Chegou o "Outubro Rosa"

Outubro Rosa

Mais um ano em que o mundo se mobiliza em um movimento conhecido popularmente como "Outubro Rosa". A História nos conta que o mês de Outubro foi designado pelo Congresso Americano, para organizar em um mês, ações isoladas que vários Estados americanos mantinham em prol da conscientização da população para a realização de mamografias de prevenção do câncer de mama.

Foram escolhidos laços cor-de-rosa para simbolizar a luta contra o Câncer de Mama pela "Fundação Susan G. Komen for the cure" e distribuídos entre os participantes da "1st Race for the Cure" (1ª Corrida pela Cura), realizada em 1990 em Nova York. Desde então, essa corrida é realizada anualmente com o patrocínio desta fundação, empresas e entidades para chamar a atenção da população e estimulá-la a realizar os exames preventivos do Câncer de Mama.

Em 1997, outras entidades localizadas nas cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, também aderiram as comemorações do "Outubro Rosa", organizando o Pink October com ações direcionadas também à conscientização, prevenção e diagnóstico precoce da doença. A ideia inicial, era enfeitar apenas as Instituições Públicas com laços rosas, porém logo depois a população aderiu, participando das ações esportivas e dos desfiles de modas com familiares, amigos e sobreviventes do câncer de mama.

A iluminação rosa dos locais públicos, monumentos e construções de destaque dentro das cidades vieram posteriormente e essa leitura visual universal propiciou a popularidade do "Outubro Rosa" que se espalhou e vem sendo replicada atualmente em vários países, unindo povos por uma causa comum e motivando as pessoas a se prevenirem de uma doença que tem cura quando diagnosticada precocemente.
No Brasil, várias entidades se organizam para esclarecer e motivar a população a colocar a causa em prática e a Femama - uma instituição filantrópica, oferece suporte a essas entidades envolvidas com o câncer de mama.

Conheça a agenda de eventos do "Outubro Rosa" na Revista Mulher Consciente.
  • A iluminação do Cristo Redentor, na cidade do Rio de Janeiro, marca a abertura nacional do mês mundial de conscientização sobre o câncer de mama no Brasil. Para tanto, a presidente da Instituição Maira Caleffi convidou a estilista Carolina Herrera para madrinha de honra, que também está à frente da campanha “Lute com um Sorriso” que arrecada fundos para a American Cancer Society.
  • A Race for the Cure (Corrida pela Cura) tornou-se um evento mundial de conscientização para a causa do câncer de mama e celebração da vida e terá sua primeira edição no Brasil, no próximo dia 24 de Outubro. Participe!

Race for the Cure
Mobilize uma corrida ou caminhada em sua cidade também!
  • Leia o "Manifesto Dia Rosa - O dia da sua mamografia anual" e aproveite para inserir o laço rosa da campanha no seu perfil do Twitter, Orkut e Facebook.
Diante de tantas ações, porque não se manifestar, mesmo que você não tenha idade ainda para fazer a mamografia anualmente e não esteja na faixa etária de risco, essa idade chegará um dia. Previna-se, leia sobre o assunto e ajude a propagar os conhecimentos que adquiriu; muita gente precisa de informações e procura por elas na internet por - Vamos criar conteúdo de pesquisa? Que tal participar da blogagem coletiva "Outubro Rosa", coordenada pela Sam Shiraishi?

outubro rosaNo Banner ao lado, o blogueiro Lucas Pereira no ano de 2008, adicionou a presença masculina no "Outubro Rosa" - que se faz presente em todo o processo do câncer de mama feminino; como filho, irmão, amigo ou companheiro. Podendo ele também desenvolver câncer de mama e, por não ter mamas desenvolvidas, achar que estará imune ao processo. Ledo engano!

Os meninos e meninas que quiserem mais informação, fiz uma postagem sobre o assunto: As glândulas mamárias do homem e da mulher.

Participe deste movimento durante o mês de Outubro e se optar pela participação na blogagem coletiva, escreva sobre o assunto em qualquer dia do mês e do modo que escolher (fotos, depoimentos, mensagens de incentivo...) no blogue, twitter, facebook, orkut, flickr... email para conhecidos, usando sempre a hashtag #outubrorosa.

Lembrando que, a internet ajuda com informações, mas não substitui a figura humana de um médico. O "Outubro Rosa" é uma campanha de estímulo à vigilância e prevenção, não substituindo o profissional da medicina. Em caso de dúvidas, não espere - marque uma consulta com seu médico!

Obtenha informações específicas sobre as organizações de apoio a pacientes, centros médicos de diagnósticos e tratamento do câncer de mama, disponível no país onde mora - Acesse o Guia

28 comentários :

  1. Luma, é extremamente pertinente usar os nosso blogs de forma que a sociedade seja alertada sobre problemas como os citados no post. Também colocarei no meu blog o selo, mas apenas porque tem uma ressalva ali para os BLOGUEIROS. Beijo e bom dia de trabalho para você.

    ResponderExcluir
  2. Claro que escreverei um post sobre...apoiando a causa!!

    ResponderExcluir
  3. Luma,
    boa tarde...
    Fantástica essa iniciativa.
    Na minha família, tive uma pessoa que conseguiu ficar curada do cancer porque fez o exame a tempo.
    É importantíssima a prevenção.
    E a informação é uma ferramenta maravilhosa que nos ajuda a combater este problema.
    beijinho de Minas pra você.

    ResponderExcluir
  4. Já fiz meu post, Luma. Acho este assunto de suma importância e todas as mulheres, independente da idade tem que se precaver.
    Bjim.

    ResponderExcluir
  5. Sei, por experiência própria, quanto o câncer pode alterar a vida de uma pessoa, Luma. Também por isto, aplaudo a iniciativa! :) Boa semana, valioso post.

    ResponderExcluir
  6. Luma, que campanmha linda. Tomara que alcance seus objetivos. Por aqui o Palácio do governo e o Convento da Penha e outros monumentos estão rosa. Lindos. Bjs

    ResponderExcluir
  7. De extrema importância mesmo!
    A gente nunca pode achar que só acontece com as outras.
    Tem que ficar alerta sempre.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. "Outubro Rosa"? Legal! Eu não sabia. Se ser, vou participar! Bacana Luma! Valeu pelo upload necessário!

    Hum... Rosa. Será que não rolava um roxinho, não? Brincadeiras à parte, entendi a associação da cor, claro.

    Hj foi feriado, atípico dia solitária (ou quase), recorri a um miojão (arrrrgh!) e lembrei dum post seu sobre uma espécie de competição de receitas de miojo... rs, rs. Acredita? Ah se a receitinha de hoje já existisse naquele tempo!

    Bjs,
    Michelle

    ResponderExcluir
  9. Opa muito bacana esse outubro rosa Luma.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  10. Luma parabéns, amei essa matéria.
    É de uma importância sem igual. Vou levar o banner, o lacinho rosa, a idéia, a causa.


    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  11. Luma,
    É de extrema importancia. A prevenção pode salvar uma vida.
    Já estou levando o selinho.
    Parabéns pelo post.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Vou marcar. Descuidar nunca! bj

    ResponderExcluir
  13. São atitudes simples, como essas, que dão resultados tão positivos.
    Através de ações como essas, mostramos nossa preocupação e amor por nós mesmas.
    Valeu menina.
    Um beijo querida.

    ResponderExcluir
  14. Luma,

    Esta campanha é muito importante. Aqui, no interior de SP, o governo estadual sempre promove campanhas que facilitam o acesso à mamografia, e a aceitação costuma ser grande. Creio que as mulheres - inteligentemente - estão perdendo o medo do exame.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  15. Ah, Luma!
    Dessa quero participar, sim. Vou já já no Twitter deixar minha contribuição, afinal já saiu no Bicha Fêmea um post sobre o Grupo Viva Melhor, que dá apoio a mulheres mastectomizadas, aqui: http://www.bichafemea.com/2010/01/11/viva-melhor-grupo-de-apoio-e-auto-ajuda-s-mulheres-mastectomizadas/

    Além disso, também saiu um mensagem de esperança linda, e que foi escrita pela Ana Paula Tardido, aqui: http://www.bichafemea.com/2010/08/23/cancer-de-mama/

    Seu post é "superultramega" contagiante. :D

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Uma ideia genial!
    Minha tia soube que estava de cancer porque fez o texte numa epoca que passava uma novela e ensinava na propaganda.
    Deu tudoi certo e ela tirou a mam.
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  17. Oi Luma.
    (Sim, sou eu mesmo, não é uma assombração).
    Parabéns por divulgar a campanha salientando a importância da realização do exame para previnir o câncer de mama. Quando criança, acompanhei a agonia de uma tia que padeceu deste mal. Foi um sofrimento brutal, que me marcou profundamente.
    ***
    Só uma questão, muito recentemente uma boa amiga (recém chegada na faixa dos 50) descobriu que estava com a doença e viu-se obrigada a fazer a cirurgia radical, surpreendendo parentes e amigos. A razão da supresa: anualmente ela realizava a mamografia - a última havia sido feita seis meses antes. Assim, fica a questão: qual eficácia, em termos percentuais, da exatidão do exame?
    ***
    Se não existe, deveria ser criado um mês azul, incentivando os bravos e bons rapazes (inclusive este bagual do sul) a fazer o exame de próstata.
    ***
    Beijo primaveril.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo20:09

    Essa causa não tem como não apoiar!!!!
    Luma, obrigada por me ajudar. O negócio é o seguinte:
    um dos feeds que vc me enviou deu certo. Fiz tudo como vc me falou, mas parece que ainda não está atualizando nos outros blogs. E agora ainda tem outro detalhe: meus seguidores simplesmente sumiram!!!!!
    Que trem complicado esse negócio de blog, hein????kkkkkkkkkk
    Mais uma vez, peço sua ajuda (se puder, claro!!)
    Beijos,
    Verônica

    ResponderExcluir
  19. Anônimo22:01

    Luma, já estou sem jeito de tanto te pedir SOCORRO..... mas não coneço outra pessoa que queira fazer essa "caridade" por mim.
    Olha, deletei o tal topblog. Ainda não velo os seguidores enm as atualizações (fiz como vc mandou: postei novamente!!!). Tanto no explorer quanto no firefox nada acontece: sem seguidores e sem atualizações.
    Ai que saudade de quando estava em Búzios e não pensava em blog nenhum.....kkkkkkkkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi, Luma

    Bela iniciativa.
    Queria uma fitinha rosa para por no meu blogue, mas não achei. Era para levar o selinho do seu amigo?
    Achei o da tua abertura do post muito lindo.
    Me dá um toque?

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  21. Anônimo22:57

    Caramba, via ali em cima uma assombraçao boa:o Jens, hehehehe! Quem bom!!!! Sabe que ando sensivel... acho que vou chorar tb!!! Tive um dia duro Lumitcha!!! Eta vida, haja coraçao!!! E olha que vou para o consultorio e é como se nada estivesse acontecendo, fico feliz, feliz e saio descansada! Tao engraçado aquilo que a gente realmente gosta nao é? Nao sabia que existia esse outubro rosa nao. Se soube algum dia,esqueci. Acho que se eu visse um lacinho rosa, ia pensar que era um novo simbolo para a campanha da AIDS que ja tem um simbolo consagrado,mas vai saber? Muito importante essa prevençao. Minha avo morreu de cancer na mama. E apesar de ter sido aos 88 anos, como eu tive um problema no pulmao acabei por fazer aqueles exames que todo mundo tem panico: tendencia para o cancer de mama e o cancer de colo de utero. Os dois deram negativo- amem. Apesar disso ano passado tirei o utero por excesso de miomas ( que sempre sao benignos, rarisssimas excessoes)e hemorragias brabissimas. E ai passei a ter uma coisa estranha ma mama. Pensei: sera que estou com cancer? Fui na medica correndo. Resposta: "o hormonio que nao desce mais, agora sobe". Ou seja, nos periodos ovulatorios, fico com uns carocinhos, uns inchaços.Tudo tudo em uma mulher é preciso examinar. E nao podemos ter vergonha nem tabus de falar sobre esse assunto, inclusive publicamente como estou fazendo agora. Ate sobre a cirurgia, durante anos achei que tirar um utero era uma mutilaçao. Hoje acho que é otimo quando ele esta doente, uma boa forma de nao se ter cancer. Uma prevençao. Enfim Luma, mais um grande post. Um alerta para a saude da mulher e do homem. Ja tinha lido que os homens tb podem ter cancer de mama. E se nao pudessem, têm mais é que dominar o assunto, sao o grande suporte de suas companheiras numa hora dessas. Beijos. E força mulheres!!!!

    ResponderExcluir
  22. Muito boa a lembrança por aqui, gostei!
    Eu já fiz meus exames e fui buscar o resultado, mas como sempre, engaveto, não abro, só abro na frente da médica, porque se tiver algo ruim ela não me deixa cair dura. hehe
    beijãozão carioca

    ResponderExcluir
  23. Farei um post é claro. Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo21:19

    Tinha uma amiga que acabou falecendo por causa disso e recentemente uma tia também.

    Minha filha que está graduando em enfermagem faz acompanhamento de pessoas com este problema.

    É de extrema importância este alerta.

    Bom fim de semana

    Iza

    ResponderExcluir
  25. Realmente a conscientização é o melhor caminh para evitar um grande mal...

    Fique com Deus, menina Luma.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  26. Luminha, Luminha
    Arrepiei agora e vou te detalhar o porque.
    Trabalho numa operadora de planos de saúde. Então estou "informada" de alguma coisas nesse sentindo.
    Na minha folhinha está escrito assim:
    Outubro (todo em rosa)
    Outubro rosa. Movimento mundial contra o câncer de mama.
    E hoje tomei um depoimento lindo, maravilhoso e emocionante de uma colega que teve CA(Câncer) de mama.
    Dai decidi iniciar uma série de depoimentos nesse sentido.
    E agora neste exato momento em que estou fazendo a chamada fui procurar no google pesquisando "outubro rosa" e me encantei com essa imagem.. quando cliquei para pegar o link do "autor".
    Cheguei até você.,
    Estamos mais uma vez em sintonia amiga
    Assim que tiver pronto te mando o link
    Bjs
    Debby :)

    ResponderExcluir
  27. Olha eu aqui outra vez!!! kk
    Oi Luma, segue o link
    http://debbyeuamominhavida.blogspot.com.br/2012/10/outubro-rosa.html

    Amei o seu post, perfeito.
    Parabéns mais uma vez pelo belo trabalho.
    Bjs
    Debby :)

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor