Os Mutantes The Movie

O videoclipe que faz parte de um projeto de promoção do longa sobre a história da banda "Os Mutantes". Procurem, a Direção é de Jeff McCarty e produção do brasileiro Antonio Rossa e o google deletou 3 videos dessa postagem. Podemos nem falar da rede vizinha de vídeos, mas sabem bem qual, não é mesmo? começa com V e termina com O. Vamos lá!

Traduzindo partes da história d"Os Mutantes", ela é uma dos mais incomuns em toda a história do rock e tem servido de inspiração para artistas variados como Beck, Jack White, Sean Lennon, Devendra Banhart, Nirvana (Kurt Cobain fala sobre Os Mutantes) e os Flaming Lips.

Imagine um grupo de rock brasileiro dos anos 60 composto por três adolescentes que gostavam de vestir-se com roupas estranhas e tocar música com guitarras artesanais e psicodélicas de fabricação próprias. Agora imagine essa banda tocando uma música estranha e bonita ao mesmo tempo que fez o governo militar no Brasil declarar como ameaça nacional, prendendo amigos e companheiros de banda.

Em meio a tal opressão, é um milagre seus registros sobreviverem décadas e são como tais grande inspiração, sendo considerados para muitos os melhores artistas do rock nacional até hoje.

Tudo começou em 15 de outubro de 1966 quando Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias compunham um trio, chamado de "O'Seis" e se apresentaram no "Pequeno Mundo de Ronnie Von".  

Logo depois Rita Lee e os irmãos Arnaldo e Sérgio Baptista - que a princípio só queriam tocar rock, de preferência cantado em inglês - se aproximaram dos tropicalistas por meio da amizade com Gilberto Gil.

Por indicação de Ronnie Von, se apresentaram pela primeira vez para um grande público em 1967, no "Festival da Canção" acompanhando Gilberto Gil na música "Domingo no parque". 

Aos ensaios... se fazem necessários. Quem interpreta Rita Lee é a atriz Francieli Tramontini. Parecidíssima com a cantora quando jovem.

"O Império dos Mutantes", livro de ficção científica de Stefan Wul foi que inspirou Ronnie Von a sugerir o nome para a banda que em fevereiro de 2005, com o álbum "Os Mutantes" foi incluído na lista de "50 Most Out There Albums of All Time" ("50 Discos Mais Experimentais de Todos os Tempos"), da revista britânica "Mojo", onde obtiveram a 12ª posição na lista, à frente de Pink Floyd, Beatles e Frank Zappa. Também no ano de 2005, a "Q Magazine" colocou o álbum também em 12º lugar, da lista dos "40 greatest psychedelic albums of all time" ("Os 40 maiores discos psicodélicos de todos os tempos).


Rita Lee quando adolescente, não sabia muito bem o que ia fazer da vida. Pensou numa banda só com mulheres e até ir para a África fazer Teatro Mágico. Achou que era piração e ficou por aqui mesmo. Que bom! Se tivesse ido para a África, talvez "Os Mutantes" não teriam existido. 

A página "Os Mutantes – The Movie" no facebook tem muitas fotos emblemáticas e super divertidas da banda.  Se você tiver material que possa contribuir, adicione! A página faz parte de um projeto para levantar fundos para custear a animação, que no formato retrô é cara. Cada “like” aumentam as chances para o financiamento necessário. Ajude!


Você conheceu "Os Mutantes"? O que pensa sobre eles? 

62 comentários :

  1. Olá Luma, a leitura do seu texto é deliciosa e respondendo sua pergunta, não conheço a fundo os Mutantes nem suas músicas. Mas me impressionei com a entrevista do Erasmo Carlos no fantástico ontem e por perceber que mesmo numa época em que a repressão vinha do governo, entre os artistas havia uma espécie de preconceito declarado que julgava menor uma forma de expressão musical em relação a outra. O mais difícil é que ambas, iê-iê-iê ou bossa nova contribuíram significativamente para a consolidação musical no Brasil. E olhar para nosso momento musical atual é de dar pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Matheus!
      Não assisti a entrevista do Erasmo Carlos e fiquei curiosa! Essa rivalidade era porque antigamente era bastante difícil gravar e isso fazia com que os próprios artistas fizessem uma espécie de controle. Nas melhores gravadoras estavam os melhores artistas. Atualmente as gravadoras estão niveladas e quase falidas.
      Seja Bem-vindo!!

      Excluir
  2. Eu tenho um fraco por esses seus posts nos quais eu descubro o que há debaixo da ponto de um iceberg, não sabia nada disso sobre a Rita Lee ou sobre a Os mutantes, mas gostei de saber!!! Seu lado divulgadora de conteúdos culturais é uma delicia Luma!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pandora, tem muita gente interessada na música brasileira e não é à toa. Vale sair um pouco do domínio midiático e ouvir a verdadeira música nacional!! Obrigada pelo elogio!Beijus,

      Excluir
  3. Que beleza de ler e ouvir.Adorei ! Essa página no FB deve ser linda! beijos,ótimo dia!chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda mesmo!! Fiquei extasiada e esperançosa quando conheci! Nossa música precisa ser divulgada!! Beijus,

      Excluir
  4. Adorável seu texto Luma e o modo como apresenta a história. Tudo isso acompanhei bem de perto...adorei lembrar.
    Beijo grande. Ah! já curti a página no FB.
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Astrid!! Sou bastante sensível aos comentários das pessoas que viveram na época, pois eu só conheci depois. Tenho muito que aprender além das impressões pessoais, já que não participei dos famosos festivais. Obrigada por curtir a página!! Beijus,

      Excluir
  5. Adoro a Rita Lee,já vi vários shows dela. Não peguei a fase dela nos Mutantes, mas já vi vídeos bem interessante. Acho que ela é uma das pioneiras, se as mulheres hoje em dia tem mais liberdade foi graça a mulheres como ela que ousaram numa época que era tudo muito difícil, tudo muito fechado, tudo muito proibido.

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo aconteceu quase que o inverso. Andava bastante insatisfeita com a Rita Lee, com seus pitis, principalmente quando começou a se mostrar mais no Gnt. Eu estava super enjoada das músicas que ela cantava, pois não havia novidade. Até que um dia, conversando com um amigo que é do meio artistico, contei da minha insatisfação e decepção. Daí ele começou a falar da vida artística dela e deu uma verdadeira aula para mim. Contou também alguns particulares antigos. Bem... quanto a esse quesito, a minha decepção acentuou. Saber que algumas figuras internacionais que eu admiro, curtiam "Os Mutantes", fez ir atrás. Acho que isso aconteceu com muita gente, inclusive o Devendra, narrador de um dos vídeos. A gente reaprende quando o que a gente aprendeu não tem mais uso! Beijus,

      Excluir
  6. Eba!!!! Mutantes... adoro ;)

    Beijos =)

    ****Lindo ano!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu também pouco sabia d'Os Mutantes. A primeira referência que vi - e me lembro - foi de uma entrevista do Arnaldo Antunes no Jô, falando sobre o novo álbum dele, que estava sendo lançado pela Outra Coisa. Gostei do que vi e ouvi mas acabei não indo atrás, agora é uma bela hora de recuperar isso.

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!! Acho que você está confundindo Arnaldo Antunes com Arnaldo Baptista. Eu posso estar errada sobre isso, então vou pesquisar!! Vamos juntos indo atrás!! :)Beijus,

      Excluir
  8. Que delíciaaaaaaaaaaaa Luma! Adoro Rita Lee, embora eu ache que ela esteja surtando, ou sempre foi, sei lá... rsrsrs
    Beijo, beijoooooo
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, She!! Ela está com a "Sindrome de sabe tudo". Uma sindrome normal que ataca as pessoas depois de uma certa idade. Beijus,

      Excluir
  9. Não conheço muitas músicas dos mutantes, mas adoro a Rita Lee desde pequena.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente ouvir mutantes e você verá que Rita Lee é apenas a imagem de um espelho. Beijus,

      Excluir
  10. Lu
    eu conheci os mutantes, aRita Lee principalmente. Mas ouvi muito pouco deste tipo de musica. Minha adolescencia foi nos anos 70. Mas eu preferia o Roberto carlos, Erasmo e a turma toda.
    com amizade Monica
    feliz ano novo para voce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No interior, a turma do ie-ie-ie fazia mais sucesso! Roberto Carlos se tornou Cult com a maturidade, mas cantar a música do Teló foi demais para mim. Sou muito mais Erasmo Carlos!! Beijus

      Excluir
  11. Encontrei o seu blog, estive a folhear achei-o muito bom, feito com muito bom gosto.Tenho um blog que gostava que conhecesse. O Peregrino E Servo.
    Se desejar visite Peregrino e Servo.
    Que haja paz e saúde no seu lar.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. António, já é a terceira vez que voce aparece no meu blogue com o mesmo comentário em postagem diferente - e olha que não posto todo dia - então, troca o disco que está arranhado!!

      Excluir
  12. Oi Luma:)

    Não conheço o grupo "=s Mutantes" mas a Rita Lee conheço e adoro as músicas dela:)

    Bom ano!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Formiguinha, vale a pena pesquisar e conhecer um pouco mais a nossa música. Os Mutantes é melhor que tudo do nosso rock. Beijus,

      Excluir
  13. Oi Luma, seu blog é cultura.

    Adorooooooo.

    Beijo na sua alma.

    Angel.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo15:27

    Gosto muito da Rita Lee.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vai gostar d"Os Mutantes"... rs.

      Excluir
  15. Oi, Luma!

    Sou da época do estouro dos Mutantes! Sempre gostei, mas confesso que era mais Jovem Guarda. Por outro lado, sempre gostei de música erudita e, mesmo quando jovem, era um pouco difícil entender o tipo de música que eles faziam, mas gostava da sonoridade e do visual doido e multicolorido. Depois eles se foram e ficou a Rita, que acabou se firmando como a "Rainha do Rock" brasileiro. Muitas das suas músicas foram referência em minha juventude e início da maturidade.
    Seu texto acaba de me presentear com um delicioso voo ao passado! Obrigado!
    Ah! Curti a página, não apenas no botãozinho de curtir, mas também como parte da viagem ao passado...

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Zeca!!
      Você salvou a pátria!! Tenho a impressão que o brasileiro quando diz não gostar de música brasileira, diz isso porque não conhece a nossa música. É importante conhecer, mesmo que não seja o nosso estilo musical.
      A Rita Lee recebeu os méritos, mas antes dela arriscar-se na carreira solo, tinha um bom time atrás da banda e acredito na integridade de todos os membros dessa banda. Afinal, Kurt Cobain quis conhecer o Arnaldo Baptista e não a Rita Lee. Os caras que sacam música entendem e tem olhos para outros lados além da parte vocal.
      A página é bem bonita e acessar as fotos é bastante viajante!!
      Beijus,

      Excluir
  16. Eu tocava José no violão aos meus 10 anos de idade e nem sabia ser d'Os Mutantes. Gostei de ter escutado umas musicas hoje. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? Na verdade parece música reigiosa. Os Mutantes também inovaram cantando música gospel! (rs*). Eles gravaram outras músicas com essa mesma temática. Obrigada por compartilhar no fb. Beijus,

      Excluir
  17. Olá Luma! Antes de mais um bom 2013.
    E Rita Lee sim, muito conhecida. Mas desconhecia "Os Mutantes"
    Sempre lindos os teus assuntos
    mui bjis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Túlia!
      O legal d"Os Mutantes" é que eles utilizavam instrumentos alternativos, feitos por eles mesmos! Você tem que entender do barulho para gostar da música. Por isso, quem faz música gosta tanto deles. Beijus,

      Excluir
  18. Luma...como eu disse em resposta ao seu simpático comentário lá no meu blog...há cada vez mais gringos interessados em nossa música...muito mais que muitos brasileiros perdidos na lama do axé,breganojo e congêneres...obrigado pela visita e volte sempre...feliz 2013

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois não é, Ricardo? Acho que sempre foi assim. E te digo mais, quem diz que a música brasileira é ruim ou que está ruim, é porque não conhece música ou só escuta o que comercialmente é oferecido. Acho que nós blogueiros que gostamos da boa música brasileira temos o dever de divulgá-la. Logo mais vou lá no seu blogue. Beijus,

      Excluir
  19. Olá Luma, tudo bem?
    Venho agradecer o carinho da suas visitas e te desejar um ano maravilhoso. Que delicia de post, adoro Rita Lee, porem não sou da época dos mutantes, já ouvi suas musicas,lindas por sinal. Para minha pessoa ela sempre será a rainha do rock. É sempre um prazer vir até seu cantinho,posso te falar sem parecer piegas, mas adoro seu blog tem muita cultura e conhecimento.
    Um lindo amanhecer. Beijinhos da Verinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos interagir!! <3 Que bom que gostou!! :) Também não sou da época dOs Mutantes mesmo assim busquei conhecê-los. Bem, pessoalmente tenho uma certa reserva quanto a Rita Lee, afinal, ela acatou um título que é da Celly Campello, a primeira a gravar um rock nacional foi ela e seu irmã Tony Campello - Tenho tempo para amar (1959). Adiante, sepultamos a história da música.
      Beijus,

      Excluir
  20. Olá, Luma.
    Conheço pouco a respeito da banda Os Mutantes, apesar de gostar de rock, e concordo que eles hoje são um exemplo para todo jovem músico que almeja criar canções que ajudem os demais a criticarem toda a organização político/ideológica vigente no país.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles foram originais até certo ponto, pois a inspiração dos antigos sempre foi os Beatles; eles não fugiram disso. Dou o mérito não a Rita Lee, mas os verdadeiros músicos dOs Mutantes. A Rita Lee era a palhaça!! Me desculpe, mas é isso que penso. Outra pessoa bonitinha com voz mais ou menos faria coisa melhor pelOs Mutantes. Em certa altura da banda, ela deixou todo mundo na mão! Beijus,

      Excluir
  21. Muito interessante o seu post mas a verdade é que nos anos 60 e debaixo da ditadura que se vivia, o acesso a certas musicas era muito restrito e depois também 67 foi o ano em que casei e fui viver para Moçambique e portanto os Mutantes passaram-me ao lado como soe dizer-se.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Brasil também era vivia a ditadura, bem menos complicada que a de Salazar. Aqui bastava ter uma certa influência ou escapar para um outro país ou pelo meio do mato, as pessoas se safavam. O interior do pais recebiam pessoas foragidas em seus próprios paísses que viviam clandestinas com nomes trocados, mas estavam em seus países. Os idealistas enfrentavam e dessa atitude tivemos muitas baixas de gente realmente necessária para o futuro desse país. Temos que lastimar qualquer forma de ditadura!! Nos tiravam a liberdade, a vontade de manisfestação, porém temporária!! Agora o povo tem liberdade e não sabe se manifestar. Muito triste a luta por nada!! Beijus,

      Excluir
  22. Querida que belo post.Os anos 60 foi a época da mudança, de uma juventude em busca da liberdade de expressão e de atitudes. Vivi esta época maravilhosa.Um mundo novo - e os mutantes e a sua música foram importantes neste processo de mudança.Parabéns!
    Obrigada pelo carinho e a generosidade do teu comentário no meu Blog.Bjs Eloah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eloah!! Muito legal ter o seu testemunho! Seu e do Zeca que viveram o momento de liberdade, quando a censura caiu por terra e as pessoas puderam se manifestar suas necessidades e alegrias culturalmente. Obrigada você por tudo!! Beijus,

      Excluir
  23. Anônimo22:56

    Oi Luma! Eu não conheço bem ou quase nada de Mutantes. Mas, Rita Lee, eu adoro!! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Rita Lee ainda está entre nós!! :)

      Excluir
  24. Anônimo11:08

    A voz... Sempre será o X da questão.

    Obrigada pela visita Luma, beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não penso assim, Vanda!! Em uma banda, todos os integrantes são necessários e cada um contribui para que a formação se mantenha. É lógico que quando a voz se cala, faz-se necessário procurar por outra voz. O que não aconteceu com Os Mutantes, já que um deles, muito necessário, ficou psicologicamente abalado por culpa da Rita Lee.
      Obrigada você, Vanda!! Beijus,

      Excluir
  25. Oi, Luminha!
    Como foi de Festas?
    Rita Lee, adoroooooooo!!!!
    Beijinhos de 2013!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As minhas festas foram aconchegantes, como já imaginava que seriam. Obrigada pela manifestação! Beijus,

      Excluir
  26. Que ótimo ler sobre eles. Confesso que não curtia os Mutantes, mas depois curti demais a Rita Lee, que curto até hoje. Fui uma adolescente meio atípica, nem passei por crise, pois minha mãe não dava esse direito! rsrs Pouco ligávamos o rádio, TV era com horário marcado, enfim, não deu pra curtir muita coisa. Pra ter uma ideia, nunca fui fã dos Beatles! Mas adorava os sucessos, cantava todos, no "embromeichan". Muito bom saber que nossos músicos, artistas, são reverenciados lá fora. Porque aqui, só dá mesmo pra Rita mostrar o bumbum, de insatisfação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lúcia, compreendo todo esse processo! Tenho amigos que contam, que na cidade onde moravam, quem curtia rock era considerado marginal ou louco, maconheiro, ou coisas do tipo. Quando o psicodelismo chegou com a onda hippie do paz e amor, imagino como os pais ficaram de cabelo em pé. Ah, até hoje eles ficam de cabelo em pé. Não culpo a sua mãe, na verdade ela não tinha culpa, pois toda a sociedade era reprimida pelo sistema. Acredito até que os pais eram muito carentes nessa época e de tão privados da liberdade, pouco sabiam manifestar seus sentimentos.
      Não sou fã da Rita Lee. Ela é um porre!

      Excluir
  27. Olá!
    Sei de algumas coisas sobre eles pq minha irmã me contou, mas confesso que nunca fui fã da Rita Lee, embora ela tenha influenciado muitos.

    Vim voar por aqui pra te desejar um ano repleto de bênçãos e realizações.

    Abração esmagador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perde nada em não ser fã da Rita Lee. Ela era chata e com o tempo piorou. Tudo o que sei dela me leva a olhá-la negativamente. O tempo dirá. Como diz uma amiga: A aura dela é pesada! Aqui digo dOs Mutantes, uma banda que é mais do que uma voz! Beijus,

      Excluir
  28. Eu já tinha ouvido falar nos Mutantes, mas não sabia que tinha tido essa repercussão mundial toda. Bacana mesmo seu post Luma! Tb não sabia do filme vou anotar pra ver. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As nossas boa música é super repercutida lá fora. Aqui dentro do território nacional impera a babaquice comercial. Beijus,

      Excluir
  29. Anônimo12:44

    Luma!!!

    Eu que não tive nem a infância e nem juventude regada a música ouvia falr muito dos Mutantes e Rita Lee. magina então o que era o sucesso deles na época.

    beijos!

    ResponderExcluir
  30. Querida Luma:
    Gostei de ler o seu texto,que,para mim,foi novidade.Não conhecia Os Mutantes.Aprendi mais um pouco.
    Os anos 60 não foram fáceis para algumas pessoas.Mas tudo passa e,agora,do ponto de vista da liberdade,estamos um pouco melhor.
    Um abraço
    Beatriz de Bragança

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Beatriz! Nos anos 60 ainda existia a repressao militar que controlava as expressões artísticas. Muitos desses artistas daquela época fazem sucesso hoje e estão retrocedendo em suas escolhas, pois antes só haviam dois caminhos a seguir. Beijus,

      Excluir
  31. Olá, Luma..:))
    Gostei muito de saber sobre Mutantes!!
    Você sabe, em 1998, existia a internet, mas, aquela internet, lenta como lesma, e o Hpg, IG oferecia página gratuíta, e E-mail de 10MB, Msn, Hotmail,Yahoo, mesma coisa. Oferecer E-mail gratuíto de 10MB era muita coisa; daí, resolveram cortar as asinhas das coisas gratuítas, consequentemente, foram sumindo com as homepages, mas, creio que serviram para as moçadas praticarem um pouco de html.
    Daí, o Google apareceu ofererecendo Gigas E-mails, e Blogs, Youtube, videos antes bastante experimental, hoje, videos de ótimas qualidades, fontes de informações valiosas.. e assim surgiram outros copiando o exemplo da linha do Google, graças à Deus, uma vez que no Youtube, a censura anda cortando as asinhas, e muitos videos sumiram do mapa, e nessa, hora, quando um usuário, que esperava ver aquele video ,volta ao local, e vê um aviso, você pode imaginar a sensação chata que vem à tona, mas, sempre alguém já fez o download, e graças à Deus, o arquivo está salvo em alguma máquina..:)).
    E assim, algumas raridades históricas ao passar do tempo foram resguardados ..
    E esses arquivos desconhecidos, estão sendo divulgados para a nova geração através de meios, antes, não imaginados pela mídia comum - a internet - e saibam que ela veio para ficar, e quem não se adaptar, vão cair no obsoleto, e vocês já devem ter notados, estão vindo novidades, pois, a mente humana é muito criativa....:))
    Ótemo e ótima semana!!
    A big Hug and Tchauzinho

    ResponderExcluir
  32. Oi,
    Muito interessante tudo que foi postado.
    Mutantes foi um grande grupo e continua nos nossos ouvidos até hoje!
    Abraço,
    Zuza Zapata
    www.zuzazapata.com.br

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor