Diminuindo o tempo de carregamento do seu blogue


imagem

O WebmasterWorld PubCon Vegas 2010 em seu oitavo ano de edição e 14ª apresentação agendada para Novembro de 2010, é um evento de ponta onde vários webmasters, especialistas em social media, programadores, pesquisadores e SEO/SEM, se encontram para trocar ideias sobre as novidades, tendências, marketing online, tecnologia... tudo aquilo que envolve o desenvolvimento da web.

No final dos anos 80, acontecia o Power Elite BBS, onde o desejo dos conferencistas era de encontrar com pessoas a quem eles leram ou ouviram falar em foruns e em notícias online, se concretizava. O primeiro evento organizado com o nome PubCon foi organizado em 2003/2004 e já se discutia sobre os motores de buscas e programas de afiliados.

O evento foi se transformando juntamente com a web, onde os blogues e as ferramentas que envolvem sua feitura também foram se modernizando. Nada mais justo que esta comunidade também atendesse os interesses, as necessidades e refletisse as mudanças no World Wide Web.

O que este evento tem de importância para os blogues?

Saltando no tempo para o penúltimo evento ocorrido em novembro de 2009, onde Matt Cutts, engenheiro do Google, discursou sobre as novidades do google e do novo fator que entraria como método para rankeamento orgânico de sites e blogues; ele citou o fator "tempo de carregamento" como um dos fatores decisivos para posicionar as páginas da internet dentro do motor de busca google; portanto, as páginas que carregam primeiro (mais leves), seriam beneficiadas dentro do Quality Score do Adwords. Não sabemos o peso que é dado a esse fator dentro do rankeamento do google, apenas que este seja um dos fatores de rankeamento, porém, nós blogueiros precisamos varrer o lixo eletrônico de nossas páginas, melhorando a navegação e tornando a vida do leitor online tão confortável tanto como quando este manuseia revistas físicas em suas mãos.

Teste a sua página e veja quanto tempo ela demora para carregar por completo - Acesse o site Pingdom e insira sua url dentro do espaço destinado a isto e pronto! Dá para você ter uma ideia de qual item da sua página demora mais para carregar e após isto, analisar se é viável mantê-lo.

Dentro desta análise já dei uma limpada nos meus scripts, joguei imagens e presentinhos que ganhei para outras páginas que mantenho na web (ainda não terminei), troquei as imagens PNG/JPEG por imagens no formato GIF e venho pedir, POR FAVOR!! Desliguem seus players de música! Este será um ato de respeito com o gosto musical alheio e também um dos fatores decisivos para que o visitante escolha se voltará ou não a sua página - explico: Nem todos possuem uma navegação que suporta páginas pesadas e estes players, invariavelmente travam ou mesmo interferem nas músicas, conversas e ambientes que juntamente com o virtual, casamos no mundo real. 

Além dos players de música, prestem atenção nos backgrounds (fundo da página) cheio de firulas, entre outras cozitas que fantasiam sua página.  São começos e lógico! Existem muitos itens que atrasam sua vida online e que não recuperam o tempo que perdeu.

Se você usa um template ruim, troque por um bom ou então, faça a otimização e compressão do CSS dele. Se não quiser ter trabalho, escolha templates confeccionados por desenvolvedores que praticam os padrões web, sabem usar o CSS e que escrevam o HTML semântico. Beleza não é sinônimo de qualidade.

Quem usa o navegador firefox, pode usar o Page Speed do google que acoplado ao Firebug, analisa a página dentro das boas práticas para a otimização da velocidade de carregamento. Ou então, o Yslow do yahoo!, que também mostra como sua velocidade pode ser melhorada.

Complicou o meio de campo? Tenho certeza que colocando em funcionamento os pluguins acima, o resto cairá no automático!

Quando sentei para escrever o post, na verdade, não ia escrever nada do que escrevi acima. O meu desejo era apenas dar uma limpada na minha sidebar (coluna lateral) e de quebra atualizar tudo aquilo que perdi enquanto estava ausente da blogosfera. Fica para a próxima postagem!

Divirta-se!

38 comentários :

  1. Anônimo02:32

    Luma, que bom que você escreveu sobre isso. É uma necessidade, e urgente, que sejam retirados esses "pesos" extras das páginas dos blogues. Eu tenho uma conexão superrápida, nem faz diferença, mas fico pensando naquelas conexões lentas, deve ser um sufôco. E as músicas então, e os brilhinhos, coisinhas mexendo prá lá e pra cá, Meu Deus, é uma poluição sem fim, além do peso que já falei. Você disse bem, chega a ser falta de respeito. Mas a gente sabe que não é por mal. Acho que é por desconhecimento. Muito oportuno esse post. Parabéns!!! Concordo com tudo o que você disse.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo03:10

    Luma esou zanzando pela madrugada, nao consigo dormir, pensando nos problemas que tenho que resolver hoje de menaha, mas é uma reta final e estou feliz de consehuir chegar dela. Se Deus qusier amanha tudo dara certo.
    Um beijo amigA, depois volto para ler seu pors.
    Beijos e o carinho da Cam

    ResponderExcluir
  3. Anônimo03:23

    "Contando carneirinhos..." [1] =;b

    Pois é, Luma, já tinha prestado atenção nessa questão. É muito importante fazer uma "otimização" no blog. Outro dia o Compulsivo postou sobre esse assunto. Interessante. Valeu, Lumitcha! ;)

    "Continuando... contando carneirinhos" [2] =D

    Bjux.

    .::.Susy.::.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo04:15

    Eu sou uma nova blogueira, não sabia dessas coisas...É bom aprender um pouco!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. É isso aí... Vamos melhorar a coisa. E nem precisa ler resvista, pela Internet mesmo já dá pra ficar por dentro de tudo!

    Quando um blog tem música eu evito ao máximo entrar (é chato!), só entro se o título do post for muuuuuuuito bom e der qualquer garantia mínima de que a leitura pode valer à pena.

    blogs que se eu ler uma única linha, passo o resto do dia com dor de cabeça... É cada combinação de cores!

    No meu blog, o que faço é "mudar de ideia" sempre...rs. Chega a ser engraçado, toda semana apago ou troco alguma bugiganga (afinal, Gadjet é isso mesmo, né?) da minha página.

    Um abraço,

    Michelle

    ResponderExcluir
  6. Teu blog é muito criativo, gostei muito!
    Ri muito das charges, sao ótimas!
    Um abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  7. Valeu a força Luma! A porta do meu blog esta sempre aberta à vc! BJS

    ResponderExcluir
  8. Hum...post bom....Valeu Super!

    meiroca
    www.meiroca.com

    ResponderExcluir
  9. Já corri e dei uma analisada por lá. Passei "na média" (rs).

    Outra coisa: você tem reebido meus avisos?

    ResponderExcluir
  10. Anônimo13:25

    Esta é uma preocupação que sempre mantenho em relação ao blog.
    A base de minha preocupação é o meu hábito de navegação. Demorou a abrir? Mudo de destino.

    Fiz o teste. O blog abriu em 5.6 segundos.

    Vou diminuir o número de textos, tirar um ou dois widget para ver se diminuo o tempo para 3 segundos.

    ResponderExcluir
  11. Luma, vc prestou um serviço público! Não aguento mais ficar horas esperando abrir um blog ou ter que ficar ouvindo musiquinhas ou ter que colocar mil e cinquenta letrinhas pra fazer comentário...ai é um saco isso! Obrigada por ter feito esse grande favor de alertar as pessoas...eu mesma, vou checar o meu e ver o que posso melhorar!
    beijos garota esperta!

    ResponderExcluir
  12. Oi Luma
    Que "LUZ" para todos, eu desisto quando o blog demora para abrir, principalmente esses blogs com fundos gringos e cheios de firulas, não dá, a minha conexão é lenta e o tempo é precioso...vou testar o meu blog, não quero ser "peso" para ninguém!
    Ah! obrigada pelo seu comentário e que privilegio ter uma irmã morando em Campos, é meu sonho de consumo, quando eu ficar velhinha vou morar lá e fazer tricô, de preferência com muitas araucárias ao meu redor!
    Qual é seu email?
    Bjks.
    Marianne

    ResponderExcluir
  13. Oi Luma obrigado por sua visita, Sei que tem muito brasileiro que fica da janela olhando e não literalmente nada. Mas olhe sei por experiência própria como é complicado defender essa mata!!! beijos da Eliane.

    ResponderExcluir
  14. EStas dicas deveriam ser lidas como dever de casa.
    Mas não entendo patavina. Preciso que meus sobrinhos me socorram e que minha irmã me acuda.
    Mas parabens. Continue ensinandoi. Eu estou arquivando para fazer uma apostila só para mim.
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  15. Se não me engano, a Campos Party que realizam anualmente em São Paulo também fala sobre tecnologias, mas não lembro especificamente de ter citado alguma palestra voltada para os blogs...

    E realmente, odeio a parte do players que tocam só por abrir a página, pior quando para comentar, abre uma outra página, ai começa de novo a tocar a primeira música, ai quando posta o comentário, começa tudo de novo...

    Nota, na lista do player tem umas vinte músicas...

    Fique com Deus, menina Luma e cão Max (afago na alma).
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. Ótimas dicas!
    Obrigada querida!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Luma,

    Seu texto é bastante pertinente.

    No início do ano passado, tive problemas com meu blg por causa de gadgets que eu havia colocado. Retirei-os e aproveitei para otimizar o blog. Fiz isso utilizando o tutorial do Usário Compulsivo.

    Concordo com você também em relação aos clips musicais que alguns blogueiros inserem em seus templates. Tais clips carregam o blog e nem sempre coincidem com nosso gosto musical.

    Beijos, Luma, e uma ótima quinta-feira.

    ResponderExcluir
  18. hmmmm preguicinha de fazer essas coisas..apesar de saber q seria bom...
    qq hora faço.

    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  19. PASSEI PARA DEIXAR O MEU ABRAÇO E O MEU CARINHO A VC.
    SAUDADES.
    SANDRA

    ResponderExcluir
  20. Oi Luma.
    Mais uma vez, você fornece preciosas informações para os blogueiros. Apesar da preguiça e, bem mais acentuada, igonorância sobre a maioria dos assuntos abordados, louvo a tua generosidade em partilhar o conhecimento.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  21. Ops, ignorância. Sorry.

    ResponderExcluir
  22. Isso é muito bom, ajuda a verificar como está o blog, e a nós só melhorar ele.
    muito bom o post e por todas as dicas q ele trás
    obrigado
    beijos

    http://bardd.co.uk/blog

    ResponderExcluir
  23. Hi Luma! This is really an interesting post. About the Blogger templates, in my opinion the classic templates work better than the layers template. I tried to upgrade my blog to the new layers template but it gave some problems.
    Have a very nice day!

    ResponderExcluir
  24. Anônimo02:05

    Huum... Adorei!!^^

    Testando...

    *bom saber que estás bem!!! =D

    Beijos querida!!^^

    ResponderExcluir
  25. Luma, a sua pagina, agora, abre rápido. mas nem sempre foi assim.Era muito lento e quase naos e via sidebar.
    O meu blog tem muita foto. Até por que eu trabalho com elas e minha intencao nao é mostrar textos. Assim, quem lá vai, já sabe que vai ver fotos, fotos, fotos....kkkk E , em alguns textos, o slideshow tem musica que pode ser tocada ou nao, dependendo do gosto do freguës. Mas ele demora apenas 27 segundos para abrir. Eu chequei nesse site.

    Eu acho que cada blogueiro tem um objetivo.Tem gente que nao tem blog com nada além do que postar . Tem pessoas que nao tem grandes intencoes. E sao felzies, assim.
    Tenho amigos que tem blogs com musicas. E se mutia gente nao gosta...nao tem importancia...Eles gostam. E creio que isso basta. Para eles.

    Outro dia, um webdesigner me disse que sites de fotografos com musica , cansa. E eu concordo. Tanto que o meu site nao tem música. Por que nao dar para ver as fotos e ouvir musica ao mesmo tempo.
    Até por que, nem sempre está muito evidente o botao de desligar.

    Eu acho que esses scripts exagerados sao um pé no saco. No entanto, tudo tem seu tempo.

    bjs e dias felizes

    ResponderExcluir
  26. Oi, Luma!!!

    Eu desenho e pinto!!! Visita meu outro blog pra ver, o link tá na minha barra lateral!!!

    Beijins,
    Andrea Guim

    ResponderExcluir
  27. Anônimo09:22

    Eu sou uma leiga nessas coisas, fico batento a cabeça igual seu bonequinho ali do canto srs bjs

    ResponderExcluir
  28. Obrigado pelas dicas sobre páginas da web.
    Blogar também é ser solidário e amigo.
    Abraços
    Luiz Ramos

    ResponderExcluir
  29. Lumma,

    Você sempre com dicas bacanas e válidas, vou pedir pro Jota Cê passar por aqui, pra entender direito como funciona esses sites indicados. Sou totalmente tapada quando o negócio é aprofundar mais sobre o assunto.

    E ó, eu desenho muito lindo, quer ver?

    Aqui:

    http://www.flickr.com/photos/jotace-nectardaflor/sets/72157623160519666/

    ahahahaha

    Luma do meu coração, só sei inventar que sei, ainda bem que Jota Cê entende todas as minhas invenções.

    E esse seu C no RebecCa sempre fica registrado com carinho.

    Beijo do tamanho da minha admiração, menina linda.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  30. Ah, o segundo M de LumMa é de:

    Naturalmente Muito querida.

    Outro beijo.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  31. OI Luma!
    de férias no Brasil...sem tempo pra escrever,
    mas vc não fica sem resposta,
    estou no teu-nosso lindo Rio de Janeiro cheio de luz e sol!!! obaaa,
    beijão grande,

    ResponderExcluir
  32. Essencial essa postagem, Luz. Em casa eu nao ponho nada, so textos mesmo, e como nao me preocupo em reter leitores (hoje em dia "tonem" se alguem me le ou deixa de ler rsrs), nao preciso incrementar a pagina. Mas ha alguns blogues que realmente fica muito dificeis de ler, e agora que voce ja consertou o seu devo confessar que era quase impossivel entrar no seu blogue do meu trabalho hehehe, a pagina ou nao abria ou abria com erros depois de uns 5 minutos quase. Agora que melhorou poderei voltar a ler seu blogue daqui, que eu adoro!

    Abraxao!

    RF

    ResponderExcluir
  33. gosto de background clarinho. bjs

    ResponderExcluir
  34. Adorei este post e o quanto ele esclarece ,menina!!!!
    Obrigada pela força no meu blog.
    Adorei a borboleta voando na chuva....Linda imagem!!!! E que frase maravilhosa, hem?
    Bjs,
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  35. Luma, às vezes não posso ler teus posts, abre uma caixa avisando operation aborted e cai tudo! Aí tenho que voltar a página para continuar baixando a página até os comentários, aí tenho que clicar logo para poder comentar.
    Por isto muitas vezes desisto, não sei o que é isto, mas é só no teu blog.
    Beijos
    Ah! Hoje aconteceu isto, estou só comentando.

    ResponderExcluir
  36. Legal, seu blog está carregando mais rápido mesmo e eu fui lá testar o meu e leva seis segundos pra carregar. rs
    Acho que está bom.
    Confesso, adorei a parte de remover o player dos blogs, odeio música no blog. Geralmente leio ouvindo clássico no fone de ouvido e qdo abre um blog com música: pronto, quase tenho um ataque até descobrir um botão de desliga (quando tem) e se não tem vamos pro fn f5. aff
    Bacio carissima

    ResponderExcluir
  37. Luminha,
    Estou desde o início do domingo tentando te enviar uma mensagem, mas toda vez que a caixa de comentários sua abre, mostra dizeres que se eu tentasse continuar neste blog, estaria sujeito a danificar meu computador.
    Pedi então que a Glorinha fizesse o contato por mim, mas aconteceu o mesmo com ela.
    Chegando em minha casa aqui em Niterói, agora pela manhã de segunda, abro esta caixa de comentários e não tive problemas, por isso estou deixando agora meu recadinho para que visite meu blog e pegue seu presente. Tá lá desde domingo te esperano.
    beijinhos cariocas

    ResponderExcluir
  38. Gostei muito deste artigo, e acabei descobrindo que uma parte do meu template (que por acaso é novo, troquei faz poucos dias!) é o principal culpado pelo carregamento de minha página.

    Mas não vou me estressar, até que não está tão lento, e acredito que para quem lê, aguardar uns poucos segundos não tem problema! ;)

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor