Mania de Arquiteto

ONU

Se o bilionário americano John D. Rockefeller Jr. não tivesse doado o imenso terreno em Nova Iorque que abriga a Organização das Nações Unidas (ONU), é posssível que a instituição nascida em 1945 fosse sediada em outro lugar, provavelmente na Europa, como queriam os governos daquele continente.

A generosa oferta do herdeiro de uma das maiores fortunas dos EUA de certa forma determinou que, no dia 24 de Outubro de 1949, as obras de construção da sede da ONU - que até aquele momento funcionava em instalações provisórias - se iniciassem ao longo do East River, em Manhattan, entre as ruas 42 e 48. Ocupando uma área internacional de sete hectares dentro de Nova Iorque, sem no entanto, pertencer à cidade e sim aos países membros.

O projeto era grandioso: quatro blocos interligados, onde funcionariam a Assembléia Geral, o Secretariado, o prédio de conferências e a Biblioteca Dag Hammarskjöld. Formou-se uma comissão internacional de onze arquitetos consagrados, entre eles o suíço Le Corbusier, o brasileiro Oscar Niemeyer e o americano Wallace K. Harrison, chefe da equipe.

A ideia era que a concórdia entre as nações começasse ali: cada arquiteto apresentaria um desenho, um deles seria escolhido, talvez modificado, e o projeto final seria assinado por todos.

Muito tempo depois, Niemeyer, discípulo de Corbusier, contou que depois de seu projeto ser aprovado pela comissão, o arquiteto suíço o chamou e sugeriu algumas mudanças, que o brasileiro, apesar de constrangido, acatou. Os dois juntos apresentaram então um novo desenho, que serviu de base para a construção, com o prédio da Assembléia-Geral, como queria Corbusier, no centro do terreno, por ser hierarquicamente mais importante.

No projeto de Niemeyer, ele ficava em um canto, deixando o centro livre para uma grande Praça das Nações Unidas. "Naquele tempo a minha preocupação era apenas apoiar o velho mestre", disse mais tarde o brasileiro.

O "velho mestre", um arquiteto revolucionário, já passara por uma enorme decepção ao participar, em 1927, da concorrência para projetar a nova sede de Genebra da Liga das Nações (Palácio Völkerbund - Sede das Nações Unidas na Europa), organização que precedeu a ONU. Na época, seu desenho moderno e funcional foi desclassificado por um detalhe técnico - o tipo de tinta com que foi traçado. Considerada uma manobra das cabeças conservadoras do júri, o fato gerou um clamor internacional que destacou de vez o arquiteto suíço.

De qualquer maneira, parece não haver dúvida em identificar no prédio do Secretariado, um imponente edifício de 39 andares em concreto e vidros esverdeados, a marca de Le Corbusier, que nunca engoliu muito bem o fato de não ter sido convidado para criar, sozinho, o conjunto arquitetônico - chegando a insinuar que Harrison, a quem é atribuído o prédio da Biblioteca Dag Hammarskjöld, só concluído em 1961, teria plagiado o seu trabalho.

Vaidades à parte, o conjunto da ONU começou a funcionar em 1950, sendo, desde então, um dos locais mais visitados em Nova Iorque.

onu
"De um traço nasce a arquitetura. E quando ele é bonito e cria surpresa, ela pode atingir, sendo bem conduzida, o nível superior de uma obra de arte."


Oscar Niemeyer,
104 anos completados em 15 de Dezembro de 2011

– Quando o sol bater ♪♬ Na janela do teu quarto ♪♬ Lembra e vê que foi erro de projeto.

O caso contado no post é apenas um dos vários causos que o nobre e sabido homem, Oscar Niemeyer conta. Quem sabe um outro dia eu conto outros causos para você?

22 comentários :

  1. Bom dia Luma!

    Apertei algo errado e o comentário foi p/ o espaço rsrsrs...

    Ano passado assisti na TV uma entrevista com ele, memória excepcional, bom humor, fora o talento de dar leveza nas curvas e nas retas... Oscar Niemeyer já é um patrimônio do planeta!

    Bela homenagem Luma! Neste mar de lama das sujeiradas na "Brasília-Sucupira", ainda temos cidadãos que dão um brilho no fim do túnel e nos deixam orgulhosos de sermos brasileiros!

    Um excelente 5ª feira p/ vc!

    Beijooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns prá esse gênio! Linda homenagem :)

    beijos e ótimo dia!!

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha chegar como ela à essa idade!!! Está bem e muito cheio de vida ainda..Parabéns à ele e bela homenagem e lembrança aqui! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Oi querida
    Não sabia de nada disso, obrigada por compartilhar!
    Embora seja um pecado ter feito um prédio grande assim cobrindo a vista dos outros prédios - hehehe!
    Bjos
    Léia
    P.S.: O doce que parece um torresmo é o doce de casca de laranja - hehehe!

    ResponderExcluir
  5. Luma,de fato um grande arquiteto que sempre traz alguma inovação por onde deixa o seu traçado!Muito interessante seu texto!Bjs,

    ResponderExcluir
  6. o cara é sinistro....e aos 104 anos ainda planeja coisas incríveis...


    /(,”)\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_…………….

    ResponderExcluir
  7. homenagem bacana! um deleite ter na minha cidade uma obra dele e trabalhar tão proxima dela... sempre que consigo estico pra lá e fico deixando o horário de almoço passar!

    dos anteriores: nesta reinvenção do significado de familia, os demais sentimentos estão ficando para trás ante o egoismo de se atingir um determinado objetivo pessoal e de não saber tentar de fato dividir a sua vida com outra pessoa, ao invés de simplesmente fazer parte da vida dela!

    Grafiti tá na lista de assuntos que vou estudar durante os próximos dois anos :)...

    ótimos dias, bjo!

    ResponderExcluir
  8. Olá, querida
    Há quem não goste da arte dele... eu, particularmente, sim... O mérito precisa ser reconhecido...
    Bjm de paz

    ResponderExcluir
  9. Oi Luma,
    Com tudo que a ONU tem sua importância estando onde está, eu acho que estaria melhor localizada na Europa, pois estaria em um continente com maior representatividade de países.
    105 anos do O.N.! Parabéns ao nosso gênio!
    Beijos 1000 e um final de semana maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  10. Ah, não há muito o que fazer perante nossos mestres, e até entendo que ele o tenha acatado. Mas, que uma grande praça central, ao invés de um prédio, seria muito mais significativo, isso seria ;)

    Parabéns ao grande Niemeyer. Grande beijos.

    ResponderExcluir
  11. Verdadeiramente genial este homem e temos que celebrar seu aniversário com honras a quem muito participou inteligentemente aqui e pelo mundo afora.
    um beijo grande carioca

    ResponderExcluir
  12. 104 anos... Impressionante como ele está bem! Nem parece que tem todos esses anos. E imagino o tanto de histórias que ele tem pra contar...

    Luma querida, passei 2 vezes aqui mas não consegui terminar de ler nem comentar, mas agora dei um jeito! rs
    Principalmente pra agradecer seu enorme carinho! E como assim, não achou seu anjo? =/

    Beijão!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo17:44

    Matéria muito interessante, Sou fã do site! Aproveito para
    indicar o http://www.iaulas.com.br, vale conferir são mais de 10 mil apostilas para download.

    ResponderExcluir
  14. Sou uma fã incondicional de Oscar Niemeyer. Sigo a sua obra e tenho um velho sonho de visitar Brasília - por causa dele.

    Excelente post.

    Beijoca

    ResponderExcluir
  15. Luma:
    Arquitetura...
    Amo arquitetura. Niemeyer para admirar...

    Uma homenagem linda para quem merece.

    Anny.

    ResponderExcluir
  16. "A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida."
    Receba minha melhor energia nesse Natal e em cada dia de 2012
    bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  17. Que Papai Noel lhe traga tudo de bom que você pediu e mais alguma coisa boa que você esqueceu. Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  18. Um sábado todo lindo pra ti minha amiga querida,,,paz, amor e poesia sempre...beijos e beijos.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo11:36

    104, hein? Não é pra qualquer um. Muitos parabéns pra ele.
    Aproveito para deixar meus votos de boas festas, viu? Muita saúde, amor e felicidade!

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia os detalhes deste projecto.
    Aprendo sempre contigo...
    Querida amiga Luma, tem um bom fim de semana.
    Desejo que tenhas um Bom Natal e um ano de 2012 muito feliz, extensível aos que te são mais queridos.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  21. Grandiosa criatividade e conhecimento técnico. Os brasileiros não dão muito valor e o farão somente com sua morte. Até vejo pessoas falando mal de seu trabalho, dizendo do concreto, oras, pois são obras de arquitetura, teria de ter flores e arbustos? Isso deixamos para Burle Marx, outro mestre.
    Besitos miles,

    ResponderExcluir
  22. Parabéns ao genio da Arquitetuta!

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor