Antártica, qual seu mistério?

Antartica
Num momento em que o Brasil lamenta a perda de sua base científica na Antártica no último dia 25 de Fevereiro, atrasando uma série de pesquisas, cientistas de outras partes do mundo lutam para desvendar um dos maiores mistérios do continente. Em um de seus extremos, a cobertura de gelo está minguando - algo previsto em todos os prognósticos traçados pelos climatologistas. No outro lado, porém, o gelo estaria avançando sobre o mar.

É importante entender essa disparidade, considerando que quase 70% da água doce do mundo está armazenada como gelo na Antártica. A maior parte estaria nas camadas que cobrem o continente; há, no entanto, também uma parcela considerável como gelo de mar. Em ambos os casos, a cobertura passa por uma grande expansão no inverno e derrete quase todo no verão. Alguns dos estudos de brasileiros estavam relacionados a mudanças climáticas.


Acompanhando os termômetros globais, a temperatura do ar sobre o continente como um todo, aumentou 0,5 graus celsius nos últimos 50 anos. Ao mesmo tempo, a extensão de mar congelado também aumentou - em cerca de 1% por década desde o início dos registros por satélite, em 1979.

Cientistas que tentam equacionar as duas tendências aparentemente contraditórias sugerem que há mais gelo no mar por causa do buraco na camada de ozônio sobre a Antártica.

Antartica
Explica-se: esse buraco estaria afetando os padrões climáticos, aumentando o volume de ventos. Por causa disso, o gelo, assim, é espalhado pelo mar e distancia-se do continente, o que poderia induzir a uma medição equivocada da extensão do mar congelado.

Outra teoria é que a quantidade de água doce no oceano no hemisfério sul cresceu, diluindo o teor de sal da água do mar. Isso altera os padrões de circulação do oceano, auxiliando o crescimento do gelo nas águas.

Mas essa dispersão do gelo pelo oceano é apenas uma das incógnitas da história da Antártica. Pesquisadores também usaram observações por satélite da cobertura de gelo para medir se o seu volume sobre a terra está sendo ampliado ou reduzido.

Antartica
As tentatativas de responder essa questão vieram com estimativas absolutamente opostas. Segundo um estudo, houve um crescimento de 100 bilhões de toneladas de gelo por ano, desde os anos 60. Outro levantamento, porém, avaliou uma perda de 200 bilhões de toneladas anuais no mesmo período.

Os relatórios mais recentes, podem chegam à mesma conclusão: a camada de gelo está perdendo substância. E, além disso, o índice de perda está aumentando. Esse decréscimo não é uniforme em todo o continente. Estima-se que o leste da Antartica seja relativamente estável. A maioria do gelo é perdida no lado oeste, particularmente na Península Antartica - exatamente as regiões em que a temperatura global, como todo o resto do planeta, está aumentando.

55 comentários :

  1. Juro que eu não si, mas lá que achei o tema muito interessante é verdade.
    Não consegui tirar a receita.
    O email é
    elviracarvalho328@gmail.com
    Um abraço e continuação de melhoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Tema é interessante para quem se preocupa, não é?
      Logo mais envio a receita para você. Estou com congestionamento no meu email e estão averiguando... rs. A bruxa está solta!! :) Beijus,

      Excluir
  2. Anônimo22:29

    Pensar nisso da medo. O ser humano, eu, e em geral, enfia a cabeça na areia para nada saber sobre o assunto. É da nossa existencia que voce esta falando. Coisa muito seria. As consequencias sao tao grotescas que a gente nem para para pensar: o capitalismo vai ficar mais agressivo, não vai dar para dividir para todos. Riqueza nao. Copo d'agua.
    Nossa...
    Beijos e por que estao te desejando melhoras? Voce ainda nao ficou boa? Piorou? FOi de outro tipo? Manda noticias por favor.
    Bjos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camille, dengue não é como gripe que sara entre 7, 10 dias... leva um tempinho mais. Tive uma recaída no começo da semana, mas já estou me recuperando.
      O extermínio do homem sobre a face da terra poderá acontecer mais cedo, se ele não adotar atitudes ecoconsistentes. Suicídio.
      Beijus,

      Excluir
  3. Anônimo23:14

    Parece que isso é conto!!! Acho que muitos se curvam pra essa realidade... estava falando sobre isso hoje com meu esposo, um colega ao lado sequer sabia que havia base e muito menos sobre as mudanças climáticas que está havendo! AlÔWWW... que planeta você é? Como citado acima, muito se curvam a enxergar a realidade!
    Quero muito que esteja errada, mais a maior briga será por água!
    Luma, vi nas postagens anteriores que você estava doente querida. Como estais?
    Beijinhos cheio de carinho!
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muita gente alienada, sim!! Mas tem muita gente que não quer acreditar na verdade e evita ler ou pensar sobre o assunto. Como um adolescente que não quer amadurecer, assumir responsabilidades...
      Estou melhorando, ainda leva tempo... uma chatura!!
      Beijus,

      Excluir
  4. Essas coisas fazem pensar e refletir no quanto o homem pode vir a sofrer com as mudanças que estão acontecendo.E tantas, ele mesmo colaborou! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Chica!! A gente colhe o que planta!!
      Beijus,

      Excluir
  5. Quantos segredos escondem esta imensidão branca que é a Antártida. E o pior é ue há quem diga que nada está mudando. Fazem uns quatro anos, vi uma palestra na Unesp de um pesquisador - o nome, o nome!! - que dizia ser o aquecimento um processo normal da terra. Sinceramente u o acheio meio, digamos, excêntrico.

    Grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, o pesquisador não falou besteira. A terra está aquecendo. Digamos que com as ações do homem esse processo está acelerado. O eixo central da terra também está mudando e isso faz uma grande diferença em nosso comportamento. Estamos enraizados na mãe gaia e para ele iremos quando perecermos. Não há como fugir, mas por amor à humanidade ou na preservação da tragetória do homem na terra, deveríamos ter mais consideração. Beijus,

      Excluir
  6. Numa análise muito simplista, é possível dizer que faz parte do ciclo natural do planeta que, se nós realmente entendêssemos, teríamos nos adaptado a ele e não o oposto, há seculos. Qualquer tipo de perda biológica [inclusa a redução da nossa espécie] também faz parte do ciclo natural da terra. Fala-se muito da 'migração' do gelo mas pouco sobre a coleta 'predatória' nestas regiões... por isso as escolhas entre uma visão quase terrorista de algumas entidades ambientais e outras despreocupadas, de quem está mais "ocupado" com o ciclo da própria vida e não dos demais coleguinhas de planeta.

    espero que já esteja 100% :)... bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico pensando no quão estúpido é o crescimento. Vamos começar com o modelo de crescimento eterno de novas construções residenciais, lástima que está chegando no Brasil, apesar de tantos imóveis abandonados. Tal expansão sob o rótulo de espalhamento urbano (sinônimo de esfacelamento contínuo e ininterrupto de ecossistemas e seus serviços) causou poluição de metade dos rios, lagos e zonas estuárias dos Estados Unidos, de acordo com dados oficiais. Metade dos recursos hídricos poluídos num pais de extensão continental não é menos assustadora que 30% dos lençóis freáticos da China estarem totalmente tomados por mercúrio (os metais foram acumulados na crosta terrestre há bilhões de anos e portanto não fazem parte de nenhum 'ciclo natural' e são uma poluição em definitivo; se entendêssemos isso, usaríamos com extrema cautela ao invés de despejarmos bilhões de toneladas deles no lixão que é nosso planeta hoje e que vive e se expande como se não estivesse cerceada pelo planeta e pelas suas leis.
      Ainda não estou 100%. Caminhando para isso! Obrigada! Beijus,

      Excluir
  7. Luma querida lí entre seus comentarios que você esta se recuperando de dengue!! eu não sabia,talvez voce tenha postado,mas como meu tempo anda meio curtinho muitas vezes chego atrasada nos aocntecimentos..
    Eu tive dengue no final do ano passado e não foi fácil..tive recaida fiquei internada e muito mau..
    espero que esteja se recuperando..
    Esse assunto que postou sobre a Antartica é muito reflexivo...na verdade sei que a coisa anda preta e muitas vezes evito ficar sabendo,pois me dá muita tristeza e um certo medo..
    muitos beijinhoss..fique com Deus
    melhoras
    titi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Titi, suas reações são normais e humanas. Muitas vezes não queremos saber sobre um determinado assunto para evitar sofrimento, mas terá uma hora que todos nós seremos chamados à responder pelos atos contra a natureza. Talvez o maior dos pecados, até mesmo para os cristãos...rs.
      Tive uma recaída de domingo para segunda e acordei no hospital. Ainda de molho... obrigada pelos votos de melhora! Beijus,

      Excluir
  8. Luma, de qualquer maneira, entre a beleza das imagens, existem as duvidas que nos assombram. Já algum tempo eu leio muitas materias sobre o derretimento das camadas de gelo. É bom saber, para dar um pouco de paz, que existe pesquisa que comprova a estabilidade de um face da Antartica.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assistiu ao filme "Um dia depois de amanhã"? A terra fica toda congelada... escrevi sobre isso em 2006, mas ainda tá valendo! "Tão Bela e ecologicamente Burra". Beijus,

      Excluir
  9. Infelizmente há muito o homem vem colaborando para esta situação que vem ocorrendo. É preocupante, mas colhemos o que plantamos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O consumismo cresce a cada piscar de olhos! As pessoas tiram o lixo de suas casas e jogam na natureza. Esse lixo todo vai voltar...
      Beijus,

      Excluir
  10. Teve um filme que mostrou a catástrofe do congelamento do planeta e foi encarado como comédia por muitos. Não vai se preocupar com isso e espera prá ver no que vai dar! Mudança climática é coisa séria e que merece atenção! Seu post está muito bom! Bjks Tetê - Livre Pensamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tetê, o tempo anda doidins... frio demais no hemisfério norte, calor demais no hemisfério sul. Sem contar as catástrofes!!
      Obrigada, Tetê!! Beijus,

      Excluir
  11. Oi, Luma!

    É preocupante. As mudanças climáticas trazem consequencias seríssimas para o planeta.
    Esperemos que haja mais conscientização e ações concretas por parte dos governos do mundo, em prol da conservação dessas geleiras.
    As imagens são belíssimas.

    Beijos
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As imagens são viajantes!! Ainda não fui à Antártica, cheguei perto! Fui à Patagônia e lá o cenário já é arrepiante, não de frio! Mas de uma beleza sem igual! Ontem me perdi olhando as imagens para escolher para o post. Muitas tinham direitos autorais reservados e não pude trazer... Quando estiver estressada, dá uma olhadinha!! :)
      Socorro, por aqui o governo estadual proibiu as sacolinhas plásticas e se você dar uma volta pelo comércio, verá que está cheio delas!
      BEijus,

      Excluir
  12. Essas imagens sempre me encantam, esse azul com esse branco... Mas as mudanças climáticas realmente são preocupantes para a humanidade! :(
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O infinito é azul!! :) Estamos empurrando as preocupações com a barriga... beijus,

      Excluir
  13. Luma, acabei de ler teu comentário tão querido e vim te dizer que o danado do mosquito pode ter te feito mal, mas não te tira nada além, pois tua essência é maravilhosa e coração doce!

    E ele que te deixe de uma vez!!

    Achei que já estava melhor!!!

    beijos,tudo de bom,fica bem e uma coisinha difícil de ser seguida: TE CUIDA( aqui nunca me cuido, só sei mandar,srsr) beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem alma de mãe, cuida dos outros e esquece de si? Faz isso não, florzinha!! ❀A blogosfera precisa de suas cores!
      Obrigada pela preocupação! Estou me cuidando! Beijus,

      Excluir
  14. Sempre fui fascinada pela Antártida, desde a época do navegador Jacques Costeau, Almir Klink. É triste ver como as mudanças climáticas afetam a vida.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em alguns países, já chegaram ao ponto de um vizinho vigiar o outro, como fiscais da natureza. Acho muito difícil o brasileiro agir desse modo. Enfim, beleza acaba! Beijus,

      Excluir
  15. Toda beleza do mar me encanta,
    mais na verdade tenho medo da natureza depois d destruição
    do homem.
    Amei a receita sua a muito perdi essa receita e adoro comer esse guisadinho .
    O perigo esta na engorda.
    Deus te proteja t de saúde amada.
    Seu mosquito veio para tirar a paz.
    Grande beijo.
    Evanir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evanir, amo o mar! Devia ter nascido peixinho... O que engorda é a consciência! Como sem medo de ser feliz!! Depois é só puxar um pouquinho mais na caminhada!! Obrigada pelos votos de melhora! Beijus,

      Excluir
  16. Li com muito interesse esta postagem (aproveitando ler também outras). Tudo o que tenha a ver com a preservação do ambiente e as alterações de ecossistemas, por tomadas de decisão, erradas do Homem, me faz arrepiar. O desequilíbrio da natureza é algo que devia ser preocupação transversal em todas as decisões interministeriais.
    Bjo, amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um assunto que deveria ser incluído em todas as pautas, principalmente a economia de um país. Precisamos projetar o futuro, pois precisaremos de muito dinheiro para transformar o que destruímos em meios de sobrevivência. Se quiser ler outros textos sobre o assunto, siga as labels. Beijus,

      Excluir
  17. Quanto mais leio, mais me apavoro! A parte salgada está ficando menos salgada e tem uma relação do teor do sal manter a temperatura da terra. O sal é um dos fatores que determinam a movimentação das correntes marítimas. O clima geral da Terra ficaria mais frio, seco e as geleiras aumentariam. Se os oceanos secassem, o planeta poderia ser coberto por uma camada de sal com 150 metros de espessura! Espero que as geleiras não comecem a aumentar demais, isso é um mal sinal! Quem sabe, vivendo num planeta mais gelado, o homem pensasse mais? Beijus,

    ResponderExcluir
  18. Bem explanado este assunto. Vou seguir atentamente, estas tematicas interessam-me.

    Beijo[ta]

    ResponderExcluir
  19. Anônimo08:30

    Luma, realmente é preocupante. O que acho irônico é o homem ter alcançado tanto progresso tecnológico e industrial, mas ter tão pouca capacidade de viver em harmonia com a natureza. Vive assim como um parasita, sugando descontroladamente daquilo que lhe mantem vivo. Não é um disparate para um ser racional?
    Beijinho, amiga!

    PS: Obrigada pelas dicas de massagem.

    ResponderExcluir
  20. Luma,é mesmo uma pena que a Antartida tenha chegado nesse estado!E tudo pela ganância do homem,no final das contas!Excelente cronica e imagens!bjs e minha amizade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anne, por enquanto é "Cada um no seu quadrado" e calculo que no futuro não será bem assim. Será bem difícil alguém ser "dono" de algo. Viraremos "nômades" porque sairemos atrás de lugares habitáveis e terá muita guerra, porque serão poucos lugares para tanta gente!! Beijus,

      Excluir
  21. Nem sei o que dizer. Há tanta controvérsia sobre o assunto, que nem sei em quem ou em que acreditar. Alguma consequência há de ter, o homem se tornou dono do mundo, "atropelou" a natureza sem pensar no futuro.
    Para quem na explosão cósmica que deu origem a tudo, na evolução da espécie e etc. é hora de pensar que as modificações estão no script.
    Pra quem acredita na criação feita por Deus, o jeito é rezar e pedir a Ele que coloque juizo nas cabeças dos filhos que não respeitam a Mãe Natureza... (parece doido meu pensamento, mas é sério...). Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois Deus está no meio de tudo, da explosão à involução. O universo se expande o tempo todo e porque a terra não irá junto? Além dos efeitos que a terra sofre diretamente pelas pegadas do homem, a força do universo também a afeta. Acho graça o homem procurar água em planetas tão perto da terra :D Mas, precisamos nos iludir! Beijus,

      Excluir
  22. "Para quem acredita na explosão cósmica..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que li o "acredita" no comentário anterior? E tive que retornar para ver que a palavra não estava lá? Os olhos e a mente, passando a perna nos dedinhos... rs. Beijus,

      Excluir
  23. Meri, hoje no jornal "O Globo" foi publicada uma matéria muito boa, dizendo que "As pessoas precisam tomar conhecimento do custo ambiental". Se as pessoas só se preocupam quando mexem no seu bolso, imagina quanto custará sobreviver no futuro? Atualmente, as contas de energia já são caras, imagina quando a coisa apertar mais? Obrigada você, queridona!!

    ResponderExcluir
  24. Tenho medo daqui há 5, 10 anos... O homem fez o que quis e agora sofre as consequencias... e infelizmente a maioria ainda vive como se nada estivesse acontecendo!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perto do que acontecia 10 anos atrás, o mundo está mais consciente. Não perdi as esperanças, Ludi!!

      Excluir
  25. Uma das maravilhas da natureza, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  26. Eu tenho tanto medo disso Luma. Sério, desde pequena que tudo isso me causa um assombro muito grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não quero assustar, mas você tem todos os motivos para sentir medo, pois é consciente! Cazuza tem uma música bastante depressiva que eu não gosto que se inicia assim: Os ignorantes são mais felizes.
      Beijus,

      Excluir
  27. Muito mais do que a interferência humana, essas alterações têm a ver com a inversão dos polos magnéticos da terra que parece estar "prestes" a acontecer. Há inúmeros estudos que mostram que isso provocará mudaças climáticas radicais e que grandes áreas hoje férteis se transformarão em desertos e vice-versa. O planeta passa de tempos em tempos por isso e parece que estamos entando numa dessas fase de mudança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arthurius, essa inversão está sendo feita sem que percebamos e quem é observador do clima pode sentir que o calor ficou mais quente e o frio mais frio. Recentemente, as companhias de aviação tiveram que recalibrar suas rotas, por causa dessa mudança nos polos. Boa semana!! Beijus,

      Excluir
  28. Eu sempre me encantei com toda essa beleza, mas confesso que tenho medo do que pode acontecer daqui uns anos com esse lindo lugar e a consequência pro resto do mundo. Sempre me interessei por assuntos assim e me perco vendo documentários e reportagens sobre isso.

    É claro que não gostaríamos que nada disso estivesse acontecendo mas não dá pra fingir que está tudo bem. Algo está errado e isso é fato... Prova disso são todas as tragédias que aconteceram nos últimos anos, independente se foi na Antártica ou não.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Jaque!! A natureza tem seus mistérios e os povos antigos sabiam muito bem respeitá-la. Não se forçava uma lavoura e a terra tinha o seu descanso. A população cresceu e o consumo de alimentos também aumentou. A terra é sugada constantemente e lixo é jogado nos oceanos. A terra virou uma grande lata de lixo e daqui a pouco haverá um colapso, não acha? Para onde iremos? Beijus,

      Excluir
  29. Luma voltando aqui para saber se esta melhor da dengue...e vimte desejar uma boa páscoa com Deus..beijos no coraçao..sua amiga
    titi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Titi!!
      Desculpe, só hoje vi o seu comentário... estou melhor!!
      Espero que o texto tenha lhe sido útil!!
      Beijus,

      Excluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor