buy nothing day


Clique na imagem para mover o bonequinho amarelo.

Não se esqueça de comemorar o "Buy Nothing Day" - "Dia Mundial sem Consumo". Data criada em 1992 pelo artista Ted Dave e comemorada em mais de 60 países, incluindo o Brasil, neste dia 27. Apenas Israel e as nações da América do Norte celebram a data um dia após o "Dia de Ação de Graças".

buynothingday

Boa parte do planeta, elege o sábado como o dia da semana de ir às compras e você ainda pode aderir a esse movimento, desafiando a si mesmo, pedindo para a sua família e amigos para se desligarem do shopping e sintonizarem para a vida. As regras são simples, basta não consumir e ficar 24 horas se desintoxicando do ato de comprar.

O ato de gastar é cumulativo, pense nas tranqueiras que você doa todos os anos, ou se não doa que estão atravancando espaços dentro da sua casa. Sua vida poderia ser mais limpa, sem poeiras acumuladas, sem restos guardados... não pense em comprar como paliativo para suas carências emocionais, pense que evitar o acúmulo de bens desnecessários, fará a sua vida mais organizada e de quebra poupando $$$$$, poupará o meio ambiente.

O movimento "Buy Nothing Day" não é contra o consumo, mas a favor de menos consumo e de forma consciente. Um dia não mudará a sua vida e a ideia é despertar sua consciência neste dia, para que compreenda os impactos que o consumo inconsciente causa ao meio ambiente.

A ONG Adbusters Media, apoia o movimento realizando manifestações onde ativistas fazem "Tours de Zumbis" dentro de supermercados e shoppings - onde caminham fantasiados entre pessoas e com olhos perdidos, iguais aos de zumbis espreitam prateleiras; outros destroem cartões de crédito em praça pública e em casa evitam ligar aparelhos elétricos, usar telefones e carros. Os mais radicais passam o dia a consumir apenas água.

Pense que tudo o que compramos tem um impacto sobre o meio ambiente, o "Buy Nothing Day" destaca as consequências ambientais e éticas do consumismo. Nos países desenvolvidos - apenas 20% da população mundial consomem 80% dos recursos naturais da Terra, causando um nível desproporcional de danos ambientais e uma injusta distribuição da riqueza.

Como consumidores precisamos questionar os produtos que compramos e desafiar as empresas que os produzem. Quais são os verdadeiros riscos ao meio ambiente? Nós todos sabemos que a reciclagem ajuda a preservar a natureza, mas consumir menos é muito melhor.

Keep calm and dont shop Reforçando o que já disse acima, o "Buy Nothing Day" não trata da mudança de seu estilo de vida por apenas um dia - a vontade é que seja uma relação duradoura com a sua consciência de consumidor - Quem sabe adotando por um dia, você acabe mudando sua vida após a experiência? As pessoas devem se comprometer a consumir menos, reciclar mais e desafiar as empresas que recolhem o lixo, a fazerem a reciclagem devida, para sermos justos com o meio ambiente.

Que tal hoje você ver a vida passar? Sente na varanda, na praça, no parque... vá prosear! Aproveite para dar atenção as pessoas que convive e que no dia a dia são atropeladas pela sua presa. Sei que achará algo para fazer neste dia que não dependa de consumir e se quiser deixar sugestões para que outros possam se animar, aproveite a caixinha de comentários!

Sugestão de leitura: Falando sobre $ em três partes - parte 1, parte 2, parte 3 - Textos escritos pela blogueira Lola, do blogue "Entrei nos Enta" - Acompanhe, para aplicar em todos os dias de sua vida!

25 comentários :

  1. Olá Luma,
    Eu considero uma boa ideia! Como por cá está muito frio e dada a época que se aproxima, muita gente vai para os centros comerciais para estar quentinho e lá vai consumindo! Não sou consumista, não gosto de locais com muita gente, portanto tenho estado em «HOME SWEET HOME» e daqui a pouco vou assistir a um concerto! Neste aspecto sou consumista!...
    Beijinhos e um bom fim-de-semana.
    Manú

    ResponderExcluir
  2. Sou boa seguidora dessa data. Não sou consumista, fico até com raiva de mim, de tanto que economizo e depois reclamo!
    Mas está em mim, não consigo mudar. Fico vendo muinha mãe, minha irmãs, tantas pessoas da minha enorme família, que só falam em comprar, em gastar...Bati tanto na tecla do "pensar no amanhã" com meus filhos que até a mais consumista agora se aquietou.
    Hoje vou sair, mas só pra ir a uma farmácia...rsrrs Aí, não é uma questão de "querer" consumir, mas de "precisar! rs
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Eu participo numa boa Luma!
    Ainda mais depois que fiquei viúva e fiz um limpeza geral antes de vir para o apartamento novo.
    Só compro a vista. A maioria das compras são de alimentos. Gasto pouquíssimo dinheiro e SOU MUITO FELIZ.
    Curto muito a vida fazendo mil coisas. Não é absolutamente necessário gastar dinheiro. Pode ter certeza!
    Apoio em tudo esta campanha.
    Depois vou ler os links!
    Um beijo grande
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  4. Mesmo sem saber, hoje dei minha contribuição, não comprei nada

    Bom fim de semana

    bj

    ResponderExcluir
  5. Xiiiii...eu sou consumista : planejo e faço compras, acho justo que assim seja, gosto de me presentear (e às pessoas que amo), já que me empenho tanto no trabalho.

    Beijo.

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  6. Não é só comprar, é transformar o ato de compra numa parte de noss consciência para um mundo melhor...

    Fique com Deus, menina Luma.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Luma, this is a very good concept, for a better, more balanced world.
    Happy Sunday!

    ResponderExcluir
  8. Luma,
    Eu tenho participado compulsoriamente dessa campanha há tempos, mesmo sem saber que ela existia... morando no "mato", estou longe dos "templos de consumo!"
    Beijos e bom domingo.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo10:00

    Bom, o dia já passou, mas não comprei nada ontem mesmo rs... Achei essa ideia de "Dia mundial sem consumo" muito bacana.
    Beijo na alma!

    ResponderExcluir
  10. Lumamiga

    Buy nothing day é uma ideia excelente, num Mundo comprador de tudo; até os pobres, que comprar tristeza a prestações.

    Pô-la em prática éké muito mais difícil; impossível, não, mas a tentação está aí sempre presente. Por presente: os presentes de Natal vão já ser comprados...

    Mas eu, com a maldita crise, este ano só vou prender, digo, prendar uns quantos, e muito selectivamente. Os euros são caros - e raros...

    Espero por ti no meu quintal, com comentários e (per)seguição. Não é pedir muito...

    Qjs = quiejinhos = beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Luma
    Bela sugestão.
    Pena eu não gostar de comprar. Só gosto de presentear, mas vou ficar menos presenteadeira, .
    Mas agora época de natal
    Mesmo assim dá pra economizar
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  12. Lumita, fiz exatamente isto: família toda do marido veio almoçar em casa e fizemos uma festivo almoço de fim de ano...foi divertido, proseamos, vimos quem não víamos há um tempão , rimos, comemos! Celebramos um dia de graças à Vida! Beijos,

    ResponderExcluir
  13. Eu já sigo este tema Luminha, sou comedida, rsrsrs. Mas acho importante que tenham pessoas preocupadas com este sentido de consumismo exagerado. Um beijo procê!

    ResponderExcluir
  14. Sou consumista, mas uma consumista realista. Pago só à vista e com dinheiro. Só compro qdo preciso e mesmo assim o cálculo é planejado.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  15. Luma, casualmente esta idéia anda me espetando muito nos últimos tempos. Fiz até uma quarentena sem consumo ( espécie de prova) no blog há uns dois meses atrás.
    É super difícil não sucumbir aos apelos da estética e não contribuir com este modelo social que temos aí. Mas a idéia tem que ser divulgada . Tem mesmo é que virar moda, pode ser que então entre na agenda.
    ótima contribuição
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Puxa Luma, cheguei atrasado. Mas, em termos de consumo, sou um homem de hábitos espartanos (acredite se quiser, hehehe...).

    Beijo.
    Que seja feliz, o teu final de domingo.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo15:54

    Oi Luma, cheguei atrasada, mas não sou consumista, com certeza.
    Estou aqui para agradecer o link sob a Frida Kahlo e a Hilda Hilst. Respondi no meu blog, mas achei melhor marcar presença aqui também, retribuir a gentileza. Eis o que eu disse lá no meu cantinho: "Que legal, Luma!
    Eu falei o que penso, o que me vai na alma, e até pensei que estava sozinha, que tinha falado um monte de bobagens e que os entendidos iriam torcer o nariz! Que bom, não estou sozimha nessa jogada. Vou procurar para ler. Gracias amiga."
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  18. Não sabia Luma, mas contribuí com o dia. Não comprei absolutamente nada.
    Gostei da ideia.
    Estou acompanhando a Lola.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  19. Não sou consumista apenas e tão só no essencial. Por cá também foi anunciado esse dia, só vou a uma grande superfície de lista na mão e saio apenas com o que necessito.

    Este ano também foi celebrado por cá e eu que sempre fui uma fura regras ná? fui consumista, ahhhhhh pois...e logo na farmácia porque tive que ir comprar medicmaneto para a enorme gripe com que estou que mal vejo as teclas:):):):)

    Mas os portugueses estão a apertar o cinto devido à enorme crise e olha o meu nem foi preciso porque há muito anos que já não tem mais furos e vivo com o que tenho porque...tal e qual...nunca fui consumista "maluca" e ensinei as filhas a viverem da mesma forma.

    Quem me ensinou? a guerra...antes era consumista e para quê ter tanta tralha e porcarias se de repente...plufff até a morte não deixa levar nada?

    Fica bem e um xau apenas (não quero que fiques doentinha) deste Portugal geladérrimo apreeeeeee:)

    ResponderExcluir
  20. Anônimo19:50

    Ontem e hoje não comprei nada... rss.... Nem envelope para cartões de natal.... rsrs....

    Beijos linda!!^^

    ResponderExcluir
  21. Oi Luma,
    Eu estou longe de ser uma pessoa consumista. Já fiz várias compras por impulso, mas acho que estou superando essa fase. Tenho vários "buy nothing days" por mês.

    Hum, ontem fui ao supermercado; fiquei sem comprar nada hoje para compensar... rs

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  22. Oie Luma! Bacana a idéia!!



    Gostaria de convidar vc para participar do nosso 2º Amigo Oculto de Natal, as inscrições estão abertas para quem quiser participar, será uma linda festa de confraternização virtual. Para saber mais detalhes e se inscrever passe no meu blog.

    Abraços e obrigada!!

    Ξ ѕ t є я

    ResponderExcluir
  23. Olá Luma, eu vim conhecer o teu Blogue por intermédio das queridas Astrid Annabelle, Manuela Freitas, Glorinha L. de Lion e Meri Pellens.Gostei muito do que vi por aqui.Voltarei mais vezes, assim o tempo o permita.Também aderi ao Dia do Não Consumo.Beijocas.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo23:59

    Agora ja era,puxa vida! Ontem e hoje comprei muitas coisas. Algumas necessarias para a loja. Outras totalmente desnecessarias. Como por exemplo um par de tamancos novos. Para que? Para superar carencias, claro que é isso. Alem de habito, vicio, e tal.
    Quando penso nessas coisas me volto para o socialismo e penso que um mundo, po rfilosofia , menos consumista é bastante melhor. Sobra mais tempo para viver. Estamo sempre botando lenha na fogueira desse capitalismo predador. Realmente. Preciso consumir muito menos na rua. Tem epocas que paro , canso de comprar. E outras epocas abro a torneirinha.
    Beijos querida, boa semana!
    Hoje tentei entrar umas tres vezes no teu blog e nao abria. Numa delas, meu computador travou, por que sera?
    Cam

    ResponderExcluir
  25. Que bom! Assim pelo menos hoje as pessoas andam mais contentes porque afinal estão a acomemorar alguma coisa. É que com a crise económica que por cá passa a amioria já são "Buy Nothing Day(s)". Muitos sorrisos, flores e poesia :)

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor