Bye, bye, Outono!

Foi-se, finalmente o Outono, não sem antes fazer algumas grosserias e malcriações: trovejou, relampejou, choveu e inundou.

outono
Vai-se embora a estação que mais gosto, especialmente das tardes com paisagens de matizes envelhecidas e brisa dançante, a luz mansa e as cores desabrochando em flores. Do Sol que se põe.

Belos os dois, Outono e tardes!

outono
O Sol disse a hora do seu adeus: inclinou no céu e suas viagens ficaram cada vez mais curtas, as noites mais longas, o crepúsculo chegando mais cedo e as manhãs molhadas com orvalho. O vento, antes, refrescava; agora causa arrepios e chama os agasalhos das gavetas.

O Outono é tranquilo, convida ao recolhimento. Contudo, com uma pitada de tristeza misturada no ar, o crepúsculo e as folhas que se despedem num último adeus. Dizem o que somos: somos seres crepusculares, outonais. Quem quer que pare para ouvir as vozes do Outono e da tarde perceberá que, dentro da sua beleza, nos falam a nossa vida e a nossa morte.

outono
Aquilo que para uns é a Primavera, para outros é Outono. É tudo uma questão de latitude. Enquanto aí os passarinhos começam a chilrear, aqui é tempo de vinho. Não sei quem fica a ganhar, sei somente que um ciclo se fechou. Inverno chegou!

outono
Vai outono com beijus doces...

Inspiração que chegou no finalzinho da tarde. Obrigada, Su!

35 comentários :

  1. Olá, Luma
    Mas lindo é também o inverno que chega de mansinho tomando conta do pedaço...
    Serenidade pra vc!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Luminha,
    Que lindo é mesmo o outono, principalmente se a gente o vê assim no horizonte, nas cidades praianas como a gente mora. Por aqui tabém o outono foi uma pintura, todos os dias lá pelas 18 horas, despede-se para mim pela janela de minha cozinha que é voltada para o lado do mar, embora eu não o veja por causa do mundo de prédios à minha frente, mas é lá que o sol se despede do dia e as tardes foram lindas por estes últimos meses.
    Mas, o inverno também é bom, tempo de calmaria, principalmente nas cidades praianas, tempo só pra gente, para o bom vinho, para um cobertorzinho e um DVD. Ah, como eu amo!
    Bom inverno pra vocês aí em Cabufa!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  3. Outono também é minha estação preferida, o entardecer é o mais lindo de todos

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Luma, sem dúvida o Outono é uma belíssima estação e nos proporciona espetáculos lindos.
    É bom parar e admirar um cair da tarde de outono. Agora, que vivamos o Inverno para que assim, mais uma Primavera chegue.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Anônimo20:22

    Oi Luma, lendo todo o sentimento que colocaste em relação ao outono e as emoções, me lembrei que na fase atual em
    que me encontro na vida, posso chamar de outono, já não tenho o frescor da primavera e nem o recolhimento do inverno e sim tenho a tranquilidade do outono que me encanta seja nos aspectos do clima, seja nos aspectos da vida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Luma,

    Gosto muito do outono, por aqui ele é um meio termo: nem frio nem quente, nem colorido nem cinza. Com certeza é uma bela estação.

    Quanto ao Apture, ele me deu muita, mas muita dor de cabeça mesmo. Fiz tudo como manda o site (uso Firefox) mas não aparecia na página de nova postagem a janelinha de configuração. Por fim desisti, mas, no dia seguinte, quando fui postar ela estava lá. A barra eu retirei o código após tudo ter dado certo. Até agora está tudo bem, até mesmo no IE8.

    Grande abraço, e estamos aí ;)

    ResponderExcluir
  7. Anônimo20:52

    Lumitcha, cada foto mais linda que a outra !!! Eu tbem gosto do outuno, mas este ano tá um frio de lascar !! Mesmo aqui no interior de SP, nao tem como achar nada lindo...
    Bjks e que venha o inverno !!!!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo21:32

    Luma, adorei a forma como descreveu com suas belas palavras as maravilhas do outono...
    Cada estação do ano com suas particularidades e características são incríveis!
    Uma belo texto,escrito com muita delicadeza e sensibilidade!
    Parabéns !
    Me tornei leitora deste blog...
    Bj

    ResponderExcluir
  9. Gosto do outono, do inverno, da primavera, do verão, mas este outono aqui descrito superou minhas espectativas

    Muito, Luma

    ResponderExcluir
  10. Anônimo23:20

    Minha querida Luma, vc não imagina a alegria que tive quando me falou desse seu texto maravilhoso. Vim correndo para cá apreciar as imagens e os detalhes, os seus detalhes de outono.

    Ainda há outonos em mim, eu sei que ele já foi, mas sempre que vejo o entardecer desse inverno, eu fotografo outono. Ele e suas cores, ele e seus aromas e suas saudades.
    O outono é especial, perfeito. Não sei explicar, apenas sinto o outono e todas as suas formas...

    Gostei demais do seu olhar outonal...

    Lindo demais mesmo, Luma!!!

    Beijos com cheiros de outono! =)

    ResponderExcluir
  11. Luma, que bom que agora posso ler seu blog de novo, muito obrigada pela consideracão. Adoro os seus textos, então estava sentindo falta.
    Mas quer dizer que o problema é com o IE?

    Também adoro o outono. Por aqui estamos com um verão com cara de quase inverno, ontem fez um mega sol, mas hoje está tudo cinza de novo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Anônimo05:51

    Luma, que lindo isso.
    Voce consegue ver as estaçoes mudando, por que alem de sensivel, esta perto da natureza.
    Sao Paulo ja é uma cidade onde é mais dificil perceber mudanças, elas precisam ser menos sutis, nesse mundo concreto armado. Mas ontem dava para sentir o vendo fazendo um barulho no ouvido, como se estivesse numa praia. Eu atravessava a rua da minha escola de cozinha a noite e pensava nisso.
    Beijos minha querida e obrigada por esse post tao lindo.
    Cam

    ResponderExcluir
  13. Olá minha querida Luma,
    Você consegue colocar o coração nas pontas dos dedos e gerar palavras que dão forma a um texto tão deliosos como esse... E que fotos maravilhosas você postou para nos encantar!!!!
    Enquanto você se despede do OUTONO com tanta propriedade eu estou preparando meu post para saudar o INVERNO, que amo de montão!!
    Agradeço por compartilhar conosco suas percepções...
    Beijinho carinhoso.
    Regina Coeli

    ResponderExcluir
  14. Olá, querida Luminha
    Eu já incluí a palavra "caderneta" no meu texto, onde eu falava que a gente tinha conta na birosca do Seu Rafael. Brigadim!
    Sobre o final do outono, eu estou contigo: também é minha estação favorita, embora a gente aqui no Rio de Janeiro não tenha outono como no hemisfério norte (Ah, lá eu vi que troca MESMO no dia 23 de setembro!). De qualquer forma, nesta época do ano temos temperaturas amenas, civilizadas, com poucas chuvas (embora neste ano isso tenha ficado um tanto avacalhado...). É muito gradável, com cores próprias. O outono é ótimo para fazer reflexões, escutar cabelo crescer, pensar na vida...
    Ótimo texto, como sempre.
    Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

    ResponderExcluir
  15. Outono, pra mim sem dúvida a estação mais bela!
    as cores parecem ganhar uma vida mágica!

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Luma!

    Eu acho o outono lindo com suas nuances, suas cores e clima temperado. E seu post ficou lindo, cheio de cores suaves. O inverno me agrada mais - não me canso de dizer - e, mesmo sem tanta cor, continua sendo minha estação predileta.

    Parabéns pelo trabalho nas fotos, perfeito.

    beijos querida, ótimo dia.

    ResponderExcluir
  17. Pois é, Luma, aqui está chegando o Verão, hoje é dia de S. João, há fogueiras e festejos do solstício.
    Mas o Inverno também tem os seus encantos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Senti uma sutil diferença em sua escrita. Será impressão minha? rs
    De qualquer forma aqui em casa eu ouço dizer que o outono não se foi. Tem uma menina que fingi ser outono o ano inteiro. basta uma chuva, um vento mais frio e pronto. Grande abraço menina

    ResponderExcluir
  19. lindas fotos...
    é, o outono se foi, e o inverno chegou com força.

    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  20. OLá Luna
    Eu me encontro no outono da vida e é uma estação, que como as outras tem suas peculiaridades e, às vezes, um certo mistério. Vida e morte é um grande mistério para todos nós..
    bjs. Obrigada pela sua visita.
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Luma, aqui em Friburgo o outono já foi embora desde o mês de maio! Já tivemos temperaturas de até 3.5º e são raros os dias que podemos sair sem casacos.

    O inverno, até agora, está bem mais forte do que o do ano passado. Para quem gosta de frio, é uma festa!

    Um beijão.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo20:02

    Luma, que lindo seu post!

    Olha, amiga, obrigada pelo link. Fui lá e li o tutorial. Vou fazer uns testes aqui, ok?

    Beijos na alma e mais uma vez obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Oi Luma!
    Andei um tempo sem comentar, alguns blogs que eu leio embaralhavam e não dava para ler nada, incluindo o seu. Ai eu formatei meu pc e mudei do firefox para o explorer e tudo voltou a ficar legível novamente. Então estou de volta nos comentários. Saudades daqui. Lindas fotos hein?! Beijos

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Luma,esse outono igual ao seu, aqui em Ubatuba já acabou antes da hora...faz muito frio...um frio diferente...um inverno diferente!
    Gosto demais do seu jeito de escrever...
    Beijo de quem está voltando...
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  26. Eu acho as cores do outono lindas... tanto assim, suas fotos são esplendidas. Poeticas. Eu penso nas folhas que caem, avermelhadas, esperando o renascer na proxima estação. No inverno estará se preparando, para voltar com brilho na primavera.

    Linda postagem, eu sonhei e voei em cada passagem.

    ResponderExcluir
  27. É realmente uma linda estação. O brilho do sol, as cores do outono, são marcantes e encantadoras.
    Mas traz consigo o prenúncio de um tempo de recolhimento. O inverno prá mim é isso, recolhimento, fechamento.
    Passo o inverno na espera da bela primavera, que nos trará logo, logo, o verão.
    Esse sim, prá mim, tempo de muita vida.
    Um beijo meu bem.

    ResponderExcluir
  28. Outono é a minha estação preferida, vou sentir saudades dele rs

    ResponderExcluir
  29. O outono aqui é terrível! Escuro, muito escuro e com muita chuva. Pior mesmo, só o inverno. Aff! :-))

    ResponderExcluir
  30. Pode ter sido, assim, uma despedida como dizes, mas as fotos e as tuas palavras são lindas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Oi, Luma,
    Que bom que consegui voltar a ver o teu blog! Meu marido me ajudou a desbloquear o que estava impedindo de rolar as páginas do teu blog.
    Lindas fotos! Também gosto do outono, mas também gosto muito do inverno carioca.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  32. Que imagens! Lindíssimas todas!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  33. Anônimo15:02

    Olá, Luma!

    Eu vejo que todas as estações têm um brilho especial. Principalmente aqui no sul onde elas são mais definidas.

    Gosto do outono por causa das frutas. Vivemos comendo bergamota. O inverno, com aquela geada no pasto quando vou a pé para o trabalho, apesar do frio, me encanta.

    Para mim, a mais encantadora das estações é a primavera; porque no verão só quero estar debaixo d'agua.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  34. Fotos muito bonitas com palavras de uma romântica, para mim o Outono é muito romântico, pelos matizes com que se cobre, pelos fins de tarde serenos...Mas por aqui chegou o Verão e a febre da praia, de ficar perto do mar...mergulhar e ficar com a boca salgada!...
    Bons momentos outonais para ti.
    Bjs,
    Manú

    ResponderExcluir
  35. Poste bonito, mas come certeza prefiro o tempo frio a tempos mais calorentos...

    Fique com Deus, menina Luma.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor