Homem deseja sem amor, a mulher deseja sem amar



Pelo vidro da cafeteria vejo uma dessas pessoas que vivem de reciclagem de lixo, puxando uma carrocinha de madeira – será que ela se interessaria pela afirmativa da frase-título?

A vida corre em paralelo com os anônimos, "semi anônimos", conhecidos e "quase desconhecidos", sem que os dramas de cada um interfiram na vida do outro. Não está acontecendo nada, mesmo que um bonitão pare do outro lado do vidro e te dê um tchauzinho quase esfregando a mão no vidro. Com pensamento longe, dou um sorrisinho enviesado e olho rapidamente seus sapatos – discretos no estilo Village – e na minha eficiência comunicativa, devolvo o tchauzinho. Ele olha a cadeira ao lado e indico que está reservada. Coração reservado. 

O moço vai embora passando a mão pelos cabelos, como se fizesse propaganda de xampu e atrás dele vem um outro rapaz com o ouvido trancado em seu iPod. Ambos ultrapassam duas velhinhas que andam de braços dados. O mundo não está perdido – as pessoas têm ambições e inventam jogos de vida. Traçam Destinos.

A frase-título desse post é fascinante e escandalosa, assim como o seu autor Nelson Rodrigues. Ela faz parte de sua última peça “A Serpente”.

Começa a tocar uma balada de John Coltrane e releio mais uma vez, a citação de Victor Hugo, enviada por um amigo: “As palavras têm a leveza do vento e a força da tempestade” - As palavras têm o mesmo peso de quem as profere.

Tem quem não goste de... Encarar as palavras. 

63 comentários :

  1. Parei aqui por causa do título rs. E adorei a seguinte frase:
    O mundo não está perdido - as pessoas têm ambições e inventam jogos de vida. Traçam destinos.


    Um beijo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paulo!!
      Realmente, a frase é um chamariz! Pois veja, a verdade ou inverdade podem ser tão duras que mentes reagirão contra ela. Melhor, faz a mente reagir!
      Ah, se veio pela frase de Nelson Rodriguês e gostou da minha, então, o meu mundo não está perdido!! (rs*)
      Beijus,

      Excluir
  2. Olha Luma,as SUAS PALAVRAS eu sempre encaro!ADORO!As palavras tem mesmo um poder que desconhecemos!Ditas num sussurro ou gritadas,vindas do fundo da alma, podem causar intensas transformações!Belíssimo texto,amiga!bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe eu procuro não complicar a vida das palavras (rs*).
      Verdade, Anne! Algumas palavras, mesmo que sussurradas chegam como trovão causando intensas transformações.
      Beijus,

      Excluir
  3. Lindo,Luma! E tu além de encarar muito bem as palavras, as traz pra nós, compartilhas! Lindo! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. "Coração reservado"...o meu está há um longo tempo...ouve-se muito falar que o mundo está perdido, mas em grande parte desses casos é só uma questão de que as pessoas não conseguem enxergar a vida pelos olhos do outro.
    Sobre o título, sou exceção à regra...só consigo desejar quem amo.
    Lindo texto, Luma. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia!!
      E não precisa existir alguém para que ele se sinta reservado. Muitas vezes não estamos dispostos ou desejando amar... rs.
      Pois a questão da frase acima é justamente essa, desejar amar nem sempre é desejar estar com alguém, mas simplesmente sentir o amor!
      Obrigada pelo elogio!!
      Beijus,

      Excluir
  5. Há quem não goste de lembrar que as palavras tem peso. "Uma palavra de madeira cai no chão..." Arnaldo Antunes e Nando Reis, se não me engano. Na voz de Marina Monte é linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço, Patrícia!! Vou procurar!! Beijus,

      Excluir
  6. Coração reservado,será que o verdadeiro dono
    um dia vem buscá-lo?!...
    Amei o texto Luma!!!
    Bjus mil ♥

    http://blogluminoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe quem sabe?
      Obrigada, Liny!!
      Beijus,

      Excluir
  7. As palavras têm peso e os gestos tem emoções....
    Esse texto me fez até me ajeitar na cadeira pra ler o texto, e aí qdo vi que tem Nelson Rodrigues no meio... hmmmmm.... aí tem coisa que todo mundo faz mas poucos assumem.
    Adoro!!!

    Beijos e linda semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clara!!
      Imagino que na hora que ajeitou-se na cadeira, pensou que viria bomba!! Estou boazinha... Nelson Rodriguês soa agressivo para os mais sensíveis (rs*) Beijus,

      Excluir
  8. Sempre excelente Luma...com vários instantes intensos.
    Beijão...

    ResponderExcluir
  9. Luma, é o seu ponto de vita passional.
    Que não corresponde a uma verdade , mesmo sendo de Nelson Rodrigues.
    Este podia no seu tempo mostrar o oculto sórdido( na época podre sociedade, qu eu vivi e enojada, lia escondida eplaudia com 12 anos suas histórias), mas nós vivemos num mundo em que isto é apenas uma das leituras do que se passa,. Na verdade, todos querem ser assim.
    Não discordo, nem concordo.
    Procurando não ser o mito...
    Escorpião gosta de provocar.
    E provocar leva a quê?
    Beijos de quem te admira, mas não vê nada de novo aqui.
    Cuidado com quem segue babando, são pessoas travadas como as do tempo do Nelson.
    Gostam apenas de aparecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo09:05

      Ô minha amiga Maria Izabel Viégas! Falou e disse. Concordo totalmente com você. Bjs

      Excluir
    2. Oi, Maria Izabel!
      Releia o texto e veja se em algum momento escrevi que era o meu ponto de vista. Mesmo assim, garanto que a sua verdade não é igual a minha ou de qualquer pessoa. Cada pessoa tem a sua própria verdade, aliás, foi o próprio Nelson Rodriguês que afirmou que "toda unamimidade é burra".
      Bem, não entendi seus conselhos e pena que veio para dizer que não vê nada de novo aqui. Eu, prefiro muitas vezes não dizer algo, do que dizer e "provocar" algo de ruim nas pessoas. Agredir gratuitamente só mostra que temos uma agressividade latente que precisa ser veiculada para ações produtivas.
      Talvez ao invés de carregar a frase para si, tentasse destrinchá-las para aqueles que você acha não entendeu, seria didático, porém mais proveitoso!
      Aqui na bobosfera todos nós gostamos de aparecer!

      Excluir
  10. Ótima postagem. E normalmente quem teme as palavras também teme o olho no olho, teme a verdade, teme o famoso choque de realidade. E Nelson Rodrigues é e sempre será o cara. Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sérgio!!
      É bem por aí o que escreveu! As pessoas que renegam as palavras alheias, possuem forte candidatura a sofrerem sozinhas com suas verdades.
      Boa semana para você também!!
      Beijus,

      Excluir
  11. Um texto fantástico, é isso, a vida são momentos. Quero sublinhar o título e como é de título, ele generaliza, mas pessoas não são pessoa, e é dessa forma que prefiro olhar com quem me cruzo. Tudo depende do momento vivido, seja um momento de 1 minuto ou seja de 10 anos. Não me apetece acreditar em 2 pessoas iguais :) Mas concordo plenamente com o título no ponto de que haja quem viva dessa forma. E muito bem pensado! Eu prefiro outra forma de viver o momento, mas isso cada um é como qual qual, desde que respeite a minha liberdade termina onde inicia a tua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexandre!!
      A vida é a soma de todos os nossos momentos, sejam eles bons e ruins... sim, quando escrevemos para o público temos que generalizar e no caso de Nelson Rodriguês (o maldito), ele escreve para as massas, para o povão, para toda a sorte de gente, principalmente para aqueles que guardam muitos segredos!
      Ah, mas não podemos acreditar que pessoas são iguais! Qual seria a graça da vida?
      Penso que muitas vezes desejamos amar, mesmo assim não temos o amor disponível e por isso fantasiamos um amor que nem sempre existe. A frase nada mais diz que o homem é mais realista. Ele deseja sem amor. Já a mulher, quando não encontra o amor, ela prefere fantasiar e desejar sem amar.
      Mas pelo que vejo, alguém aí acima entendeu desejo como porta para o sexo. Mas não é disso que estamos falando...
      Beijus,

      Excluir
  12. As palavras tem sim um peso da parte de quem recebe, porém depende de quem as despeja. Mas a citação de Victor Hugo é perfeita.
    O título do post chamou-me a atenção.
    Xeros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Ana Karla! A intenção sempre conta e também o modo como as palavras são ditas! O Título foi proposital :) Beijus,

      Excluir
  13. Que bacana :)... eu, que tanto escrevi que palavras são apenas palavras, por acreditar no valor das atitudes diante do que se diz, acabo lendo esta frase do VH com outro sentido... mas que na essencia, denotam pelo mesmo significado.

    Já sobre John Coltrane, esse podcast ficou interessante: http://www.brainstorm9.com.br/38369/braincast9/braincast-69-o-indomavel-john-coltrane/

    bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tony!
      Depende de quem diz e porque diz! Estou baixando o podcast. Na página não está abrindo. Obrigada pelo link!!
      Beijus,

      Excluir
  14. Luma, como sempre é um prazer aparecer por aqui e beber da fonte de suas postagens. Sempre nos passando mensagens interessantes. Fora isso, você é um poço de cultura e saímos sempre daqui mais enriquecidos. Obrigada!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roseli!
      Obrigada, você é sempre muito gentil! :)
      Beijus,

      Excluir
  15. Lindo post..
    Com certeza as palavras possuem uma força sem igual..
    E dependendo da forma que é dita, pode marcar pra sempre a vida de alguém..
    Muitas vezes não nos policiamos e acabamos machucando alguém com nossas palavras, mas é como dizem, depois de ditas, não se pode mais apagar..
    Lembro de um caso na escola em que trabalhei a uns 10 anos atrás de uma mãe em que, em seu momento de estresse, estava ensinando o filho na lição de casa, a criança tinha apenas 5 anos, estava na fase de alfabetização..
    De repente, a mãe solta um grande grito chamando o filho de burro, e disse a ele que os primos eram muito mais inteligentes que ele, e que ela ficava muito triste por ele ser burro. (palavras ditas pela própria criança)
    Depois desse dia o aluno começou a ter dificuldades na escola, quando se sentia inseguro com alguma lição, começava a tremer, as mãozinhas suavam e ele por fim desistia.
    Tivemos muito trabalho com ele, porque tivemos que restabelecer a confiança dele, nele mesmo. Mostrando que ele era sim uma criança muito inteligente.
    A mãe foi chamada, ela disse que havia se arrependido muito da forma que falou com o filho.
    Mas as palavras que ela disse naquele momento de estresse por pouco não causa um problema mais grave na vida do filho..

    Pensamos muitas vezes que é frescura.. Que o que se fala é esquecido em minutos..
    Mas há palavras que nos perseguem por uma vida inteira..

    Luma, me mande embora.. kkkkkkk
    Exagerei no comentário..

    Beijinhos e uma tarde linda viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sheila!
      Penso muito para falar, deixo amadurecer, pois acho que muitas palavras são ditas desnecessariamente. Horrível quando encontramos pessoas que sempre estão com a razão.
      Caramba! Deveria ter trabalho psicológico para certas pessoas terem filhos ou saberem se podem ter filhos. Afinal, qual a conclusão desse fato? Essa mãe é burra carolinas! A criança é uma esponjinha que capta tudo que acontece ao seu redor e não tem amadurecimento suficiente para lidar com certas atitudes adultas. Garanto que essa mãe não falaria desse modo com qualquer adulto. A louca!
      Exagerou não!! Fica aqui!! :)
      Beijus,

      Excluir
  16. Querida amiga

    As palavras
    são o vento
    e também
    a tempestade...

    Que os sonhos
    te enlacem a vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Aluisio!!
      Que os sonhos sejam veiculo para o ensaio da realidade!!
      :)
      Beijus,

      Excluir
  17. Amei a frase! Concordo com o Nelson Rodrigues. Adorei as palavras e o jeito que vc as colocou no post.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  18. Hum que post interessante, gosto do que escreveu.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. As palavras, Luma, expressam sentimentos e ações, é preciso ter cuidado como emprega-las.

    Saudades de vc. Não sei o que está acontecendo, pq nao recebo mais autalizações por email de nenhum blog que me inscrevi.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Sissym!
      Eita! Não tenho ideia do que possa estar acontecendo. Não recebo atualizações por e-mail porque não acho prático. Tente um agregador de feed, é sempre melhor. Ou então, pelo friend connect...
      Beijus,

      Excluir
  20. vc tá tão escritora!!!! :) gosto muito!!! eu já falei que minha mãe é escritora? ela é.. está terminando um livro incrível, quando publicar, eu te mostro, vc vai gostar. Ela já tem 4 publicados, mas aqui no estado, não nacionalmente. E o seu? =) beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rah!
      Não sabia da sua mãe, acho que você nunca falou dessa qualidade dela. Bacana!! Você também escreve bem! Ah, não publiquei. Tenho escrevido mas não será por agora que lerá um livro meu. Avisa quando a sua mãe publicar ou então, me passa o nome dela para saber mais sobre ela!
      Beijus,

      Excluir
  21. Eu sempre lembro de um texto que diz que as palavras são como pregos fincados na madeira, sempre deixam suas marcas...por isso eu acho bem verdadeira essa citação do Vitor Hugo.
    Pelo post como sempre Luma!

    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wow!! Uma figura perfeita para ilustrar as palavras!
      Obrigada, Fabiana!
      Beijus,

      Excluir
  22. Seus textos como sempre encantadores.
    Qto ao show, aquele meu post foi apenas um desabafo de uma fá muito indignada.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lulu!
      Mas depois que li a sua crítica, apaguei a gravação. Não vou perder meu tempo com algo que de antemão já estava imaginando a falta de qualidade.
      Beijus,

      Excluir
  23. Gosto dos seus textos, Luma. E eles sempre têm trilha sonora. Bjs.

    ResponderExcluir
  24. Oi Luma
    lindo texto do Nelson, ainda mais o título...brilhante...
    Já era tua seguidora, mas vim te visitar através do grupo da Jô. Pinterestei teu Blog no board "blogs favoritos"...
    Bjos querida


    Blog Pesquei na Net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carmen!
      Preciso interagir com as meninas!! Uma turminha boa demais!! :)
      Obrigada por favoritar!! Logo mais vou visitar seu blogue!
      Beijus,

      Excluir
  25. O mundo não está perdido , as pessoas inventam...

    bj

    ResponderExcluir
  26. Anônimo22:30

    Consegui chegar aqui!!! Muito bom o texto, gostei da citação de Victor Hugo, escrevi sobre palavras e atitudes, é uma outra visão, ou talvez se completem...Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristiane!
      Logo mais vou no seu blogue ler seu texto!
      Beijus,

      Excluir
  27. As palavras são armas perigosas, dependendo da forma como é utilizada (ou interpretada).
    As palavras são perigosas, e mágicas, poderosas, encantadoras.
    Obrigada pelo seu carinho no meu bloguito!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Cici!!
      Obrigada você!
      Beijus,

      Excluir
  28. Hahahaha também parei pra ler por causa do título, achei a cara do Nelson, sem saber que era dele... rsrs Passei a admirá-lo depois que a minha monografia na faculdade de jornalismo foi sobre sua vida e obra. Adorei o post! ;)
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, She!
      Acho que é isso mesmo, só gosta do Nelson Rodriguês quem conhece um pouco mais de sua obra!
      Beijus,

      Excluir
  29. Oi Luma
    Hoje estava passeando pela a web e encontrei uma frase que dizia que uma palavra posta fora do lugar estraga o pensamento mais bonito.
    Aprendi a gostar de Nelson Rodrigues somente quando atingi a maturidade, o cara não era irônico, ele apenas escrevia como ninguém sobre a "vida como ela é".
    Adorei a escolha do tema.
    bj
    yvone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Santinha!!
      Até uma vírgula colocada no lugar errado estraga todo um pensamento :) Imagina uma cabeça cheia de vírgulas - são pessoas assim que não entendem o que escreve Nelson Rodriguês. Também ler como se fosse direcionado a apenas um público, não é certo! A vida é como é, sem tirar, nem "poer" :)
      Beijus,

      Excluir
  30. Luma,

    Eu não amo, mas sinto amor. Um sentimento que nunca sairá de dentro de mim.
    Amei o título! Bem ao modo de Nelson Rodrigues.
    Ainda estou por aqui relaxando com as músicas.
    Uma linda semana! Abraços.

    ResponderExcluir
  31. Nem sempre é fácil verbalizar pesencialmente, precisamente porque as palavras têm um poder enorme...

    Li com um prazer diferente, esta tua postagem: consegui transportar-me para o "seu sítio e envolvência do que vai dando conta". Uma postagem a que eu chamaria "crónica de um quotidiano"...

    Bjo, Luma :)

    ResponderExcluir
  32. Oi Luma! Algumas vezes vivemos como se estivéssemos em vitrines com aqueles vidros que só se enxerga pelo lado de dentro (não sei o nome). Olhamos, olhamos...a vida passa.Dentro e fora.
    Abraço!

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor