Saudável e feliz


É garantido que de todas as resoluções de final de ano, emagrecer esteja entre o desejo da maioria, até mesmo dos "magrinhos" que extrapolaram nas festas de final de ano e férias - como todos estão cheios de energia acumulada e esperando por motivações para seguir em frente com a reeducação alimentar e adoção ou retorno aos bons hábitos para ter um estilo de vida mais saudável, nas próximas semanas, todas as segundas-feiras o blogue da "Dieta Coletiva", reúne blogueiros interessados em manter a forma ou emagrecer. Você pode participar lendo os textos dos participantes expostos na coluna lateral ou se preferir postar; repassando sua experiência ou contando como mantém sua forma, basta seguir o blogue que o seu link será adicionado na lateral do blogue.

A blogagem não tem por finalidade substituir os aconselhamentos médicos e queremos incentivar que você cuide de sua saúde, procurando um bom profissional que possa fazer uma avaliação, saber os motivos do seu ganho de peso e depois deste primeiro passo, trocar figurinhas conosco. A blogagem não serve apenas a quem está acima do peso, mas aqueles que querem se prevenir ou adotar um estilo de vida saudável.

Se o primeiro passo é procurar um médico, quando você o fizer, ele vai procurar saber se você corre risco de ter problemas comuns de quem está acima do peso, como doenças do coração e diabetes tipo 2, conhecerá o seu risco "cardiometabólico" e os fatores de riscos à ele agregados, como os genéticos - reveja se possui parentes próximos que tiveram problemas cardíacos em idades prematura como infarto do miocárdio - e os indiretos: sedentarismo, obesidade, níveis de colesterol, glicose, pressão arterial e por fim, o fumo.

Não queira emagrecer abruptamente! Não acredite em dietas milagrosas! Quem faz dieta, conhece bem o efeito "sanfona". O nosso organismo tende a "gostar" de um peso e querer retornar a ele sempre! Basta relaxar um pouco que o nosso cérebro trabalha para "reconquistar" aquele peso que para ele é o ideal. A reeducação alimentar é uma escolha de estilo de vida.

Não é somente o seu cérebro que procura se adaptar com as mudanças, mas você não conseguirá se adaptar, se elas forem muito drásticas. À longo prazo, pequenas atitudes são mais eficazes e neste quesito, um dos itens fundamentais são as listas de compras de alimentos. Se você faz as compras de casa será muito mais fácil o controle dos produtos disponíveis dentro da sua casa e que tal, aproveitar este momento para mudar os hábitos alimentares de toda a família?

Na minha rua tinha uma família de gordinhos, agora sou vizinha de ex-gordinhos! A família veio para Cabo Frio atrás de qualidade de vida e em pouco tempo conseguiram mudar o visual da família toda - enquanto as crianças vão para a escola, os pais praticam hidroginástica na praia, tai chi chuan e ioga na praça de turismo... exercícios ao ar livre com acompanhamento de profissionais e patrocinados pela prefeitura local. Pais conscientes não apresentam opções precárias de vida para seus filhos. Os filhos do casal, por influência dos pais, também retornaram à velha infância e os aparelhos eletrônicos permanecem desplugaram por mais tempo.

Que tal cobrar da prefeitura de sua cidade atitudes saudáveis para beneficiar a saúde pública? Veja na lateral deste blogue o meu desejo de iniciar o movimento: "Ciclovia - dando vida ao asfalto" e também o "Movimento pró Ciclovia".

Mas enquanto o seu lobo não vem, comece a mudar seus hábitos sem passar fome. Autoavalie o perfil da sua geladeira e despensa - verduras, frutas e legumes ou produtos manufaturados? Grãos naturais ou produtos industrializados?

Não compre biscoitos ou doces. Quando sentir vontade de comer açúcar, coma fruta! Não tendo tentações em casa, você não colocará em risco o seu novo estilo de vida.

Que tal usar um pedômetro? Com ele você poderá contar o seu número de passos, as calorias queimadas, batimentos cardíacos e saberá comprovadamente se é sedentário ou não. Se o resultado mostrar que ainda não alcançou os valores ideais, adote medidas simples, como não usar o elevador ou controle remoto.

Se você gosta de vídeo games, que tal manter um jogo que venha com pedômetro embutido? As opções de pedômetro embutido já estão presentes em vários objetos, até mesmo nos celulares. Enfim... para não ser considerado sedentário, você tem que dar 10 mil passos por dia e não se assuste, isto não é muito! Quem passa o dia sentando alcança a meta de 3 mil passos molinho e conseguindo 5 mil, já passa para o estágio de pouco ativo e vá aumentando gradativamente - A falta de tempo não é desculpa, pois com 20 minutos de caminhada, você consegue alcançar os 10 mil passos. Este aparelhinho será o seu anjo da guarda, te incentivando a caminhar e tomar consciência da sua atividade física, mesmo dentro de casa.

O exercício físico além de ajudar a nossa fisiologia, ajuda a melhorar o nosso estado psicológico, nos deixando mais calmos, bem-humorados e é indicado também para quem tem tendências a se deprimir, controlando assim o estresse diário. Temos que nos fortalecer para enfrentarmos a vida, as crises, os problemas profissionais, pessoais, políticos...

Procure por uma atividade que lhe dê prazer, que diminua as tensões e procure estabelecer metas alcançáveis e as aumente periodicamente. O psiquiatra americano George E. Vaillant, da Faculdade de Medicina de Harvard, especialista em psicologia positiva, em seu livro "Aging Well: Surprising Guideposts to a Happier Life from the Landmark Harvard Study of Adult Development", escreveu: "A importância das emoções na longevidade e na saúde é mais poderosa do que fatores meramente fisiológicos".

A capacidade para ser feliz, depende exclusivamente de alimentar-se de pensamentos positivos e para isso, alimente-se também de atividades prazeirosas. A partir do momento que você adotar uma dieta que ache ruim, o desprazer lhe trará infelicidade, insatisfação e desmotivação para alcançar o seu objetivo. E note se você anda procurando por isolamento, fugindo do convívio social por se sentir "gorda" ou de mal consigo, está não é uma atitude ideal, ela irá influenciar na sua longevidade e apenas indica que você não está saudável, que a sua saúde não anda bem!

“Nunca tenha medo da opinião das pessoas - é a maior prisão do mundo. Se você não tiver medo das opiniões dos outros, você é livre! Apenas olhe para a sua própria natureza e tudo que é alegre virá com ela. Esta é a sua responsabilidade. Você não tem que responder para mais ninguém, apenas para Deus. E Deus ficará feliz em aceitá-lo de volta como uma criança… aceitá-lo como Ele o enviou para cá: limpo, puro, inocente outra vez.”(Osho)

Se dê "Bom dia" todos os dias!! Sinta-se bem!

23 comentários :

  1. Excelente post, muito cuidadoso, nada especulativo. Emagrecer é sempre muito difícil. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Para mim, esta marca de 10 mil passos parecia ser coisa de atetla, pois acabei colocando na mente que uma passo era um metro...

    Fique com Deus, menina Luma Rosa.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Para quem quer qualidade de vida, a alimentação é a primeira coisa a ser revisada, enfim, nós somos o que comemos.
    Gosto muito dos seus textos.
    Tem selinhos para vc no blog, acho que o que é bom deve ser reconhecido.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Luma,

    Cada dia mais cuido da minha alimentação e dos "meus pensamentos", rsrs. Mas os exercícios ainda nao consegui começar: sempre chove nos horários que posso caminhar (antes das 07:00h da manhã ou após ás 20:30h) ou fico com preguiça, enfim, um saco, porque sei que cabe a mim ter responsabiolidade sobre meu corpo / saude e a mais ninguém.
    Pra piorar, sem exercícios fico com um mau humor do cão.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. De férias, mas hoje dedicando um tempo para visitar os blogs amigos. Refletindo sobre o que escreveu e linkando a outras situações, confirmo a idéia de que somos tão fortemente marcados por nossos pensamentos. Atraímos com nossas energias situações que nos aterroriza. Penso que o paradigma para o emagrecimento ou qualquer outra meta é focarmos em nossos objetivos e redefinirmos o que pode ser melhor para nós mesmo e partirmos para ação e se o objetivo é emagracer a reeducaçao alimentar é a basealiando-se a vida não sedentária.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Preciso procurar uma atividade que me der prazer, detesto exercícios físicos.

    Ótimo texto Luma


    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  7. Uma dieta pobre em carboidratos normalmente trás resultados rápidos, pois ela é fonte de energia e na falta, nosso organismo procura as gorduras para queimar.

    E ouvi um dia desses, na BandNewsFM que subir 3 lances de escada, equivale a uma caminhada de 30 minutos e não demora mais que 5'

    Segunda feira, dia nacional da dieta, vamos nessa!

    Boa semana

    bj

    ResponderExcluir
  8. querida, que post maravilhoso. adorei. li, reli!

    :-)

    ResponderExcluir
  9. Luma querida, eu fazia academia e caminhadas antes do tombo, agora tá difícil. O calorão úmido da nossa cidade desanima a gente a fazer qualquer coisa.
    Vou dar uma olhada no blog que indicaste pra ver se me animo.
    Valeu, cosquirídia.Bjim

    ResponderExcluir
  10. Olá, Luma!
    Excelente trabalho, de facto! Emagrecer, apesar de ser quase sempre bom, não é fácil, não. Contudo, olhar pela saúde, é obrigação de cada um de nós.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  11. Acho que aqui em São Paulo vai demorar bastante para ter ciclovias. O projeto está engatinhando, mas quem sabe amanhã. Mas o bom é que os ciclistas estão conquistando espaço em meio aos carros que estão mais cordais. Alguns. Mas eu acho que a questão de ser gordo ou não vai além do aspecto físico e sinceramente acho que não há dieta capaz de resolver a questão. Acho que o que se precia mesmo é usar mais e consumir menos. rs
    Bacio

    ResponderExcluir
  12. Luma eu amei este post.
    Você me tirou um peso das costas pois estou com problemas para emagrecer e estou me sentindo um lixo.
    Preciso ler mais vezes este texto.
    Obrigada.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  13. Gostei, gostei!!

    Caminhada, comidinhas leves, receitinhas, blogagens... adoorei!!!^^

    Confesso que estou meio preguiçosa, na verdade ocupada, estou precisando dos 3 mil passos iniciais... rs...
    Mas eu adoro pedalar, e eles reformaram a ciclovia da orla, está perfeito!!^^

    Deixa de preguiça, Suzana!! rsrs...

    Beijos e beijos Luma!^^

    Boa semana!!^^

    ResponderExcluir
  14. Luma,

    meu problema é ganhar peso: já tentei de tudo, mas desisti quando a nutricionista abriu a boca para dizer : faça academia. Estou protelando a decisão. Melhor assim.

    ResponderExcluir
  15. Luma fui magra a vida inteira. Por causa de um problema de tireoide engordei, é muito difícil perder peso, tem que ter muita disciplina, não ter pressa.

    Eu todos os dias quando acordo vou na frente do espelho e me dou bom dia.

    ResponderExcluir
  16. Perfeito!
    Graças a Deus eu sou magrinha e sempre como mto bem obrigada!
    Beijos saltitantes
    Boa semana

    ResponderExcluir
  17. Luminha!
    Continuo no meu propósito junto com a blogagem da dieta coletiva, mas vivo me sabotando nos finais de semana, mas o que compensa é que durante a semana tenho me comportado melhor e faço sempre meus exercícios.
    adorei teu post!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  18. Olá minha inesquecível Luma, diz que você gostou do inesquecível, vai???
    Brincadeiras à parte Luma, nós eu marido meu, estamos em nova fase de nossas vidas. Filhos que se foram e não se dao luxo de nos dar notícias. Casa vazia, apenas cheia de recordações e mais recordações. Um olha para outro e diz:- "O QUÊ VAMOS FAZER DE NOSSAS VIDAS?"
    E descobrimos o quê fazer - CAMINNHAR - Não apenas para perder peso e ficarmos bonitões aos 50 e tralala. Longe disso, pois é muito complicado e cruel na nossa idade.
    Marido como você sabe é diabético, sua alimentação é contralada há mais de 15 anos. E o exercício fízico já faz parte de sua vida no mesmo tempo da descoberta de sua doença. Conviver com um diabético, me forçou também a acompanhar sua diéta, mas não sua perseverança nos exercícios. Mas com a falta dos meus filhos, como disse a casa vazia...resolvemos nos integrar em um grupo formado por ele(marido meu) e mais dois amigos em comum, que formaram aqui em Campinas um grupo que chama-se "Quem não anda desanda". Temos por lema não só a caminhada em si, mas a aproximação e a troca de informações, amizade, companheirismo, a fé, e vai por aí.
    Seu texto de hoje vêm de encontro com todos os nossos objetivos e nosso lema. No grupo incentivamos nossos amigos e companheiros a procurar médicos especialista em tudo, pois a idade entre nós é bem compatível. Ainda não estamos na faixa da terceira idade, mas como diz um dos integrantes do grupo, que é médico ortopedista, caminhamos para tal e nada melhor que prevenção (e água benta ) não faz mal a niguém.
    Como sempre minha sempre inesquecível amiga, seus textos são impecáveis e formativos, sempre nos trazendo bem estar.
    Venha conhecer nosso grupo aqui::..
    http://quemnaoandadesanda.blogspot.com/

    Estamos também no yahoogrpos.com.br
    com o mesmo nome "quemnaoandadesanda"

    Por favor nos sua valiosa e sempre gratificante opinião.

    Beijos meus!
    Vou conhecer o Dieta Coletiva, obrigada pela partilha!

    ResponderExcluir
  19. Bom o seu incentivo!!

    Sabe que a educação alimentar é algo mto dificil para os dias de hoje!

    Ainda mais com os produtos "prontos" que fazem da nossa alimentação um lixo! :(

    Quando se tem filhos a preocupação de fato se redobra! Eu q tenho uma de 6 anos me dá mto trabalho pra se alimentar e graças as frutas que ela adoraaa faz com que eu esteja sempre indo numa feira comprando frutas e legumes fresquinhos!

    Uma coisa inusitada é que a minha filhota n gosta de legumes cozidos... mas adora come-los crus! kkkk... é a minha coelhinha! Pede cenoura crua como se fosse fruta! Interessante, né?

    Rever o cardapio... atividades físicas que pelo menos seja uma boa caminhada... já faz uma diferença enorme na nossa saúde! Quando eu paro de andar por algum motivo... me sinto toda inchada... como se eu tivesse ficando doente! Mas é bem por ae mesmo! A gente adoece quando esquecemos de cuidar das funções principais do nosso corpo!

    Bjsss Luminha!
    Adoro seus incentivos!

    ResponderExcluir
  20. Anônimo16:27

    Aiiiiiiii como estou fora de tudo relacionado a blog o comentário estava aqui e não vi .. espero que o outro tenha saido :) bjs

    ResponderExcluir
  21. Luma, eu e a balança somos inimigas de anos! Não me peso, sei que stou uns 15 kg acima do peso.
    Minha família é de cardíacos (por parte de mãe, mas a minha está firme e fote, com 85 anos..).Diabetes também é comum. O colesterol é alto, mesmo com vida saudável. Dislipidemia. Só controla à base de remédio...
    Quer mais? rsrrs
    Com tudo isso, sou sedentária.
    Andar me tortura, porque tenho problemas nos 2 joelhos!
    Mas tudo tem jeito e é esse jeito que vou procurar, pois está passando da hora!
    Texto primoroso, como gosto de dizer!
    Bj

    ResponderExcluir
  22. Anônimo22:17

    Quando eu estava acima do peso, era fácil emagrecer. Nunca tive dificuldades em emagrecimentos. Porém, nunca quis emagrecer 10 quilos em um mês.

    Hoje, minha preocupação é outra. Tenho que ter o devido controle para não emagrecer muito. E, faz cinco meses que não consigo parar de emagrecer. Já sumiu nove quilos. E, talvez, tenha que tomar remédios para evitar o emagrecimento provocado pela diabete.

    Devemos estar sempre em equilibrio.

    ResponderExcluir
  23. Oi Luma querida!
    Uma boa dose de consciência faz bem para todos! A qualidade que queremos para nossa vida, começa com a qualidade que alimentamos nossa mente... Uma mente saudável reflete na vida - nossa e de nossos filhos.
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor