Em clima de Natal


É Natal! Tudo indica que sim. Desde as pessoas nas ruas às temperaturas.

E há espírito de natal dentro dos sacos que carrego ao sair do supermercado. Espírito este que me faz voltar as memórias de infância e devolve-me a ansiedade à roda dos presentes, agora com outros sentimentos.

No entanto, se hoje, espiritualmente me fosse dada a oportunidade de "pedir", o meu desejo encalha num pedido tão velho como a consciência que tenho de existir: o alívio dos medos. Esse é, sem dúvida, o maior dos tormentos e presumo ser o de todos os que vivem rodeados de pessoas de quem amam. 

O meu pai partiu quando eu ainda era bem pequena, mas deixou-me um patrimônio de recordações boas e exemplos de como lidar com a vida ou mesmo saber viver, que me inspiram. A minha mãe também partiu a poucos anos e para além de um sentido de dever de lhes honrar a memória através do bem e do bom, sempre em busca da felicidade possível.

Se há felicidade, ela está certamente ao nosso alcance. Tudo isto se traduz num conforto muito sereno: o Natal que repassamos as novas gerações.  

Renascimento e esperança!  

natal
O Natal é o momento em que tropeçamos na fantasia e na inocência que habitavam os nossos sonhos de infância, não importando o nome do Deus – Cristo, Oxalá, Maomé, Jeová... muito menos se acreditamos ou não no mito do “bom-velhinho” que sai pelo mundo distribuindo presentes. É na infância que guardamos a nossa porção mais humana que nos impede de sepultar valores e tudo aquilo que mais acreditamos.  

natal
E se puderem, se não for pedir demais, sei que o bichinho anda um pouco apagado...  peço que carreguem no peito o espírito do natal, não somente no dia do Natal. Ele está aí do lado querendo entrar em vosso coração. Sejam solidários.

Muita luz no Natal! Feliz nascimento! Feliz esperança! Paz!

Em tempo: Quero agradecer a Débora Acácio pela homenagem que fez ao "Luz de Luma" em seu "Especial Retrô 2012". Me sensibilizei porque ela reafirmou em mim um pensamento contrário ao que muitos dizem sobre as relações entre blogueiros e paraquedistas; como também perceber que de algum modo você fez diferença na vida de alguém - você pode não colar seus olhos nos olhos de alguém, mas pode colar a alma e isso é bem melhor!

"...e
nós pequenos sonhadores, hoje dormimos lado a lado
como se a vida fosse um doce colchão!!
Enfeitados com o prateado das estrelas e
embalados por eternas canções" (Bandys) ♥

111 comentários :

  1. Luma, gostei muito das suas palavras sobre o espírito do natal. Assim como você, meus pais já partiram, porém os valores que eles me transmitiram são meus guias nos caminhos da vida.
    Não professo nenhuma fé religiosa, mas nem por isso desconsidero a festa cristã. O "espírito do natal" é muito positivo porque aviva nas pessoas os melhores sentimentos, sobretudo a fraternidade.
    Feliz Natal para você e todos os seus queridos!

    ResponderExcluir
  2. Luma é com muita saudade de um passado feliz junto a meu saudoso pai,que abro meu coração para que o espirito do Natal, para que ali, ele fassa morada...e agradeço a Deus por ainda ter em meu convivio a mainha com seus oitenta e nove anos.
    Envio nossos votos de um feliz Natal e um bom ano novo a você e aos demais membros de sua família.

    Jota e família.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Luma
    Agora tu me fez chorar.
    Que mensagem mais linda, realmente o espírito de natal esse que se sente mas não se compra ou vende anda meio apagadinho pelo mundo capitalista.
    Adorei
    Bjs
    Debby :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quem agradeço ao prazer que ler o teu blog sempre me proporciona.

      Um ótimo Natal e um feliz Dezembro para você e toda sua familia

      Bjs
      Debby :)

      Excluir
  4. Anônimo08:31

    Luma,
    Acho muito válido e apropriado este espírito natalino, embora sempre enfatize que, se ele não permanece o ano inteiro, é apenas uma formalidade e uma hipócrita convenção social. Este nascimento, esta solidariedade, este amor ao próximo, etc precisam estar presentes o ano inteiro.
    Sempre é Natal pra mim é o meu lema.
    beijo, menina

    ResponderExcluir
  5. Luma, aqui em casa acho que a gente ainda carrega o gene de cidade pequena, então o espírito ainda permanece, não temos tantas distrações que nos desvie do caminho - apesar de não ser uma desculpa, nem mesmo razoável.

    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  6. Que o NATAL, o verdadeiro, aconteça no coração de cada um! Lindo Natal pra ti e teus,beijos,chica

    ResponderExcluir
  7. O Natal é uma data para lembrar que o amor, a solidariedade, a paciencia e a unidade deve ser utilizada todos os dias!!!

    Texto muito lindo!!!! Saudades dos meus tios e avós e dos Natais com eles!

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Luma. Lindo texto! Nina e eu estamos, aqui no sítio, esperando a chegada de toda a família para estarmos juntos no Natal.
    Um lindo e feliz Natal para você e os seus.
    Abração.

    ResponderExcluir
  9. Oi Luma!

    Lindo o texto!

    Eu desejo que o Natal seja mais que uma data, seja mais que apenas um dia. Eu demo pra você uma noite feliz, com pessoas queridas, com mais amor e mais paz.

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  10. Querida Luma,
    Desejo a você e seus familiares um Natal muito feliz e um Ano Novo repleto de felicidade, saúde e paz!
    Muito obrigada por todos os seus sempre lindos comentários no meu blog.

    Concordo com você, o medo é o maior dos tormentos e uma grande ameaça à nossa felicidade e tranquilidade. Que todos nós possamos então sermos aliviados do medo.

    Um belo post, como sempre, Luma!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo10:32

    Olá Luma, bom dia. Depois de ler atentamente este teu texto apenas posso dizer que te desejo um Natal imensamente feliz rodeada pela presença de todos aqueles que significaram e significam algo para ti: uma redoma de ternura. Daqui, um abraço forte.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Luma. Que lindo seu texto. O despertar da consciência do espirito natalino para os demais dias do ano é fundamental para um mundo mais justo e mais humano. Nessa época sinto muitas saudades das pessoas que se foram e cabe fazer uma prece por elas na igreja mais próxima.
    Big Beijos no seu coração.

    ResponderExcluir
  13. Linda mensagem Luma!
    Eu desejo, a partir de agora, para ti e para todos, um tempo feliz de Amor! E que ele permaneça...
    Alegria e Amor...
    Beijão
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  14. Querida Luma:
    Que texto tão emocionante!Quão bela é a sua maneira de difundir o espírito do Natal.Mas, sabe o que falta? É a compreensão.Se não houver essa compreensão entre as pessoas, a vida «tornar-se-á difícil, o espírito de solidariedade não existirá e a caridade fraterna será despedida.»(J.S.Nobre).
    Um abraço natalício da
    Beatriz

    ResponderExcluir
  15. ... E desejo muitooooo que este bichinho se multiplique...
    É Luma, natal também dá essa sensação de nostalgia, dos bons sentimentos compartilhados com pessoas amadas, de uma certa forma elas sempre estão presente em nós.
    Concordo com o natal mais humanizado e dividido entre todos os dias do ano, com certeza com este espírito de renascimento seríamos mais felizes e causaríamos menos sofrimentos...

    Sempre bom vir no seu aconchego/luz!

    Beijãooooooooooo

    ResponderExcluir
  16. Hay que renacer en estos días. Buena reflexión.

    Felices Fiestas! Paz, amor y sabiduría.
    Saludos
    David de observandocine.com

    ResponderExcluir
  17. Lindo texto, Luma... penso que o espírito da bondade, deve povoar nossos corações durante todos os dias do ano. Lamento pelo seu pai... Desejo que seu 2013 seja melhor do que você possa imaginar. beijos e linda tarde.

    ResponderExcluir
  18. Que essa luz chamada Jesus permaneça contigo. Natal é realmente uma boa época para reflexões para se levar pelo restante do ano.

    ResponderExcluir
  19. Seu texto nos remete ao tempo que ainda tínhamos também pai e mãe, quando em vida era um dos momentos que mais elevavam a Deus o seus espiro Natalina, ah como era grandioso as suas preces.
    Deixemos pra lá senão a emoção toma conta.
    Vamos sim fazer com que esse bichinho se espalhe como um rastro de pólvora pelos nossas amigos e seguidores.
    Logo mais a meia noite do dia 24 também soltaremos uma postagem referente ao NATAL, é que deixo pra bem próximo.
    Parabéns, feliz Natal e Boas festas.
    Abraço

    ResponderExcluir
  20. Hola Luma...
    lindo texto,sobre la Navidad, su historia, las fechas especiales,
    ¡Que en estas Fiestas mi preciosa renazca el amor y la luz de la esperanza!
    Porque Dios te ha colmado a todos de un don especial de escribir! adoro!.... Bendiciones.
    Saludos!

    ResponderExcluir
  21. Estimada Luma,

    Já tem anos que não curto o Natal, eu o passo.
    Chorei em muitos deles, os mais recentes. Por vários motivos.
    Talvez porque um dia ele foi muito especial para mim.

    Eu desejo a voce e a todos os amigos Boas Festas.

    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Mesmo não acreditando mais nos mitos, nas lendas do Natal, é preciso manter a magia da data. Principalmente quando se tem crianças na família, é bom que a tradição se mantenha, não necessariamente em forma de árvores enfeitadas, nem do velhinho barbudo e bonachão - não somente. É sempre bom acreditar que tudo pode ser apenas bom no Natal. Tempo de solidariedade, que devia mesmo perdurar, tempo de rever amigos e parentes, tempo de pensar na efemeridade do tempo.
    Boas Festas, Luma.
    Uma noite feliz de Natal.
    Muitas bençãos para 2013, junto aos seus.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  23. Um post muito bonito Luma. Não li a homenagem da Débora, mas acredito que dela é merecedora pelos ensinamentos que nos deu (pelo menos a mim) durante todo o ano.
    Eu posso não vir assiduamente, ou posso vir e sair sem comentar (quando me sinto demasiado ignorante do assunto postado) mas gosto muito de aqui vir e aprendo semp+re qualquer coisa.
    Um abraço e um Santo e feliz Natal.

    ResponderExcluir
  24. Ahhhh Luminha, que honra esta aqui no seu cantinho! Meu coração fica assim batendo mais forte, como nos natais que a gente esperava pelo papai noel, depois abria aquele presentinho. Nossaa voce é especial demais.
    Desejo que você tenha um ótimo Natal, cheio de alegrias, harmonia e tudo que a nossa Caixinha de sonhos nos faz acreditar. Que esse Novo Ano que se aproxima seja uma porta aberta para novos sonhos, renovações de fé e muita Paz para o nosso mundo.Ao som de muitas canções e doces colchões.
    Feliz 2013. Junto com teus leitores e admiradores e eu sou uma delas. de carteirinha, rs!
    Beijos e flores para perfumar mais seu natal.

    ResponderExcluir
  25. Que frase mais linda da Bandy no final!Luma,eu quero dizer que foi muito legal estar aqui com vc durante esse ano!Que tudo de bom venha pra sua vida nesse ano novo e seu Natal seja repleto de paz,união e alegrias!Obrigada pela linda msg!Bjs e meu carinho!

    ResponderExcluir
  26. Luminha,
    Vim aqui te dar um grande beijo e desejar um Natal cheio da mais pura paz e alegria. Que Deus te abençoe sempre.
    Beijo, tua fã.

    ResponderExcluir
  27. É Luma,talvez por ainda acreditar que há magia e espírito de Natal que todos os anos me decepciono nesta data.Tento fazer minha parte...
    Mesmo assim continuo acreditando!
    Um abraço e boas festas!

    ResponderExcluir
  28. OLá Luma, boa noite!

    Em clima de Natal venho para apreciar o teu excelente texto onde você imprimiu os teus mais doces sentimentos, principalmente no que diz respeito ao teu pai, que partiu, mas deixou um patrimônio de boas recordações, bons exemplos e o saber lidar com as dificuldades da vida. Recordar isso nessa época natalina, creio ser bastante emocionante pra você, pois que o foi pra mim, só em te ler...Que coisa boa, viu!!

    Feliz Tudooo, pra você, Luma, hoje e sempre!

    Bjos da Lu...

    ResponderExcluir
  29. Oi, Luminha querida!
    Serenidade, inocência e muita energia positiva para você e os seus nesse Natal.

    Te adoro, amigaaaaaa!!!!

    ResponderExcluir
  30. Luma minha linda.. que post lindo..
    Eu concordo com você, esse sentimento lindo que floresce no natal deveria nos acompanhar a cada novo dia.. enchendo nossos corações de boas lembranças, de amor, de carinho pelo próximo...
    Enfim que esse natal pudesse ser comemorado a cada dia..
    Um beijo mais que carinhoso e uma quinta-feira especial viu?

    ResponderExcluir
  31. Olá querida Luma, como vai? espero que tudo bem :) Também estou em clima de Natal hohoho e vim juntar-me a você :D

    Que linda sua mensagem, gostei muito da sua forma de tocar nossos corações e nos lembrar do verdadeiro espírito de Natal, este clima de bondade, generosidade e amor que, sem dúvidas, devemos levar vivo e latente em nosso íntimo a cada dia :)
    Muito bonita sua forma de honrar seus pais, tenho certeza de que onde estiverem, estão felizes por ter criado uma pessoa como você, inteligente, sensível e consciente.
    Aproveito a oportunidade para lhe agradecer por tudo neste ano que passou, pela amizade virtual que me ofereceu de tão boa vontade, pela ajuda quando lhe procurei, por estar sempre prestigiando meu blog e me motivando a continuar, enfim, valeu mesmo por tudo viu!
    Te admiro e respeito muito, para mim é uma honra e alegria tê-la conhecido em nosso mundinho virtual. Embora não tenhamos contato constante, saiba que prezo cada um deles com muito carinho :)
    Como viajarei para visitar a família que mora longe e estarei ausente no fim de ano, quero desejar-lhe desde já um belo Natal, cheio de amor e alegrias e que o novo ano venha repleto de felicidades, paz, saúde e realizações para você e os que ama :D
    Tudo de bom! Tim!Tim!

    Um abração apertado!

    ResponderExcluir
  32. Noite Feliz, noite Feliz,
    Ó Senhor, Deus de amor,
    Pobrezinho nasceu em Belém...

    Luma, é o mesmo que desejo a todos nós.
    Ter sempre Ele no coração,

    "abre bem as portas do seu coração...e deixa a luz do céu entrar'.

    Adoro esta canção e com ela te desejo um Natal de muita alegria e Amor.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  33. Luma!

    Enternecedora a forma como lembra e homenageia seus pais! Tenho certeza do orgulho deles pela filha que aqui deixaram.
    E o "bichinho" se afasta, foge, se esconde, mas tem sempre alguém à sua procura para fazer com que não nos esqueçamos dele. Afinal, tem Natal todos os anos! E essa data festiva serve também para reencontrarmos nosso "bichinho". E deveríamos carregar esse "bichinho" bem protegido, dentro do peito, como companheiro de todos os dias do ano. Precisamos, sim, nos livrar dos "medos", precisamos recuperar a esperança e, principalmente o respeito. Respeito por nós, pelos outros, pelo mundo em que vivemos. Esse é um trabalho árduo, mas que podemos fazer. Basta acreditar.

    Feliz Natal a você, aos seus queridos, aos seus leitores/amigos e a todos nós.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  34. Olá Luma,
    Que linda mensagem de Natal! Sabe, eu acho uma data belíssima. As pessoas se transformam como num passe de mágica. Os corações ficam mais amolecidos e humanizado. Apesar de amar acho uma data triste. Resgatamos algumas lembranças de muitos que estão comemorando em outro plano.
    Concordo plenamente e acho que o espírito natalino deveria aquecer os corações durante o ano todo, pois as esperanças de um mundo melhor nunca se apagam, não é mesmo?
    Espero que você tenha um Natal cheio de amor e paz junto com a sua família.
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  35. Luma,
    teu pedido ancestral dá as mãos ao seu gêmeo, meu igual, a cada ano reescrito e reenviado ao Deus renascido.Confio que Ele ouvirá este e todos os outros pedidos que vc tão lindamente detalhou.
    Que seja pois, Natal, 365 dias por ano, em todos os anos vindouros.Que todas as pessoas tocadas pelo espírito de Natal, contaminem outras e, assim semeando esperanças, ações positivas tomem todos os quadrantes do mundo.
    Um feliz e abençoado Natal pra vc e família.Paz, alegrias e esperanças multiplicadas em cada dia do novo ano.
    Um abraço apertado,
    Calu

    ResponderExcluir
  36. É preciso humildade para reconhecer que não fazemos ideia do que Deus está
    planejando a nosso respeito. Precisamos reconhecer que pode ser algo radicalmente
    diferente daquilo que já recebemos dele. Precisamos não esperar nada em especial para
    nos surpreender e maravilhar ao ver o que Ele fará.
    Com essa mensagem de fé esperança e amor
    venho te desejar um abençoado Natal a você família e amigos.
    De todo coração agradeço por compartilhar sua amizade comigo
    marcando sua doce presença de Natal a Natal.
    Que a festa do aniversariante seja linda e inesquecível.
    Beijos no coração e carinhos na alma,Evanir.

    ResponderExcluir
  37. Luma, gostei do seu post porque, ao contrário de muitos "discursos" imensos que ouço na vida real e leio na virtual limitando o Natal apenas ao consumismo, posts como o seu e textos que recebi para a Antologia de diversos blogueiros, nos provam que ainda há pessoas que dão valor ao espírito natalino. Seja qual crença for, a época pode servir para que resgatemos algo e tantos outros motivos interessantes que não se limitam ao consumismo.
    Cada pessoa tem que ter noção de que tipo de Natal preparará em sua casa e esquecer um pouco o modo que outros optaram.
    Divido o mesmo pensamento que você a respeito do medo. Penso que o pior deles seja exatamente o medo de sentir medo.

    ResponderExcluir
  38. Luma,
    achei lindo o espirito de Natal ser comparado ao espirito infantil, da alegria e da surpresa!
    Um belo e lindo Natal!
    Beijão
    Jussara

    ResponderExcluir
  39. Fui lá no blog da Debby, que linda homenagem!
    Seu texto emocionou-me.
    um beijo

    ResponderExcluir
  40. O maravilhoso da fantasia é essa nossa capacidade de torná-la realidade.Que haja sempre essa alegria em seu coração e capacidade de difundí-la em qualquer lugar.São meus sinceros votos de feliz natal e ano novo também pra você e todos aqueles que por aqui passarem!

    ResponderExcluir
  41. Ah, querida Luma como me fizeste recordar o Natal com aquela saudade de partilha, dando sem esperar nada em troca! Comos era bom receber dos pais aquela lembrança só para dizer- "te amo Filha"!
    Sabes, quando leio algo sobre o assunto, sempre vejo que o medo não existe...( é difícil aceitar...). Ele é fruto da imaginação que o cria. Mas também é um mecanismo de defesa,claro. E sedo como és, não te julgava medrosa, não. Vamos pensar que não és.Mas inconscientemente algo to provocaria. Somo um somatório de experências!
    E quero deixar-te aqui o meu abraço de desejos de FELIZ NATAL
    E
    Venham mais blogagens coletivas!
    Mui bjis!

    ResponderExcluir
  42. Verdadeiríssimo, Luma... ando numa fase onde sequer "posso" ter medo, onde a natureza me sugere o medo te ter medo. O ano de 2012 foi de certas coisas que são só para os fortes... dai vou vivendo pra fazer acontecer, sem pedir muito, sem "querer demais". Que por ai seja um excelente final de ano, e que o "espirito do natal" deixe seus dias, todos eles, com muito mais Luz... beijobjo!

    ResponderExcluir
  43. Gostei de seu texto e , principalmente, da mensagem que transmite.

    A Terra acaba hoje um ciclo, como os Maias disseram, e começa outro com tudo o que isso implica.

    Esperemos que o espírito de Natal. como dizes, impere nos nossos corações todos os dias. Assim como o respeito e compaixão pelo Outro.

    Um grato abraço com carinho e votos de um Natal de paz e feliz 2013, linda!

    ResponderExcluir
  44. Anônimo17:20

    Oi, Luma!

    Linda construção nesse seu texto.

    Lendo seu pedido lembro-me de que houve uma época em que eu sentia tanto medo que no final eu tinha medo de "deixar de ter medo". Ainda os tenho e fico apreensiva quando algo acontece, mas hoje sinto que me controlo mais. Mas, assim como você, também fico temerosa quanto às pessoas que amo. porém e como passei por uma situação de grande risco aprendi a lidar melhor com essas coisas de instinto.

    Eu sempre li aqui e nos comentários que fez para mim o quanto seus pais foram e são importantes na construção de sua personalidade. Sei também do profundo significado que esta data têm para você e para os seus. E entro no clima, junto com você, desejando tanto a você quanto aos que ama, o alívio de todos os medos; porque em não tendo medos teremos a força necessária para encontrar todas as outras coisas que desejamos.

    Tem razão; melhor do que colar nos olhos de alguém é colar na alma. E eu creio que com tuas mensagens aqui estás colada na alma de muitos que te visitam.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  45. Olá, Luma..:)
    Dando uma passadinha aqui para lhe desejar:
    Um Ótimo Natal e um Próspero ano de 2013!
    Boas festas!
    Tchauzinho

    ResponderExcluir
  46. Luma, FELIZ NATAL!!! FELIZ NATAL!!! cOM BEIJOS E ABRAÇOS E MUITO CARINHO PARA VC QUERIDA!

    ResponderExcluir
  47. Luma, adorei o comentário lá no Umbigo do Sonho.
    Desejo a você o melhor Natal do mundo e um Ano Novo repleto de alegrias e muita felicidade.
    E sempre essa verve que te caracteriza...

    Beijo beijo.

    ResponderExcluir
  48. Querida amiga

    Que neste Natal,
    diante das pessoas que amamos,
    possamos ofertar a elas,
    o melhor presente
    que desejassem receber:
    Nossa vida...
    Nosso carinho...
    Nosso coração.

    Para quem crê na vida,
    Natal se faz a cada dia.
    Que assim seja o Natal
    Em tua vida.

    Aluísio Cavalcante Jr.

    ResponderExcluir
  49. Querida passei aqui para te desejar:
    Boas Festas!
    Que o encanto prevaleça ante as perdas, e os ganhos ocupem espaços generosos na tua vida.
    Que o Ano Novo te traga muita luz e que todas as quimeras se moldem do tamanho de teus sonhos.
    Felicidades sempre.Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  50. Pai, Mãe, Amigo e Bem Amado Deus. . .

    Que a pronunciação incessante e silenciosa do Teu
    Sagrado nome, conduza-nos à Tua semelhança.
    Inspira-nos, para que a nossa adoração as coisas materiais,
    se transforme em adoração à Ti.
    Que através da pureza de nossos corações,
    possa Teu reino de perfeição vir
    à terra e liberar todas as nações do sofrimento.
    Que a nossa vontade se torne mais forte ao vencer os desejos mundanos e
    sintonize-se afinal com Tua vontade perfeita.
    Dá-nos o pão de cada dia, alimento, saúde e prosperidade
    para o corpo; eficiência para a mente e sobretudo,
    Teu amor e sabedoria para a alma.
    É tua lei que diz:
    “Com a mesma medida com que medirdes, também vos medirão”.
    Que possamos perdoar aqueles que nos ofendem,
    sempre atentos à nossa própria necessidade
    de Tua imerecida misericórdia.
    Não nos abandones no abismo das tentações em que caímos,
    pelo mal uso que temos feito da razão que nos concedeste.
    E quando for Tua vontade submeter-nos à prova, oh Espírito,
    permite-nos compreender que Tu és muito mais fascinante
    do que qualquer tentação terrena.
    Ajuda-nos a livrar-nos das tenebrosas
    cadeias do nosso único mal: não conhecer-Te.
    Porque Teu é o Reino, o Poder e a Glória
    pelos séculos e séculos.

    FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!

    Bjusssssss








    ResponderExcluir
  51. Vim até aqui para te desejar um feliz natal e um ano novo cheio de bençãos! Aproveite com a família. beijos!

    ResponderExcluir
  52. Oi Luma,
    Que o espírito do natal se faça presente sempre,que possamos enxergar a vida com os olhos de adulto e a magia de uma criança,que possamos nos encantar com os pequenos gestos e com a alegria da vida.
    Um feliz natal,muita luz e alegria pra você!abraço,=)

    ResponderExcluir
  53. FELIZ NATAL, Luma!

    E que a solidariedade e a esperança não morram nunca dentro dos nossos corações, ajudando as novas gerações a construir um futuro risonho e sem medos!

    Beijoca grande! ♥

    ResponderExcluir
  54. Ah, Luma, que texto encantador! me emocionou, sua danada...sinal então de que ainda carrego o espírito natalino comigo?
    Seus pais lhe deixaram uma bela herança, a de ter uma alma bondosa e solidária. O presente que pediu não poderia ser mais perfeito: o alívio dos medos. O quanto perdemos oportunidades de ser realmente feliz por conta dos medos, não é mesmo? Posso pedir um presente igual pra mim e pra quem amo?
    Quero desejar pra ti um Natal inesquecível, cheio de carinho, saúde e alegria por quem te cerca. Te quero muito bem. Um abraço!

    ResponderExcluir
  55. Oi Luma
    Venho te abraçar nessa manhã de domingo de verão com sol ensolarando o dia,em dias de natal,
    e agradecer pela atenção em mais um ano que passa por nós e mesmo que distantes e nem sempre presentes ,a admiração existe e isso importa ,
    agradecer a dedicação aos amigos blogueiros a criatividade inerente em tudo que vejo quando a visito,
    desejar lindos dias junto a quem ama e que 2013 chegue trazendo força e confiança para que o medo nao seja mais forte que a coragem de enfrentá-lo,
    bonita sua mensagem Luma
    mando abraços e votos de feliz Natal

    ResponderExcluir
  56. O alivio dos medos... Como preciso disso, Luma que seu pedido se torne real!!! Feliz Natal para você e os seus!!!

    ResponderExcluir
  57. Minha querida amiga Luma !!!

    Passando por aqui para deixar meu carinho e,
    Desejar-lhe um maravilhoso Natal e, um belíssimo
    Ano Novo.
    Que os seus caminhos sejam sempre iluminados,
    Com muita paz, poesia, felicidades e amor em seu
    Coração e, agradecer-lhe o seu carinho para comigo
    E meus trabalhos neste ano que está passando!!!!!!!!
    Beijos de luz !!!

    POETA CIGANO – 23/12/2012

    http://carlosrimolo.blogspot.com

    Macaé – Rio de Janeiro – Brasil.

    ResponderExcluir
  58. "Então, é Natal...Como Anjinho de Asas Azulinhas,
    passo por aqui voando baixinho, sem fazer ruídos,
    apenas cantando uma linda melodia natalina que tranquilize
    e acalme a alma tua...Como Anjinho de asas azulinhas,
    também sussurro em teus ouvidos um Feliz Natal repleto de
    Luz, embasado nos contos de Fadas, irradiando muitas magias,
    misturadas as luzinhas coloridas de tua Arvore de Natal...
    Arvore da Vida, onde tu, colocas de maneira sublime, os nomes
    de todos os teus Amigos, Parentes, Vizinhos...afinal, cada qual
    a sua moda, seu jeito, faz de tua Vida, um eterno aprendizado,
    repleto de sabedoria, cheiros e fantasias. Ah, querida Luma, me
    emociono toda vez que voce, com teu jeito simples, suave e direto,acalenta meu coraçãozinho, deixando-me palavras singelas
    puras e de eterna amizade...Sou grata por te conhecer, mesmo por detras desta telinha, consigo de forma ludica, sentir a presença tua...GRATIDÃO sempre!!
    FELIZ NATAL REPLETO DE PAZ, SAÚDE E AMOR...MUITO AMOR!
    Alias, não deveria ser FELIZ NATAL, e sim...FELIZ AMOR SEMPRE!
    Bjinhos carinhosos meu e sempre, azulinho...

    ResponderExcluir
  59. Oi Luma! Bem entendo essa relação do Natal com a infância. É a época em que me sinto mais feliz, por poder relembrar as memórias de infância com mais frequencia. Muito obrigada pelas felicitações. Vc acertou, não me importo com parabéns atrasados, contanto que seja de coração^^. A boneca Blyte é bonitinha sim, agora tem até emo blyte kkkkk fiquei com vontade de ter uma XD. Aff nem consigo disfarçar minha paixão por bonecas, que mico kkkk. Feliz Natal pra vc!

    ResponderExcluir
  60. Engraçado como a festa consumista que virou o Natal não acabou com o nosso sentimento. Talvez por ainda acreditarmos que é o sentimento a fazer a verdadeira festa.

    Feliz Natal!

    :D

    ResponderExcluir
  61. Luma, querida!
    Um Feliz Natal pra vc e sua família, mesmo que com a falta dos essenciais, o espírito do natal e o renascimento de jesus estejam aí presentes, inundando de mor, harmonia, paz, saúde e que tudo isso se perdure por todo o ano que vai vindo...

    Beijos

    Foi muito bom te conhecer!

    ResponderExcluir
  62. O Natal e o dia dos meus anos são os dias que mais gosto no ano.

    Adoro a figura do Pai Natal, ensinei a partilhar e partilho 365 dias por ano, sempre foi assim e agora que Portugal está submerso em problemas provocado por políticos e gente amiga que "sacaram, usaram, usurparam em proveito próprio o que não era deles em vez de investir no povo e pelo povo" e agora o povo sente na pele "os cortes e medidas de austeridade" que me dá uma brotoeja de lascar...mas que fazer? Tudo falha...e há Associações que se fossem fiscalizadas...muita coisa mudaria e deixa que mais dia, menos dia...vou lançar a bomba nos locais certos!

    O meu post de hoje é prova disso...e se eu conseguir ser solidária 365 dias por anos, com 4 seres humanos, nem que acrescente água no feijão...já me sinto feliz...e isso não tem preço! Mais não posso!

    Beijos e UM BOM NATAL PARA TI E TODOS OS TEUS E TAMBÉM A TODOS OS TEUS COMENTADORES(AS)

    ResponderExcluir
  63. Que o Natal seja mais um momento em que todas as pessoas acreditem que vale a pena viver um Ano Novo. Boas festas, abraços de muita luz e paz! :)

    ResponderExcluir
  64. Mais um abraço com votos de FELIZ NATAL, querida Luma.
    Mui bjis

    ResponderExcluir
  65. Anônimo23:22

    Oi Luma

    Maravilhoso seu texto!

    Que este espírito nos acompanhe sempre e que haja sempre o reconhecer e o agradecer ao legado dos nossos pais que formaram em nós o que nos torna capaz de reconhecermos a felicidade em qualquer tempo, em qualquer lugar.

    Feliz Natal! Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  66. Luma! Amiga querida! Muito obrigada pelo carinho e pela preocupação! Sei que é sincera! A idéia da vaquinha é interessante e válida, no entanto não me sinto à vontade ou confortável sobre isso, pois a maioria das pessoas talvez não entenda.... Falei em conseguir uma doação da cama, pois a situação que estamos enfrentando é realmente muito difícil e não temos fundos para comprar uma neste momento, talvez nem alugar, pois estou gastando muito com fraldas e medicamentos, enfim, agradeço de todo coração! O que resolveres fazer, pra mim está ótimo! Qualquer ajuda é bem-vinda! Um Natal iluminado pelo amor de nosso irmão e Salvador Jesus Cristo e que este amor esteja presente em todos os dias de 2013! Abraço cheio de carinho! Elaine Averbuch Neves

    ResponderExcluir
  67. Oi querida, já vou me adiantando e passando aqui pra deixar meu abração de feliz natal!
    Desejo tudo de bom para você e sua família, que Deus continue abençoando a sua vida.
    Que nós possamos fortalecer nossa amizade, vou estar mais presente no seu blog para podermos aumentar o nosso vínculo, pois gosto muito de você e do seu blog, e quero estar mais perto...
    Beijos!!! E um feliz natal!!
    Ah, amanhã (dia 24) vou fazer um post especial lá no blog, não esquece de passar lá quando puder, pra ver a surpresinha que vou fazer...Beijo!

    www.mamaenadia.com
    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  68. Feliz Natal!

    E um maravilhoso ano de 2013!

    À vc e à toda sua família!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  69. Oi Luma.

    Um feliz Natal e um 2013 maravilhoso.

    Bjs.
    Elvira
    http://evipensieri.wordpress.com

    ResponderExcluir
  70. Luma!
    "estou aqui hoje para desearte un feliz navidad para vos y tu familia que Dios los bendiga"

    ResponderExcluir
  71. Luma,

    Eu também desejo muito que esse espírito de Natal perdure por todo o ano de 2013. Sendo assim, o mundo terá um pouco de paz.
    Feliz Natal! Muito obrigada pelo carinho de sempre.
    Abraços

    ResponderExcluir
  72. Luma querida
    Desejo que o espírito natalino faça parte do seu cotidiano e que 2013 traga muitos bons momentos de alegria e paz.

    Boas Festas

    ResponderExcluir
  73. Querida Luma,
    Desejo mais uma vez a você e a seus familiares um FELIZ NATAL e MARAVILHOSO ANO NOVO!

    Muito obrigada por todas as suas visitas e carinhosos comentários deixados no meu blog ao longo deste ano! Gostei muito!
    Beijos,
    Sonia.

    ResponderExcluir
  74. Feliz Natal!!! E que o espírito do Natal permaneça durante o ano inteiro!!! ;)

    ResponderExcluir
  75. Querida Luma,
    também quero pedir o mesmo pedido ao génio dos desejos natalicios. Erradicação do medo que tantos insistem em cultivar para manter o dominio sobre as pessoas.
    Votos de Feliz Natal em familia, saúde, paz e harmonia.
    Beijinhos além-mar.
    Rute

    ResponderExcluir
  76. Oi Luma, é a Vi,lendo seu texto me lembrei da minha infancia, cantávamos musicas natalinas,montavamos o presepio, iamos a missa, tínhamos um espirito de natal diferente do atual..
    Lembrei dessa musica, não sei se você conhece:"Noite feliz! Noite feliz!
    Oh, Senhor, Deus do amor
    Pobrezinho nasceu em Belém
    Eis na Lapa Jesus nosso bem
    Dorme em paz, oh, Jesus
    Dorme em paz, oh, Jesus"
    Feliz Natal,beijos,Vi

    ResponderExcluir
  77. fazia tempo q não passava aqui; já estava com saudades.... boas festas e q Deus te abencoe. bj e fk c Deus.

    ResponderExcluir
  78. Bom dia!
    Passando para agradecer
    sua Amizade durante 2012
    e desejar que continuemos
    juntos por muitos anos mais...
    FELIZ NATAL! Que DEUS ilumine
    teu Lar e traga bençãos de
    renovação para todos de teu
    convivio...Até Breve!

    ResponderExcluir
  79. Feliz Natal beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  80. Oi Luma...
    Que lindo post....Desculpa a ausência ...correria de fim de Ano...Mas não poderia deixar de passar aqui para agradecer por mais um ano que juntas estivemos compartilhando momentos de alegria. Espero que possamos no ano que se aproxima prosseguir compartilhando este carinho e amizade.
    Desejo do fundo do meu coração Um Feliz Natal com muito Amor, Paz , Saúde e muita Esperança...
    Beijos!
    San...

    ResponderExcluir
  81. lindo post, Luma. Meu post de Natal tb é sobre esse espiríto natalino que é tão maravilhoso...um encanto!!!

    ________________ ._/\\_.
    ________________ .>,“<.
    _______________ °Paz°
    _______________°União°
    _______________°Alegrias°
    ______________°Esperanças°
    _____________°Amor°Sucesso°
    ____________°Realizações°Luz°
    ___________°Respeito°harmonia°
    __________°Saúde°solidariedade°
    _________°Felicidade°-°Humildade°
    ________°Confraternização-°Pureza°
    _______°Amizade°Sabedoria°Perdão°
    ______°Igualdade°Liberdade°Boasorte°
    _____°Sinceridade-°Estima-°Fraternidade°
    ____°Equilíbrio-°Dignidade-°-Benevolência°
    ___°Fé°Bondade°Paciência°Brandura°Força°
    __°Tenacidade°Prosperidade°Reconhecimento°

    ___________Que sua árvore da
    ___________vida esteja repleta
    _____________de todos estes
    ______________presentes!

    Beijosssssssssssssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
  82. Querida Luma,
    Ando sumida ne? Mas passei para não deixar a data de hj em branco.
    Obrigada por compartilhar tanta coisa boa conosco.
    Que seu Natal seja se muita paz, amor e união.
    Beijos

    ResponderExcluir
  83. querida, esses comentários todos no seu blog provam que as relações na blogsfera podem sim, ser verdadeiras e profundas!
    Que seu Natal tenha sido maravilhoso e que a gente continue juntas em 2013.

    :-)

    ResponderExcluir
  84. Luma, sábias e belas palavras! Tenho ótimas recordações dos Natais da infância e as coisas que mais me marcaram não têm nada a ver com presentes ou algo assim...lembro a comida simples da casa da minha avó, que já se foi, dos primos reunidos, da "comitiva" de pré-adolescentes passando de casa em casa dos amigos do bairro. Obrigada por me fazer lembrar tanta coisa boa :) Espero que seu Natal tenha sido abençoado e que em 2013 você continue espalhando sua luz por aí :) Não se esqueça de mim! Um beijo!

    ResponderExcluir
  85. É isso aí...e só depende de nós!

    Boas festas!

    ResponderExcluir
  86. Oi, Luma!

    O Natal é a festa do Bom, do Bem, e do Belo... É uma festa onde deveríamos aproveitar para crescer espiritualmente, visto que ela nos comunica um tempo de mudanças, de esperanças, de renascimento... Com Jesus, a vida ganha um novo significado, e os homens, recebem a graça de Deus e a dignidade de serem chamados de seus filhos. Com Jesus, luz de Deus, o mundo vê dissipadas as trevas da morte, e abre-se uma porta nova para uma vida plena e superior.
    Obrigada, amiga, pela visita lá no Seguindo Minhas Pegadas, pelas felicitações, e que o Menino Jesus, possa retribuir-lhe tudo, em dobro.

    Com todo o meu carinho
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  87. Luma, obrigada pela mensagem deixada em meu blog.
    Que 2013 chegue cheio de bençãos, e que possamos a cada dia ganharmos mais consciência e melhorarmos nossas atitudes com os seres humanos e não humanos que nos cercam. Um ótimo ano novo! Muita paz!

    ResponderExcluir
  88. que linda postagem!
    Pode ser uma data cristã, mas q tem um significado universal!
    Mas tem um "q" de diferente nesse dia, vc acreditando ou não^^

    bjssssssss

    ResponderExcluir
  89. OI LUMA
    Que a chuva da paz, da esperança, da felicidade e do amor te peguem com o guarda-chuva quebrado e molhe a todos que estejam ao teu redor. Feliz Ano Novo!
    UM BJ
    ANA

    ResponderExcluir
  90. Luma!!!
    Obrigado pela visita, pelos votos e, principalmente, pela agradável, doce e queridíssima companhia.

    1000 beijos

    ResponderExcluir
  91. Olá Luma, obrigada pela visita, retribuo os votos. Desejo-te um Ano Novo cheio de vitórias e sorrisos.
    Beijinho com carinho.
    httpfalandocomosmeusbotoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  92. Oi querida Luma!
    Suas palavras são emocionantes aqui e em todos os locais em que deixa a sua marca de alegria e generosidade querida!
    Obrigada por tão belo texto! Sabe, eu ainda acredito que o Natal seja uma data mágica! Talvez tenha recebido este presente das minha gerações anteriores!

    Agradeço o seu carinho e que possamos seguir unidas em 2013!
    Beijos com carinho!!

    ResponderExcluir
  93. Querida Luma, desejo-te um feliz, muito feliz, 2013.
    Beijo da Nina

    ResponderExcluir
  94. Oi Luma, passando para agradecer o teu carinho e desejar-lhe um Feliz Natal e um 2013 cheio de luz, paz, harmonia, saúde, fé e alegrias. Beijos do amigo aqui. Mauro

    ResponderExcluir
  95. Muitos criticam o dia de Natal por só neste dia as pessoas se lembrarem do espírito natalício, no entanto eu penso que já nem neste dia, ele existe.
    Necessitamos imenso dos dias de Natal, para voltar a sentirmo-nos seres humanos dignos e solidários.

    Espero que tenha tido um Feliz Natal, Luma, e que o seu pedido seja concedido. Quem sabe...

    Um beijinho

    ResponderExcluir
  96. Luma, querida,

    Também acho que as pessoas deveriam procurar expressar o espírito natalino durante o ano inteiro, pois o mundo anda muito necessitado de fraternidade, solidariedade e amor.
    A sua mensagem resultou perfeita!
    Ah, quase todos os pratos da minha ceia têm receita no blog. Acho que só falata a da sobremesa gelada de abacaxi, que devo publicar em breve, rsrs.

    Beijo e - desde já - receba os meus votos de bom reveillon e um maravilhoso 2013!

    ResponderExcluir
  97. Olá Luma
    Muito obrigada pelas palavras carinhosas deixadas no bloguinho.
    Seu texto ficou maravilhoso, e realmente o natal não pode e não deve ser só um dia. É preciso que ele aconteça o ano inteiro, assim o mundo será um lugar bem melhor.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  98. Adorei sua visita!
    Gosto de ler você!
    Felicidades

    ResponderExcluir
  99. Luma,

    O mundo não acabou, o Natal passou e acho que as pessoas mudam pouco. Mas não desanimo. Fico só furioso quando alguém que deveria servir de exemplo dá um mau exemplo.

    ——————————-
    Esse post merece ser lido e divulgado:
    http://cartadaitalia.blogspot.it/2012/12/o-feminicidio-segundo-dom-piero-corsi.html

    ResponderExcluir
  100. Obrigada pela linda mensagem deixada no Ti-MaMaRiSo.

    Que o próximo Ano nos traga tudo de bom que este nos prometeu mas faltou.

    Beijossssss

    ResponderExcluir
  101. Oi Luma! Sabe que esse ano eu me admirei pelos blogs que passei a maioria falava do Natal com sentimento verdadeiro... Nem tudo está perdido! Querida, que as alegrias vividas no Natal se multipliquem por cada dia do próximo ano! Bjks Tetê - Avaliando a Vida

    ResponderExcluir
  102. Amei seu post, Luma!
    Simples e objetivo, sensível e verdadeiro!!
    Espero que seu Natal tenha sido maravilhoso, e que este espírito permaneça mesmo nos 365 dias de 2013!
    Bjns
    :D

    ResponderExcluir
  103. Um ano novo cheio de sonhos, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  104. Desejo a vc, um maravilhoso ano de 2013, cheio de muita paz e amor. Grande beijo Luma

    ResponderExcluir
  105. Querida Luma,
    Hoje venho de visita para deixar os meus votos de FELIZ ANO NOVO com o melhor da vida.
    Mui bjis

    ResponderExcluir
  106. Marry Christmas and Happy New year, dear. I have one blog award... For you!

    ResponderExcluir
  107. Pessoal, obrigada pelas felicitações de um feliz natal!! Infelizmente será inviável responder um a um, por estar viajando e o tempo escasso na internet. Abraços em todos!! O meu coração se alegra e vibra com cada um dos comentários deixados!! Que o meu sentimento seja sentido por vocês, pois cada um dos seus, foram somados aqui e me deixaram vibrante!! Feliz natal!! Beijus,

    ResponderExcluir
  108. Querida Luma:
    Que bela postagem! que seria de mim sem os meus pais,eu, que já sou avó...São os meus conselheiros,o meu apoio,o meu ombro sempre disponível.
    FELIZ ANO NOVO e um grande abraço de Luz da
    Beatriz

    ResponderExcluir
  109. perfeito !
    passa la no meu e deixa 1 comentario..
    tudo aqui e muito lindoo.. adoreii
    voce podi me seguir ?
    bbeijos

    ResponderExcluir
  110. É natal, tudo indica que SIM! Que a fraternidade reine nem que seja por um breve momento em nossos corações... " Feliz Natal", Boas festas e um Próspero Ano Novo cheio de inspirações. PS: Amiga, você é tudo de bom!

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor