Bookcrossing & tals.

Bookcrossing Blogueiro
No início do mês de Novembro do ano passado, os blogueiros participantes (Veja lista) do Bookcrossing Blogueiro, saíram às ruas e "libertaram" seus livros em locais públicos. Era para ser uma única edição, porém o sucesso foi tanto, que através de uma enquete, foi decidida uma segunda edição, que talvez siga adiante conforme a manifestação do interesse dos participantes.

Programamos a 2ª Edição do Bookcrossing Blogueiro para o dia 08 de Abril de 2011 - Veja a chamada completa:

"A ideia é simples: escolher um livro, colocar um bilhete dentro informando que aquele livro foi esquecido de propósito e que aquele que o achar, ao acabar de lê-lo pode fazer o mesmo: esquecê-lo novamente. E deixar o livro em algum lugar: banco de praça, ônibus, shopping, enfim vale a imaginação de cada um. O importante mesmo é esquecermos um livro que gostemos, cujo conteúdo possa interessar a uma outra pessoa, e, assim fazer com que o hábito da leitura seja levado a mais pessoas que muitas vezes não tem condição financeira de adquirir um livro"

A proposta é libertar um livro que esteja preso na poeira da sua estante e depois fazer um lançamento em um lugar que ele possa ser encontrado por outra pessoa - deixando um bilhetinho para quem encontrar indicando que aquele livro não está perdido - se você quiser saber por onde seu livro vai viajar, faça uma inscrição no Bookcrossing e pegue o número de rastreamento (BCID) para inserir junto com o bilhete.

Leve o banner ao lado e ajude a divulgar a 2ª Edição do Bookcrossing Blogueiro! Chame seus amigos, leitores e bloggers para juntar-se a nós nessa empreitada de interação entre os blogues e incentivo à leitura.

Lembre-se que deixar um livro fechado é o mesmo que fechar os pensamentos. Não deixe que histórias, reflexões, conhecimentos, entre outras coisas, se enclausure! Vamos ajudar no desenvolvimento do coletivo - onde cada um, com seu crescimento individual, possa contribuir com mais "raciocínio" para a construção de uma sociedade mais justa! - "Um país se faz com homens e livros", disse Monteiro Lobato e não é assim? Dê chance para que outras pessoas possam ler este livro que junta traças em sua estante!

Cada um poderá participar da maneira que quiser, fotografando o livro ou não; mas é certo que gostaríamos de saber como foi a sua experiência de libertar um livro, se chegou a ver quem o resgatou, qual livro escolheu e porque o fez... enfim, assunto não falta para nós blogueiros! (rs*) Se ficar com "dó" do livro, compre um livro no sebo e liberte-o! Ajude a incentivar o hábito da leitura.

Farei uma lista de participação, na postagem da minha participação da 2ª edição do Bookcrossing Blogueiro - se ainda não entendeu como libertar seus livros, assista a reportagem do Bom Dia SP/TV com participação da Casa das Rosas.

The Bob'sOs blogues brasileiros "Lost in Japan" e "A Vida como a Vida quer" concorrem ao The Bob's - Deutsche Welle Blog Awards em sua 7ª edição, nas categorias "Best Use of Technology for Social Good" (Melhor Utilização de Tecnologia para o bem social) e "Best Blog Portuguese" (Melhor Blog Português), respectivamente.

Lógico que existem outros blogues de língua portuguesa concorrendo, mas os blogues acima foram os escolhidos pelo "Luz de Luma" e sabe por quê? - São os melhores!!


Para votar é bastante simples!
  1. Acesse o endereço de votação: http://thebobs.dw-world.de/en/nomination
  2. Clique em "facebook" ou "twitter" para logar em uma das ferramentas
  3. Selecione a categoria (In the category) e na frente (I vote for) o nome do blogue
    - Best Use of Technology for Social Good --> Lost in Japan --> Vote
    Depois de finalizado o primeiro voto, repita as etapas e vote no melhor blogue português:
    - Best Blog Portuguese --> A Vida como a Vida quer -- > Vote
  • Você pode votar em todas as categorias, uma vez a cada 24hs. Se o sistema estiver fechado é porque ainda não foram completadas as 24hs.
  • A votação encerra no dia 11 de Abril.
Até lá moçada, pau na máquina!! Vamos prestigiar a blogosfera brasileira!! Os vencedores receberão os prêmios no Deutsche Welle Global Media Forum, em 20 de junho de 2011, em Bonn - Durante uma conferência de três dias e dentro do tema "Direitos Humanos e Globalização – Um Desafio para a Mídia".

Na pré-seleção, a Deutsche Welle acatou indicações pelo twitter e facebook de blogues e plataformas de vídeo com enfoque nos Direitos Humanos, liberdade de expressão, educação, saúde e em parceria com o "Prêmio Repórteres sem Fronteiras", indicam também a melhor campanha de ativismo social. Em paralelo, os melhores blogues do mundo em 11 línguas, foram escolhidos independentemente do tema. Rosana Hermann, vencedora na categoria Melhor Blogue em Português em 2008 integra o júri internacional.

Blog do BazarFoi lançada uma nova campanha solidária pelo "Blog Solidário" com arrecadação destinada a Páscoa das crianças e ao Dia das mães dos desabrigados pelas chuvas na região serrana do Rio de Janeiro.

A chuva passou, mas o "poder público", ainda não retirou as famílias dos abrigos e enquanto esta situação permanecer, as doações precisam continuar.

A Rifa solidária é abastecida pelas blogueiras artesãs que através de doações permitem que haja a compra de números sorteados - A soma do dinheiro arrecadado é destinado a compra de material para ser enviado aos desabrigados. Você contribui e ainda ganha prêmios. Seja solidário!

@Horadoplaneta, não sabe o que é? Se liga ou melhor, a partir das 20:30 do Sábado apague as luzes por um mundo melhor. Demonstre sua preocupação com o futuro. Você não sabe o que fará durante uma hora sem energia? Aceite sugestões.

Você que aderiu a campanha, me conte o que fará. Estou disposta a montar um plano... mas por favor, não apoie a burrice alheia que não entende que devemos somar atitudes para fazer diferença. Em um mundo globalizado, uma hora que o mundo economiza de energia é economia de muitas outras coisas. Multiplique ações positivas, a hora do planeta pode ser o começo de muitas outras ações: Faça a sua parte!

Beth Lilás e Margarida Lolipop

27 comentários :

  1. Oi Luma!

    Tô super dentro da "perdição de livros" rs... louca pra largar mais um exemplar por aí.

    Adoro essa ideia!

    E Mauj e Blog Solidário é sem comentários, né? Tudo de ótimo!

    Bjos.

    Clau

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luma.
    Não conhecia essa atividade de "perdição" de livros. Achei uma idéia ótima. Estou nessa!
    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Há algum tempo atrás eu li sobre essa idéia e fiquei pensando em colocar uns livros espalhados pela cidade, mas até agora não fiz...
    Acho a idéia excelente !

    Já votei no Alexandre !

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Luma,

    Desde logo após a primeira edição que venho pensando nos livros que libertaria da próxima vez, rs. Foi muito bom participar no ano passado, e estou muito feliz de poder participar novamente.

    Grande beijo, e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Acho bela essa idéia de perder livros Luma!
    Quero e vou participar...
    Os outros recados foram anotados e conferidos!
    E amanhã vamos apagar a luz!!!Yes! Party!!!!
    Beijo grande
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  6. Adorei esquecer o livro e estou na segunda também.
    Xeros

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Luma!

    Como sempre recheio de primeira, cheio de boas informações. Participei da primeira edição do "The Book...", gostei muito! Este ano vou selecionar 2 livros p/ 2 lugares diferentes... E vou colocar um marcador da Jubiart feito de semente, para ninguém se perder na leitura hahahahaahah.

    Bella, queria pedir sua autorização para copiar o logo THE BOBS e o texto informativo com os critérios do mesmo para postar lá no meu buscapé... Apesar de ter pouca audiência, queria divulgar, o nosso amigo Mauj merece, sendo que euzinha estou limitada, na tenho Face e nem twiter (olha a frustação!) p/ poder votar.

    Sempre que posso participo das ações do Blog Solidário da nossa Amiga Luci e Elaine, pessoas e mais pessoas que fazem a diferença. Os nossos gestores públicos deveriam se espelhar nos gestores japoneses que em duas semanas já recuperaram as principais vias de acesso no Japão, é um belo exemplo a ser seguido...

    Luma um fim de semana relax p/ você.

    Beijooooooooo

    ResponderExcluir
  8. Luma querida, vamos ao check list:

    |Já levei o selo bookcrossing para os meus blogs;

    Já peguei meus numeros na rifa solidária;

    "Roubei" sua imagem de divulgação dos queridos Sam e Alexandre e levei como selo para os blogs.

    Apagarei as luzes amanhã também.


    Beijos e bom fds

    ResponderExcluir
  9. É uma boa estratégia pra se divulgar a cultura de ler, coisa pra poucos nesse país, não é so querer justificar com livros caros, é o povo mesmo que não gosta de ler, é interessante essa maneira de espalhar uma corrente super positiva.

    ResponderExcluir
  10. Grata Bella!

    As meninas merecem esses carinhos...

    Beijoooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  11. Luma, obrigada mais uma vez por ter dado essa ideia e por ajudar a divulgá-la.
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  12. Luma, as meninas aniversariantes merecem todo o nosso carinho. Parabéns para elas!

    Não deixei um livro por aí na outra data, mas vou ver se o faço em abril.
    Na mudança, separei várias caixas (3, precisamente) e vou doá-los aos Vicentinos, bem atuantes aqui em BH.

    Votei no Alexandre na 5a feira e agora tento mas não consigo. Mas ainda dá tempo, continuarei tentando. Ele merece.
    Beijo e bom domingo!

    ResponderExcluir
  13. Adorei está ideia, como sou nova no pedaço, desconheço algumas coisas, mas vou tentar fazer,sobre o planeta com certeza fiz e deixei todos apavorados aqui em casa, mas curtiram muito...beijo

    ResponderExcluir
  14. Luma, tô levando o selo, participei na primeira e com certeza estarei na segunda. Fiz um post especial sobre os japoneses e o Japão,dediquei ao Alê e incentivei os votos.
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir
  15. Essa iniciativa do livro é belíssima, cheguei a arrepiar-me enquanto lia!
    Ontem também deixamos a nossa casa no escuro e sem aparelhos ligados!
    Também ja' votei no Lost in Japan pelo facebook do meu marido (pois nao tenho)!
    Um abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  16. Gostei das campanhas, vou tentar aderir à todas, pelo menos a do livro já está garantida. Levando os selinhos e votar nos blogs :)

    bjss

    ResponderExcluir
  17. Obaaaaaaaaaaaa!!!!

    Dia 08 de abril vou esquecer outro livro!!! \o/\o/\o/

    Ontem, aqui em casa, todos participamos da hora do planeta. Nada ligado, rs...

    Beijos Lu e até dia 08!!^^

    ResponderExcluir
  18. eita, qta informação...

    eu quero fazer bookcrossing..mas pra isso preciso ler os vários q comprei e não li ainda, pra poder trocá-los e ler os outros q virão...

    não fiz a hora do planeta :/

    Uma ótima semana para você!!!

    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  19. Oi Luma... Que bom que o pessoal se engajou nesta segunda edição. Eu tenho doado alguns para um biblioteca aqui da cidade, mas que tem este espírito. Dou o maior apoio! Obrigada por me inteirar das ações blogosféricas, temos mais que apoiar nossos compatriotas. Um beijo procê e parabéns por ser esta pessoa tão ligada que é. Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Por aqui "perder" os livros já é hábito.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  21. Luma,

    Vim retribuir a sua visita e encontrei aqui muita coisa interessante.
    Esse ideia de esquecer um livro é sensacional.
    Eu ainda não sigo o Alexandre, mas conheço o blog dele e vou votar, ele merece, tem feito um trabalho muito bonito aqui na blogosfera.
    Volto com mais tempo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  22. Ahhhhh da outra vez não tinha conseguido participar, vou ver se dessa eu consigo, beijo, beijo! ;)
    Achei essa ideia de esquecer um livro sensacional! She

    ResponderExcluir
  23. Lumaaaaaaaaa!

    Eu venho lhe fazer um convite para receber um premio e divulgar;

    http://masquerade-sissym-blog.blogspot.com/2011/03/stylish-blogger-award-premio.html

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Este ano vou participar desta edição também. Conte comigo.

    ResponderExcluir
  25. Luma, sou nova aqui no seu cantinho e já estou encantada. Esqueci o meu livro em um banco do shopping. O livro foi "As mentiras que os homens contam" de Luís Fernando Veríssimo - são crônicas do autor sobre o tema. O livro tem uma linguagem fácil e é muito bem humorado. Farei uma postagem contando como foi. Devo publicar amanhã. Se quiser conferir dê uma passadinha lá no meu espaço. Adorei a idéia e conte comigo para as próximas edições também. Bjos.

    Endereço: http://sensacoesdeumacadeirnte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Luma,

    Eu já havia comentado que gostaria de participar do "BookCrossing". Levei o selinho com o link do blog indicado, mas ele não está ativo.
    Gostaria de saber se haverá outro encontro em Novembro. Sei que está cedo, mas é que preciso enviar pelo correio, já que so vou ao Brasil em Dezembro.
    Penso em participar por aqui também.
    Tenha um lindo dia.

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor