com muito amor que ela segue, viu!

    Que fique meus votos de um Natal pleno de amor e um ano vindouro próspero, de abençoadas realizações para você e sua família!
    Feliz Natal!!!
    Feliz Ano Novo!!!

    E que em 2014 estejamos juntas mais uma vez e sempre, amiga-comadre, porque você já faz parte da minha vida! De verdade!
    Obrigada por seu carinho, sua companhia e, sobretudo, obrigada por sua amizade, que tanto me faz feliz!

    Deus abençoe!
    Um bjão!
    Com amor e saudades,
    Karin Filgueira

    ResponderExcluir
  112. OI LUMA!
    TE DESEJO UM BOM DESCANSO E TE AGRADEÇO TAMBÉM PELA GENTIL COMPANHIA NESTE ANO QUE JÁ FINDA E QUE POSSAMOS, NOVAMENTE, SEGUIRMOS COM NOSSAS VISITAS E PARTILHANDO NOSSOS TRABALHOS PELA BLOGOSFERA COM A CORDIALIDADE E O CARINHO DE SEMPRE.
    ABRÇS AMIGA E FICA COM DEUS.
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  113. Luma querida!


    Agradeço a sua presença e participação nos meus blogs ao longo deste ano. Sem você meus blogs não teriam sentido. Faço tudo especialmente para você.

    Infelizmente, por problemas de saúde, este ano eu desacelerei minhas atividades na internet. Atrasei as atualizações dos meus blogs como nunca antes. Minhas visitas aos blogs dos amigos estão atrasadíssimas. Só não me afastei do Facebook e do Twitter, pois posso publicar direto dos blogs e visitar essas redes sociais é rápido. É tudo muito prático, pois é só clicar e pronto!

    Espero retornar ao meu ritmo (quase) normal de antes. Digo "quase", pois eu ficava demais no notebook e isso deve ter acentuado o meu problema na coluna.

    Desejo que estejamos juntinhos(as) em 2014.

    Que o seu Natal e de sua família seja maravilhoso e que 2014 seja inesquecivelmente feliz!

    Meu Natal virá cheio de esperanças!

    Com desejos de dias melhores para mim,

    para minha família,

    para meus amigos

    e para o mundo!

    Meu Natal virá renovar e reforçar a minha fé!

    Será uma oportunidade de reflexão,

    de renovação,

    de aproximação da família

    e dos amigos reais e virtuais.

    Meu Natal virá com a certeza de que tudo pode se transformar.

    Tudo pode se renovar.

    Tudo pode melhorar.

    Tudo pode evoluir.

    Basta a gente querer de verdade.

    Meu Natal virá com o desejo sincero de que o seu Natal

    será maravilhoso, inesquecível e feliz.

    Boas Festas! Feliz Natal! Um excelente 2014! Que seja o melhor ano de sua vida!!!

    Meu vídeo de Natal:

    http://youtu.be/uUKifE63_WU

    Muitas beijocas!

    Sônia Silvino

    Obs.: Esta mensagem está postada no meu agregador de links 1. Hoje estou copiando e colando (o que não costumo fazer), mas após as festas prometo retornar com mais calma e passear pelo(s) seu(s) blog(s). Grata pela sua compreensão e presença nos meus blogs mesmo com a minha ausência nos últimos meses.

    ResponderExcluir
  114. Bom descanso e bom Natal para ti e todos os teus. É a noite que mais gosto e apesar de Portugal estar mergulhado "na maior pouca vergonha política e o povo é que paga" farei tudoooooooooooo para plantar um sorriso nos meus de sempre e surpreender com presentes "made Fatyly":)))))

    Beijos do lado de cá do oceano cujo tempo está de lascar, com direito a tudo, chuva, vento e frio!!!!!

    ResponderExcluir
  115. Calma e elegância combinam. Trocas de gentilezas é coisa bonita, mas hoje tá cada vez mais difícil, as piores ofensas estão presentes nas sala de aula, no trânsito, nas repartições, enfim, o estresse soado à falta e de educação em si contribuem pra momentos assim serem frequentes.
    Feliz Natal, Luma!

    ResponderExcluir
  116. Eta licença blogueira!!!! Boa!!! Super beijos e feliz 2014 querida!!!

    ResponderExcluir
  117. Abençoada,
    desejo que 2014 seja um ano abençoado, que DEUS se faça presente todos os dias na sua vida e de sua família.

    ResponderExcluir
  118. feliz natal, flor!!!!

    e quanto a "farinha de tapioca"... ó: http://br.fotolia.com/id/27814210

    ResponderExcluir
  119. Querida amiga.

    Meu desejo para os que habitam
    o meu coração,
    é um mergulho no tempo,
    onde cada dia,
    é um dia de ano novo,
    e cada sonho,
    uma senha a ser descoberta,
    nesta caminhada rumo a alegria.

    Muito obrigado por sua amizade.
    Que sejamos e façamos felizes a cada dia.

    ALUÍSIO CAVALCANTE JR.

    ResponderExcluir
  120. Um ano novo de muitas conquistas e paz, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  121. Querida, calma e elegância, uma dupla perfeita!
    Desejo um 2014 cheio de amor, paz e prosperidade!
    Que nossa amizade se fortaleça neste novo ano!
    Com carinho

    Femme Digital- Mãe, Esposa, Mulher!

    ResponderExcluir
  122. Feliz 2014...
    paz, saúde e alegrias, sempre!

    Abraço do Pedra

    www.pedradosertao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  123. As pessoas até têm educação, só não se importam nem um pouco en usar :/

    Feliz 2014!!!
    muias felicidades
    =^.^=

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor