Armadilhas do Mundo Diet

Café da Manhã, casa da mama

No verão, passar à base de saladinhas, filés grelhados e legumes cozidos até que não é sacrifício. Mas quando a temperatura começa a esfriar dá aquela carência de doces, tortas, assados, cozidos, bolos e outras guloseimas terrivelmente calóricas.

Para balancear essas caloriazinhas extras, muita gente passa a consumir apenas produtos que tragam o selo "diet" na embalagem. Mas antes de mudar toda a sua dieta é melhor conhecer bem o que significa "Diet", e que tipo de influência estes produtos podem ter sobre a sua alimentação.

Os produtos "Diet" são aqueles que não têm as calorias do açúcar. Só isso. Podem ser ótimos para quem tem problemas de saúde, como diabéticos ou pessoas com altas taxas de colesterol. Mas os alimentos "Diet" em geral, continuam trazendo carboidratos, proteínas e gorduras, mistura letal para quem quer emagrecer ou mesmo manter a cinturinha de pilão.

"Light" são alimentos que apresentam níveis mais baixos de ingredientes que engordam. Estes alimentos em geral têm a mesma composição dos seus correspondentes "normais", mas com menos calorias. É preciso cuidado, no entanto, para conferir se a diferença entre o produto "light" e o "normal" é realmente significativa. Em geral considera-se que 35% de redução é um nível aceitável. Do contrário estará gastando dinheiro à toa, já que os produtos "light" são mais caros que os "normais". E a cinturinha continuará a crescer.

Muita gente adota substitutos do açúcar para não perder o gostinho doce de sucos e bebidas em geral. Existem vários tipos de adoçantes, cada um com características específicas. A mais antiga é a sacarina, que não tem calorias mas deixa um gosto amargo na boca. O ciclamato é o adoçante mais comum em refrigerantes e sorvetes, a frutose tem o mesmo teor calórico do açúcar (apesar de mais doce) e o aspartame é um dos mais poderosos adoçantes à disposição no mercado.

Fazem mal para a saúde? A frutose é a única isenta de vilania. Os outros devem ser ingeridos dentro da dosagem permitida pela Organização Mundial de Saúde, mas devemos usar da nossa consciência para refletir sobre a necessidade de mudar o gosto natural dos alimentos. Um copo de suco de laranja não precisa ser adoçado - mas pense, suco de laranja mesmo sem açúcar, tem quase que as mesmas calorias que a mesma quantidade de Coca-Cola.

A dose diária máxima recomendada pela Organização Mundial de Saúde, possui uma variação de acordo com o tipo de adoçante, a quantidade de adoçante presente em cada alimento e também o peso do consumidor.
Sugestões de leitura:
Menu almoço, casa da mama
Diante do exposto, sabendo que a maioria que frequenta o "Luz de Luma" é ajuizada, sigo cumprindo a promessa de passar as receitas do menu do almoço, a que me referi na postagem "Pergunte ao Pó".

Para não deixar a postagem imensa e pensando na praticidade que é imprimir e colar no caderno de receitas ou até no mesmo blogue, pois sei que muitos fazem dos blogues arquivos de receita, resolvi confeccionar fichas - clique na imagem acima para serem levados à elas!

Bon appétit!

29 comentários :

  1. è estranho mesmo...Minhas filkhas fazem cada "troca" que me espanta...

    Já fiz loucuras também ,mas hoje só tento fazer o mais sensato: como o que tenho vontade,srsr...


    Um beijo,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Luma, eu sempre digo, não importa o que se come, mas sim importa mais a QUANTIDADE do que vc come. Alias nosso corpo precisa de todos os nutrientes e isso vai : gordura, proteinas, carboidratos, vitaminas e minerais. O segredo, tanto para emagrecer qto pra se manter magro é ter moderação em tudo.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:28

    Querida Luma,
    Esse assunto é superrr importante. O uso do adoçante do qual ainda nao consegui abrir mao. Vou ver por esses links que vc colocou como dosar isso melhor.
    A unica dieta que realmente me parece sem defeitos e cuja quantidade é ilimitada, é a macrobiotica. Mas, se for feita com produtos orgsnicos. Ja conheci gente que morreu por excesso de metais venenosos no organismo por causa dos pesticidas e tal.
    Enfim o cuidade tem que ser muito grande, mas depois a gente se habitua. Eu ainda estou aprendendo. Obrigada pelas dicas. E ADOREI A BORBOLETINHA!!!! Que linda!!! Muito obrigada por ela tb! Beijos querida!
    Cam

    ResponderExcluir
  4. Oi querida
    Nunca usei adoçantes, sempre tive "um pé atrás" com esses produtos!
    Um abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  5. hmmmm.... aiaiai, isso me lembra que preciso urgeeeeeeeente adotar uma vida mais light, rsrsrsrs...

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  6. Na verdade o aspartame não deveria ser usado nunca, ele é mais do que um veneno. Usei por muito tempo até saber os reais efeitos de seu uso.

    bjs!

    ResponderExcluir
  7. temos certeza que o problema será resolvido, seja ele de que tamanho for. temos fé e força. agradeço as palavras e a visita. boa semana

    ResponderExcluir
  8. Luma...estou grávida e a única restrição alimentar que minha médica passou é: Nada light ou diet.
    Ela disse que a química nestes produtos é tão mais poderosa, que o "filtro" da placenta não é capaz de impedir.Imagina com outros órgãos nossos também?!

    To longe disto...para baby e para a mom ;)

    ResponderExcluir
  9. Oi Luma

    Sempre fui magricela e comia de tudo.
    Há 5 anos comecei a ganhar peso assustadoramente e só fechando a boca estou conseguindo perder peso.
    Além de adotar a hidroginástica, pois estava sem fazer nada.
    Produtos light e diet são pura enganação.
    Excelentes dicas.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  10. Mas me diz, como vou diminui a cintura com esse folhado? Ai ai
    Rs. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Luma:
    Este é um problema que nunca sei se estou fazendo certo mas que você descreveu perfeitamente.

    Boa semana!
    Anny.

    ResponderExcluir
  12. Luma, o ideal seria comer tudo natural, mas a sociedade moderna "comercializa solução" para tudo...

    Fiquei com água na boca das suas receitas, na próxima completando, pode indicar o vinho, aí vou passar mal kkkkkk.

    Beijooooooooooooo

    ResponderExcluir
  13. Eu abri mão do sal, açúcar, gordura(s), muita carne vermelha há tanto tempo, que já não me fazem mais falta. Mas sem radicalismo, quando quero algo doce, como um pedaço de goiabada, um docinho, sem nenhuma crise, risos.

    ResponderExcluir
  14. Oi Luma,
    Ótimo post! Eu costumo verifiar as calorias dos diets e lights, pois muitos deles tê as mesmas, ou qse as mesmas calorias que os normais, principalmente os chocolates.
    Bjkas e uma semana maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  15. Confesso pra vc que já tem um tempinho que eu não uso o açúcar, nem o adoçante. Na realidade nunca gostei dos adoçantes, usava açúcar mascavo... Mas, teve um dia que parei mesmo com o açúcar, e quer saber? Uma delícia! rs... O chá, o café, o suco, parece que ficam bem mais leves!! Uma delícia!! rs...

    Beijos lindona e ótima semana!!^^

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Adorei a sua postagem.
    O seu blog é um máximo!

    Xeirinho#

    www.lojazart.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Sobre os refrigerentes light, deve se ter um cuidado com quem tem pressão alta, pois contém mais vezes sal...bjo

    ResponderExcluir
  18. Oi Luma!

    Já me preocupei tanto com essa coisa de calorias! Ficava lendo nas embalagens e somando as calorias que eu comia, fazia isso com todos os alimentos. Entrei numa loucura tão grande, você não imagina.
    Hoje em dia como o que me dá na telha. Não ligo mais... Abandonei essa coisa de emagrecer e ser magra a qualquer custo, não vale a pena. Uma preocupação a menos.

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  19. Oi Luma,
    já resolvi meu probleminha informático lá no PPP. Não era link contaminado, não.
    Segundo o forum do blogspot, era problema geral mas deu para resolver utilizando outro browser: troquei o Internet Explorer por Mozilla Firefox.

    Quanto aos produtos diet. Não utilizo. Prefiro ir habituando meu organismo a algumas privações, como por ex: não colocar açucar no chá, substituir sal por ervas aromáticas, diminuir quantidade de açúcar em bolos e sobremesas...

    Tudo é questão de habito. No momento já não tolero nem confecções salgadas nem excessivamente doces ou gordurosas. Gosto mais de neuralidade de sabores e muito paladar original.

    Beijinhos,
    Rute

    ResponderExcluir
  20. luma
    eu não sei comer nada dit nem lte..
    Eu era muito magrinha não comia nada. Hoje depois da menopausa como exageradamente e vou engordando mas fazer o que?

    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  21. Tudo o que é bom é ilegal, imoral ou engorda...já ouvi isto em algum lugar.
    Não uso nem desuso, sou pelas medidas certas nem muito nem pouco...
    Texto esclarecedor Luma

    Beijo

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Eu não sou adepta de adoçantes, mas procuro não abusar de produtos muito açucarados.

    Mas, vim aqui para lhe agradecer a gentileza de seu cartão lindo e suas palavras carinhosas.
    Muito obrigada mesmo!

    Beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  23. Anônimo14:52

    Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo14:54

    É muito comum as pessoas confundirem diet com light, mas não deveria. Nesse assunto a ignorância pode literalmente pesar rs..
    Beijo na alma, Luma!

    ResponderExcluir
  25. Oi Luma!!
    Muito legal teu post,vai esclarecer duvida de muita gente.
    Eu sigo uma dieta restrita, devido a um problema de saude que tenho. Mas graças a ela,nao me preocupo com o peso, pois ela me mantem super bem. No meu caso,adoro comer, mas nao exagero nas quantidades e malho umas 3 vezes por semana!
    Fiquei com agua na boca com essas receitas!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo16:21

    Querida Amiga,
    Preciso de tua ajuda. Nao estou conseguindo postar( explico dps, nao aparece o lugar de postar,vc ia colocar um contador oculto, mas ta oculto pra mim tb hehehe. E nao se mexer em nada daquilo la. Fora que seu link sumiu e apreceu um "ZAMBIA meu lugar..." nao conheço. So se o teu mudou de nome!!!
    Bjos e heeeeeelp!
    Cam

    ResponderExcluir
  27. Luma, bom lembrar as pessoas sobre essas diferenças, pq podemos achar que estamos fazendo uma dieta equilibrada, correta, mas não.

    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Olá, querida Luma
    Estive 7 dias na roça... imagine que nem um nem outro...
    Agora, a correr pelo prejuízo...
    Obrigada pelas sugetões quanto ao problema do meu Blog,vamos tentar resolver isso o mais breve possível... Não vejo como intromissão de forma alguma e sim muita generosidade da sua parte em ajudar aos amigos...
    Uma semana fora e parece que tudo se acumula... depois tudo voltará ao normal...
    Bjs de paz e excelente semana.

    ResponderExcluir
  29. Oi Luma querida :)
    Concordo com a Ridy, o aspartame é um veneno. Antes eu usava adoçantes diariamente, e só bebia refrigerantes diet ou light, mas agora não. Prefiro sucos, refrescos e principalmente água. Se tiver que beber uma coca-cola, bebo uma normal mesmo. Sem culpa.
    Quanto a frutose, é tudo de bom porque é açucar de frutos, e embora tenha as mesmas calorias que a sacarose, é mais doce, logo se você usa duas colheres de açucar comum, se usar frutose só vai precisar de uma, então já é uma ajudinha e sem prejuízo nenhum para a saúde.
    Aqui em casa, só compro frutose.
    Parabéns pelo post. É bom alertar as pessoas para certos perigos que muitas vezes correm sem saber.
    Beijos meus.
    Angel.

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor