Caminhos para a felicidade genuína

Com relação aos caminhos para a felicidade, devemos começar com os pés no chão. Enquanto consideramos a felicidade, tanto para nós mesmos quanto para as pessoas que nos cercam, a importância de primeiro ter as necessidades básicas realizadas em nossa vida - Se você não tem o que comer quando está com fome, não tem roupas, não tem um lugar para viver ou você está doente e não tem como conseguir remédios... é difícil de ser feliz (...) você encontra alguma felicidade, algum alívio do sofrimento, se você pelo menos satisfaz essas 4 necessidades básicas (...) Depois que você satisfaz todas essas necessidades, o que você faz depois?

As lacunas foram propositais...

Alan Wallace é um dos tradutores do Budismo Indo-Tibetano no ocidente, admirador dos conceitos da antiga Grécia e estudioso interdisciplinar da consciência, iniciou uma palestra proferida na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) que mostra o caminho para a renovação de alguns conceitos errados que adotamos na busca pela felicidade e sua visão de felicidade e saúde mental - sem encontro com a felicidade, a vida não tem sentido - Ele também acha que a felicidade só é conquistada depois que temos o básico para sobrevivermos, como expus no início do post.

Todos nós queremos a felicidade. Queremos ter menos frustrações, insatisfações, problemas do coração e na mente. Cada um de nós deseja paz, menos ansiedade e uma felicidade maior. De uma forma geral, muito de nós, na maior parte do tempo, estamos sempre olhando para fora pensando: "Alguém vai me fazer feliz", "Algum trabalho vai me fazer feliz", "Algum lugar vai me fazer feliz", "Alguma posse vai me fazer feliz". Mas na medida que amadurecemos, vemos que nada disso é verdade. Ninguém lá fora pode nos fazer felizes de verdade. Nenhuma aquisição, nenhum emprego... isso é óbvio. E quanto mais cuidadosamente olhamos, mais óbvio se torna. Se realmente queremos ser felizes, encontrar contentamento, liberação da ansiedade e assim por diante... realmente só há uma maneira. Você não tem que ser religioso, não tem que ser espiritual. Você tem que ser realista! Isso é reconhecer que a única forma de você encontrar satisfação, um maior sentido e felicidade na vida, é cultivando o seu próprio coração e mente.

Nós podemos perguntar antes de tudo: Será que há maneiras com as quais estamos nos comportando com o nosso corpo, com a nossa fala, mesmo com nossa mente, que estão prejudicando os outros desnecessariamente? Às vezes, crianças tem que ser disciplinadas. Elas não gostam, mas estamos fazendo isso para o seu bem. Então, às vezes é assim. Se estamos nós prejudicando alguém, de alguma forma que não está sendo útil, mas apenas prejudicando, onde queremos chegar? Quando nós reconhecemos que não vale a pena gastar nossas energias negativamente, percebemos que causar danos a outras pessoas, também causa sofrimento para nós mesmos. Sempre. Então a primeira resolução é: viver uma vida suave sem causar danos. Assim você não prejudica a você mesmo e não prejudica aos outros.

E então, se você quer realmente começar a cultivar as causas verdadeiras da felicidade, uma maior liberdade do sofrimento, da ansiedade, do medo, da aflição... É para isso que serve ter uma cabeça para pensar. A meditação pode ser o caminho para te ensinar a pensar. Em sânscrito, meditação vem do "bhavana", que significa cultivar, como um agricultor cultiva o campo. O agricultor não sai e pega alguma comida aqui e lá. Ele se dedica ao solo, ele lavra, fertiliza, irriga, planta as sementes, cuida, retira as ervas daninhas e, assim que a plantação foi cultivada, então faz a colheita.

Então, ao invés de sair por aí tentando achar alguma felicidade externa, nós a cultivamos com nossos próprios corações e mentes. A meditação é uma forma de fazer isso. Existem várias maneiras de pensar e para quem está começando, um tipo de meditação chamada Shamata é muito útil. Você precisa domar a fera que existe dentro de você e quer te destruir com pensamentos destrutivos. O essencial da meditação é que ela te ensina a relaxar o corpo mais profundamente, sem estresse, sem tensão e sem contração. Saber relaxar a respiração e respirar sem esforço. Oxigenar o cérebro e deixar a mente relaxada, varrendo todo o lixo que acumulamos durante o dia.

luzdelumaPrimeiro de tudo, aprenda a relaxar. E então, gradualmente tente cultivar uma serenidade interna, uma quietude, uma presença, de forma que você não esteja apenas se distraindo, para não ficar inquieto, excitado, agitado, mas que tenha uma paz mental. Gradualmente, se baseando no relaxamento e estabilidade, podemos desenvolver clareza e vivacidade.

Portanto, através dessas três qualidades, da atenção plena sobre a respiração e outros métodos, nós podemos ter maior presença, maior paz mental quando também estamos nos relacionando com outras pessoas. Por que as nossas mentes, internamente estão esvaziadas e podemos nos relacionar com outras pessoas. Podemos focar nessas pessoas uma proximidade maior e não ficar apenas sendo pegos pelos nossos próprios pensamentos, esperanças, medos, mas realmente focar nas necessidades dos outros. Dessa forma, naturalmente, começamos a expandir nosso modo de pensar, a nossa mente e corações, para focar outras pessoas, outros seres sencientes e encontrarmos uma satisfação maior, por que o nosso universo também se expande.

Quando nossas mentes e corações se ampliam há maior paz e felicidade.

Compartilhe o Darma, ofereça o seu coração desejando que seja ouro. Isso é valioso se você acredita em seu valor. Abandone o apego e seja feliz!

Inspiração para o bem, vindas de Alan Wallace. Por que a gente não vive somente essa vida... melhor pensar assim e, um viva para o desapego!

Estou em um lugar lindo, entre o céu e a terra com direito a uma lua imensa brilhando!

65 comentários :

  1. Acredito que quanto menos complicarmos nossas vidas, melhores são as chances e caminhos pra ter momentos de felicidade...E de momento em momento, fazemos nossa bagagem dela...


    Temos tantas alternâncias de momentos>..Uns tão felizes, de paz, tranquilos e...de repente, a realidade muda... Se formos ficar malucas com cada coisa chata dessas, nos vamos antes da hora.Isso é CERTO. E olha, estou dando esse recado pra uma tal de chica, conheces?rs Lindo aqui!!beijos,ótimo fds,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chica, não vamos encontrar a felicidade em lugar algum. A felicidade se constrói e as pessoas precisam ser conscientes disso. A felicidade não está em realizar um sonho, comprar algo ou estar do lado de alguém. A felicidade está na paz que sentimos com nós mesmos. Essa paz nos ajuda a passar pelas adversidades e pelos dias ruins, pois temos consciência de que tudo é passageiro. Bom fim de semana para você também!! Beijus,

      Eliminar
  2. Luma,
    Vc me lembrou de um livro de OSHO:

    «Relacionar-se é uma das maiores coisas da vida: é amar, compartilhar. Para amar é preciso transbordar de amor e para compartilhar é preciso ter (amor).
    (...)Antes devemos nos relacionar conosco mesmos e escutar o coração(...)é a MEDITAÇÃO.

    (...)Outra forma de autodescoberta é através do outro,(...)Só num profundo relacionar-se, o amor de alguém ressoa e mostra sua profundidade: assim nos descobrimos, através do AMOR compartilhado.

    O amor se relaciona, mas não é relacionamento, (...). Ele é como um rio fluindo, interminavelmente. Há flores do amor que só desabrocham após uma longa intimidade. Relacionar-se significa que estamos sempre começando, sempre tentando nos tornar conhecidos. A alegria do amor está na EXPLOSÃO DA CONSCIÊNCIA. Quando investigamos o outro, fazemos o mesmo conosco.
    Aprofundando-nos no outro, nos aprofundamos em nós mesmos. Tornamo-nos espelhos para o outro e o AMOR torna-se MEDITAÇÃO.»

    Continuação de bons momentos de evasão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é o sentido do amor, de sermos fraternais, de querer compartilhar e ajudar a construir alicerces para um mundo melhor. Não consegue amar quem não tem o amor dentro de si, não consegue ter felicidade, quem não senti paz dentro de si. Os sentimentos mais nobres são construídos e por isso temos que desconfiar do sentimento gratuito. Quando você tem a consciência da grandeza do amor, é porque ele está alicerçado e jamais será destruído por que o amor está além do palpável.
      Obrigada por dividir esse texto comigo, gostei muito!!
      Beijus,

      Eliminar
  3. O valor de ser feliz consigo mesmo é incomparável...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O valor de estar bem integrado ao mundo que nos rodeia é incomparável! A felicidade é apenas um sentimento que ajuda na construção dos dias. Saber o que te faz feliz, dá sentido à vida!! Beijus,

      Eliminar
  4. Dos anos que já vivi, percebi que tudo é muito relativo. O que funciona para um como método de harmonizar-se, encontrar paz e felicidade duradouras, pode não funcionar para outros. Desisti dos métodos. Mas concordo que ter os pés no chão em todas as coisas é importante.
    Beijinho, Luma!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada um, cada um! Mas no geral, o saber pensar ou meditar é ironeamente interpretado. Quem não pensa sua vida, não enxerga os caminhos. É preciso estar às sós com seus sentimentos mais rudes, procurar estar livre de conceitos religiosos ou espirituais, para enxergar sua natureza. Cada um de nós temos uma natureza e se ela for de forma a não permitir a felicidade, temos que lutar contra nós mesmos. É um processo doloroso, mas necessário para nos tornarmos seres integrais. Beijus,

      Eliminar
  5. A felicidade está primeiro dentro da gente. Pois eu conheci crianças que nao tinham o que comer e eram felizes.
    com carinho e amizade de Monica
    Agora eu preciso rever, sou feliz por que? Ou porque me sinto infeliz?Obrigada por me mostrar que esta na hora certa de pensar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando a gente fala de felicidade genuína, não é bem essa felicidade que anda pela boca do povo, onde a felicidade é fugaz! Um momento que passa. A felicidade genuína é um estado da alma, não tem nada a ver com picos de alegria.
      Se essas crianças que conheceu, tivessem um dia tido uma alimentação correta, certamente não seriam felizes com o estado atual. Não sentimos falta daquilo que nunca tivemos.
      Beijus,

      Eliminar
  6. Amiga Luma,

    A felicidade independe de saciedade fisiológica e financeira; o sofrimento, sim, poder depender disso.
    Conheço muitos exemplos de pessoas famosas, com bela profissão e milionárias (como Michael Jackson, Xuxa), que se declaram infelizes.
    Diante disso, depreende-se que a felicidade é motivada de dentro para fora.
    A saúde psíquica é muito importante para todo corpo, mas pouco nos preocupamos com isso.
    Os orientais são referências na saúde mental.
    Seu texto é relevante e até motivador.

    Abraços do amigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamos estar em paz para encontrarmos a plenitude. A felicidade genuína não aceita subterfúgios. Obrigada por ter achado o texto motivador. Eu gostaria que as pessoas parassem para pensar naquilo que realmente importa e não fossem tão superficiais. Beijus,

      Eliminar
  7. A felicidade , não sei se existe...mas a serenidade pode ser alcançada, sim.

    Devemos ter capacidade de aceitação, mas não de desistência.

    Bom final de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A paz pode ser o caminho para a felicidade genuína. A felicidade que se refere, ela não existe, pois se baseia em artifícios, no vício da alegria e não é dessa felicidade que trata o texto. As pessoas confundem tudo e não sabem o que é felicidade. Não acho que estão erradas, mas foram passados valores errados. Bom fim de semana para você também!! Beijus,

      Eliminar
  8. Oi Luma!
    A vida é como um pêndulo que oscila e assim vivemos, só não podemos perder o ritmo, manter o equilibrio é fundamental, nos manter relaxados, adquirimos estabilidade e clareza para para vivenciar pelo menos bons momentos felizes.rss
    Beijinhos e um lindo fds!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Valéria!! É preciso ter paz para distinguir e reconhecer os momentos de maior grandeza, senão eles passam por nós sem serem vistos e depois podemos amargar a nossa falta de lucidez! Bom fim de semana para você também!! Beijus,

      Eliminar
  9. Serenidade e desapego certamente são coisas que almejo e acredito sim que felicidade existe. Se doar também é um caminho que traz felicidade. O dificil é praticar essas coisas nesse mundo onde o dinheiro traz a felicidade que todos querem, para depois descobrir que não era bem isso que queriam. Beijo e bom findi!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos viciados nas coisas mundanas. Não fosse o dinheiro, seria o sexo, seria a vaidade, seria qualquer valor que usamos para medir a felicidade. Podemos ter dinheiro, sermos lindos e ter o melhor sexo, mesmo assim, existirá uma lacuna, pois temos medo de perder e o medo de perder também leva a não ganhar o que é certo. Temos duas bestas dentro de nós que brigam o tempo todo. Precisamos domá-las e somente a auto-análise é capaz de acalmar essas feras. Beijus,

      Eliminar
  10. Sou megaaaaa ansiosa!...

    Foi bom ler-te!... (sempre é ;) )

    Beijos =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nadine, tente acalmar essa fera!!
      Beijus,

      Eliminar
  11. Oi Luma!

    Num lugar deste, só pode dar num post inspirador... Hoje o Sr. Google está de pá virada, esperei muitoooooooo e o vídeo não abriu, volto depois p/ assistir...

    Felicidade... Protesto contra o realismo! Ela baila de várias formas em vários sentidos... Na verdade eu sou melhor em senti-la do que explica-la rsrsrsrs.

    Tenha um fim de semana com a lua, luz, irradiando felicidades!

    Beijãoooooooooooo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sr. Google tem aprontado comigo sempre!! :) Assisti sim, não vai se arrepender!! Todos nós gostamos mais de sentir do que explicar, no entanto, temos que tentar compreender todo o processo para não confundir felicidade com fogos de artifício! :) Beijus,

      Eliminar
  12. É Luma querida como diz Thomaz Hardy: A felicidade não depende do que nos faz falta, mas do bom uso que fazemos do que temos.
    Acredito nessas palavras, devemos sim lutar para ter as coisas das quais sonhamos, mas devemos nais ainda ser felizes com o que temos, mesmo sonhando com mais. Sempre temos que dar valor ao que temos, por que creio que nunca estamos satisfeitos, sempre queremos mais, portanto temos que ser felizes conforme nossos sonhos vão se tornando realidade.
    Amiga quanto ao meu pão de milho, sim, vc pode substituir a farinha de milho pela milharina, na mesma quantidade. Bjos excelente final de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thomaz Hardy é o cara!! Também acredito no que ele diz. As pessoas tendem a colocar a felicidade onde ela não está.
      Ia testar o pão de milho no fim de semana e não deu. Sabe que fiquei com vontade. Ah, estou morrendo de vontade de comer seu bolo salgado! Beijus,

      Eliminar
  13. A felicidade é um copo de cerveja gelada.

    :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuidado para não engasgar com a felicidade!! :)

      Eliminar
  14. Qualquer um busca o caminho para a felicidade. Afinal de contas, quem não quer ser feliz?! Mas qual o caminho para alcançá-la? Tem gente que acha que é o dinheiro, o carro zero, as roupas de grife... Tem gente que diz até que só vai ser feliz se tiver de volta aquele amor que perdeu... aquele negócio que faliu... Mas dinheiro, sexo, influência, aparência... nada disso realmente traz felicidade para o homem.

    A verdade é que o ser humano nunca fica satisfeito com suas conquistas. Troca de objeto da felicidade como se troca de camisa. Está sempre querendo algo mais. Muitos andam à procura de felicidade, mas não encontram. E sabe por quê? Porque procuram nos lugares errados. Perdem tempo fazendo opções que não levarão a lugar algum e que só vão trazer satisfações momentâneas.

    Mas nós sabemos que essa busca pode ter fim. O coração do homem tem um vazio que só pode ser preenchido por Deus. E o caminho da felicidade é Cristo. Ele pagou um preço muito caro para nos dar a salvação. Pra ser realmente feliz, é preciso tê-lo como Senhor e Salvador de sua vida. E quando isso acontece, haja o que houver, você terá todos os motivos do mundo pra dizer que já encontrou a felicidade, porque Jesus reina em sua vida.
    AS PESSOAS SÓ NÃO QUEREM É DAR O BRAÇO A TORCER....
    Como diz a Palavra de Deus: “Tu (Senhor) me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente" (Salmos 16:11)
    (BIBLIAVIVA)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Re, as pessoas não sabem o que querem e são fúteis até que um dia, sua eficiencia não consegue resolver os problemas da alma e ela dá o braço a torcer. Na hora da dificuldade dão o braço a torcer... beijus,

      Eliminar
  15. O que dizer sobre este post? Não sei...A única coisa que sei é que existem vários caminhos, e depende de cada um ser "feliz" ou não.
    Eu particularmente não acredito na felicidade, enfim... Bom final de semana para ti Luma e para todos.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francy, cada um tem um conceito de felicidade. A felicidade que trato no post não é a felicidade mundana, essa que está na boca do povo, mas uma felicidade genuína, que se mantém como um estado da alma e não tem nada a ver com fogos de artifício ou um momento feliz. Eu creio que você acredita no sentimento de paz e alegria interna. Beijus,

      Eliminar
  16. Belo post, minha amiga.

    Meditação é fundamental, embora a maior parte das pessoas pense que a meditação deva ser desta ou daquela forma. Para mim, estar plenamente no aqui e agora, com paz e serenidade, é PLENA MEDITAÇÃO :)

    Espero que tenhas um belo dia :)

    Muitos beijos e abraços
    Jorge

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge, acho que eu não consegui passar o verdadeiro conceito de felicidade genuína até porque as pessoas confundem o sentido da meditação. Obrigada pelos votos!! Beijus,

      Eliminar
  17. Oi, Luma, que postagem maravilhosa! Confesso que tenho uma certa dificuldade para praticar a meditação, e tenho certeza de que me ajudaria muito! Tenho lido tanto sobre isso, sem dúvida um sinal de que preciso tentar de novo. Já meu coração oferece sempre como se fosse ouro, e adoro quando aceitam.
    É difícil mesmo esse negócio de achar que a felicidade está em um veículo fora do que somos...A felicidade é quando conseguimos observar em volta e perceber o quanto a vida pode ser linda! Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Bia!! A meditação é exercício, não depende de concentração. Aliás, a concentração você consegue se exercitando.
      Fazemos parte de toda a essência de vida que existe ao nosso redor. Não seremos felizes se a nossa volta existe infelicidade! Beijus,

      Eliminar
  18. MUito lindo amiga!]
    Obrigada por estar sempre lá no meu cantinho!
    Sabe, esse negócio de meditação é um pouco complicadinho para mim...pois minha mente é hiperativa rsrsrs
    Acho que ser feliz é fazer o outro feliz, é aproveitar cada minuto , porque eles não voltam....acho que ter fé é ser feliz, ter amigos é ser feliz, ter uma família é ser feliz.
    E alegria é uma atitude que devemos cultivar em nossos corações!
    Bjus
    Marly

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acho que seja difícil para você, Marly! A ladainha de uma oração é um veículo de aproximação com o divino e não deixa de ser uma forma de pensar para o alto. A oração é mais do que supõe as pessoas e se mais pessoas fazem essa oração juntas, movem montanhas. A energia emanada de várias vozes é muito poderosa, por isso, quando não estiver orando, passe para as pessoas o seu sorriso, já estará fazendo pessoas felizes e sabe, tudo que bate, volta! Beijus,

      Eliminar
  19. Luma_maaada!
    Então tens um pezinho aqui na minhas Gerais?! Nasci e moro em Beagá desde sempre. Que texto lindo partilhou...Essa tal felicidade, perseguida, é tão particular né? O que me deixa feliz não é o mesmo para você nem para o outro... Acho fundamental a gente, em vez de perseguir, abrigar os pequenos momentos que a VIDA nos oferece...aí temos uma coleção de felicidade!
    Beijuuss, minha querida, n.a.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou mineira, uai!! O momento que passou, passou. Não posso ser feliz guardando momentos felizes. A felicidade é um estado de alma e nao um momento. Um momento feliz é um momento feliz, já a felicidade genuína, não pode ser confundida com uma soma de momentos felizes. Lógico, a felicidade genuína se constrói, dia a dia e pode ser confundida com o estado de paz interior. Mas é algo global e contagioso. Beijus,

      Eliminar
  20. Heranças frias caem como presentes
    Uma árvore morreu, sem nada dizer
    Uma palavra ficou perdida no chão da rua
    Uma última palavra que nunca será tua

    Uma menina feliz chega a mim pelos seus pés
    Vinda de um mundo desenhado na ilusão
    Trás uma grinalda de flores de sangue
    Colhidas a um ferido coração

    Convido-te a tocar e ler o “Meu muro das tentações”


    Doce beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo convite e pelo poema!

      Eliminar
  21. A felicidade existe dentro de nós mesmos. Quantas pessoas buscam felicidade em coisas materiais e compram, compram e nada supre aquele vazio?
    Big Beijos

    ResponderEliminar
  22. Luma, eu passei por tantas situações ruins, que quem me conhece não entende como posso ser bem humorada e feliz.
    Exatamente por isso: coisas externas não me fazem feliz. Apesar de tudo, minha vida é hoje e hoje eu tenho que estar bem comigo pra poder passar pra quem está perto, pelo menos uma alegria.
    É bem por aí mesmo, cultivar a felicidade interna que todos nós temos.


    Respondendo sua pergunta no meu blog: eu pesquisei porque o rio se chama Pouso Alegre e não encontrei. Sei que esse rio que é Mundi, que passa por Furnas e por Pouso Alegre... deve ser por isso, talvez o pessoal o chamam assim por passar por Pouso Alegre.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clara, você é uma mulher de garra e inteligente. Os problemas só precisam de solução e se lamentar nada ajuda. Acho que as pessoas ficam presas no sofrimento e esquecem de ver o lado da superação.
      Então, mas em Pouso Alegre não existe um rio chamado Pouso Alegre, aliás, em nenhum outro lugar no mundo a não ser: Franca!! :) Esse mesmo rio deve passar em um monte de lugar, mas chamar Pouso Alegre está me intrigando... beijus,

      Eliminar
  23. A Felicidade não é fácil de se conseguir, mas muitas vezes se não olharmos só para nós e se olharmos para os outros e procurarmos torná-los felizes , também nos sentimos mais felizzes !
    Uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helia, pela minha prática de vida cof, cof, cof sei que ninguém consegue ser feliz sozinho e a felicidade sempre vem através do olho de quem amamos. A felicidade de quem amamos é contagiante!! Beijus,

      Eliminar
  24. Luma lindinha,
    A vida pra mim é feita de pedacinhos,
    e alguns são de felicidade.
    Vir aqui , ler essa maravilha
    e um deles. É um momento feliz.
    Uma semana cheia de paz
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O estar feliz consigo é bem diferente de ter momentos felizes. Eu entendo os seus pedacinhos... beijus,

      Eliminar
  25. Olá Luma,
    Em busca da tal felicidade...Sempre!!! Ela se encontra em pequeninas coisinhas que muitas vezes passam despercebidas, né?
    Tenha uma excelente semana.
    Beijos mil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha maior felicidade nos últimos tempos é conseguir momentos de silêncio. O mundo anda muito barulhento, não acha? (rs*) Beijus,

      Eliminar
  26. A felicidade é algo que sempre estou em busca. E que bom que seja assim.
    Beijos, ótima semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rute, a felicidade genuína é construção sagrada, conquistada a cada dia, cada dia um pedaço. Beijus,

      Eliminar
  27. Olá Luma!
    Bom, para mim felicidade é algo de momento..não temos como sermos totalmente felizes.O que temos são momentos de felicidade.
    O legal de muitas fotos de cosplay é quando o pessoal toma cuidado não apenas com a roupa e aparência, mas também com o cenário...fica super realista.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Momentos felizes não podem ser confundidos com felicidade genuína. Você não diz: Vou fazer isso porque me deixa feliz! Você diz: vou fazer isso porque vai contribuir para eu me sentir bem comigo mesmo.
      Nossa!! Eu gostei muito daquelas fotos! Toda produção foi perfeita!! Beijus,

      Eliminar
  28. olá!
    obrigada pele visita e recadinho...amei!
    abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada você, Lena!!
      Seja bem-vinda!!

      Eliminar
  29. Sartre já dizia : "Viver é isso, ficar o tempo todo se equilibrando entre escolhas e consequências" Grande abraço, obrigada pela amável presença e linda semana! Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sartre estava certo também quando disse que o inferno são os outros e se dermos muita trela, a felicidade acaba sendo algo impossível de ser alcançado!! Beijus,

      Eliminar
  30. Luma,
    este encontro da dona felicidade começa no espírito de cada um,redescobrindo os dons que tem e o que compartilha fazendo fluir o bem-estar.Na maioria das vezes, levamos anos em buscas equivocadas, até que o caminho do meio se apresenta e convida.Felicidade se fará nos passos através dele,no chão,com leveza e boa vontade para que:"a felicidade bata em cada porta e seja convidada a entrar e permanecer.
    Gostei demais desta palestra.
    Dias luminosos e noites enluaradas p/vc.
    Bjos,
    Calu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo, Calu!! Não podemos desejar a felicidade, estando as pessoas ao nosso redor infelizes. A felicidade é muito mais que um estado de espírito, mas algo a ser dividido para ser multiplicado.
      Quem não assistiu aos vídeos, perdeu!! :)
      Beijus,

      Eliminar
  31. É verdade, Luma. A meditação deve ser um bom caminho. Há alguns exercícios físicos que acalmam, portanto temperam as doses quentes da personalidade dos mais ácidos com pequenas doses de calmaria. Cada qual deve buscar um caminho para conviver harmoniosamente entre seus semelhantes.

    Bjs,

    Michelle Siqueira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Principalmente a saber respirar. Esse simples exercício ajuda a diminuir a ansiedade. Se as pessoas adotassem métodos alternativos, não seria preciso usar métodos agressivos contra o corpo, além da mente. Se estamos bem, estaremos com todos. Beijus,

      Eliminar
  32. no momento é a única coisa "fora do lugar" na minha vida: o tempo para meditar. A entrada de um novo projeto que está consumindo mais um periodo do tempo produtivo dos meus dias deu uma bagunçada nas coisas que sempre faço, mas é como todo começo: aquela leve tempestade, até a gente voltar a sentir prazer em tomar banho de chuva.

    No mais, delicia de post! Escrevi muitas vezes sobre isso com outras palavras, foi bom chegar aqui e ler um "super resumo" :).... ótimos dias procê, bjo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom saber que compactua dos mesmos pensamentos meus. Ninguém é feliz sozinho... beijus,

      Eliminar
  33. Oi Luma:
    1º gostaria de agradecer por ter aceito meu convite e participado da minha Sinopse Semanal.
    2º gostei da metáfora do agricultor, para justificar a razão do cultivo da felicidade.
    Creio sim, que a felicidade é uma conquista diária, que necessita de cultivo constante.
    Não é um estado permanente, mas que podemos alcançar a medida que somos solidários e sábios.
    Boa semana.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderEliminar

Tenha identidade, não seja anônimo na web. Crie sua identidade virtual.

...bisbilhotaram em quietude, sem solidão

PlagSpotter - duplicate content checker tool
Licença Creative Commonsget click

Algumas coisas não têm preço


finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008
Verificar conteúdo duplicado

Me leve com você...

Leia o luz no seu celular

Copyright  © 2014 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor