Tantos Caminhos...

Aconteceu no início desta semana a 1ª Edição do BookCrossing Blogueiro e proporcionou um encontro bacana entre os blogueiros amantes de livros (veja lista de participantes) ao promover a campanha: "Vamos esquecer um livro?", passei a dar-lhe o nome de "BookCrossing Blogueiro", por ter a campanha algumas características do movimento "BookCrossing", que corre no mundo todo.BookCrossing Blogueiro

Se você está chegando agora e não sabe do que se trata, leia a postagem anterior e participe!

Fiz um banner especial para os participantes e simpatizantes da 1ª Edição. Assim, os participantes ficarão mais atentos para as próximas edições e consequentemente ajudarão a espalhar visualmente a campanha pela websfera. Porque espalhar visualmente a campanha?

Na verdade, assim como existe lei que pega e lei que não pega neste Brasil varonil, pode-se dizer que existem movimentos dentro da blogosfera que pegam e outros que não pegam; Pegam quando as pessoas sabem exatamente qual a finalidade, encontram facilidade de informação, sentem-se familiarizadas com o que acontece e se beneficiam de alguma forma.



Para mim e acredito que para os demais participantes, o maior benefício da campanha foi que serviu basicamente para refletirmos sobre o porque de guardar os livros que já lemos e porque não damos a chance para outras pessoas usufruírem do mesmo prazer que tivemos.

Aposto que foram várias reflexões, até mesmo para aqueles que passaram pelos blogues e não participaram da campanha - Existem pessoas que são muito além de apegadas à matéria, são bastante egoístas e eu pergunto: Se os livros dificilmente são relidos, porque deixá-los mofar no fundo de um armário?

Para mim foi imensamente prazerosa a campanha; pude conhecer um pouco mais sobre a personalidade de cada um, os motivos que escolheram os livros para libertá-los, me diverti com a criatividade dos bilhetes deixados dentro dos livros e a maneira que escolheram para darem asas a estes livros.

Mas aprimorar a comunicação entre blogues foi o mais importante! Penso assim: Tudo que aprendemos escutando, escrevendo, falando ou lendo, aprendemos para um fim. Se leio um livro e não falo sobre ele ou mesmo não aplico aquilo que aprendi com ele, de que valeu a leitura? Pensamentos trancafiados são o mesmo que comprar um livro e deixá-lo fechado.

"Se uma pessoa fica isolada de seus semelhantes, com alimentação e conforto físicos garantidos, mas privada de qualquer forma de contato com o mundo exterior, tenderá a apresentar rapidamente sintomas de ansiedade. Uma manifestação básica de ansiedade será a necessidade de falar com os outros.

Durante algum tempo, isso poderá se atenuado por um monólogo, em pensamento ou em voz alta, e mesmo pela criação de interlocutores imaginários. Mas, com o prolongamento da situação, a fala e o próprio pensamento deverão ficar desconexos e a pessoa começará a perder o autocontrole..." hehehehe leia o restante do texto aqui. Viram como "necessitamos" desta falação?

Obrigado, pessoas!!

*Os banners foram editados na ferramenta PicNic que está agregada ao banco de imagens do Blogger - Picasa. Recomendo ao invés de adicionarem as imagens diretamente no editor de imagens da postagem, editar o tamanho correto no Picasa antes de postar.
Quem ainda não teve a curiosidade de visitar o Picasa e quer fazê-lo, faça o login no blogger e entre em "Minha conta", selecione "Álbuns da Web do Picasa" e verão que todas as imagens que postam em seus bloguinhos estão lá, só que muitas vezes duplicadas (devido várias tentativas de ajustar imagem na postagem) e mesmo aquelas que deletaram de algum post. Bom fazer uma limpa, heim?
O PicNic também pode ser usado independente do Picasa, assim como o Picasa também pode ser usado independente do Blogger.
O PicNic é uma boa alternativa para quem não tenha um editor de imagens instalado na máquina.

42 comentários :

  1. Luma, primeiro, eu amei o selo. Obrigada pelo carinho e gentileza, mas acho que o meu e o seu blog deveriam estar no selinho. A inspiração partiu daqui e nada mais justo. Pense nisso!
    Estava pensando no que fez com que tantas pessoas participassem e acredito que todos nós queremos praticar boas ações, porém cada um tem um motivo para não fazer isso ou aquilo e aqui, por favor não estou recriminando ninguém até porque me incluo nessa lista. A ideia de esquecermos o livro era muito simples, além de contribuir para disseminar leitura.
    Separar um livro que já temos em casa, escrever um bilhete e o esquecê-lo. Simples assim! É claro que muitos fizeram algo mais elaborado: fotografaram, esperaram para ver se o livro era levado por alguém, mas ainda, assim algo simples.
    Acho que foi um primeiro passo e também espero que não morra. Só não consegui pensar com que peridicidade as pessoas esqueceriam livro. Pensei em algo semestral!
    Mas enfim, isso é para pensarmos com calma, pois temos também a possibilidade de cadastrarmos o livro. Podemos aprimorar a ideia, ainda a mantendo simples!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da coisa toda, na próxima quero participar!

    ;)

    beijo da Tin

    ResponderExcluir
  3. Puts, esqueci de "esquecer", mas agora lembrei... vou "esquecer", hoje mesmo!

    ;)

    1000 bjs

    ResponderExcluir
  4. Anônimo07:44

    É... dificilmente eu releio livros, mas já aconteceu de eu reler 3 a 4 vezes algum rs.. Depois também guardo como referência para pesquisa. Mesmo assim muitos já vendi ou troquei em lojas de livros usados.
    Beijos na alma, Luma!

    ResponderExcluir
  5. Brilhante iniciativa Luma, existem muitos livros loucos para serem devorados por ai.

    temos nova postagem:
    Poderão existir mais tesouros pelos caminhos do mundo
    mas, nunca compensarão iniciar uma outra aventura
    com olhar de eternos amantes miraremos um ao outro
    então, sorriremos, daremos as mãos e iremos adiante.(leia inteira lá no blog) saudações poéticas!

    Valter Montani

    ResponderExcluir
  6. Oi Luma!! Primeiramente muito obrigada por todo o acolhimento e carinho comigo e meu blog! Levei o selinho da campanha, já tá lá!

    Fico muito satisfeita de ajudarem a divulgar a campanha do Diabetes, a Tati do Perguntas em Respostas levou. Como funciona o que vc disse com relação ao blog da Glorinha? Bjuss

    ResponderExcluir
  7. Luma, claro que eu vou levar esse selo.
    A causa é nobre e vale muito a pena.
    Parabéns pra você e Isadora.
    Xeros no coração.

    ResponderExcluir
  8. Querida Luma!
    Eu participei e pretendo participar outras vezes.
    Já colei lá no meu pedaço os banners, apesar de que o segundo não está aparecendo. Vou esperar para visualizar mais tarde, vamos ver como fica.
    Boa idéia a sua em darmos continuidade a este ato, amei!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  9. Anônimo11:30

    oi luma, já estou levando meu bannerzinho para lá. ficou muito lindo. parabéns. adorei demais participar dessa blogagem. bjs. brisa.

    ResponderExcluir
  10. Olá

    Há livros que considero de cadeceira e estes releio muito, e estes sei que não vou repassar. Mas tenho muitos outros que não vou reler, ainda há outros que estão separados para emprestrar aos meus clientes e me são devolvidos para novos empréstimos.
    Concordo quando diz que se lemos e não compartilhamos acabamos transformando em pensamentos trancafiados.
    O que me fascinou na blogosfera foi a possibilidade de trocar minhas idéias, experiências, conhecimentos: postar e ter o compartilhar de tantas pessoas.
    A receptividade da idéia foi excelente, tive respostas além da blogosfera, em minha lista de e-mails. Porém não solicitei o retorno sobre a doação, como, qual e onde.

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Luma,
    A iniciativa foi ótima, assim como foi muito gratificante participar.
    O banner está no meu blog.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da iniciativa, mais confesso não me liguei em participar. Ao ler os post referente a blogagem, deu uma vontade? Ainda dar tempo ou só na próxima?


    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  13. Realmente é um campanha boa para motivar mais leitores...

    Fique com Deus, menina Luma.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo13:41

    Luma, você não imagina o quanto fiquei feliz em participar dessa blogagem!

    Orgulhinho bom esse de ser esquecida! Adorei demais a iniciativa e de poder participar junto contigo!!!

    Obrigada meeesmo!!!^^

    Já levei o selinho pro meu blog!!!!

    Beeeeeeeijos.....

    ResponderExcluir
  15. Muito legal mesmo. Tomara que esse movimento cresça e se espalhe pela web. Seria ótimo para o país ter leitores ativos e pensantes.

    ResponderExcluir
  16. Minha relação com livros é muito diferente da sua. Faço mais releituras do que leitura (coisas da idade, tenho 59 anos!) e presenteio muitos livros.
    Em dezembro irei a Pernambuco e levarei alguns livros para as bibliotecas das escolas em que estudei.
    Minha filha mais nova, neste aspecto, se parece comigo, está empenhada em obter uma grande doação de uma editora para a biblioteca do Pedro II, onde ela estudou.
    Manoel Carlos

    ResponderExcluir
  17. Oi Luma
    Gostei da sua postagem e vou levando os banners que achei bem criativos.
    Ajudam a lembrar os blogueiros , provoca curiosidade em quem nao participou e cria entusiasmo pra participar numa outra edição. Eu ,por ex. fiquei fã desse"libertar" os livros rs
    Ah fiquei curiosa pelo site do Pic nic, fui lá mas queria saber se tem alguma aparência com o Picasa que uso bastante, nao entendi bem , nao sou boa com ferramentas novas e inglês só com tradutor rsrs
    estou procurando algo que consiga editar tipo baners, selinhos , etc, preciso melhorar o polegar que marca o meu Ladinho( criação do Eduardo do Varal de Idéias que eu aderi porque gosto de deixar algum recado, colocar selinhos que nem sempre consigo postar rs e é praticamente a galeria da minha "famosa" gatinha rs) enfim queria um polegar mais chic !! e queria aprender fazer também, se puder dar alguma dica , vou adorar!
    desculpe o comentário longo, o importante é interagir, nao é?
    meus abraços

    ResponderExcluir
  18. Eu já havia dito pra ti que pra mim foi e é muito importante trabalhar o desapego à matéria (seja que matéria for rs). E esse novo post seu contribuiu tanto quanto o outro para minha reflexão.
    Adorei os selos e óbivooooooo que vou pegar o meu.

    BeijoZZz... obrigada por sua visita.

    ResponderExcluir
  19. Oi Luma.. amamos o seu blog.
    Vi sua ideia de esquecer um livro em outros blogs, no seu.. amei e já "imitei". Espero que não se importe tá?
    Abraços, q Deus te abençoe!
    Clécia

    ResponderExcluir
  20. Luma
    Já estou levando o selinho e adorei participar e estou pronta para uma próxima

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Luma,
    eu adorei este movimento e eu tive um impaco muito grande ao ler seu post anterior. Me fez lembrar a imensa biblioteca que herdei da minha mãe por ocasião do seu falecimento.
    Foi tudo doado para várias bibliotecas públicas.
    Não deixei comentário pois estava com dificuldade em teclar.
    Eu só não esqueci o livro no dia 08/11 por estar acamada...irei fazê-lo nos próximos dias. Até havia um banner no Navegante convidando os leitores para participar.
    Vou levar o seu banner agora.
    Parabéns às duas! Bela idéia.
    Beijos
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  22. Olá Luma!
    De blog em blog cheguei aqui e amei td isso.
    Na minha cidade natal a secretaria de cultura tem um projeto assim. Mas não sabia que a blogosfera aderira e gostei muito. O que me fez querer fazer isso.
    Já estou seguindo e pegarei o selo.
    Lindo trabalho às duas, parabéns!
    ;) bjs***

    ResponderExcluir
  23. Olá, Luma..:)
    Muito legal, livros livre..batendo asas: flaap..flap..:))
    Sim, pessoas são egoístas e individualistas, não enxergam além do próprio "umbigo"..:)
    Para linkar o banner no blog é só colocar o tag, certo?
    Ótima semana!!
    Tchauzinho

    ResponderExcluir
  24. Oi Luma,
    Eu adoro está camapnha. Já conhecia o BookCrossing e tinha uma site no Brasil que tentava copiar a campanha internacional, mas tenho um apego por determinados livros... Andei fazendo uma limpeza em casa, mas ainda não foi o suficiente para desafogar as estantes...Preciso me desapegar mais!
    Parabéns pela iniciativa de criar um selinho.

    A Karin Jurick tem um blog (o qual eu linkei) onde dá para ver ela dando aula e trabalhando. Acredito que algumas pinturas sejam feitas através de fotos mesmo, mas a maioria não é.
    Bjkas e uma ótima 5ª-feira para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Luma
    Eu ainda não sai de casa pra esquecer o livro
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  26. Oi Luma! Realmente bem legal essa iniciativa! :) Obrigada por participar da Retrospectiva Literária, o seu blog já está lá. :) Bjss

    ResponderExcluir
  27. To dentro, e o primeiro que esqueci foi "A Revolucao dos Bichos" de Orwell :-)

    bjx

    RF

    ResponderExcluir
  28. Oi Luma, eu participei, embora não concorde com vc quando diz que um livro não se lê duas vezes. Tenho livros que li mais de 3 vezes...os clássicos principalmente. Eu deixei um livro que não li e que minha filha ganhou. Os meus, (sou egoísta demais com livros) não dou de jeito e maneira...a não ser que seja uma boa porcaria. Tenho tanto ciúme de meus livros que nem emprestar eu empresto. Prefiro comprar e dar de presente um igual. Além do mais, bibliotecas se formam assim, comprando livros e os guardando, principalmente quem não tem dindin sobrando. Já pensou se o José Mindlin ou o Umberto Eco fossem dar os livros que leram? Não teriam o acervo que tiveram e têm...mas gostei de deixar um livro. Nem postei pq não tirei foto da dedicatória. Mas participei. beijos,

    ResponderExcluir
  29. Deixei o livro em Lisboa, ontem... e no livro deixei um recadinho e o endereço do meu blog e fico aguardando comentário...
    abs,

    ResponderExcluir
  30. @Glorinha, eu não disse que um livro não se lê duas vezes. Eu escrevei: "Os livros dificilmente são relidos" - eu duvido que de 100 livros que possui, você tenha relido todos ou pelo menos a metade - me diga a porcentagem de livros que releu e porque a porcentagem restante você ainda guarda?
    José Mindlin em 2006 doou 18 mil de cerca de 25 mil obras da sua "Biblioteca Brasiliana Guita" para a USP e como ele mesmo disse aquela época: doei para o mundo, para permitir que mais pessoas possam aceder a essas obras.
    Este acervo doado por José Mindlin, ganhou asas, foi digitalizado e está livre para todos nós consultarmos - http://www.brasiliana.usp.br/
    José Mindlin libertou 18 mil obras.

    ResponderExcluir
  31. amei o selo. Nem sabia que iria ganhar.rsrsrrs
    Explicando o meu livro esquecidso.
    O livro não era da minha biblioteca. Pedi emprestado na Biblioteca Pública para ler e esqueci na minha mesa na escola. Uma mãe de aluna que lá passava viu. Eu já havia saida para minha fisio. Só descobri depois que o livrio já tinha ido passear pela cidade de floripa, e fez muita festa.
    Ainda bem que voltou, senão teria que pagar o livro. Mas valeu a pena. Fiz uma familia mais feliz e outras da familia dessa familia.
    O importante é lermos histórias belas e maravilhosas para nossos alunos e poder repassar a curiosidade de ir em busca de outras.
    Amei ter participado desse esquecimento. Sempre que houver outras ideias me avise.
    Carinhosamente,
    Sandra

    ResponderExcluir
  32. Luma,

    Já disse aqui que fiquei muito feliz com o número de participantes, espero que continuemos com a mesma vontade. O selo já está lá, no blog.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  33. Eu também aderi a esse movimento, muito bom!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  34. Olá,Luma querida
    Vou pegar o selo sim e depois vou postá-lo.
    É um post educativo e que nos auto estimula à doação...
    Não recebi seu e-mail, pena!!!
    Manda de novo,vai!!!
    Bjs e excelente fim de semana com paz e harmonia!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Oi Luma!
    Td bem?
    O nome do projeto da minha cidade natal é Letras Soltas e é bem isso msm. Com, certeza eles estão de parabéns.
    Bom, cm vc pediu, aq está o link da minha postagem: www.caminhosparala.blogspot.com/2010/11/esqueci-um-livro.html
    Jah to escolhendo outro p a semana q vem, rs.
    To amando isso!
    ;) bjs**

    ResponderExcluir
  37. Luma,
    Fiz a publicação do livro que já deixei no aeroporto de Lisboa... mas o meu blog não consta da tua lista...
    abs

    ResponderExcluir
  38. Luma, já colei o selinho lá no blog e pode contar comigo para a próxima "libertação de livros" ...até já decidi qual será...hehehe

    Bjks

    ResponderExcluir
  39. Nossa Luma, vc é muito especial! Muito mesmo!

    Ótimas considerações, eu como disse na postagem sobre o "esquecimento" sou bem desapegada ao material e com os livros não é diferente. Acho que a informação deve sim ser passada adiante!

    Acho mesmo que não adianta ficar na estante empoeirando, até pq sou altamente alérgica!ahahahha.. =)

    Claro que tô dentro do banner, nada mais justo! E que a campanha volte mais e mais vezes!

    Bjo enorme! :)

    ResponderExcluir
  40. Ah, voltei p dizer q ñ aguentei e deixei mais um livro hj msm na rodoferroviária. Tive q levar minha irmã p lah e, ooops, esqueci um livro!
    rs
    Obrigada por despertar isso em mim, Luma, a sensação eh tão boa...
    ;) bjs***

    ResponderExcluir
  41. Graças a Isadora, eu esqueci um livro da Martha Medeiros, no balcão do SESC, deixei 1 bilhete,
    na smeana q vem postarei.
    Devemos sempre incentivar a leitura.

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor