Grafite, tire sua casa do sério com uma nova concepção de decoração em paredes

Nada de quadros dependurados de artistas famosos ou mesmo anônimos! A grande sacada é botar a mão nas tintas e de forma lúdica, divertir-se animando a sua casa. 

Os homens das cavernas já decoravam suas moradias com desenhos que descrevessem os eventos de suas vidas. Os maias contavam suas histórias em estruturas enormes de paredes de pedra e os faraós decoraram igualmente as pirâmides com a arte que comemorava a magnitude. Michelangelo pintou cenas biblicas nas paredes e nos tetos das igrejas.

Por muitos anos, os seres humanos não pintaram mais as paredes em torno de si e quando se recolhiam no final do dia, essas paredes estavam mortas, sem histórias. Olhavam ao torno e viam somente o aborrecido bege ou o vazio do branco.

Estaríamos receosos de registrar em nossas paredes, nossa vida, nossas emoções e paixões? Ou será que existe muito ruído visual em nossa vida, que preferimos o efeito calmo das paredes e impessoal como um quarto de hotel? Não seria melhor que, ao olharmos para paredes víssemos mais que paredes?

As paredes podem nos fazer pensar ou sorrir. E isso se estende também à restaurantes, salões, cafés e lojas.

Todos os trabalhos dessa postagem são assinados por Pedro Driin.
A mesma parede grafitada, com outra concepção de ambiente. A casa é da arquiteta Gisela dos Santos, grande incentivadora do artista  
Veja como foi feita a fachada da casa da arquiteta Gisela dos Santos, do Casa & Cia.
As suaves bonecas de olhos fechados já é uma das marcas registradas de Pedro Driin, artista conhecido por suas intervenções urbanas e tatuador residente em Florianópolis. Assista os vídeos indicados acima para entender um pouco mais dessa arte reflexo da contemporaneidade.

Confira também o post A Dona Encrenca e o Thundercat com mais exemplos de como decorar as paredes da sua casa com alegria. 

Inspire-se e dê seu toque pessoal. 

64 comentários :

  1. Olá querida, que dica linda!! Fica lindo mesmo..vou lá visitar o link que vc indicou!!Uma excelente terça-feira para ti.Super bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma menininha ficaria lindo em um quarto de menina, assim como em um quarto de vestir. Não sei se perceberam na imagem que tem o grafite perto da persiana... foi aproveitada a entrada da luz pra fazer seus raios na parede.
      Obrigada! Um excelente dia para você também!
      Beijus,

      Excluir
  2. Luma,

    Uma arte espetacular que precisa ser conhecida.
    Todas as imagens são lindas, mas essa da boneca de olhos fechados na porta de entrada é simplesmente linda!
    Amei a sugestão. Chega de tanta seriedade até nas paredes. Rs
    Parabéns ao artista e obrigada por compartilhar algo tão belo.

    Um lindo e abençoado dia. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diferente a pintura perto da porta. Serve como boas-vindas ou "Nessa casa mora gente alegre e tranquila".
      Lindo e abençoado dia para você também!! Beijus,

      Excluir
  3. Achei linda a idéia. Eu faria algo assim aqui.

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ter um pouco de ousadia para aceitar as novidades. Mas daqui a pouco, estarão todos acostumados e mais livres para levar para dentro de casa o inusitado. Beijus,

      Excluir
  4. Anônimo07:24

    Uia! Adorei!
    Uma opção mais barata e não menos criativa são os adesivos para paredes e móveis.
    Pensando em retornar a meu projeto de decoração...
    beijo, menina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fiz uma postagem falando deles e depende muito do adesivo para ficar bonito. Alguns vão ressecando para logo descolar da parede. Daí fica grosseiro.
      Denise, você tem excelente bom gosto! Eu colocaria adesivos em móveis...
      Beijus,

      Excluir
  5. Muito legal a dica!!! Amei!!!

    Beijinhos

    Fernanda
    www.sorvetedemorango.com.br

    ResponderExcluir
  6. Muito legal!Sabem quando meus filhos eram pequenos por força da necessidade ,rs(pra vê-los ocupados por uns tempos) liberei uma parede, logo na entrada do apto. Era lindo ver e acompanhar o crescimento dos desenhos... E as pessoas ficavam espantadas. Eu respondia: Vocês tem telas de estranhos e acham o máximo, eu tenho dos meus 4 amorecos. E sabes, ao final, o dono do apto colocou à venda.Era aluguel ainda. N~]ao tínhamos grana pra comprar. Assim, cada suposto comprador que lá entrava pra conhecer e eu tinha que mostrar, além de colocar 1500 defeitos(que não existiam) eles ficavam ASSOMBRADOS com aquela recepção de tintas e cores, rabiscos, tudo enfim.Imagina 4 pintando...

    Foi uma salvação. Ninguém se interessou e nós finalmente o compramos! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As crianças que são valorizadas e sentem isso, também são mais felizes. Tornou seu lar um lugar especial para eles e isso é carregado pela vida. De certo modo, a obra de arte serviu como um amuleto para afastar possíveis compradores. Ótimo!!
      Lindo dia para você, Chica!!

      Excluir
  7. Luma, que post lindoooooo!!!!

    Vou conferir a arte do Pedro Driin, com certeza. Fiquei encantada. AMei!!!

    Nota 10!

    Beijos

    Selma.

    ResponderExcluir
  8. Luma querida, eu quero, eu preciso, eu ameiiiiiiiiiiiii estas artes!!!
    Que artista fantástico!
    Amei muito seu post e te agradeço por compartilhar, é isso aí, vamos colorir e deixar a casa com a nossa cara!
    Beijossssssssssssss minha florzinha!
    Vero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taí!! Eu tenho uma quase certeza que você vai "aprontar"! (rs*)
      Beijus,

      Excluir
  9. Luma,

    A arte é muito interessante, mas o exemplo que está no portal da fachada não me agrada, eu não faria. A não ser que fosse algo mais delicado.

    Contudo, é arte e sempre benvinda!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você assistiu o vídeo que indiquei, nele o artista diz que teve carta branca da dona da casa, mas que ele sempre ouve antes o que o proprietário quer. Sim, precisa ser algo que seja do seu gosto, pois contrariada não lhe trará satisfação. Achei fofa a menina debruçada na porta! É como uma sentinela que espera alguém que nunca chega. Ah, agora fiquei pensando nos seguranças que quase dormem em suas cabines. Um vulto, um enfeite... que nem sempre resolve! Beijus,

      Excluir
  10. Faz tempo que quero colocar algo na parede que não seja quadro. Tipo adesivo, mas não tinha pensado em grafite. Poxa! Achei lindo a parede grafitada da casa da arquiteta Gisela dos Santos (segunda foto). Tá aí, uma boa idéia para a parede da minha sala. Amei o desenho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar estencil, se não tiver destreza para o desenho ou mesmo fazer um rascunho e tal qual pinta uma tela, pinta também a parede. A minha sobrinha fez uma metade de uma rosa imensa e vazada em toda uma parede do seu quarto, ficou lindo!

      Excluir
  11. Nossa, que espetáculo de trabalho desse Driin! Que artista heim!
    Fiquei aqui me coçando e olhando espaços no apartamento para uma obra dessas, vou até mostrar pro marido teu post, adorei!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é!! Eu mesma já tenho dois lugares que gostaria de fazer: no hall de entrada e no meu quarto, numa proposta como a minha sobrinha fez e que comentei acima com a Susy.
      Beijuzinhos,

      Excluir
  12. É super legal isso , e bem atual... muita gente usa na cidade de São Paulo pintar ( grafitar) seus muros externos , isso além de ficar diferente e bonito ainda evita as pichações que deixam tão feias e deprimentes as paisagens urbanas.
    É arte!

    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Cintia!! Para mim, o grafite traz mais alegria para as ruas e como disse, evita pichações. São Paulo é uma adolescente com corpo de mulher! Cresceu tão rapidamente que agora precisa ser revisada! A arte ajuda a cidade a pensar! Beijus,

      Excluir
  13. Uma ótima ideia!

    Bjussssssssss

    ResponderExcluir
  14. Uau! Que lindo! Adorei isso! Legal dar um toque pessoal na decoração. Tenho muita vontade de tentar umas coisas assim na minha casa. :)
    E obrigada pela dica do livro.
    Beijo. Nadia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não sentir segurança, faça primeiro em uma parede de um canto escondido! Por exemplo, atrás da porta! :) Beijus,

      Excluir
  15. Eu sou adoradora de arte e com certeza usaria isso em casa...
    Criatividade, fora que dá vida aos cômodos da casa.

    Lindo Luma, um enorme beijo.

    ResponderExcluir
  16. Vou perdoar meu neto se rabiscar nalguma parede... (rsrsrs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito cuidado, heim? O artista vai precisar de concentração! :)

      Excluir
  17. È amiga. Em tempos eu pintei numa parede da Sala umas cornucópias gigantes em preto. Mas cansei em pouco tempo. Repintei a parede de tom marfim e pintei dois quadros com uns casarios e coloquei lá.
    Meu filho tem na sala dele uma parede muito parecida com a primeira foto. Não é pintura, é uma tiras de fita autocolante que é só aplicar a gosto sobre a tinta.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a tentativa! Até mesmo uma parede lisa de uma cor que não gostamos, torna-se incomodativa!! Beijus,

      Excluir
  18. Muito massa esse post Luma.
    Super curto e a dica é ótima para dar uma renovada no visual da casa.
    Conheço alguns trabalhos por aqui que são fantásticos.
    Xeros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vejo sempre fotografo! Mas isso somente em cidades maiores, aqui na minha cidade outro dia, parei e fiquei olhando um casal adolescente "trabalhar" em um muro. Como eles ficam felizes depois de pronto! Mas encarado por muitos habitantes como uma inutilidade. Precisamos mudar nosso conceito. Ainda bem que tem muita gente que assiste novela... recebi um email dizendo de uma obra realizada em um portão de garagem que no desespero da proprietária chamou um dono de galeria para vender sua tela :) Xeros!

      Excluir
  19. Anônimo00:12

    Luma querida,

    Que lindíssimo trabalho!!!
    Verdadeiras obras!!!
    Você abordou um assunto muito interessante, parece que o ser humano está se deixando influenciar pela selva de pedra....fria, sem cor, completamente morta.
    Eu particularmente AMO as cores, um ambiente colorido e enfeitado muda todas as energias!!!
    Além das cores o que faço muito é mudar meus móveis de lugar.
    Meu marido até brinca que qualquer hora vai estar dormindo na cozinha, de tanto que mudo......rsrsrssss.
    Tenho isto desde adolescente, sempre mudava meu quarto.....mas eram os móveis de lugar, incrementava com cortinas coloridas, pintava ou fazia desenhos nas paredes, colocava quadros......e sempre reciclando o que eu já tinha.
    Adorei sua postagem, muito legal!!!

    Me desculpe demorar tanto em vir aqui, o tempo parece acelerar muito.....e quando vejo, quase não tenho tempo para entrar na internet.
    Mas devagar vou visitando os amigos queridos!

    Um grande beijo em seu coração e tenhas uma semana iluminada!!!


    *Obrigada por sua presença e principalmente por suas palavras lá no Essência, adorei!!!
    E fiquei impressionada com a imagem que você postou do tempo carregado na postagem anterior......que nuvens eram aquelas?
    A Natureza está agitada!!!!
    Aqui em Goiânia os temporais estão assustando muito também!!!
    Beijossssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas andam bem entristecidas e olham para o nada quando caminham pelas ruas, como que lhes faltasse energia! O colorido da pintura já atrae o olhar e nós sabemos os efeitos que as cores nos causam.
      Também mudava muito os móveis de lugar, mas parei! Fazia muito isso quando ainda morava na casa da minha mãe e todo dia pela manhã ela tinha uma surpresa! Ficava brava e dizia que não era bom pegar peso.
      Não precisa se desculpar, Lu! Todos nós estamos presos nas tarefas do cotidiano.
      Ah, você viu? Foi uma noite de terror, mas passou...
      Parece que o Brasil todo está sofrendo de algum modo com as intempéries da natureza :(
      Beijus,

      Excluir
    2. Anônimo00:39

      Você não acredita que mesmo grávida com barrigão de quase 9 meses, eu me deparava empurrando guarda-roupa super pesado, uma louca não!!!.....rsrsrsss......meu marido ficava muito bravo, dizia que iria me amarrar para ver se eu sossegava....rsrsrsss.
      Hoje já estou mais tranqüila.

      Sobre o tempo, imagino que deva ter sido muito assustador, pois eu vendo a imagem já me assustei muito!!!
      Realmente não só no Brasil, mas pelo mundo todo a natureza esta mandando seu recado.
      Beijossssss

      Excluir
    3. Caramba!! Você não ficava com medo de acontecer alguma coisa arrastando móveis estando grávida? Então, quando a minha mãe dizia que não era para pegar peso, ela dizia isso, porque os antigos acreditavam que poderia haver queda dos orgãos quando fazemos muito esforço. Juízo, heim? (rs*)
      Lu, hoje vi no noticiário sobre o Japão onde um ciclone com 200km/h passou... nossa! Aqui foi a metade e fez muito estrago!! Fiquei pensando naquele povo que anda sofrendo demais com as reprimendas da natureza!
      Beijus,

      Excluir
  20. fica bem diferente, gostei de alguns. amei a sobreposição de tapetes.

    Beijosssssssssssssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os tapetes são de uma loja virtual muito bacana: Aroeira. Depois vai lá ver que lindos! Esses redondos, da linha light tem de vários tamanhos. Eu coloquei alguns deles no meu banheiro, em pontos estratégicos e ficou bastante divertido! Beijus,

      Excluir
  21. Ah, grafite é alma!Tenho tanto apreço por esse tipo específico de arte, é tão inovador, consegue ser tão agressivo mas tão delicado!Anima qualquer ambiente :)
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a informação do grafite, né? A primeira vista ele se impõe e conforme acostumamos o nosso olhar, vemos suas qualidades. Beijus,

      Excluir
  22. Oi Luma!
    Uma parede com um trabalho desses é tudo de lindo! Vi uma vez numa revista de decoração que os atuais moradores de uma casa ao descascar uma parede descobriu um painel pintado até por um famoso e que foi totalmente ignorado pelos moradores anteriores. Veja até onde vai a falta de sensibilidade, o painel era naturalista, lindo! A meninnha na porta está linda, eu quero!rsss
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau!! Já pensou ter uma obra descoberta dentro de casa por uma artista famoso? Pelo jeito os habitantes gostaram e permaneceram com a obra. Eu gostava de ver essa reportagem!! Também quero a menininha!! :) Beijus,

      Excluir
  23. Adorei a ideia, Luma! Talvez nem com tantos riscos e cores, mas o efeito é maravilhoso!
    Belo post! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O artista faz ao gosto do cliente! :) Beijus,

      Excluir
  24. Luma, acho o máximo quem desenvolve a arte do grafite, muito criativo. Eu não sabia que agora já estava sendo usado em residências. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grafite está se espalhando... mas não é de hoje que vemos pinturas dentro de casa, mas ainda não tínhamos remetido ao grafite. Os executores desse tipo de pintura, costumam misturar técnicas e acho super legal o uso do estencil. Beijus,

      Excluir
  25. Luma,amei,acho que a arte se reflete assim através de um grafite na parede,também!...como uma forma de transmitir vida e beleza até mesmo através de uma parede,por que não!...sair da mesmice e contemplar a arte em nosso ambiente.
    Lindos,abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho uma tela imensa na parede que foi realizada por um amigo, porém ela é bastante pesada. Ele fez para mim, exclusiva! Se fosse nos dias atuais, eu pediria que fizesse diretamente na parede. Não consigo mais encontrar esse amigo! Ele simplesmente sumiu no mundo com sua sacola de tintas e pincéis. Se o destino ajudar, um dia quem sabe ainda virei a encomendar um trabalho com ele. Beijus,

      Excluir
  26. Gostei da ideia....
    E é verdade, a gente olha pra parede e fica aquela coisa de uma cor só, sem vida nenhuma.
    Qdo meus filhos eram pequenos, a escola em que estudaram, tinham nas paredes, desenhos de personagens de quadrinhos... vários, uma beleza. Mas depois entrou outra diretora e tirou todos! Achei um absurdo, mas nada pude reclamar porque meus filhos já haviam saído daquela escola.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns adultos não respeitam a alma infantil, o que deveria acontecer com um educador. Uma pena, realmente!
      Beijus,

      Excluir
  27. Luma,você nem sabe das artes que já fiz aqui em casa,
    casa simples que já fez sucesso com uma das paredes da sala em arabescos e flores, meu quarto com frase na parede de cabeceira, tudo feito por mim, mesmo sem talento ra tal, mas pra que talento qdo há galões de tintas? ficou feio? pinta de novo.
    Minha humilde residência parece uma aquarela, porém sempre 3 paredes brancas e uma colorida. Alguns diriam BREGA.rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Susi, o importante não é o que as pessoas vão dizer e sim como os habitantes da casa se sentem! Tenho certeza que sua casa é uma casa feliz!! Beijus,

      Excluir
  28. Sabe que logo que entro num ambiente diferente, exploro as paredes? E dizem tanto das pessoas que por lá moram ou passam!

    Se fosse mais nova e com outra disponibilidade de tempo, era capaz de pintar a minha "ousadia" nas paredes. Mas tenho nas vitrines dos armários muitas coisa que "conta" a minha história (cartinhas de alunos, poemas enrolados de vários poetas, etc...).

    Bjos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem como é, também faço isso! Também gosto de olhar os livros, os cds... Quem sabe nas férias programa algo nesse sentido? Beijus,

      Excluir
  29. Acho lindo esse tipo de decoração em paredes, quero fazer em casa!!! rsrs ...

    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou pensando seriamente...

      Excluir
    2. Olá, se estiverem interessadas em fazer um grafite em suas residências, eu atuo no estado do RJ.
      Meu blog:http://pinturaegrafite.blogspot.com.br/

      Peça seu orçamento!

      Excluir
    3. Bom trabalho para você, Júnior!
      Espero que as pessoas que chegam nessa postagem, vejam o seu anúncio!
      Beijus,

      Excluir
  30. eu queria fazer um grafite na padere do meu quarto eu gostaria de saber quanto que fica....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja o comentário do Junior acima ou então procure no site do Pedro Driin...

      Excluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor