Eu namoro. Você namora?

lendo
Não devemos julgar pessoas pela aparência, em outro caso, não devemos julgar um livro pela capa, fato. Mas será que julgamos as pessoas pelos livros que elas leem?

Segundo uma pesquisa realizada pelo site "Words for Life", uma em cada cinco pessoas, escolhem uma boa capa para ler em público, a fim de causar uma boa impressão. Entretanto, escolher o livro certo para ser 'visto' pode ser um campo minado.

Certa vez, a Biblioteca Britânica comemorou o Dia Mundial do Livro de um modo bastante inusitado; cada participante deveria levar um livro favorito para trocá-lo com uma pessoa estranha, mas com alguma "simpatia". Captou? Os organizadores entusiasmados veiculavam: "Talvez você encontre sua alma gêmea".

Se você acredita em alma gêmea, certamente irá encontrá-la, não necessariamente neste tipo de evento, mas convenhamos que um acontecimento deste tipo serve de "chamariz", pois abrem precedentes de que você está disponível e queira dividir os momentos especiais de leitura com alguém que tem o mesmo interesse.

Lógico que não era chegar e pá! pum!! Antes da troca houve um certo ritual de "alisar capas" com jogos, workshops e música ao vivo no hall de entrada; onde as chances de topar com um personagem real seriam mais elevada, do que entre os arquivos empoeirados das estantes.

A questão é, como você pode escolher um par perfeito, que contenha um ar desejado de inteligência e acessibilidade - e ainda um instigante "sex appeal"? Estamos falando de livros, pois sim!

Não científicamente os participantes arriscaram respostas e os meninos se alarmam com meninas que leem livros muito filosóficos como "Candide", de Voltaire ou "Zorba, o Grego", de Nikos Kazantzakis, onde os assuntos tratados confrontam aspectos da fé e conceitos religiosos, fanatismo, intolerância e no sentido da humanização, que nos diminui ao pó que viemos. Outro grupo disse não ter interesse por meninas que leem Tolstói, Dostoiévski, Nabokov ou qualquer um dos russos, por ser algo evidente e rotineiro. Essa última constatação também foi apoiada pelas meninas.

Jane Austen agrada a ambos os sexos, apesar dos seus romances, sempre muito cheio de casamentos, anáguas e pôneis, não existe enfado para os meninos que virilmente admiram meninas que leem Orwell, Dickens e Hemingway.

Se o livro estiver gasto, bom sinal! Capas novas e lustrosas são boas para colocar de enfeite na mesa de centro da sala - o que é olhado torto para os apreciadores do cheiro de biblioteca, que entendem como um sinal de que o livro é posicionado para deslumbrar e não para verdadeiramente ler - livros de enfeite! O livro perde seu valor quando é tratado como futilidade.

Os não ficção, denotam pessoas que querem aprender uma nova habilidade ou autoaperfeiçoamento. No lugar de autoajuda, leiam Nietzsche, por exemplo.

Um grupo de meninas achou bem feminino para um homem ler biografias - as meninas inteligentes preferem homens que possuam a alma feminina e isso não quer dizer que sejam efeminados - o mesmo procede com as meninas, principalmente hoje em dia com a maior convivência diária entre os sexos. Portanto, as biografias são altamente positivas.

"Romance Trashy", histórias para revistas ou algo do tipo "Sex and the City", com saltos, sacolas e chocolates na capa, afugentam qualquer iniciativa de romance, pois para os meninos, denotam que a menina é muito materialista.

Se você visse um homem com o "Diário de Bridget Jones", ficaria perturbada? Não é muito diferente dos livros de romances encontrados em aeroportos com espiões e agentes da CIA. Se você é um homem com uma cópia de Bridget Jones, chamaria a minha atenção, pela coragem e originalidade #prontofalei.

Toda essa análise pode ser brincadeira ou não, depende do seu grau de envolvimento com os livros. Se estiver conhecendo alguém, pedir para que faça uma lista dos dez livros que considera inesquecíveis pode ser uma pista de como é sua personalidade.

Achou sua alma gêmea? Então corra para as montanhas e boas leituras!

lendo
Indico a leitura de dois textos fofinhos!! No sentido de "sensíveis" e "animadores". Quem ainda não leu, vai amar!

Me conte se tem um livro do seu lado.
Divirta-se! A leitura de um livro aumenta a nossa imaginação e expande a nossa mente.

37 comentários :

  1. Oi Luma!
    Interessante essa comemoração no dia do livro. Sabe que nunca parei pra pensar dessa maneira?
    Quando conheci meu marido ele estava com a cabeça e o resto do corpo na faculdade, então eram livros sobre Engenharia Civil. E confesso que nunca vi ele lendo outros livros rs

    Eu já gosto bastante e vario de tema também. Leio de tudo um pouco e agora o que está do meu lado - literalmente, dentro da gaveta - é o Comprometida da Elizabeth Gilbert. Uma análise bacana sobre o casamento em vários lugares do mundo.

    Vou dar uma olhada nos textos que você indicou :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ah, estou lendo, pela segunda vez, Ganhando Meu Pão, do Górki, então ao menos por agora não seria tão interessante, rs - e se me pegassem lendo o livro do "Vampiro Secreto" então? Minha próxima leitura é Ayn Rand, acho que as coisas começariam a melhorar, rs.

    Adorei o post, mas "minha alma gêmea" tem um gosto bastante diverso do meu, do tipo eu curto a Dc, ele a Marvel. Mas, acho, não é para se preocupar.

    Grande beijo ;)

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhhhhhhh Luma, vc hoje me inspirou, peguei a máquina digital e sai pela casa registrando os livros, eles aqui não ficam bonitinhos na estante, as vezes até parecem que tem vida própria... Talvez compartilhe essa bagunça leiturista!

    Vou ler os textos...

    Uma excelente semana p/ vc!

    Beijoooooooo

    ResponderExcluir
  4. show de texto.
    Luma, interessante mas aqui em casa gostamos de ler até na cama.rs
    As vezes, usamos os livros como estímulo pra certas brincadeiras pra lá de interessantes.

    Mas quando eu conheci o sind. ele gostava muito de ler e eu também. Somos apaixonados por livros de psicologia, neurolinguistica, filosofia.

    Sempre fomos e acho que este tipo de hábito é o que nos segura em momentos difíceis.
    Tenho o hábito de ter uns 3 livros na cabeceira, vou lendo um pouco de cada.
    Agora, estou lendo "Você pode ser Feliz sem Ser Perfeita" de Alice D. Domar e Alice Lesch Kelly.

    beijos Luma.
    depois volto com mais calma.
    boa semana

    ResponderExcluir
  5. Coberta de razão. Que pena, já fui um rato de biblioteca. Agora sou blogueira e gasto o meu tempo visitando. Quando eu me apaixonei quase desmaiei de alegria quando eu soube que o meu Tony, lia como eu e todos os livros que eu gostava. Bacana né! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Adoro ler,embora seja um hábito adquirido recentemente.Quando acho alguém que já leu ou está lendo um livro que gostei eu me identifico com a pessoa na hora,é um meio de aproximação das pessoas,com certeza!

    ResponderExcluir
  7. Acho que livros podem mesmo aproximar, pois a troca de impressões e tudo pode começar...rs beijos,chica

    ResponderExcluir
  8. As coisas que se aprende consigo, Luma :)

    Nunca liguei para o fato de que alguém me poderia julgar pelo tipo de livro que transporto... Você acabou agora mesmo de "assaltar" a minha inocência bibliotecária!

    Kiss.

    ResponderExcluir
  9. Adorei o seu post Luma! Me lembrou de quando conheci meu namorado. Ele me falou sobre um autor logo no primeiro dia. E eu, mais que depressa, corri e fui ler os livros que ele indicou. Quase que não me animei a investir no namoro quando vi as ideias que ele curtia. Tivemos longas discussões sobre isso e ele acabou mudando alguns conceitos. Viu só como um livro pode falar muito sobre uma pessoas? rsrsrs...
    Luz e paz pra vc! E obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  10. Luma,

    Show seu trabalho! para mim é claro que o tipo de livro preferido dá pistas sobre o tipo da pessoa.

    Ao lado do note tenho 2 pilhas de livros, no criado só tenho 3 livros... livros por aqui estão em todos os canto que ando. hoje estou muito feliz. Recebi minha compra em sebo: O solar da muralha de pedra, Lella Warren. Ontem ganhei Mel & Girassóis, contos. Li ontem mesmo. e por aí vai...
    adorei seu post.

    Girassóis nos seus dias.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. E eu que adoro livros, nem fazia idéia que tinha um dia para os livros. Mas é claro que eu deveria ter imaginado isso ou algo parecido, afinal, tem dias para absolutamente tudo, não é mesmo???
    Mio amore lê Jane Austen hoje em dia, mas adora o Arthur Conan Doyle, que eu já li há tempos, mas hoje não me cativa mais como antes. rs
    Tenho dúzias de livros aqui para ler, qual citar? Emma? Papel manteiga para embrulhar segredos? Tem outros mais... Ficaria aqui a noite toda. kkkkkkkkkkkk

    Ps. Eu vi que você mudou o blog. Tinha reparado da última vez. Gostei... Agora, quanto aos comentários. Eu passei da fase de visitar quem comenta no meu blog. Eu retribuo sim, mas leio apenas o que me satisfaz e só comento se tiver algo a dizer. Caso contrário. Aprecio, fecho a porta e volto pra casa. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  12. Luma, to rindo.... o meu post de ontem no Masquerade se chama: Casa Comigo? Eu fui cobaia num site de relacionamentos e fiquei muito decepcionada. Vou morrer solteira, entao.

    Quanto aos livros.... hummmm... voce me deu idéias. Agora vou frequentar mais vezes livrarias e cada vez que for lá, vou pegar um dos livros indicados, sentar para ler (na Livraria da Travessa tem poltronas para isso) e ver o que acontece... rssssss.... me interne....

    De qq maneira, eu adoro demais Jane Austen. Tenho filmes, livros, pockets em ingles e sonho conhecer onde ela morou!

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  13. Luma, atualmente estou lendo "Muito Além do Nosso Eu" do Miguel Nicolelis.
    Tenho a felicidade de ter um pai que sempre nos incentivou a ler, e tenho uma lembrança muito legal desse processo,Desde muito pequena, não conseguia dormir se não lesse alguma coisa, e invariavelmente adormecia e o livro ficava sobre mim ou caia no chão, e todas as noites, meu pai ou minha mãe, iam até o meu quarto, marcavam a página e apagavam a luz. Meu pai me disse um dia, que preferiu não chamar a minha atenção, porque ele gostava de ver esse quadro. Continuo com esse hábito, mas hoje, marco a página e apago a luz.
    Delicioso o seu texto.
    beijinho

    ResponderExcluir
  14. Tem o Microtendencias [Mark J. Penn], pela metade, que foi pausado para eu matar a pilha de revistas que foram acumulando no periodo final de pós-projetos enormes-promoção no trabalho... volto a ele em breve! Concidencia bacana também de ter escrito um post sobre o desencontro de um par a partir de uma leitura, agendado pra daqui 2 semanas ;)... e quanto a ler estou tranquilo, pois namoro também uma garota aque lê, que não liga quando eu é que me enfurno nas bibliotecas e livrarias uma vez até se incomodou que eu fugi das páginas, sem necessariamente voltar pra ela, heueue... temos um ótimo relacionamento com a literatura também, o que faz mais que bem pra nossa alma :)

    ótima semana!

    ResponderExcluir
  15. Luma, eu namoro. kkkkkkkkk

    Pertinente seu texto. Adorei.

    Concordo plenamente quando diz que se acredita em alma gemea ela aparece.

    bjs

    ResponderExcluir
  16. ah que legal, nunca havia pensado nisso , gostei do foco! :D
    beijoo

    ResponderExcluir
  17. o meu amor me conquistou pelos livros que disse ler…
    Neruda ( bem gasto ), Hilda Hilst, Clarice, e todos os anarquistas!

    ResponderExcluir
  18. Oi Luma, boa tarde! Saudades desse cantinho cheio de coisitas boas. To sim, com um livro que acabei de ler: Tem Alguem Aí? de Marian Keyes. Quem será que eu iria atrair com ele, hein? rs...vai saber. Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi, Luma!

    Não tem um livro do meu lado, hoje não, rsrs
    Mas, gosto muito de ler, é meu doce vício.
    Gostei muito deste texto,das reflexões, dicas, e curiosidades nele encontradas. Tudo que se refere a livros é interessante...

    Um grande abraço
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  20. Que idéia curiosa para o encontro do "par perfeito" ...
    Sua mente fértil é um excelente exemplo de como a leitura nos dá asas para viajarmos por um número inusitado de temas.
    bjs Vou ler o artigo.

    ResponderExcluir
  21. Luma voce sabe que sou solteirona não?
    Eu leio sempre li muito, antes eu lia livros de Pedagogia hoje de literatura.
    Eu adoro filmes de romances.
    Eu acabei de ler um livro infanto juvenil do meu sobrinho Tobias. E uma serie sobre os arqueiros. Eu gosto de ver o que acontecerá no proximo livro.
    Um filme belissimo me lembrou do que escreveu.
    Mas não guardo nomes de filmes. E a história de dois jovens que se correspondem lendo livros e nunca se conheceram atraves dos anos .
    Eles velhinhos , não lembro qual acho que um foi ao encontro do outro e o encontrou já falecido.
    Voce sabe qual é este filme?
    Eu tenho uma cabecinha...
    com carinho Monica
    Ha!Estou relendo a Boa Terra.Pearl S. Buck

    ResponderExcluir
  22. Eu namoro há 37 anos (quase, quase 38).
    Gosto de ler, mas deixei de comprar livros. Não tenho local para os colocar.
    São livros em 3 salas e arrumados em caixotes.
    Para além dos que comprei numa vida, herdei uma enorme biblioteca.
    Nesta vida as casas começaram a ficar mais pequenas (rsrsrs) e os filhos são devorados pela intensidade da vida e não lêem.
    Mas agora que ninguém nos ouve... tenho 6 ou 7 livros para "descobrir"...
    Cumprimentos e uma boa semana.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo19:30

    Querida Luma,
    Gostei bastante da relação entre namorar e ler livros. Com certeza num encontro desses o que veio em primeiro lugar foi o fato de mostrar, como voce bem falou, as pessoas que estavam disponiveis. Mas mostra-las atraves dos livros realmente é uma boa idéia. Da para sacar alguma coisa de alguem por aquilo que lê.
    Se a pessoa for uma leitora contumaz ainda mais.Podemos ver se tem fixaçao em determinado assunto ou como diversifica sua leitura. Eu nao ficaria sem meus livros. So nao tenho esse habito salutar de ler mais de uma vez alguma coisa. Meus livros ficam novinhos mesmo que sejam velhinhos. Apesar de que alguns foram para uma "reforma" na escola da Anna Luiza , que teve uma oficina de encapamento. Entao aquelas velhas capas voltaram mais durinhas.
    No mais querida, te desejo uma boa semana. Pra mim hoje é segunda-feira... Tem uma pessoa que eu conheço querendo falar com voce. Dei seu e-mail para ela. Ja conseguiu?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Oi Luma,
    Eu devo ser multi facetada, pois leio tudo, dos sutores russos ao romancinho de banca de revista mais açucarado e bobo!
    Adorei o post, pois sou boa leitora.
    O filme Potiche é de 2011, bem recente. Acho que vc vai gostar.
    Beijos 1000 e uma ótima noite para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Luma, muito bom o post! Eu geralmente ao iniciar um relacionamento busco saber o que a pessoa ouve, a música é o que busco como afinidade de inicio. Poucos tinham o mesmo gosto de leitura que o meu, mas saber o que eles lêem também considero ser importante para conhecê-lo melhor.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Caríssima, boa noite...
    Então, eu entendi que você retribui os comentários feitos e visita aqueles que comenta. Algo que é comum entre os blogueiros. Eu é que não me considero blogueira. Sou apenas alguém que gosta de escrever e tem um blog. kkkkkkkkkkkkkkkkk Eu sei que você vai dizer que é a mesma coisa, mas é que o pessoal por aí tem criado regras para blogueiros e afins. Um porre. Tem que ser assim, assado, visitar quem comenta, comentar e por aí vai.
    Quando eu disse que passei dessa fase é porque já fiz isso e fiz muito, mas hoje eu só leio quem me diz alguma coisa e que causa em mim aquele "desconforto" saudável. rs
    Desconforto saudável é ótimo, não acha? Mas é bem isso mesmo. Gosto quando as coisas me reviram pelo avesso. hehehehehehe

    bacio

    Ps. Desculpe pela confusão quanto a compreensão dos seus dizeres ou pela observação equivocada.

    ResponderExcluir
  27. AIII não sei não se ia querer dar meu livro preferido, eu mal consigo emprestar!
    E meus livros sempre parecem novos, pq eu guardo com mó carinho...
    Adorei o post! Sempre bom ler de livros!
    Beijos saltitantes
    Boa semana

    ResponderExcluir
  28. Oi, Luma.
    Gosto muito de ler. Mas, no momento, estou em um período de "preguiça mental". Nenhum livro ao meu lado. Só minha eterna namorada, a Nina.
    Obrigado por sua visita ao meu desatualizado blog (Ah! Essa preguiça mental!) e o aviso sobre a exposição de orquídeas da AOSP, de São Paulo. Costuma ser uma exposição muito bonita. Na quinta (15), logo pela manhã, estarei lá colocando minhas plantas para exposição e, também, comprando mais algumas. hehehehe! Abração

    ResponderExcluir
  29. Bom dia Luma!

    Olhe o que seu post fez comigo... Surtei... Dê uma escapada na Jubart...

    Beijoooooooooooooo

    ResponderExcluir
  30. Oi Luma, eu gosto de ler e gosto de capas bonitas, sujestivas, títulos que me despertem a atenção; já comprei muitos livros, pela capa e pelo título e não somente pelo conteúdo. Não sei se isso é bom mas estou contente com os livros que adquiri assim, rsrs. Já há basttante tempo que não te visitava, ainda bem que hoje consegui. Um óptimo dia para ti. Beijinhos

    ResponderExcluir
  31. Olá Luma.
    amo ler,e amei seu post.
    Tbm fiz um blog a uns 3 dias e espero ter todo esse sucesso.. Parabéns. Estou te seguindo, beijinhos.

    ResponderExcluir
  32. Adorei seu post e as dicas dos textos... sou totalmente apaixonada por livros e amo frequentar livrarias, mas ainda não encontrei a tal alma gêmea...rsrsrs.
    Bjs e fik c Deus.

    ResponderExcluir
  33. Amiga Luma, saudade!

    Eu namoro muito, ahahaha. Mas se dependesse de um bom livro para me aproximar do meu marido, estaria solteira até hoje. Mais uma vez eu atesto que o exemplo é tudo. Pais que não leem, dificilmente terão filhos interessados em livros - salvo exceções claro.

    No momento nao estou lendo nada. Depois de 1808, fiquei interessada em 1822, que é uma tipo de continuidade do anterior, mas ainda nao fui comprar.
    As Almas que Caem ao Chão é um titulo que adquiri na Bienal do Livro aqui em Sampa ano passado. Já li uns 15 livros depois que comprei este, mas nao sei porque, nao me interesso em começar.

    Tem gente que se exibe com livro, mas a verdade é que você sempre fica curiosa para saber o que aquele /a bendito / a esta lendo.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  34. Luma, kkkkk... de qualquer forma achei a iniciativa da Biblioteca Britânica bem criativa!
    Se pensarmos um pouco sobre o assuto dá até para dizer: Diga o que lê e te direi quem és, rs
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  35. Luma, hoje, na hora do almoço, coloquei em pratica.

    Fui à Livraria da Travessa. Andei.. andei.. olhei... olhei... Alias, olhei tudo!

    O problema é que me entretive de tal maneira com alguns livros que me esqueci do "ao redor"!!!!

    Amanhã voltarei e colocarei em pratica novamente... até acertar!

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  36. LIVRO É ESSENCIAL.


    EU tenho um livro bem interessante que trata dos assasssinatos por crime de honra

    MURDER IN THE NAME OF HONOUR - RANA HUSSEIN


    é o livro mais tocante sobre o tema que eu já li em toda a minha vida. Li,a ntes, um sobre o mesmo tema, mas, a autora nao tinha poesia nenhuma. Até por que para falar sobre CRIMES, quem tem uma veia dura na escrita, vc ler o livro e sai angustiada...A Rana, nao..ela ver os dois lados da questao...

    ResponderExcluir
  37. Em minha opinião, o encontro de almas gemeas acontece quando duas pessoas estão afim de viver uma mesma história, com as mesmas afinidades, com os mesmos objetivos de emoção e vida... E é eterno enquanto dura!

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor