Foi na Páscoa que Jesus entrou numa fria.

Luzdeluma

Eu e minhas amigas aqui de Cabo Frio, inventamos um modo diferente de chamar a atenção das crianças para a Páscoa. Assim cada amiga, chama as avós que se dispõem a participar fazendo quitutes, prendas ou mostrando sua especialidade, mas principalmente a vontade de trocar o seu afeto através de histórias, narrativas sobre a páscoa e as crianças disponíveis das famílias ou amigas contribuem com trabalhinhos e historinhas. Comemos, trocamos pareceres sobre este momento com as crianças e depois temos um sorteio com duas urnas - em uma, o nome dos participantes e em outra, os trabalhos numerados. Eu ganhei uma cestinha com flores e coelhinhos artesanais.

Chá da Páscoa
Lembrem-se que a Páscoa é uma celebração coletiva, sem distinção, para que os povos se unam com a única finalidade de renascimento. Trocar o velho pelo novo.

Com relação ao título do post, foi inspirado em uma resposta dada por uma criança quando questionada se sabia o que significava o período da páscoa - Semana que começa com o Domingo de Ramos e termina com o Domingo de Páscoa - "Foi quando Jesus entrou numa fria?"

Pois não foi mesmo? A última semana de vida terrena de Jesus em Jerusalém, vindo da Galileia, foram trágicas. Fugido, ameaçado por Herodes Antipas, o "Filho de Davi" optou pelo "Império dos simples" - e quando chegou no adro do templo sagrado e se indignou com vendedores que vendiam de tudo, inclusive pombas para serem ofertadas em holocausto, sabia o vespeiro que estava metendo a mão; declarando assim, guerra ao comércio e à burocracia sacerdotal, indo mais além, discutiu com escribas quando profetizou que os judeus perderiam em breve o estatuto de ser o "Povo Eleito de Deus" (Mateus 21-22).

Estava armada a confusão, sendo considerado um dissidente do judaísmo de então. Refugiou-se no Monte das Oliveiras e tristonho, previu a sua própria morte e ressurreição (Mateus 16;17-18;19-20). E quinta-feira, véspera da sexta-feira da Paixão, fez a última ceia com os apóstolos, quando também previu a traição de um deles; o que não demorou para ser comprovada - ao terminar a ceia, veio a guarda para levá-lo. A denúncia partiu de Caifás, o sumo-sacerdote e principal autoridade teocrática judaica, acusado de ser agente subversivo ao se apresentar como "Rei dos Judeus", aos escribas e fariseus quando de sua chegada ao templo sagrado.

O Governo dos Procuradores instalado por Roma, naquela ocasião exercido por Pôncio Pilatos, não lhe reconhecia nenhuma autoridade mística. Caifás acusou-o de blasfemo, um crime punido com a morte, porém não foi seguida a lei mosaica, onde ele seria lapidado. Os romanos preferiram aplicar o ius gladii (crucificação). Jesus se entregou aos desígnios e não esboçou nenhuma defesa

Sim, para muitos apenas um bom roteiro de filmes e para outros uma boa história contada através dos tempos. Numa leitura mais atual, leiam Jerusalém, uma cidade, três religiões, de Karen Armstrong. Além das religiões, são fatos históricos que comprovam que qualquer povo, mata em nome de suas verdades.

pascoaEstou me antecipando por causa dos preparativos para a páscoa - A lenda dos ovinhos, não acaba aqui! - Brinquem com as crianças, deem um bom momento para elas, além dos chocolates.

Adulto, cuidado com a comilança e vinhos! Tem outra coisa que não faz mal à saúde e sem perigo de overdose: Reflitam, reflitam crianças!

Se quiserem rezar, façam! Refletir, pensar e rezar, no fundo é a mesma coisa. Essa atitude não precisa ser para um Deus único - rezem para o "Deus" que habita dentro de vocês, mesmo que não acreditem no Deus vivo, acreditem em vocês, como seres humanos, passíveis de melhoras.

Então, essa época não é boa para comer carnes!

ChocolateReservamos ou dividimos aquilo de que gostamos com as pessoas que também gostamos. Vou lhes dar uns bombonzinhos de que mais gosto, só porque é Páscoa! E como disse anteriormente, cuidado com os excessos! ... As endorfinas!

Feliz Páscoa!

53 comentários :

  1. Oi Bella!

    Que cestinha fofa! Hoje só agradecendo...

    Meu maridão vai gostar do título do seu post, sempre falo que ele é o único ateu mais cristão que conheço, além de cético é extremamente realista.

    Um bom domingo de Páscoa para você e os seus entes queridos!

    Beijooooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Legal essa tradição de se reunir por aí, cada um dand um pouco e dividindo.
    }Isso á Páscoa legal!

    Lindos mimos por lá, pelo jeito!

    Que tua Páscoa seja tão linda quanto é teu coração!

    beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Como sempre você nos presenteia com posts incríveis Luma. Adorei a menininha com carinha de sapeca!!!
    Vou aceitar o bombom, pois optei por uma vida sem culpas...esta é a minha renovação!rss
    Quanto a idéia da reunião nada mas acertado..tudo e todos compartilhando com amor.
    A cestinha que ganhou é um mimo!
    E por fim, realmente, Páscoa foi o tempo em que Jesus entrou numa fria....muito bom!Yes!!!
    Beijão para uma Páscoa Feliz!
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  4. Que idéia ótimaaa!!!! Eu adorava quando os ovos ficavam escondidos e tinhamos que achar aqui!!!
    E criança é tudo de maravilhoso! É de uma pureza incrível!
    Beijos saltitantes
    Boa Páscoa

    ResponderExcluir
  5. Pocha!!! Ótimo post, adorei a fala da criança, elas tem uma persepção da vida que é sempre bom ouvir e registrar!!! A vida de Jesus realmente ficou tumultuada em seus ultimos dias e escolhe o "Império dos simples" foi um dos grande exemplos que ele nos deu e que tantas vezes fica perdido no meio do nossa prática cristã que lembra mais de dogmas do que de seguir seus exemplos...

    Enfim, adorei o post!

    ResponderExcluir
  6. Um belo post de Páscoa, Luma!
    Desejo a você e sua família uma Feliz Páscoa também.

    Obrigada pela dica da florzinha amarela, que agora fico sabendo que é um lírio. Vou entrar no link.
    Beijos,
    Sonia.

    ResponderExcluir
  7. Feliz páscoa. Ou como disse por aqui aos amigos, muita paz, muito chocolate e pouca engorda.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga, não podia deixar de vir aqui e desejar a você uma Páscoa muito feliz e abençoada. Que seja um tempo de reflexão e amor, muito amor, sempre.
    Deus te abençoe.A
    Angel.

    ResponderExcluir
  9. A inocência e sinceridade de uma criança me surpreende ainda. E que idéia legal que vcs tiveram, é tão bom qdo ganhamos um trabalho artesanal.
    Em muitos blogs, devido ao tempo, não leio o texto todo mas os seus eu leio com prazer. Nem preciso dizer que escreve muito bem e de forma consistente. Me faz refletir, me inspira, me instrui...
    Uma ótima Páscoa para vc.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Anônimo10:53

    Adorei tudo isso. Uma delicia ter uma comunidade onde se mora, vira quase uma grande familia. E voce com sua criatividade imensa, fez um tipo de festa lindo, inspirador.
    Muito fofo- Jesus entrou numa fria!
    Bota fria nisso! Hehehehe, mas se saiu bem.
    Beijos minha flor, fique com Deus.
    Cam

    ResponderExcluir
  11. Que post mais bonito você escreveu, Luma!

    Não sigo qualquer religião, mas não deixo de cultivar a minha espiritualidade, e por isso, me comovi com suas palavras.

    Fraternidade, união, estamos precisando muito cuidar disso.

    Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  12. Como* em todos os anos, vou me empenhar em não exagerar nesta Páscoa. Como* em todos os anos, vou me empanturrar de chocolate.

    Como* = verbo comer.

    Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  13. Criança esperta hein?! Legal esses trabalhinhos, atualmente a meninada só quer saber de chocolate. Feliz Páscoa amiga. bjs

    ResponderExcluir
  14. Adoro respostas de crianças, pois elas são sempre diretas e verdadeiras.
    Feliz Páscoa e beijo!

    ResponderExcluir
  15. Luma,

    Por aqui também nos reunimos: família toda católica, então vamos às missas juntos durante a semana e a Páscoa em si é comemorada em casa de minha avó (a missa do domingo de páscoa, que aqui é rezada no sábado, é a mais bela dos cerimoniais católicos). Pena que, para muitos, é somente mais um dia para festejar, e pouco se lembram do que a data em si representa.

    Grande abraço e Boa Páscoa.

    ResponderExcluir
  16. Eu achei o post muito informativo. Vou até procurar o livro. bom feriado e bj luma.

    ResponderExcluir
  17. Nossa, fazia tempo que n vinha aqui. Qta mudança! Já eu continuo preguiçosa c meu blog. Preciso, entre tanta coisa, dar um upgrade nele.
    Encantada, esta a palavra que eu gostei para falar da tua páscoa. A 'nossa' páscoa foi atípica. Digo a nossa, pq é, sempre foi, um dia da família. Entretanto por conta de uma série de acontecimentos, várias pessoas preferiram recolher-se em si mesmo, refletir sobre uma série de acontecimentos q abalaram a todos, e refletir é tentar voltar ao teu centro, reabastecer-se espiritualmente, acalmar o ruído q se acumula dentro de nós e q, com alguns, os mais frágeis, enfraquece o corpo. Somos espiritualistas - não espíritas - nem religiosos no sentido convencional (vc já reparou como td mundo parece ter necessidade de explicar isto?) Acabei de me tocar. Daria 1 bom post (risos). Mas, voltando... As palavras de JCristo ajudam a abrir a mente de qq pessoa, claro, p quem estiver preparado para entender a plenitude das mensagens. Acredito q há sempre a hora certa p tudo, até p captar a informação. Acho q estamos todos chegando lá (é bom manter o otimismo, mas realmente acredito nisto).
    Adoro esses trabalhos. Adorei seu cestinho. Me deu saudade de qdo as crianças eram pequenas e fazíamos mil artes. Maravilhosa páscoa a sua, deu p sentir o gostinho :D

    ResponderExcluir
  18. Gostei!
    Mas vc sabe quando se deu a primeira páscoa? Realmente não foi na época de Jesus. A bíblia relata a primeira páscoa como uma comemoração pela libertação de Israel da escravidão no Egito. Deus ordena que se comemore para que os pais tenham a chance de contar para os filhos como Deus, com grande poder, os tirou das mãos de Faraó. A festa deveria durar 7 dias, onde o povo só poderia comer pães asmos, ervas amargas e não deveriam ter fermento em casa. (Êxodo 12:14-20 e 26-28)
    (na primeira festa, se comeu um cordeiro assado sem quebrar os ossos)
    A chamada Lei de Moisés, também foi obedecida por Jesus e seus dicípulos. Só depois vieram outros e acrescentaram peixe e ovos de chocolate.
    Mas chocolate é bom! *rs
    Bjos

    ResponderExcluir
  19. Anônimo18:13

    Ele sabia onde estava se metendo! Tudo o que ele passou foi uma grande iniciação, como um "mahatma" deveria passar, ou um "boddhisattva", e por aí vai! Mas ele era diferente, não vou entrar no mérito cabalístico da questão, mas ele sabia que, descendo até aqui com a missão que tinha, não passaria sem sofrimento físico! O que é a existência física, senão um estágio de provas para o espírito??

    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Ideia tão linda espiritual com criativamente!
    Tem uma Páscoa Feliz, Luminha.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  21. Deixo-te o desejo de uma Páscoa muito Feliz cheia de paz alegria e muito AMOR....
    Beijinho prateado

    SOL

    ResponderExcluir
  22. Feliz Páscoa, minha querida! Bjo, bjo! She

    ResponderExcluir
  23. Jesus entrou numa fria... simples assim... :) Boa Páscoa!

    ResponderExcluir
  24. Eu adoro respostas criativas. hehehehe e as crianças sempre nos apresentam as melhores. Agora, quanto a lenda que envolve Jesus, há tempos eu não consigo mais olhar pra ela com algum tipo de crença. Estudei durante tempos tudo isso e ficou pendurado no vazio. Mas isso sou eu, claro.
    Eu não celebro a Páscoa, até porque meus costumes são outros e acho que hoje em dia está tudo muito capitalista. E sempre que penso em páscoa lembro de ovos de chocolate, bacalhau e colombas. hahahahahaha
    bacio

    ResponderExcluir
  25. Já estava me esquecendo: encontrei seu comentário nos spans de fato. Coisas do wordpress. Sei lá o que deu nele. Mas coincidiu com um post que eu estava escrevendo justamente sobre o tema. rs
    bacio de novo

    ResponderExcluir
  26. Luma, tudo lindo, como sempre. Voc~e fala o que me vai no coração, sem pieguismo. Religião é isso, é preservar, é unir, é fazer as crianças acreditarem em um mundo melhor, através da confraternização, do amor que uma reunião dessas provoca.
    Beijos!
    Feliz Páscoa para você e sua família.

    ResponderExcluir
  27. Este é o verdadeiro sentido da Páscoa, Luma. Tua idéia foi ótima, a guriazinha muito fofa, a cestinha um amor.
    Que tua páscoa seja muito feliz junto à tua família.
    Bjim

    ResponderExcluir
  28. ººº
    Boa Pascoa amiga e obg plo comentário.

    ResponderExcluir
  29. Oi Luma

    Uma Feliz e abençoada Páscoa para você e os seus.
    Que saibamos renovar nossas vidas e ser solidários.

    Bjs no coração!

    Nilce!

    PS: Adorei seu presente e a lição de religiosidade.

    ResponderExcluir
  30. Muito legal sua iniciativa!!!

    Boa páscoa!!

    bjkas

    ResponderExcluir
  31. Luma queridona, obrigada pela dica, já postei no blog ..... adorei a entrevista ... Feliz Páscoa com luz e paz ...
    Beijokas abóboras

    ResponderExcluir
  32. Oi Luma.
    Que maneiro esse convivio que voces organizaram, uma otima maneira das vovòs participarem e se sentirem uteis.
    Uma super pascoa pra voce, cheia de Ferrero Rochet...rs.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  33. Anônimo12:35

    Luma, apesar de nunca ter perguntado onde você trabalha. (tenho medo de invadir sua privacidade) sempre vi que você tem todo jeito com crianças.

    Adorei a iniciativa.

    ::: (\_(\
    *: (=' :') :*
    ·.. (,('')('')¤°.¸¸.·´¯`»
    Feliz Páscoa!

    Viu como estou menos negativa.

    Um beijo no coração!

    ResponderExcluir
  34. Obrigado Luma e retribuo com o mesmo afeto e carinho a tudo que dissestes.

    Adorei a brincadeira com as crinaças. Muito bom manter essas tradições.

    Vamos trocar o velho pelo novo... sim é hopra de renovar, renascer.

    Beijos e uma Feliz Páscoa

    ResponderExcluir
  35. Amei a resposta da criança e a maneira simples e terra a terra como vc contou a história.
    Espiritualidade e religião são coisas simples que muitos complicam.

    Mil beijinhossssssssssss
    Páscoa Feliz!

    ResponderExcluir
  36. Outro dia vi uma professora dando aula de sociologia e falava sobre o que é cultura. Alguém indagou:
    -Religião é cultura?
    A professora disse que NÃO! Religião é ter fé, e cultura não tem nada haver com fé.

    Se os professores ensinam isso, e as novas gerações realmente não sabem mais o significado das tradições...

    Fico feliz em ler um texto tão leve e simpático.

    Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  37. Oi, Luma.
    Beleza de iniciativa dessa festa com as crianças. Aliás, belíssimo título para a postagem.
    Feliz Páscoa para você e os seus.
    Aproveito para avisar que saiu minha primeira postagem no "Palyground dos Dinossáuros" http://www.flintstones.blogger.com.br/
    Abração.

    ResponderExcluir
  38. Oi Luma.
    Gostei muito do post. Didático e com recomendações sensatas, adequadas ao momento. Gostoso de ler nesta tarde ensolarada de domingo, depois de um sábado chuvoso.

    Beijo e feliz Páscoa.

    ResponderExcluir
  39. páscoa quer dizer libertação, na história libertação de um povo era tudo que jesus queria.
    O povo, em razão de sua humildade e miséria, não tinha expressão nenhuma que sensibilizasse as autoridades romanas, a ponto de contrariar um desejo de Pilatos (libertação de Jesus). Por outro lado, é impossível aceitar que um povo se manifeste contra um homem, que era judeu, e se empenhava em ajudar os pobres, enfermos e oprimidos, a ponto de pedir sua crucificação.
    então culpo pilatos, Caifás, Anás, os corruptos da época.

    ResponderExcluir
  40. Anônimo17:26

    Querida,
    O Dilberto do Morcegos, me deu um premio "por agregar valro a blogosfera". Fiquei muito homemangeada e precisava fazer a homenagem para mais 5 blogueiros. Adivinhaquem eu escolhi? Voce , claro, sempre presente em qulquer lista boa queeu faça.
    Alem do premiopreciso que voce me ajude a colocar o selo do lado direto da pagina, coisa que jamais consigo fazer, hehehehehe.
    Mas veja la por favor, a homenagem.
    Beijos querida,
    Cam

    ResponderExcluir
  41. Com tantos doces...
    Antes que me perca, desejo um resto de Domingo de Páscoa com algumas amêndoas e até uma "perna" de um coelho de chocolate.
    Vou aproveitar algumas guloseimas daqui.

    Cumprimentos.

    ResponderExcluir
  42. Obrigado Luma

    Feliz Páscoa, boa semana

    =)

    ResponderExcluir
  43. Oi Luma,

    Aproveitando esse finalzinho de Domingo para desejar Feliz Pascoa.
    Páscoa

    Páscoa é renascimento...
    É passagem...
    É mudança e transformação...
    É ser novo um mesmo ser
    Que recomeça pela própria libertação.
    Fica para trás uma vida cheia de poeira
    E começa agora um novo caminhar
    Cheio de luz, de fortalecimento,
    Esperanças renovadas,
    E um arco-íris rasga o céu
    com força, fé e coragem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  44. Ontem fui num aniversário da criança e fiquei pensando na pureza delas sabe? A gente cresce e acaba tendo que entrar nesse mundo selvagem... aí vem essas pequenas atitudes que nos dão um pouco de esperança sabe? e é de pouquinho em pouquinho que a gente vai tendo forças pra seguir sempre em frente!
    beijão Luma
    Uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  45. Feliz Páscoa Luma! '
    Que texto mais inteligente, escreves de um modo muito poético:

    "Refugiou-se no monte das oliveiras e tristonho previu sua morte e renascimento."

    Que aja um renascimento real para todos, eu peço especialmente pelo pensamento de nossa sociedade humana atual!

    Beijos de Luz!

    ResponderExcluir
  46. gostei de tudo, e dos bombons é claro, tb são meus prediletos. boa semana

    ResponderExcluir
  47. Feliz Páscoa e q Cristo possa continuar vivo e presente em sua vida.
    Fiz um balanço geral das férias. Confira. Bjs e fik c Deus.

    ResponderExcluir
  48. Não digo que ele se meteu numa fria, se isso não tivesse acontecido onde estaríamos agora? Já era previsto que isso acontecesse para que pudéssemos ter a chance da salvação, ele fez isso por nós. Só creríamos em alguém que tivesse sofrido até a morte, como ele sofreu.Sou grata ao amor doado sem pedir nada em troca, e ele ressuscitou, não está mais morto, mas sim vivo, sentado à Direito do Deus-Pai.

    Feliz Páscoa :)

    ResponderExcluir
  49. Eu sempre desejo feliz pascoa, natal etc a todos os amigos cristaos ou que tenham um determinado festival em uma determinada data. Acho que isso sim representa a uniao dos povos, ja que eu aceito que, mesmo nao sendo um dia festivo pra mim, seja pros demais. E isso e muito bacana, porque sempre me desejam quando os festivais sao daqui ou da minha familia :-)

    Mesmo assim, como Chanuka, que os judeus dizem ser uma festa coletiva, mas que nao e porque a data so faz sentido dentro da fe judaica, a Pascoa nao e um festival coletivo, e sim cristao.

    bjx

    RF

    ResponderExcluir
  50. É Páscoa!Cristo ressucitado onde renovamos sempre nossas ações e nossos corações...Repaginar e enfeitar nossa casinha partilhando o que temos de melhor em nós...Beijo

    ResponderExcluir
  51. Luma
    que jeito gostoso e bonito de celebrar o novo....

    as crianças são espetaculares, são espontaneas né.

    Jesus entrou mesmo numa fria.

    rs

    ah... que coisinha mais cute a cestinha que ganhou. amei.
    beijos, afago e carinho procê.

    ResponderExcluir
  52. Luma, que graça de presentes e bacana a tradição.
    Eu aceito o bombom (dos meus favoritos também). Por aqui nao teve muito chocolate nao, mas muita alegria e boas risadas com meus pequenos sobrinhos.
    Mas ganhei algo fofo: Ovos cozidos e pintadinhos, todo decorado. Coisa fofa que deixou a tia babona aqui com lágrimas nos olhos. Vou postar uma foto depois
    Beijos

    ResponderExcluir
  53. Pelo jeito, a tua pascoa foi muito boa, mas com este "entrar em um fria" ele salvou a todos (pelo menos acredito neste sacrificio)...

    Fique com Deus, menina Luma Rosa.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor