Só a leitura salva!

LuzDeLuma
Está calmo, nesta noite, o mar.
É maré cheia, e uma linda lua cai
Sobre os canais; no litoral da França a luz
Cintila e se vai; os rochedos ingleses se levantam,
Faiscando, vastos, para além da baía calma.

Vem à janela, é doce o ar da noite!
Mas, vindo da longa linha de espuma
Onde o mar encontra a terra enluarada,
Ouve! Escutas o bramido áspero
Dos seixos que o mar devolve, e arremessa,
Em seu retorno, até a beira da praia alta.
Começa, e cessa, e mais uma vez começa,
Numa cadência lenta, e trêmula, e traz
Uma eterna nota de tristeza para cá.
(...)
A praia de Dover (Matthew Arnold)

Estamos de partida para um feriado nacional de 4 dias! Estamos? Hoje quando vi a previsão do tempo, cruzei os dedinhos torcendo para chover, sabendo que somente os não comerciantes da cidade onde moro torcem para não serem invadidos. O paraíso vira inferno!


Dividirei alguns momentos com Ian McEwan. Em "Sábado", romance que narra o dia de folga do neurocirurgião Henry Perowne, abalado por dois acontecimentos paralelos.

No dia 15 de fevereiro de 2003, um milhão de pessoas estavam nas ruas do centro de Londres para protestar contra a invasão iminente do Iraque, quando Perowne se envolve em um acidente de trânsito e pela fatalidade do destino, a outra pessoa envolvida no acidente, sofre problemas neurológicos, especialidade do nosso personagem principal. O médico dentro da lógica científica e olhando pela lente da razão não consegue dominar forças brutais que desafiam seu modo de vida e sua forma de pensar.

Conselhos do autor: Com o tempo, a literatura vai redescobrir essa importância das idéias. Tenho tédio a histórias que não vão além dos sentimentos. O escritor precisa aprender sobre seu mundo, digeri-lo e colocá-lo de volta em outra forma. Precisamos ser responsáveis, precisamos entender mais. Eu me interesso por romances que tenham inteligência crítica, em que o escritor parece saber mais do que eu sei e eu confie nele. É o “deep sea thinking” (pensamento de mar profundo) que Bellow dizia. Em Sábado faço como que pequenos ensaios, digressões integradas à narrativa, sobre os prazeres e as ansiedades da vida, sobre temas que vão de um programa de TV à religião. Talvez seja por aí (Ian McEwan, cirurgia do medo)
  • Você conhece o Manifesto - Só a leitura salva? (Um manifesto a favor da literatura) - Ele foi bastante replicado pelas mídias sociais nos últimos dias, veiculando a mensagem de que só oferecer livros não é o suficiente para despertar o interesse de alguém pela leitura. Assim, os amantes da leitura deveriam falar sobre os livros que estão lendo como forma de deixar acessível as histórias para quem está ouvindo ou lendo.
"Só quem lê pode transformar a realidade, inclusive a da falta de leitura no Brasil"
  • "O livro que mudou minha vida", documentário lançado nessa sexta-feira nos cinemas em sessão exclusiva "O objetivo é despertar a importância da leitura como viés para a ampliação da consciência, principalmente para a responsabilidade de cada um na construção de um futuro melhor para todos" [leia mais]
Que livro fez a sua cabeça?
O que vocês pretendem ler esses dias?

Em tempo: Agradeço a todos os participantes do BookCrossing Blogueiro que fizeram desse encontro um acontecimento recheado de descobertas e emoções. Me diverti muito lendo as postagens e me surpreendi com a criatividade dos "BookCrossers" - Avisando que ainda não consegui ler todas as participações - o que farei em breve!

Como puderam ler na atualização da postagem anterior, deixei o prazo de participação em aberto, propiciando a quem "libertar" seu livro, independente da data, vir contar sua façanha.

A minha participação ficou bastante comprometida por conta da viagem que fiz no dia da postagem e estando longe também nos outros dias, entrego o mérito do sucesso da 3ª Edição do BookCrossing Blogueiro, a cada um dos participantes - Somos uma verdadeira equipe!!

Obrigada aos amigos blogueiros que repercutiram o evento nas mídias sociais e acataram o meu convite pelo facebook.

Nesse fim de semana, espero adicionar os links na página do evento no facebook e visitar os blogues que faltam. Se o seu blogue não estiver linkado, me avise!!

Informo que a agenda do BookCrossing Blogueiro mudou e a 4ª Edição terá um prazo oficial de postagem maior, estabelecido entre os dias 16 a 23 de Abril de 2012 e flexibilizado conforme a necessidade! (rs*).

O BookCrossing Blogueiro não possui vínculos comerciais, sendo um evento espontâneo e agregador de ideias. Totalmente democrático, pois cada um participa como quer e como pode! Tem como finalidade a prática do desapego e incentivo à leitura. Com estes dois ingredientes, aliados à vontade de levar cultura para quem precisa, estamos colocando em prática nossa cidadania.

Não esqueçam de responder as perguntinhas acima! (rs*)
Bom feriado...

36 comentários :

  1. Anônimo10:44

    Oi Luma tudo bem.. desculpe mas só hoje fiquei sabendo do BookCrossing, mas de qualquer forma no posso participar pois já tinha como habito não guardar livros em estantes ..leio e já mando para alguma biblioteca ..
    E semana passada eu estava revoltado com livros e alunos, vc acredita que a Secret. da Educação de Sp, distribui nas escolas dois Box contendo 3 livros em cada box e na escola que eu vou ( amigos da escola ) alunos jogavam literalmente tudo no lixo .....

    Vontade de trucidar esse delinquentes !!!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que livro fez a sua cabeça?
    R: Difícil essa, mas posso dizer Dom Casmurro do Machado de Assis, pq na época de colégio teve um trabalho de ler o livro e dar uma de promotor acusando o Dom Casmurro, e depois quando teve um trabalho perguntando qual profissão eu gostaria de seguir eu respondi advogado. Bem, se tornou realidade...

    O que vocês pretendem ler esses dias?
    R: Olha, graças a seu post amanhã vou voltar a ler meu livro Like a Rolling Stone que faz um resumo da carreira do Bob Dylan na época do disco Highway 61 Revisited

    Beijos Luma

    ResponderExcluir
  3. Luma, estou trabalhando demais e longe do computador... só hoje li sobre o BookCrossing....

    Não sei te dizer que livro fez a minha cabeça, sempre fui apaixonada por eles.
    Lembro que quando li Pollyana o seu jogo do contente me fascinou... e embora possa parecer uma coisa tola, conseguir ver um lado bom , ser otimista quando tudo desaba ao seu redor é um exercício para a vida toda. Quem consegue certamente será mais feliz.
    Atualmente estou lendo 3 livros, pois é , sou tão fominha que mesmo sem tempo, não consigo ficar longe deles...
    Relendo Madame Bovary(Gustave Flaubert), lendo o Crime do Padre Amaro (Eça de Queirós) e a biografia de Saramago(João Marques Lopes).
    E como trabalho com alimentação,o feriado não via ser moleza...
    Bom feriadão!

    ResponderExcluir
  4. Luma
    querida
    Tenho tanta leitura de estudo que só na férias de jabeiro poderei me dar este prazer, com a fila de esoera por aqui guardada.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Anônimo17:12

    Quero ver esse documentario. COncordo que a leitura salva. Inclusive pelo direito de saber ler.A leitura inclui, pela informaçao e conhecimento. Amo os livros. Escrevi hoje sobre como o Book Crossing do Blogueiro me ajudou, ao remexer em guardados, encontrar antigas leituras que despertaram meu interesse novamente. Sempre um olhar renovado. Mas o livro ali, sempre do lado.
    Beijos e bom domingo dona prefeita! ( Sabe por que prefeita e nao presidente? Prefeitura me lembra comunidades, integraçao. E o prefeito ainda me parece aquele politico que pode fazer um corpoa corpo, um trabalho mais artezanal. Os outros, delegam)..

    ResponderExcluir
  6. Luma querida!
    Também estive cruzando dedinhos, mas até agora não obtive sucesso...isso aqui está um caos...agora tem "piriguete" ( eu nem sabia que havia esta "música") "cantando" nos altos alto-falantes ao redor do prédio onde moro. Socorro...rsssss

    Li tantos livros vida a fora que seria um pecado eu indicar um em especial..foram tantos que fizeram a minha cabeça...e houve uma cabeça para cada época....rsss Isso sem contar que leio no mínimo três de uma só vez...detesto a mesmice...e também não sei como seria a minha vida sem livros!!!

    Quanto ao Bookcrossing ...eu continuo conforme lhe disse lá no FB. Claro que adorei participar.

    É isso por hoje...inté
    Beijos
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  7. Oi Luma!

    Ando meia desconectada, não vi esse manifesto: simples, direto,e excelente!

    As perguntinhas dá um post imensooooooooo, mas vou me limitar no que estou lendo atualmente, crônicas de Martha Medeiros "Montanha Russa".

    Fazer a cabeça? Em cada fase diferente da minha vida, tive alguns que marcaram bastante... Quem sabe eu post...

    Um ótimo domingo p/ vc! Espero que chova rs.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Luma!

    Ainda não conhecia esse manifesto. Compartilhei pela rede.

    Qual livro fez minha cabeça? Vou citar mais de um:
    1) Pedagogia da Indignação (Paulo Freire) - reacendeu minha vontade de escrever e expor o que penso;
    2) Ensaio sobre a cegueira (José Saramago);
    3) 1984 (George Orwell) - acho que dispensa comentários. É simplesmente sensacional.

    Quanto à quarta edição do BookCrossing Blogueiro, participarei com o maior prazer. Conte comigo para divulgá-la.

    Abraços!

    Vou dividir o tempo no fim de semana entre "Honoráveis bandidos: um retrato do Brasil na era Sarney" (Palmério Dória) e "Histórias Extraordinárias" (Edgar Allan Poe).

    ResponderExcluir
  9. Aiii...Luma, desculpe a super demora em comentar e por nao ter participado ou divulgado!!!
    Adoro essa ideia e ano passado "esqueci" um livro la em Cancun, foi hilario, a maior confusão...rs.
    Vou ver se me animo e "esqueço" um por aqui pela Florida!!!
    Bjks!!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Luma. OBRIGADO por suas palavras de conforto e carinho comigo.

    Ano que vem mudarei a minha participação no dia do livro para cá. Eu participava através do blog Duelos literários, mas me parece que ele foi desativado, pois há mais de seis meses não há publicações. De qualquer forma, não deixei de esquecer dois livros (agora são os de minha autoria mesmo) em dois pontos distintos aqui em BH. Só esqueci de levar a câmera para registar o momento em que foram "achados".

    Quanto ao livro que fez a minha cabeça, acho que foi o hábito de leitura que o fez. Ele, inclusive me potencializou a capacidade de fazer escolhas entre o que há de bom e ótimo na literatura , na filosofia, sociologia, história,política, psicanálise e outros tantos assuntos de que gosto.

    Prazer em estar aqui. Um grande abraço e ótimo feriado. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  11. Luma:
    Quer a resposta aaqui, certo?
    1- A palavra conta?
    Conta. É atrvés dela que nos comunicamos. Quanto mais soubermos sobre e como, maior alcance...
    2- Que livro fez minha cabeça?
    Não tenho um específico. Comecei a contar livros lidos e quando cheguei em 200, parei. Serviço inútil, já que não é o número que conta, mas a qualidade. Ponto final...(ou não?)rsrs*
    3- O que pretendo ler esses dias?
    Um livro da Ana Beatriz Barbosa Silva:
    "mentes perigosas" - O psicopata mora ao lado.

    Vai que...
    Um bom domingo!
    Anny.

    ResponderExcluir
  12. Luma;
    Continuando mais um pouco, "a importãncia das ideias...(Ian Mc Ewan)
    Precisa ser levada em conta.

    É isto.
    Anny.

    ResponderExcluir
  13. É interessante como é difícil falar de um livro que me fez a cabeça, mas eu citaria o último, "Ganhando Meu Pão", do Górki, é um livro incrível, apaixonante. Tenho de resenhá-lo, mas fica dificil falar de um livro do qual se gosta tanto. Já as próximas leituras estão seriamente comprometidas: só agora, aos 25, tomei coragem para tirar a CNH, então este mês e o próximo estarão bastante corridos, mas tenho na lista "A Revolta de Atlas", da Ayn Rand, e "O Fiasco", do Imre Kertész.

    Ah, e foi muito bom participar mais uma vez do Bookcrossing blogueiro, agora espero pelo e-mail do bookcrossing dando notícias do livro liberto, rs.

    Grande beijo ;)

    ResponderExcluir
  14. Luma querida,

    Amei seu comentário! sinto-me na vida exatamente como vc falou, livre num campo de girassóis, disposta para enfrentar o que der e vier! Obrigada!
    Obrigada pela dica de "Sábado". Obrigada pela oportunidade de participar do Bookcrossing.
    Um livro importante na vida: Mulheres que correm com os lobos, de Clarice Pinkola Estès.
    O que leio agora? Bombaim: Cidade Máxima, de Suketu Mehta.
    Girassóis nos seus dias. Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Luma,
    obrigada pelo carinho. Amiga vou levar o selinho da 4ª edição, mesmo pq acho que a libertação de livros não tem data certa, né?Quanto as perguntas, um livro infantil marcou muito minha vida, foi "Alice no país das maravilhas", lí quando era pequena e nunca mais esqueci dele. Luma sou artesã, então no momento não tenho intenção de começar a ler
    nenhum livro, pq essa época do ano é muito cheia de coisas pra fazer.Luma se vc me permite vou levar tb a charge dos blogueiros "só blogueiro entende blogueiro", ok?
    Beijos
    Lola BH

    ResponderExcluir
  16. o livro que fez minha cabeca foi o 200 cronicas escolhidas, do rubem braga. Simples, completo, e de assimilacao em dois tempos: a da sensacao espontanea e do pensar/ver a vida mostrar coisas que o texto relata. So tenho lido revistas e artigos/ textos que a pós foi me deixando postergar, mas tenho na estante ao lado da cama 8 livros embalados e uma lista com mais d 100 que me prometi ler nos proximos 2 anos =)... aqui trabalho na segunda, entao é feriadim... Que o seu seja ótimo, bjos!

    ResponderExcluir
  17. Oi Luma,
    voltei pra dizer que não consegui levar o selinho da 4ª edição e nem a charge, rsrsrs!Depois tento novamente.
    Beijos
    Lola BH

    ResponderExcluir
  18. Anônimo13:40

    Que saudade de "Lumar" por aqui. Como sempre, é embriagar-me de encantamento.

    ResponderExcluir
  19. Belo texto, Luma! Só me desculpe por não responder às perguntinhas: é que são muitos os livros que fazem a minha cabeça... e o que lerei nos próximos dias será o primeiro (bom) livro que me cair nas mãos. :) Boa semana, bom feriado!

    ResponderExcluir
  20. Todos os livros que li gostei e marcaram-me.
    Se não gostasse, não os lia.
    Mas "As Farpas" de Ramalho Ortigão e Eça de Queirós e os textos posteriores, só de Eça, - "Uma Campanha Alegre", moldaram a minha vida.
    "As Farpas" são humor e ironia sarcástica em doses que me arrebataram.
    Não sei quantos li, mas com 14 anos já tinha lido (como se fosse um romance) o Novo e o Velho Testamento.
    Depois continuei... e agora tenho três salas com livros, que são tantos que nem sei o que tenho (rsrsrs).
    uma boa semana.

    ResponderExcluir
  21. Nem sei o que dizer, tantos livros fizeram a minha cabeça. De Emily a Pessoa. De Zafron a Gordon Reece. Díficil.
    Enfim, ainda estou lhe devendo um post, mas o atraso se deve a dificuldade (não prevista) em encontrar um local para deixar o livro. Testei dois lugares e percebi que não iria dar certo. Chove por aqui e o livro não resistiria. Pensei até em capa, mas nesse caso estaria perdido. Correria riscos.
    Então, ainda estou com o livro aqui ao meu lado. E o post lá (quase pronto).

    Bacio

    ResponderExcluir
  22. Oi, Luma!

    Espero que o teu feriado tenha sido o que esperava... afinal, a companhia não podia ser melhor. O livro parece ser uma boa pedida, e já anoitei a dica.

    Quanto ao projeto, tenho esquecido muitos livros por aí... dentro de ônibus, taxis, em lanchonetes... sempre deixo um bilhetinho desejando boa leitura e difundindo a idéia de que a pessoa seja também uma que esquece livros por aí.

    Bjs.

    P.S. Quanto as perguntas

    - que livro fez a minha cabeça?
    acho que todos, sou um pouco de tudo aquilo que eu li.

    - o que pretendo ler estes dias?
    minha companhia tem sido "A montanha e o rio" de Da Chen.

    ResponderExcluir
  23. É mesmo a verdade: só a leitura salva!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  24. Oi flor..
    Vim deixar um xeirinho e desejar uma ótima noite'
    Fica com Deus. =))

    www.shop-sis.blogspot.com
    @Shop_Sis

    ResponderExcluir
  25. Parece ser um livro bem profundo! Vou anotar o título dele!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Luma,vc sempre trazendo belas poesias e textos interessantes!Muito especial esse livro que nos trouxe hoje e deixa um ensinamento de que para escrever bem é preciso ler e conhecer cada vez mais!aDOREI participar do dia de esquecer um livro!Eu que agradeço ter me chamado!Bjs,

    ResponderExcluir
  27. Luma, espero que tenha tido um ótimo feriado.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  28. Oi Luma...obrigado pelas palavras lá no Verseiro...ontem reencontrei um livro...rs...estava emprestado com um amigo desde 2008 e eu nem me lembrava mais, na contramão disso to com um livroe um DVDdele aqui comigo...rsrs...
    Na próxima postagem vou fazer uma interação lá no Verseiro...apareça...participe...
    Um abraço na alma...boa semana....bjo

    ResponderExcluir
  29. Anônimo13:39

    Só a leitura salva da ignorância mesmo, e mostrar que se é leitor estimula aquele que não lê, fato.
    Gosto de romances, mas inteligentes, tipo os de Jane Austen.
    Beijinho e muita paz, querida Luma.

    ResponderExcluir
  30. Luma querida,

    Estou muito feliz em lhe dar esta notícia!

    Fiz no Colheita de Girassóis um sorteio de mimos para agradecer a companhia neste ano e celebrar o Papai Noel. Explico no último post.

    Na Categoria COMENTÁRIO - em que concorreram todos os que deixaram comentários no Colheita - VOCÊ foi sorteada com um DVD, a sua escolha.

    Por favor, envie, até 28.11.2011, para o meu e-mail celinadutra@gmail.com, o nome do DVD que quer receber e o seu endereço. Caso não receba as informações até a data mencionada, farei novo sorteio para substituição. Parabéns! Escolha um DVD bem bonito.
    Girassóis nos seus dias. Beijos.

    ResponderExcluir
  31. Temos de digerir o leitura em todos o que ela proporciona, mesmo que seja apenas um sorriso (para aliviar atenção)...

    Parabéns pela ação no Bookcrossing Blogueiro (já que o segundo ano que você organiza / esforça pelo evento).

    Fique com Deus, menina Luma Rosa.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  32. Olá Virginia. Adorei receber seu feliz natal. vc foi a 1º a me desejar boas festas. Adorei o texto ao lado (Quando eu chegar não bata a porta) É lindo assim como muita coisa aqui em seu blog. Amiga desde já desejo a vc e fámiliares um Natal abençoado e com muita amor. Q 2012 a gente possa continuar nos visitando e mantendo esse nosso carinho tão amigável. Feliz Natal e próspero ano nono. Um beijo festivo pra você :)

    ResponderExcluir
  33. Não acredito que descobri esse blog apenas hoje!

    ResponderExcluir
  34. Luma ,gostaria de participar,mas não entendi o que devo fz além de "perder" um livro.O que devo postar e quando?Qual banner devo levar e postar.Já vi duas datas para o 4º...Fiquei meio perdida mas tenho todo interesse.Me dá uma luz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O 4º BookCrossing Blogueiro acontecerá na semana do dia 16 a 23 de Abril. Você pode clicar no banner que tem na coluna lateral do blogue que te leva para outras postagens explicativas e alguns banners para você escolher qual quer usar. Logo mais farei uma postagem comunicando a proximidade do evento.
      Obrigada pelo interesse! Basicamente é escolher um livro para "libertar" da clausura das estantes e deixá-lo em um local publico para que seja resgatado por alguém.
      Beijus,

      Excluir
  35. Luma:
    Realmente, só o livro salva
    Boa semana!
    Anny

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor