Por que sou ativista da amamentação?

Sou uma pessoa vinda de família que as mães amamentam e talvez por isso, sempre encarei a amamentação com naturalidade. Mas não é somente por isso que sou ativista da amamentação. Além da consciência de todos os benefícios que a amamentação traz para a família, temos a prevenção do câncer de mama/ovário e da obesidade infantil.


  • Amamentação como prevenção da obesidade
  • Sem açúcar e com afeto


  • Antes de gerarmos um filho, temos que pensar em seu futuro também com relação à saúde física e emocional. Você já parou para pensar por que atualmente existem tantos adultos obesos e que carregam as conseguências dessa condição desde a infância?

    Certamente todo esse quadro se inicia nos anos de multiplicação das células de gordura, mas é até os dois anos de idade que a criança terá uma soma de células que o acompanhará pelo resto da vida.

    Atualmente é impossível pensar uma sociedade que respeite os direitos humanos, na qual algumas mulheres não tenham condições de amamentar os seus filhos, ou seja, uma sociedade que respeita os direitos que as pessoas tem à saúde, nutrição adequada é uma sociedade que deve criar todas as condições para que as mães possam amamentar seus filhos, independentemente da profissão que exercem, do meio de vida que levam, da sua classe social, de sua origem cultural ou étnica.

    Até hoje algumas pessoas pensam que a amamentação é um assunto que só interessa a mãe e ao bebê. Não é bem assim. Para amamentar é necessário ter o apoio da família, dos amigos, da escola, do trabalho, da comunidade e até do Estado. Dizer que a amamentação é um ato de amor, não basta. Afinal, esse ato é de responsabilidade de todos.

    Por que sou ativista da amamentação?O dia dos pais passou e nele salientamos todos os predicados agregados a essa figura na forma de uma pessoa muito especial na vida de seus filhos.

    Assim como a mãe, o pai não nasce preparado para ser pai. Basta querer, para que junto com as dúvidas, venham também as alegrias e independente do grau de maturidade que esse homem possua, a sua participação e paternidade passa a crescer, cada dia um pouco mais. Assim, cada vez mais, não vemos a mulher grávida e sim, o casal grávido.

    A mulher sente as transformações físicas da gravidez, o bebê crescendo dentro do seu corpo e o homem além da concepção, tem papel primordial em contribuir para manter o equilíbrio emocional de mãe e filho.

    Por que sou ativista da amamentação?Aqui falo de casais que desejam imensamente concretizar o desejo de terem filhos e mesmo conscientes dessa vontade, alguns homens sentem-se excluídos, enciumados com essa relação mãe e filho. Vão se afastando e ressentidos com o abandono, acarretam no futuro, sentimentos de rivalidades com seu próprio filho. Isto também ocorre entre irmãos.

    Os pais mais antenados sabem que isso não deve ser alimentado. E qual a melhor atitude a ser tomada? Participação! Assumir a paternidade de modo responsável, enxergando a sua importância na vida de seus filhos.

    Estudos demonstram que o homem influencia na decisão de amamentar de sua companheira, na primeira mamada, no tempo de amamentação, na duração do aleitamento e introdução da mamadeira. Isto quer dizer, eles participam de todo o processo, mesmo que indiretamente.

    Por que sou ativista da amamentação?Homens que participam de pré-natais e do serviço de puericultura, tendem a respeitar com sensatez esse período, além do que, saberão da importância do lugar que ocupam na vida de seu filho. Filhos criados longe da figura paterna, sofrem consequências imediatas e posteriormente na adolescência, levados à gravidez precoce, abandono escolar, envolvimento com drogas e violência. Então, pai! A sua paternagem é benéfica desde logo. Um lar harmonioso contribui para uma sociedade menos violenta, mais fraterna e solidária.

    Então, pai! A sua paternagem é benéfica desde ontem. Um lar harmonioso contribui para uma sociedade menos violenta, mais fraterna e solidária.

    Por que sou ativista da amamentação? E você é ativista da amamentação? Quer participar com a gente dessa blogagem coletiva promovida pelo blogue "Desabafo de mãe" e incentivar as futuras mamães a essa tarefa de fundamental importância para uma criança? Faça seu post e envie o link para a postagem de chamada do blogue "Desabafo de Mãe" ou no evento do Facebook.

    O banner da blogagem coletiva foi confeccionado pela Lu Azevedo e eu tomei a liberdade de fazer uma versão mais ajustável aos templates dos meninos (no início do post). Espero que os meninos também entrem nessa empreitada! Afinal, pai também tem de ser ativista da amamentação!

    "Amamentar é optar por dar o melhor alimento ao bebê. Não tem nada a ver com amar. Se fosse assim, poderíamos dizer que os pais amam menos seus filhos? Eles não amamentam. As mães adotivas também não. Ou as mulheres que fizeram plástica. Ou as mães que precisaram desmamar seus bebês para trabalhar...será que todos eles amam menos seus filhos porque não amamentam? (...) Amamentar é dar alimento. O melhor alimento. O mais completo e o que melhor nutre o bebê. Já amar é outra coisa. As pessoas que confundem as duas coisas, sem querer, estão fazendo um desserviço ao aleitamento, pois as mães ficam mais ansiosas, culpadas e cheias de temores" (Taís Vinha)

    Participam:
    A Nívea do blogue "Mil dicas de mãe", também promove a blogagem coletiva "Leite é Amor", com o objetivo de incentivar a doação de leite materno aos bancos de leite. É a blogosfera materna se mobilizando em prol de um futuro mais saudável.

    De 19 a 23 de agosto acontece o XII Encontro Nacional de Aleitamento Materno

    Venha participar dessa mobilização com a gente!

    83 comentários :

    1. Amamentar é lindo, uma troca deliciosa!!beijos, lindo post e campanha!! chica

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Não é à toa, Chica!

        A origem da palavra Feliz vem da raíz hindu-européia *dhe, que quer dizer: amamentar.

        Eliminar
    2. Luma muito boa essa campanha e vou tentar me organizar para postar dia 20.
      Sem dúvidas de que sou ativista.
      Gostei da chamada para os homens que devem participar sim.
      Só não concordo com a última frase, pois a amamentação, o leite materno além de ser o alimento ideal e completo para o bebê, é sim uma forma de amor. Eu sentia uma satisfação sem igual ao amamentar e percebi que era amor.
      Xeros

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Oba!! Vou ficar aguardando... Bom que os meninos participem! Eles precisam mostrar o que pensam sobre o assunto...
        A última frase que diz é do texto que citei da Taís Vinha?
        Xeros!

        Eliminar
    3. Luma, que delícia que você trouxe os pais para essa roda de reflexão. eles são nosso grande apoio, nosso principal suporte e cruciais nesse processo: obrigada e parabéns! super bem lembrado!

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. A figura paterna é importante, mesmo para as pessoas que não possuem uma relação convencional. Obrigada pelo convite, Ceila!

        Eliminar
    4. Um post maravilhoso chamando atenção para os pais que são tão importantes nessa fase de amamentação!
      Amamentar é a mais linda interação entre Mãe e filho!
      Grata por tão belo post!
      beijo

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Verdade, Eliana!! O triângulo familiar, o coração da mãe e do pai, são insubstituíveis. Obrigada, Eliana!! Beijus,

        Eliminar
    5. Luma minha querida vim agradecer o carinho por mim lá no meu cantinho obrigado suas palavras me ajudaram bastante viu!
      Acho tão importante a amamentação eu nunca fui amamentada porque o leite me faz mal tenho alergia que pena né!?!
      Mas acho super importante seu post parabéns minha querida!
      Bjus e um lindo fim de semana!

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Ando preocupada com você, Dri! Uma pena que tem alergia. Conheço algumas pessoas que não podem comer qualquer alimento que contenha lactose. Nem sabia que até a carne tem lactose...
        Uma linda semana para você!

        Eliminar
    6. Parabéns por este post. Esclarecedor e incentivador ao mesmo tempo.
      Beijo

      ResponderEliminar
    7. Luma doce de pessoa..obrigada pela visita no meu blog mesmo na minha ausencia...amiga eu postei no face uma foto de amamentação.dá uma espíada lá...estamos conectadas..rs
      beijos no coração um bom fim de semana cheio de paz..amor e fé...titi

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Sim, amore!! O mundo conspira também para o bem :)

        Eliminar
    8. Luma
      Eu acho lindo ver uma mamae amamentando.
      Minha prima esta com a filhinha pre matura fazendo o possivel e o impossivel para amamenta-la. Uma dificuldade, mas ela como medica e mamae nao mede esforços para poder amamenta-la de tres em tres horas.
      Em suas oraçoes peça por Tereza e pela sua filhinha
      com amizade Monica
      com amizade Monica

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Amor, diz para ela saber mais sobre a livre demanda. Esse lance de mamar de 3 em 3 horas, já era! (rs*)
        Vou pedir, sim!! Mas por favor, diz para ela não respeitar essa coisa das horas, ainda mais sendo uma criança prematura. Deixa a pequenina à vontade para procurar por alimento quando quiser. Beijus,

        Eliminar
    9. Não tive filhos, mas acho ótimo o incentivo à alimentação saudável desde bebê, amamentação, enfim, fazer o melhor possível pelas crianças.

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Se prontificar a ter filhos, tem suas responsabilidades e uma delas é a alimentação saudável.

        Eliminar
    10. Amamentar é essencial. Fui um pai muito pròximo e super participativo quando minhas meninas eram pequenas. Agora que elas cresceram, mais ainda.

      :)

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Você sempre demonstrou isso, Allan. Sinto orgulho de você!

        Eliminar
    11. Oi, Luma. Que bom que você abordou esse assunto de grande interesse não só para os "brasileirinhos", como diz a Presidente Dilma, mas também para todos os seres humanos. Na minha profissão, o que mais divulguei foi o incentivo à amamentação; não por seis, mas por doze meses, ou seja durante o primeiro ano de vida da criança. Quem estudou as Leis criadas por PEDRO PLANAS sabe bem que o leite da vaca é para o bezerro e não para o bebê. Quando a criança "ordenha" o seio da mãe ao extrair o leite, ela exercita os primeiros movimentos "mastigatórios" no vai e vem da mandíbula; desenvolve a respiração correta e a partir desses exercícios, expande o crescimento harmonioso por todos os ossos da face; evita com isso a "distoclusão", ou seja aquele queixo retraído que todo bebê tem ao nascer. Se substituir o seio por mamadeira, tudo o que é considerado fisiológico e natural, é deturpado; em breve a criança também terá a "muleta"(chupeta), totalmente desnecessária, já que a mesma não nasceu com ela no pescoço. Acho que um governo sério, deveria criar mais campanhas de incentivo à amamentação. Eu e minha esposa temos três filhos e todos foram amamentados pela mãe por mais de um ano; são todos muito saudáveis; nunca aceitaram chupetas; nos deram quatro netos igualmente saudáveis. E mais, nenhum deles necessitou de aparelhos para corrigir seus dentes. Conte comigo nessa campanha! Boa semana! Bjs.

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. A amamentação por si é um ato de doação. Litealmente a criança suga aquilo que a mãe mais lhe quer dar: vida! A vaca é para o bezerro, assim como a mãe é para o filho. Vejo muitas pessoas com intolerância ao leite de vaca e muitas vezes também essa intolerância se manifesta a longo prazo, depois de muitos prejuízos à saúde. Famílias com tendência a arcadas dentárias desalinhadas, problemas respiratórios, obesidade, diabetes... deveriam pensar seriamente em amamentar os filhos por mais tempo em livre demanda. E concordo com você, meu amigo!! Se tívessemos um governo sério, medidas mais pertinentes seriam tomadas nesse sentido. Viu o que fez o prefeito de NY? Comprar leite em pó, só com receita médica! Obrigada por participar!! Beijus,

        Eliminar
    12. Já não é necessário a mãe amamentar. (rsss,rsss, rsss)
      Os argentinos "criaram" ou "fabricaram" (clonaram) uma vaca que produz leite como o materno. (?????)
      Falta saber que vaca é.
      (Deste lado do Atlântico, vaca = pejorativo de uma mulher que vende seu corpo por dinheiro).
      Salvo melhor opinião (que tenho quase a certeza não existir), nada substitui o leite materno e no futuro, quando crescer, o bebé vai agradecer porque terá menos doenças e será muito mais resistente a outras doenças tais como otites, diarreias, pneumonias, meningites...
      Já tenho um neto (coloquei uma foto com pouco mais de 15 minutos de vida, no blog. Vai ter sorte porque a m/filha amamenta-o).
      Cumprimentos e um bom domingo.

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Que coisa esse mundo das invenções... daqui a pouco não teremos mais "trabalho" nem para fazer filhos. Teremos em casa brinquedinhos/joguinhos de fecundação. Quem sabe uma vaca para parir nossos filhos?
        Ah! Que lindinho!! Vou lá ver o seu netinho!! Parabéns!!

        Eliminar
    13. Gostei de ler "casal grávido" porque de facto e felizmente que cada vez mais acontece isso, ao invés do meu tempo em que o pai não era tão participativo. O meu pai foi mas já com meses porque ao pegar dizia que se "desmanchavam todos":)
      Ainda hoje há homens que sim, sentem-se afastados porque há mulheres que de tão focadas que estão não deixam, não querem e arrematam com a frase: não sabes, não percebes...eu faço, daí sabermos quanto é nocivo o afastamento do pai que por vezes pode (mas nem sempre, aqui discordo um pouco do que se diz) mais tarde enveredar pelo que não deve.
      Subscrevo inteiramente a parte final do texto. As minhas filhas deram de mamar e uma devido à profissão que tem, deixou aos 5 meses da minha neta, mas foi congelando até lá o que deu até aos 15 meses.

      Sempre fui e sou a favor e felizes daqueles que têm bom leite e podem dar...sem medos e receios...porque é uma mais valia para os pequenotes:)

      Gostei muito do que li...como sempre:)

      Beijocas

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Pois não é? A mulher tem que escolher o homem certo para casar! Homem que gosta de se comportar como filho, não dá. Homem tem que cumprir a sua função de macho e isso quer dizer, proteger. Ao menos, acho.
        Fatyly, ainda temos pais como o seu. Na verdade, eles são tão amorosos que têm medo de esmagar tal criaturinha pequenina. São ótimos pais, independente se pegam no colo ou não. O fato de estarem ao lado e apoiar é fortalecedor para a mulher.
        Obrigada pelo carinho, mamã!!

        Eliminar
    14. Excelente Luma.
      Recebi seu convite através do FB.
      Concordo que é muito importante a mãe amamentar seus filhos.
      Concordo e subscrevo o comentário do Old Eagle...assim também foi comigo...amamentei meus três filhos. Minha filha fez o mesmo com os meus netos..nada especial, apenas natural!
      Não sei se irei escrever...mas irei divulgar com toda a certeza. Apesar que no fundo do meu coração eu ache "esquisito" ter que animar os jovens/ as jovens para apenas serem naturais. Enfim, faz parte....
      Um beijo doce para você minha querida
      Astrid Annabelle

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Tudo bem, Astrid! Te vejo como uma grande mãe, que se confirmou com o seu comentário e por isso, mandei-lhe o convite. Mas foi tão no dia... quem sabe se tivéssemos programado antes, porém estive envolvida com outras ações. Beijus,

        Eliminar
    15. Amamentei...

      Uma vez mais, parabéns pelo artigo.

      Bjinhos :)

      ResponderEliminar
    16. Oi Luma!Realmente a amamentação é muito importante e é muito bom falar sôbre isso,divulgar e informar.Eu trabalho num hospital maternidade e apesar de não está diretamente em contato com as mães e seus bebês,porque a gente fica no laboratório,eu sei que lá a amamentação é sagrada,as mães são incentivadas e orientadas pra amamentar.Até quando pode participar?Só estou atualizando 1 vez por semana e geralmente no final de semana...

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Não sabia que trabalha em um hospital maternidade. Muito legal! Mesmo que não diretamente, acho que você deve sentir a energia do lugar.
        Ane, se quiser escrever sobre o assunto, me avise que adiciono o seu link. Tá?
        Beijus,

        Eliminar
    17. Olá Luma! Parabéns pela sua posição. Eu sou totalmente a favor de seguirmos a natureza. O leite materno não só é o melhor alimento para o bebê, como é a maneira mais prátioca para a mãe. Já está ali, pronto. O ato de amamentar também influencia na relação mãe/filho/família. Ótimas considerações. Beijo.

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Tão prático!! Não tem perigo do bebê queimar a boca :) Ichi, vi isso acontecer uma vez.
        Claudinha, eu nunca mamei em mamadeira, tinha nojo!!
        Beijus,

        Eliminar
    18. Olá , seu blog é muito bom, e desde já quero dar-lhe os parabéns, meu nome é: António Batalha, e quero deixar-lhe um convite, se quiser fazer parte de meus amigos virtuais no blog Peregrino E Servo ficarei muito radiante. Claro que irei retribuir seguindo também seu blog.Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que Seja feliz você e sua casa.

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Obrigada pelo convite, António!!
        Seja bem-vindo!!

        Eliminar
    19. Oi, Luma....
      Tá lá minha participação!
      Beijos

      http://blogsimpleseclara.blogspot.com.br/2012/08/por-que-sou-ativista-da-amamentacao.html

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Obrigada, Clara!! Daqui a pouco vou lá!! Beijus,

        Eliminar
    20. Porque és feita de Luz...

      Ativista da luz!

      Luma, seu texto pode bem integrar os livros escolares.
      "Planejar um filho de forma consciente! "

      É fundamental isto.

      Respeito a vida, desobjetar os seres... nos ensina a não nos sentirmos donos... E isto leva ao respeito.

      Respeito a vida, que vamos gerar.

      aleitamento materno, conduz a criança pela saudável trilha da alimentação natural, harmoniosa e saudável.
      Vou participar da Blogagem Coletiva! Gostei.

      Também sou ativista da luz ;)

      Bejus e uma semana irradiante e feliz.


      William

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Ah, nem tanto...
        Respeito pela vida, pelo ser humano e seus direitos, começa pela amamentação.
        Vou ficar esperando por sua participação!!
        Beijus,

        Eliminar
    21. Parabéns pela linda postagem. Um tema que nunca vai sair de cartaz. Outro dia um dos nossos ex-alunos estava fazendo um lindo trabalho referente a amamentçaõ.

      quanto a sua coletiva, se eu puder vou participar. Amei..
      Amor em Pedaços.

      Um grande abraço
      Até mais,
      Sandra

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Vou ficar feliz se participar, Sandra!
        Você é uma pessoa consciente e direcionar os alunos a fazer um trabalho sobre amamentação é uma forma de educá-los para exercer essa empreitada - meninos e meninas! Parabéns!! Beijus,

        Eliminar
    22. Sim, a amamentação é estupenda...desde que não provoque sofrimento à mãe e, consequentemente, à criança.

      E, cuidado, que não se caia no exagero de amamentar a criança até aos cinco ou mais nos de idade. O desmame deverá ser feito até aos doze meses.


      Um abraço grande

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Já no parto a mãe tem que preparar seus seios para tal. Muitas sofrem porque se esquecem dos cuidados ou porque estão cansadas deixam para se cuidar no outro dia.
        São, sou contra o desmame sem necessidade. Eu mamei até os seis anos e quando bebê minha mãe deixava que mamasse quando bem quisesse. Por que acha que tem que parar com doze meses, se a mulher tem leite e a criança ainda quer?
        Beijus,

        Eliminar
    23. Oi Luma!
      Para começar agradeço o seu convite, mas como era para hoje, não ia dar. Nos finais de semana me ausento um pouco do computador e não teria como preparar o texto. Embora ache uma troca maravilhosa entre mãe e bebê, um ato lindo e saudável, quando tive meus filhos amamentei por pouco tempo, era muito imatura, despreparada mesmo, não tive mãe para me orientar, marido viajando, aprendi no tranco(rsss) e isso faz com que meu pensar seja mais teórico do que vivencial.
      O resgate da figura do pai é importantíssima e muito se vê hoje o pai mais presente nestes momentos. Vejo meu filho que já tem dois filhos totalmente emganjado nesta rotina de ser pai participante.
      Parabéns pela participação!
      Beijinhos e uma super semana!

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Tudo bem se quiser postar durante a semana. Deixamos o evento em aberto para quem quiser contribuir para a causa, faça a qualquer tempo.
        Entendo que teve que arcar com as responsabilidades sozinha e sem ter apoio, fica complicada a amamentação. Atualmente os homens estão mais engajados.
        Super semana para você também!!
        Beijus,

        Eliminar
    24. En efecto es el mejor alimento para los bebes. Es bueno que concientices sobre este tema, te felicito.
      Saludos
      David

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Muchas gracias, David!
        Siempre es sabio en sus decisiones.
        Beijus,

        Eliminar
    25. Acho que o gesto de amamentar é o que mais representa a ligação entre a mãe e o bebê; e é extremamente importante para o desenvolvimento da criança. Excelente ideia de blogagem, este é um tema que tem de ser debatido, e o direito de amamentar garantido.

      Excelente postagem, como sempre.

      Beijos.

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Lu, acho que temos que falar para que as novas gerações não se esqueçam deste ato tão natural, pois essa moçadinha quer tudo pronto! Vejo a filha da minha vizinha que não amamentou o filho e hoje ele tem 8 meses, vive chupando caixinhas e caixinhas de toddynho. Aquilo é muito doce!! Um sério candidato a obesidade! Obrigada!!

        Eliminar
    26. Olha o meu.
      http://acordaletra.blogspot.com.br/2012/08/por-que-sou-ativista-da-amamentacao.html

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Acrescentei já na lista de participantes.
        Obrigada por participar!! Beijus,

        Eliminar
    27. Luma,seu texto ficou excelente,expondo tudo com clareza e nos mostrando a importancia da amamentação,inclusive com a participação da familia!Parabens por sua participação!bjs e boa semana!

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Anne, a participação da família é primordial. Sem esse apoio a mãe sente muita responsabilidade pela criança e acaba se estressando. Os pais também precisam aprender a ser pais assim como nós aprendemos a sermos mães. Beijus,

        Eliminar
    28. Luma,
      levei o selo e colocarei o link para cá, mas dificilmente farei um post, blog muito especifico!
      Amamentei minhas duas filhas por seis meses e fui doadora de leite com minha segunda filha.
      Super apoio essa ideia.
      bjs
      Jussara

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Obrigada, Jussara!! Como mulheres, entendemos bem o que é a amamentação, mesmo que não tenhamos amamentado um dia. Parabéns pelo ato. Acho muito especial quem doa seu leite :) Beijus,

        Eliminar
    29. Um post sobre um tema muito importante. Antigamente as mulheres sempre amamentavam os filhos. E graças a Deus hoje estão voltando a amamentar. Infelizmente algumas não dá. A natureza nem sempre dota a mãe de bom leite.
      Um abraço

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Não existe leite ruim, Elvira!! Leite fraco, nada disso! A criança segue a constituição da mãe e essa interação faz fluir o leite livremente e com força total. O grande inimigo da mulher é o estresse, pois atrás desse vem as cobranças, o excesso de responsabilidade, tantas coisas que vão além do físico interferem nesse processo tão especial! Beijus,

        Eliminar
    30. Querida amiga

      As palavras
      que trazem em si,
      perfume de vida,
      escrevem e se reescrevem
      no olhar de quem as lê.

      A amizade é o templo
      da alegria.
      E que assim seja
      para sempre em sua vida.

      Aluísio Cavalcante Jr.

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Adorei!!
        Obrigada pelo poema!!
        Beijus,

        Eliminar
    31. Luminha,

      Obrigada pela visita. Adorei teu comentário. E eu ando muito emocionada pelo amor de Deus em minha vida. Sempre esteve aqui, mas eu boba, muitas vezes deixei de agradecer. Vem me ver mais vezes?beijooooooooo

      Ah, publiquei na BC sobre amamentação.beijo de novo.

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Claudia, eu já fui no seu blogue e fiquei muito feliz com o caminho que escolheu para a sua nova vida. Depois vou lá te dar um abraço bem apertado!! Beijus,

        Eliminar
    32. Como nunca fiz isso em minha vida (amamentar, ter um filho) , fica difícil falar sobre o assunto de humano para humano... então fiz do meu jeito, afinal somos todos mamíferos ;D

      beijoo

      http://blogdatin.blogspot.com.br/2012/08/ser-mamifero.html

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Você participa sempre, mesmo que indiretamente de um processo natural a todos nós "mamíferos". Lindo o seu trabalho!! Obrigada por participar!! Beijus,

        Eliminar
    33. Oi Luma!

      Quase viro uma vaca (brincadeirinha rs), o bonitão do Izaias mamou até os 4 anos, e o interessante é que seu irmão bem mais velho, mamou só 2 meses e secou! Na época fiquei super frustada porque havia me preparado para dar a mama até os 2 anos. A minha maternidade aos 40 foi um presente surpresa! E Acredite tenho seios bonitos e sem estrias. Recomendo: Amamentar é saudável p/ ambos!

      Bella, está tarde... Sonhe com os anjos Luz!

      Beijooooooooo

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Ah, Bia!! Acredito que foi mais fácil agora pois está mais tranquila, ao lado de uma pessoa companheira e em um lugar maravilhoso. A nossa mente nos comanda em tudo!! Acho lindo os seios da mulher que amamentou - eles se definem como seis de mulher pronta!! A tarde também está bela por aqui... beijus,

        Eliminar
    34. Luma,
      incrível esta campanha da amamentação....
      infelizmente, não consegui amamentar muito os meus bebês.
      Meu leite secou...
      Hoje percebo que muitas mulheres fogem da amamentação por uma série de razões, inclusive emocionais.
      Dar o seio ao bebê é ter intimidade com ele, é permitir um tipo de contato muito profundo.
      E vamos ser sinceras: quantas mulheres estão despreparadas para este tipo de doação....
      E quantas mulheres são "mães sozinhas", mesmo estando com os pais presentes.
      Bonita iniciativa.
      Meu abraço com carinho pra você, mamãe Luma

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Acho que o fator emocional é o que pesa mais, Lili! Uma pena que não conseguiu amamentar, mas maternou, eu sei!! É uma mãe bastante amorosa!!
        Solidão compartilhada, que triste!!
        Obrigada pelo carinho!!
        Um abraço carinhoso para você também!

        Eliminar
    35. Luma

      Obrigada pela visita! Exelente texto! Excelente iniciativa.Bj


      ResponderEliminar
    36. Luma, passei para retribuir a visita e comentário, e dizer que seu blog é super informativo.

      Obrigado!

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Obrigada, J. Araújo! Adorei sua matéria sobre trens e quem sabe na próxima viajo para Curitiba só para fazer o passeio até Morretes?

        Eliminar
    37. Bravo! Apoiado, Luma!
      Fiquei muito contente quando me disseram que há um projeto de lei para uma licença-paternidade.Ôba, estamos caminhando para uma conscientização correta a respeito da paternidade.
      Cada linha que vc escreveu está límpida de razão.
      Amamentei os meus 4 por seis meses exclusivamente.Tenho certeza dos benefícios para eles e para mim.
      Bjkas,
      Calu
      Obs:postei a minha participação nas ressonâncias.Bjos.

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Um pai foi agraciado com essa licença na semana passada e a Tânia Defensora fez uma postagem bacana falando sobre isso!! Os pais que participam, compreendem melhor seus filhos como também sua mulher. A família fica mais harmoniosa e o homem não se sente excluído. Depois vou lá ler sua participação da BC "Amor aos pedaços". Beijus,

        Eliminar
    38. Oi Luma,

      Sou a favor da amamentação porque o leite materno providencia anticorpos à criança, necessários ao sistema imunitário. Sou também a favor por causa dos laços emocionais criados entre a mãe e o bébé.

      Não tenho a certeza de que a falta de amamentação esteja intimamente relacionada com a obesidade pois todos, na minha família Africana, foram amamentados (muitos até aos 2 anos de idade - tradição que a minha mãe optou por descartar, graças a Deus) e alguns são obesos.

      Concordo que a amamentação seja mais um acto de responsabilidade para com a criança, de que um acto de amor.

      Gostei do artigo, activista Luma! :)

      Beijoss

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Max, você é sempre pertinente em suas colocações. No caso da obesidade, para que aconteça a sua prevenção, a amamentação tem que ser exclusiva. Se durante esse período, a criança foi alimentada com muito carboidrato, principalmente farinhas, criará em si maior número de células gordurosas, que incham dando o aspecto obeso.
        Obrigada pela presença!! Beijus,

        Eliminar
    39. Oi, Luma

      Sou pai de tres filhos e sempre fui a favor da amamentação. A mãe fez qeustão qeu os filhos desistissem do peito, o que ocorreu por volta do primeiro ano. Minha filha mais nova é mãe e continua a ação. É um ato de responsabilidade e amor ..Voce é responsavel por aquele que voce põe no mundo.

      um beijo

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Quem dera as mães fossem todas responsáveis e podendo, amamentassem os seus filhos. Acho o cúmulo do absurdo a mulher ter leite e não amamentar seu filho.
        Estou gostando de te ver por aqui!! Beijus,

        Eliminar
    40. Luma, embora seja retardatária, não poderia deixar de atender a um convite para participar de uma campanha como esta! Espero que a minha experiência possa ser útil,bjs

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Lógico que sim, Sidnea! Sempre é tempo!! :) Já adicionei seu link a lista de participantes! Beijus,

        Eliminar
    41. Não podia deixar de passar aqui para ler e deixar tbm as minhas ideias !!1
      Fiz dois partos normais, amamentei meus filhos até os dois anos e enquanto foi vontade deles, eles mamaram.....adorava amamentar....amamentei na maternidade, fui mãe de leite e hoje em dia recolho quase que diariamente vidros com tampas de plástico para doar aos Bancos de Leite Materno da Maternidade Leila diniz , na Barra da Tijuca e IFF no Flamengo. Incentivo ao máximo a amamentação ou a doação de leite excedente aos Bancos. Ajude como posso e divulgo no facebook ou no blog. Consegui que um amigo escaneasse uma foto minha amamentando meu filho...uso essa foto sempre....amo!! estou participando tbm da blogagem e me antecipei pq vou viajar e na próxima semana posso não ter tempo hábil para escrever.....escrevi o texto na emoção,como tudo que faço é sempre assim......bem é só!!! amei seu texto Luma Rosa
      Isso é muito bom !!!
      Felicidades!!!

      ResponderEliminar

    Tenha identidade, não seja anônimo na web. Crie sua identidade virtual.

    ...bisbilhotaram em quietude, sem solidão

    PlagSpotter - duplicate content checker tool
    Licença Creative Commonsget click

    Algumas coisas não têm preço


    finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
    finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008
    Verificar conteúdo duplicado

    Me leve com você...

    Leia o luz no seu celular

    Copyright  © 2014 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

    Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

    Leia mais para produzir mais!

    Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor