Chamada para a 2ª Edição da BC "Por que sou ativista da amamentação?"

Você que ainda não é mãe, mas que um dia pretende ser, ou você futuro pai... A blogosfera materna se reune mais uma vez para lhe ajudar, esclarecendo suas dúvidas com informações sobre a amamentação; derrubando mitos, reciclando ideias e falando das inseguranças tão comuns nesse início de convívio.

As mães que não são de primeira viagem também possuem dúvidas e existem muitas mães dispostas a contribuir na formação desse novo ser integral.
Amamentação não é apenas o ato do bebê sugar os seios, mas um conjunto de fatores que tornam esse momento mais acolhedor, que reforça os laços de afeto e o estado emocional das partes envolvidas.

Garante a sobrevivência do bebê, fortalecendo seu sistema imunológico, protegendo-o de algumas doenças, ajudando no fortalecimento muscular da face, no melhor posicionamento da língua e consequentemente na boa formação do palato (céu da boca) e arcada dentária, o que facilita a respiração.

Existem muitas informações erradas circulando e para mergulharmos na amamentação, é preciso entender que ela é própria da natureza e não deve ser questionada. A natureza muniu a mulher dando-lhe seios, não somente para enfeitá-la, mas para que ela seja a provedora da energia vital que nasce do seu sangue para dar ao seu filho ou se possível, para outras crianças, garantindo-lhes mais qualidade de vida. Você pode optar em dar pó industrializado artificialmente desenvolvido, mas esse não tem as propriedades que o leite materno possui.

Não tenha medo de dar seus seios para o bebê sugar. Peito não cai com a amamentação. Tenha medo da indústria química de alimentos. Todas as mães podem amamentar (com exceção), podem dar colo e ser um ninho aconchegante. Acha que dá trabalho? Se pensar no trabalho, desista de ser mãe.

Amamentação deve ser encarada como ato natural e rotineiro que garante suporte psicológico e opção pelo melhor alimento.

Você pode participar da 2ª Edição da Blogagem Coletiva: "Por que sou ativista da amamentação?", divulgando, postando ou comentando... Se você não tiver um blogue, poderá usar seu facebook ou qualquer rede social. Mas não deixe de avisar que postou!

Por que sou ativista da amamentação?
Veja a Chamada para a blogagem Coletiva de 2013 do blog "Desabafo de Mãe"

A Lista de participantes da Blogagem Coletiva do ano passado - Leia as postagens para se inspirar!

Participe da Página do Evento no Facebook e aproveite para ler o depoimento da Ceila Santos, uma das organizadoras da blogagem.


Leve os selinhos e ajude a divulgar a Blogagem Coletiva!

A blogagem coletiva acontece entre os dias 10 e 20 de Agosto e você pode postar em qualquer data nesse período. Quando postar, avise para que possa adicionar o seu link na lista de participantes.

63 comentários :

  1. Amamentei minhas duas filhas até os 9 meses. Foram momentos mágicos.
    Além de tudo o que vc citou - nutriçao, fortalecimento dos musculos, formação óssea, aumento da imunidade... há também a integração entre a mãe e o bebê.
    Momentos mágicos, que não há como substituir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Inaie!!
      O contato direto entre mãe e bebê é muito bom, mesmo que a mãe não amamente, mas o vínculo formado na amamentação é realmente mágico!!
      Beijus,

      Excluir
  2. Bacana, acho essa blogagens coletivas uma otima inciativa.
    Seu blog tem um alcance grande, então é muito bom ver voc~e participando e divulgado coisas boas e saudáveis como a amamentação.
    Bjks daqui de Aveiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roseane!
      Devemos usar o espaço que tem para coisas além do banal, afinal, os blogues podem fazer trabalhos de utilidade pública, ajudando pessoas que procuram por informações.
      Obrigada pelo incentivo!!
      Beijus,

      Excluir
  3. Vou ajudar na divulgação... bom dia minha querida Luma!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Astrid!!
      Você é muito querida!!
      Obrigada!
      Beijus,

      Excluir
  4. Muito legal,Luma! beijos,chica

    ResponderExcluir
  5. Toda mãe deveria saber os excelentes benefícios da amamentação.

    Luma brigado por sua visita, mas sempre olho os spans, o seu comentário anterior foi no dia 5 no post : Mensagem 277do Pastorino. Fico sempre feliz com as suas visitas. Beijos.
    Élys.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Élys!
      No serviço de pré-natal isso deveria ser mostrado às mães, mas pelo que noto aqui no Brasil, os médicos obstetras estão mais ligados a fazer o parto do que passar informações. A mãe tem sempre que procurar por grupos de apoio ou informações por conta própria. A blogosfera é um espaço que deveria ser mais bem utilizado, não somente no tocante à amamentação, quanto a qualquer assunto de interesse público.
      Beijus,

      Excluir
  6. Minha querida, realmente a amamentação é o ideal em todos os sentidos...mas , infelizmente, casos existem em que é preferível amamentação não-materna. Aliás, existem excelentes leites para as diversas idades da criança lactante.

    E acho um absurdo esta corrente que defende a amamentação da criança até aos sete anos!!!

    Abraço grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, São!
      Não queria discordar de você, mas já discordando... Existem muitos estudos sérios sobre o assunto e atualmente, a Organização Mundial da Saúde recomenda aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros seis meses.
      O desmame tem que ser natural, não pode ser forçado. Quando isso acontece, pode gerar insegurança na criança, dificultando o processo de independização. No desmame natural a criança se auto-desmama, o que pode ocorrer em diferentes idades, em média entre dois e quatro anos e raramente antes de um ano.
      É preciso entender a natureza humana e enfrentar os mitos criados pela sociedade.
      Beijus,

      Excluir
  7. Luma,

    Estou lendo um livro (de ficção) que fala que a amamentação não era comum nos "states" até os anos 60, e só a partir daí é que ela foi ganhando adeptos. Não sei até que ponto isto é verdade, mas ao ler a frase não pude deixar de exclamar: What? rsrs. Para mim é óbvio que a amamentação é a melhor alternativa de alimentação dos bebês. Nem entendo bem porque isso gera tanto debates, rsrs.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marly!
      Muita coisa mudou depois dos anos 60 em termos de avanços sexuais e comportamentais das pessoas, mas não posso afirmar se a amamentação não era comum. Talvez não publicamente. Na época da escravatura, as mães de leite eram as amas de leite que "poupavam" as senhoras do "sacrifício". De lá para cá muita coisa mudou e atualmente não temos vergonha de amamentar. Esse ato não diminui a mulher como a sociedade machista quer induzir. Aliás, até os homens estão mudando nesse sentido.
      Também não sei de onde vem tanta polêmica, certamente por falta de informação.
      Beijus,

      Excluir
  8. Parabéns pela iniciativa :)

    ResponderExcluir
  9. Muito bem direcionado:
    O blog do Lu Cidreira também já fez por várias vezes essa chamada na semana da amamentação e aleitamento materno.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, Lu!!
      Você vai participar da blogagem coletiva?
      Beijus,

      Excluir
  10. Boa sua iniciativa parabens que Deus te abençoe visite mais vezes seus comentarios em um dos meus blogs vou ficar esperando acessa

    http://juniorcis.blogspot.com
    http://junior-juniorcis.blogspot.com

    grato

    junior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Júnior!!
      Vou lá conhecer o seu blogue logo mais!!
      Bom fim de semana!!

      Excluir
  11. OI LUMA!
    UM ASSUNTO DE VITAL IMPORTÂNCIA.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Zilani!!
      Vem blogar com a gente!!
      :)
      Beijus,

      Excluir
  12. A Amamentação é o primeiro ato de amor da mãe para com o seu filho. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria!!
      Sim, esse é o primeiro ato de amor depois que a criança nasce e ela por instinto também se aconchega procurando pelo seio.
      Beijus,

      Excluir
  13. Luma, já estou por aqui de novo! rs
    Já participei da BC uma vez, confesso que foi um desafio. Eu simplesmente adorei! Mesmo não podendo participar desta vou acompanhar a publicação aqui no blog. Gostei muito do tema!

    Beijos!! ;]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Edilma!!
      Lembro da sua participação!! Não era para ter a segunda edição, mas pediram e cá estou novamente. Como eu contei em 2012 os meus motivos, dessa vez chamarei uma amiga!
      Beijus,

      Excluir
  14. Muito válido e super legal a iniciativa, eu amamentei meu filho até demais, não vou nem falar a idade kkkk, mas não me arrependo, eram momentos mágicos e não tem nada disso de cair seios, tudo em nós vai cair um dia, gostei muito parabéns e forte abraço, assim que tiver tempo vou participar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina!!
      Não precisa achar que iremos censurá-la ou algo assim. Veja a resposta que dei ao comentário da São. O desmame tem que ser natural e algumas crianças querem mamar até mesmo até o final da primeira infância. Faz parte do seu amadurecimento emocional.
      Vou ficar feliz com a sua participação!
      Beijus,

      Excluir
  15. Muito interessante o texto e parabéns pela iniciativa!
    Vou copiar o link para passar para minhas colegas que trabalham em creche... Talvez seria interessante compartilharem com os responsáveis pelos seus alunos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda!!
      Muito bem pensado! Muitas pessoas não tem informação e procuram na internet, melhor separar o joio do trigo.
      Beijus,

      Excluir
  16. Procure um lugar próximo à janela
    desfrute cada uma das paisagens
    que o tempo lhe oferecer,
    com o prazer de quem realiza a primeira viagem.
    Não se assuste com os abismos,
    nem com as curvas que não lhe
    deixam ver os caminhos que estão por vir.
    Procure curtir a viagem da vida,
    observando cada arbusto, cada riacho,
    beirais de estrada e
    tons mutantes de paisagem.
    Preste atenção em cada ponto de parada,
    e fique atento ao apito da partida.
    E quando decidir descer na estação
    onde a esperança lhe acenou,
    não hesite.
    Desembarque nela os seus sonhos.
    De aquele abraço apertado nesse Dia Dos Pais ,
    Que espera você na última estação .
    Caso seu pai não esteja a sua espera
    muitos pais estão a espera dos filhos.
    De aquele abraço com um largo sorriso
    o importante é saber , que nesse Domingo
    esteja feliz seja como filha , filho
    ou pai.
    Um abraço e um beijo carinhoso.
    Que seja eterna nossa amizade.
    Caso gostar na postagem
    deixei um mimo para você.
    No Domingo Realizarei o sorteio do livro.
    A venda também na Rede Ponto Frio.
    Para presentear seu Pai.
    Me prometa ser Feliz .
    Evanir S Garcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Evanir!
      Obrigada pelo poema e pelo convite!!
      Infelizmente meu pai faleceu há muito tempo!
      Feliz dia dos pais para você!
      Beijus,

      Excluir
  17. Obrigada pelo convite Luma. Acontece que este é um tema que não conheço, e não gosto de escrever sobre o que não conheço. Meu único filho foi adoptado e por isso eu criei a biberon.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elvira!!
      Você pode não ter amamentado mas pode ser à favor da amamentação. Não acho que uma coisa tem a ver com outra. O desconhecimento sobre o assunto é um fato que pode ser sanado :)
      Beijus,

      Excluir
  18. Luma!!
    Faz muito tempo que não ando pelos blogs, sinto saudades dessa vidinha blogueira e das amizades que fiz por aqui. Algumas ainda tenho contato pelo face, é mais rápido , mais imediato. Feliz por estar aqui.

    Postei sobre a amamentação, tenho três filhos e amamentei à todos, porem minha postagem foi uma experiencia impar em um grupo de compartilhamento de gestantes e mesmo com o fim da gestação , continuaram no grupo .

    O grupo dividiu-se em gestantes e amamentadoras e as dificuldades eram grandes. O tempo de amamentação era visto como ocioso por todas.

    Por esses parâmetros apresentados nas palestras sobre amamentação foi introduzido o tema, “ O TEMPO”.

    http://oultimodiademinhavida.blogspot.com.br/2013/08/blogagem-coletiva-porque-eu-sou_10.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mirza!!
      Você anda sumidinha mesmo!!
      Interessante o foco da sua postagem. Logo mais irei visitá-la!!
      Obrigada por participar!!
      Beijus,

      Excluir
  19. Oi Luma, bom dia!
    além de ter aceito o convite, acabei de postar a minha participação.

    Meu link:

    http://misturao.blogspot.com.br/2013/08/por-que-sou-ativista-da-amamentacao.html

    Xeros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!!
      Farei a leitura de todas as postagens, Ana Karla!! Me aguarde em seu blogue!!
      Beijus,

      Excluir
  20. Sempre um blogue com causas, linda Luma!

    Eu tenho um filho e amamentei durante poucos dias, devido a um grave problema de saúde na altura. Guardo uma memória muito traumática do que foi «secar» o meu peito...escrever sobre o assunto não posso prometer (desculpa), mas é criminoso que uma mãe tenha a possibilidade de amamentar e não o faça sob um pretexto fútil. Essa pessoa será uma Mãe?

    beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Se a mãe renega um direito da criança por motivos fúteis, não sei como será o futuro dessa criança. Na maioria das vezes são mulheres que não amadureceram a sua condição de mulher e quando isso acontecer, pode ser tarde. Algumas mães precisam de acompanhamento psicológico pós parto, pois nem sempre sabem o que estão fazendo.
      Beijus,

      Excluir
  21. Bela campanha! Que saudade desses tempos...de um encontro especial a cada mamada!!!
    Beijuuss Luma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Regina!!
      São momentos que não esquecemos nunca mais, mesmo com sono, dores nas costas... :)
      Beijus,

      Excluir
  22. Luminha, uma bela campainha!!
    Parabéns

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bandys!
      Vem com a gente!!
      Beijus,

      Excluir
  23. Estive lendo na pagina da Ana Karla sobre esta importante e precisa conscientização.
    Parabens Luna.
    Meu terno abraço amiga.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Toninho!!
      Logo mais vou lá na Ana Karla. Só agora consegui acessar a internet!!
      Beijus,

      Excluir
  24. Olá Luma querida.
    Nossa fiquei pensativa sobre este assunto, pois não amamentei minhas filhas como queria, não por má vontade foi por varias razões e até desinformações talvez, mas vou colocar minha experiência e tristeza por não conseguir amamentar. Vou caprichar. Agradeço pelo convite, já voltando da ausência de sinal. Beijos e um lindo domingo. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Verinha!!
      É legal compartilhar e verá que não está sozinha. Muitas mulheres passam por dificuldades que poderiam ser amenizadas, se tivessem mais informações sobre o assunto. Eu mesma precisei de ajuda para ensinar o meu filho a mamar, pois ele só queria saber de dormir, dormir... rs.
      Beijus,

      Excluir
  25. Olá Luma!
    Ainda não tenho filhos,mas sou ativista da amamentação sim.Assim como do parto natural.Como não conheço o assunto a fundo pois ainda não participei não vou participar da BC, mas estou levando o selinho lá para o meu blog!Depois quando você passar por lá me diz se está certinho e linkado certo também OK?!
    Parabéns pela linda campanha,a qual em breve quero participar ativamente!!!
    Bjus mil ♥

    http://blogluminoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Liny!!
      Muito legal a sua iniciativa!! Seria muito bom se as futuras mamães acompanhassem as postagens, pois entraram na amamentação já tendo noção de como agir em caso de dificuldade!!
      Vou lá daqui a pouco!!
      Beijus,

      Excluir
  26. Olá Luma... Voltei
    Aqui esta meu link, na verdade fiz em meio a correrias aqui em casa estamos em reforma e estou quase que maluquinha...rsrsrs
    Espero que esteja de acordo com a proposta da BC.
    http://eternamentevv.blogspot.com.br/2013/08/2-bc-por-que-sou-ativista-da-amamentacao.html
    Agradeço pelo carinho do convite. Beijinhos e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Verinha!!
      Não sabe como fico feliz com todo esforço seu para participar! Obrigada!! Daqui a pouco vou lá!! Beijus,

      Excluir
  27. Oi luma! Resolvi participar, espero que tenha ficado bom: http://ameninadasideias.blogspot.com.br/2013/08/por-que-sou-ativista-da-amamentacao.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alê!
      Já fui no seu blogue ler a sua participação e fiquei bastante feliz!! Você que ainda não é mãe se propôs a contribuir... isso é o máximo!!
      Beijus,

      Excluir
  28. Oi Luma!
    Espremi o time, priorizei algumas cositas e acabei há pouco de postar no blguito, só fiquei em dúvida em postar a imagem do Izaias amamentando, mostrei p/ o maridão ele deu a maior força, e disse ser tudo muito natural... As vezes ele me surpreende. Fiz um depoimento simples de momentos mágicos e inesquecíveis.

    Bjãooooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia!!
      Eu fui lá e vi a fotografia! Linda!! Também dou a minha maior força! É tudo muito natural! Depois voltarei lá para ler com calma! Obrigada por participar!! Beijus,

      Excluir
  29. Boa noite, Luma! como vai?
    Também quero participar de sua blogagem coletiva.
    Fiz meu texto, amei recordar aquela fase tão especial entre eu e meu bebê.
    O link está abaixo:

    http://tinamaonaroda.blogspot.com.br/2013/08/ativista-da-amamentacao.html


    Obrigada pela oportunidade,
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina!!
      Estou feliz por você estar participando!!
      Logo mais vou lá ler a sua postagem!
      Obrigada por participar!!
      Beijus,

      Excluir
  30. Oi Luma

    passei pra avisar que fiz o post.

    http://patymichele.blogspot.com.br/2013/08/por-que-sou-ativista-da-amamentacao-bc.html

    bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paty!
      Já acrescentei seu link à lista de participantes e daqui a pouco vou lá ler o seu texto. Obrigada por participar!!
      Beijus,

      Excluir
  31. Qrda, consegui, estou c dor de cabeça horrível estes dias. Publiquei aqui
    http://lauravive.blogspot.com.br/2013/08/a-importancia-do-aleitamento-materno.html
    bj e obrigada
    Elianne
    vou publicar no outro blog tb, trago p cá.

    ResponderExcluir
  32. aqui tb:
    http://orientacaopsi.blogspot.com.br/2013/08/amamentar-e-preciso.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhoras pra ti, queridona!!
      Mesmo com dores fez o texto... por isso te adoro!! :)
      Obrigada!!
      Beijus,

      Excluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor