Cérebros Reciclados

A mente humana é um terreno perigoso, vive repetindo o "The Tick", como o super-herói abobalhado e engraçado da TV. Deve ser mesmo. Só isto explica o imenso sucesso de métodos buscados no reordenamento cerebral, como a Programação Neurolinguística (PNL) e o Método Silva de Controle Mental.

The Tick

O Cérebro humano não funciona exatamente como um computador, mas já existem pessoas acreditando que sim, querendo deletar alguns arquivos, instalar softwares mais potentes ou mesmo fazer um upgrade completo.

São os neuro linguístas, uma mistura nada ortodoxa de psicanalista com programador de computadores - segundo seus detratores - ou de comunicadores com psicólogos, como eles mesmos preferem se definir. Em linguagem mais moderna, os neuro linguístas podem ser melhor definidos como psicoterapeutas de resultado - seu tratamento é sempre rápido, às vezes barato e, dizem, absolutamente eficaz.

The TickO tratamento neuro linguístico - mistura das mais diferentes técnicas, da cibernética à psicologia cognitiva - gira em torno de uma ideia central: tudo de ruim que acontece com a pessoa é desencadeado por uma programação malfeita e pessimamente executada. O objetivo da reprogramação é eliminar o que foi assimilado pelo inconsciente, causando graves malefícios - um processo que se iniciaria na infância. A criança seria como uma folha de papel em branco, que vai sendo preenchida por ideias e conceitos, muitos deles prejudiciais, e adquirindo medos e traumas, mais tarde nem sempre diagnosticados.

A programação neurolinguística (PNL), método que conquista cada vez mais corações e mentes, das mais diversas idades e profissões, não tem o objetivo de robotizar pessoas - justamente o contrário. O método é para desrobotizá-las.

A vida que levamos é o resultado direto do que pensamos; melhorar uma vida, ser melhor sucedido, é muitas vezes questão de mudar a forma de pensar - A maior ênfase da neurolinguística é a comunicação - Somos a soma da eficácia das mensagens que enviamos e recebemos dos outros. As pessoas podem se comunicar com facilidade, mas nem sempre bem, com a PNL, aumentamos o nível de sensibilidade, de percepção, permitindo que as pessoas captem índices verbais e não verbais mínimos - como qualquer exercício de liderança requer uma boa e fácil comunicação.

The TickPsicorientologia

Criado por um ex-técnico em eletrônica, o Método Silva de Controle Mental já encantou 14 milhões de pessoas em 105 países! São terapias que exercitam o cérebro e aumentam a capacidade da mente. Em 48 horas, é possível descobrir caminhos do subconsciente jamais explorado.

José Silva começou a elaborar o método em 1944, através das ondas elétricas emitidas pelo cérebro - Alfa, beta, delta, teta - e concluiu que o potencial criativo do homem poderia ser desenvolvido. O sucesso foi logo comprovado: em 1966, todo o sul dos EUA já conhecia as técnicas. Hoje, existe um instituto localizado em Laredo/Texas e seus ensinamentos deram origem a um novo ramo da ciência, a psicorientologia, que estuda a mente e a forma de direcioná-la para o sucesso.

Os pesquisadores que trabalham na investigação dos hemisférios cerebrais descobriram que cerca de 90% das pessoas usam mais o hemisfério cerebral esquerdo (a parte analítica do cérebro) do que o hemisfério cerebral direito (o da imaginação e criatividade). O método busca o equilíbrio dos hemisférios.

The TickO método, sem fins terapêuticos ou religiosos é dividido em 4 partes: O "Relaxamento Controlado" é voltado para a saúde, onde se aprende a controlar problemas de estresse, insônia, depressões, fumo, droga e álcool. Já na fase de "Melhoramento Pessoal", estimula-se o aumento da autoestima e desenvolve-se a memória e atenção. Os dois últimos módulos aumentam a percepção extra sensorial, principalmente a intuição e a criatividade.

Quando as etapas são ensinadas, são provocadas o estado alfa, onde todos atingem o relaxamento. Depois de explicar as regras, pratica-se os exercícios e são indicadas leituras, como exercício caseiro.

A melhor idade para iniciar a prática do método é com 12 anos e os benefícios no dia a dia são visíveis, como acordar sem despertador, dormir sem remédio ou usar os sonhos pra resolver problemas. A memória é beneficiada, como também a disciplina para fazer dietas, por exemplo.

Quinze minutos de exercícios, três vezes ao dia é suficiente até para corrigir vícios de linguagem, preocupação pode ser substituída por ocupação, perdido por fora do lugar e problemas por projeto.

Parece bobagem, mas o cérebro que é o nosso computador biológico, processa esses dados e bloqueia a mente, que atua como programador. Ah! A reciclagem não depende de onde você esteja, ela pode ser feita em qualquer país e quando você observa a natureza, passeia, dança, namora... Sem qualquer custo!

*Parabéns Yvonne pelo seu aniversário! Mesmo que esteja distante da blogosfera, está pertinho do coração! Felicidades!

39 comentários :

  1. Oi Luma!
    Gostei muito do seu post!
    Gostei de saber.
    Bjs,Rozani

    ResponderExcluir
  2. Oi Luma,

    Fui lá dar uma olhada no método Silva. Achei interessante, mas já fiz algumas experiências do genêro e os resultados são excepcionais nos primeiros momentos, mas não se mantém por muito tempo de forma independente, requerendo sempre a manutenção dos exercícios e acabo sempre esquecendo, pulando e quando vejo já foi. :(

    De qualquer forma, vou aprofundar-me um pouco com a leitura dos livros indicados e depois te conto. :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Luma, adorei o post. Vou procurar saber mais sobre esses métodos e sobre a PNL, até conheci umas pessoas que trabalhavam com isso, mas na época näo chegou a despertar muito minha curiosidade.
    O cérebro é uma caixinha cheia de surpresas, outro dia eu li que uma mulher tem uma doenca no cérebro, não lembro direito o que ela tem, mas ela não quer ser curada, pois com essa doenca a personalidade dela mudou e a vida melhorou. Conheco uma pessoa que foi diagnósticada com um tumor no cérebro um mês atrás, e a personalidade dela mudou também, talvez o tumor tenha atingido algumas áreas e agora ela tá mais solta, animada, alegre. Ela ainda não sabe do diagnóstico, por isso é estranho.

    Queria muito equilibrar meus hemisférios.

    Beijo e um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  4. O nosso cérebro é muito complexo daí me surpreender tudo o que aqui escreveste. Algumas já sabia outras não e anotei para pesquisar melhor.

    Obrigado

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Oi Luma! Amo vir aqui. Seus posts são bem escritos e de uma inteligência verbal sem igual. Parabéns!!
    Conheço um pouco dos dois métodos citados e acredito em seus resultados. Existe apenas um porém nisso tudo: Quando fazemos uma re ou programação da mente, perdemos a chance de aprofundarmos as nossas questões psíquicas. Passamos a trabalhar com resultados, sem nos preocuparmos de fato de onde, como e porquê tudo isso (que está dentro de nós) chegou e ficou ali. Nos desconectamos da emoção e trabalhamos no campo da razão. A emoção é uma linguagem diferenciada, profunda que inevitavelmente nos leva ao autoconhecimento.
    Bem, acredito que tudo na vida e útil para algo, e que os métodos de programação mental tem a sua utilidade.
    Abraços e obrigada pelo texto,
    Lila

    ResponderExcluir
  6. Anônimo07:32

    Querida, eu bem que queria deletar algumas coisas da minha cabeça.. ou da minha vida !
    Bjks

    ResponderExcluir
  7. Todas estas informações são totalmente novas para mim... Ao mesmo tempo, controlo minha curiosidade e mantenho os dois pés atrás quanto aos comportamentos excessivamente racionais. Sou cética quando a isso. Talvez seja essa a causa de não investigar mais o assunto, lendo sempre apenas o superficial que por acaso me aparece.

    Ótimo texto, muitíssimo informativo.

    Um abraço,
    Michelle

    ResponderExcluir
  8. Oi Luma!

    Gostei do texto e fiquei querendo saber mais.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Amei seu blog. Assuntos interessntes. Voltarei mais vezes. Já sou sua seguidora.
    abraços

    ResponderExcluir
  10. OI Luma, tinha postado o comentário no lugar errado. Aqui está novamente:

    *********************

    Muitissimo interessante o tema. Se podemos otimizar o desempenho do nosso cérebro, porque não?

    Sobre a criança ser como papel em branco e aos poucos vai preenchendo com as vivencias, experiencias...eu me recordei do livro de Augusto Cury (nunca Desista dos seus sonhos) que nos fala da importancia de cuidar da frequencia de pensamentos, das tais janelas do subconsciente, dos traumas adquiridos que se perpetuam durante toda nossa vida, enfim.

    Não sei se compreendi 100% do que o livro quis dizer não, mas o assunto é bem interessante, nos leva a algumas reflexões sobre postura, comportamento, modo de vida.



    Um abraço

    ResponderExcluir
  11. Anônimo15:46

    Luma, cada dia me surpreendo mais com a capacidade de nossos cérebros. Acredito que podemos nos curar de males arraigados no subconsciente, e reorganizar nossos pensamentos. Gostaria de fazer estes exercícios, mas não sou nada disciplinada.
    amei o post.
    Ah, não achei a opção de colocar nome e url, por isto , coloquei-os aqui mesmo. Sorry :)

    beijo, menina
    denise rangel
    http://drang.com.br

    ResponderExcluir
  12. Luma, admiro sua perspicácia e modo de se comportar no mundo virtual e mundo real. Uma das pessoas mais carinhosas que conheço e acho que você faz estes exercícios, conta!
    Vou ficar uma semaninha no Brasil, quero te ver minha amiga. Bjks.

    ResponderExcluir
  13. Muito instrutivo o post, Luma, especialmente para mim - um neófito em neurolinguística. Depois da leitura, estou pensando em reprogramar o meu cerábro. Desta vez, vaiiiii!
    José Silva? Hummm... Vou pesquisar minha árvore genealógica. De repente tenho alguns royalties pra receber.

    Beijo e bom findi.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo19:50

    Oi Luma,
    As vezes o povo troca os nomes para dizer que inventou uma coisa nova. Eu fiz a formação em Programação Neurolinguistica inteirinha antes de me formar em Piscologia. Primeiro o meu lado psicanalitico dava pulos , saltos de indignação. Depois que foi para a facul novamente, constantei que a Neurolinguista era nada mais nada menos do que Psicologia comportamental, abaixo aindada cognitiva acoplada, por que na verdade importa menos a percepçao cognitiva do que o "eliciamento" de reações e mudanças comportamentais. Nos e auau+ pombo, estamos ali ó, pau a pau. E eu nao acredito nessa coisa nao.
    Tem alguns exercicios interessantes e nada mais. Quanto oa metodo Silva, so lembro de uma cunhado que fez uma vez, beirava o fantastico ne? Voce faz um gesto X e aparece uma vaga para seu carro. Parece pensamento magico de criança. Mas é interessante pra chuchu esses debates na net.
    Beijos e bom findi,
    Cam

    ResponderExcluir
  15. Anônimo21:52

    Ineressante. Participei de um projeto deste dos 17 aos 34 anos. De fato muito eficaz.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo02:06

    COnfesso que às vezes tenho vontade de deletar algumas coisas do meu cérebro, mas... Ar puro, amigos, sorrisos sempre faz bem, melhora as configurações...

    Beijos querida e um ótimo FDS!!!^^

    ResponderExcluir
  17. Anônimo08:17

    Oba legal!!!! O bolo deu certo!!!
    Adoro esse bolo, quem bom que voce testou e todo mundo gostou!
    Beijos da Cam

    ResponderExcluir
  18. LuxLuma

    Quase queimo um fusível!
    O interessante é que estava lendo um artigo sobre a limitação do pensamento que vem atrelado à uma limitação linguística.
    Houve aí uma sincronicidade.
    Postarei sobre o assunto que é muito interessante.

    "Quem sabe poucas palavras, ou as usa mal, tem o pensamento encolhido".

    Luminosos abraços.

    ResponderExcluir
  19. Luma, este assunto é muito interessante. Aqui se fala muito no método Coué, que é uma espécie de autosugestão para alcançar algo que se deseja. Já havia ouvido falar da PNL, mas não sabia que era tão eficaz. Acho que tudo que pode contribuir para trazer equilíbrio e bem estar é positivo, o importante é que estes conhecimentos sobre o cérebro humano não sejam instrumentalizados por terceiros para criar "robôs".
    Beijos e um bom fim de semana para você.

    ResponderExcluir
  20. olá minha cara amiga Luma, uma postagem bem fundamentada e util para todos, parabéns. Desde que a qualidade de vida melhore e o ser humano se torne mais realizado e feliz...que a mente esteja sempre bem aberta.

    paz e harmonia,

    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir
  21. Inicialmente digo-lhe que oportunamente retornarei para aprofundar a leitura sobre este texto, que é muito importante.

    Na verdade estou retribuindo-lhe a visita e o gentil comentário que deixou.

    Forte abraço e bom final de semana.

    Alôha,

    Hod.

    ResponderExcluir
  22. É por isso que sou tua fã!
    Teu post se encaixa nas minhas necessidades atuais. Vou me reciclar e aplicar relaxamento com os guris.
    Isso não vai ser fácil em! *rss

    ResponderExcluir
  23. até q não é má ideia...haha

    Um ótimo fim de semana para você!!!!

    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  24. Mas que miúda! Venho sempre aqui aprender algumas coisas novas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  25. A grande verdade é que o cérebro ainda é uma região inexplorada e desconhecida para nós. Muitos conceitos mudaram e muitos ainda mudarão. mas chegará o dia em que teremos conhecimento completo e dominaremos nosso órgão mas importante para extrair dele o máximo sem qualquer esforço.

    ResponderExcluir
  26. Querida, tem um selinho prá vc lá no Vida.

    beijos e bom domingo :)

    ResponderExcluir
  27. Tudo jeito de enriquecer as custas da ansiedade alheia de sucesso e felicidade.

    Nada como ser neutro em si e deixar fluir a imaginação e a intuição - estas, com poderes latentes e gratuitos.

    Jung neles!

    ResponderExcluir
  28. Bom dia Luma!
    Este é um assunto que me interessa. Sabe como é? Nunca sabemos tudo. É preciso estar sempre pesquisando um jeito melhor de lidar com a ralidade e com a gente mesmo. Uma "reciclagem" como diz você.
    Gostei da dica. Obrigada!

    *Acabei de comprar um livro chamado:
    "As Consoloações da Filosofia"- Alain de Botton.
    Vamos ver...Certo?

    Beijos.
    Anny.
    Bom domingo.

    ResponderExcluir
  29. Anos e anos de psicoterapia e a grande maioria não consegue se desfazer de traumas e com a neurolinguística, eles se vão em pouco tempo, com ajuda de softwares. Seria sensacional, mas não costumo duvidar de estudos e te´cnicas inovadoras.

    Já a psicorientologia, através de exercícios, ajuda a trazer bons fluidos, com pensamentos positivos. Tai, gostei, poderia ter economizado muito com os custos da análise tradicional.

    Bom domingo e uma ótima semana

    bj

    ResponderExcluir
  30. É, um assunto bem controverso. O texto ficou bem interessante, mas isso não novidade vindo de vc.

    Boa semana.
    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Uma bela tarde de domingo pra ti amiga querida e uma linda semana de paz...beijos.

    ResponderExcluir
  32. Hum... se o método envolve mentalização positiva e tem como objetivo trabalhar mais a parte intuitiva acredito que possa ser muito eficiente pois, afinal, somos verdadeiramente aquilo que pensamos. Mas, como tudo na vida, precisa ser exercitado, e aí não vai funcionar para a maior parte de nós, meros mortais, pois mal conseguimos exercitar o corpo, que dirá a mente! Que peninha... rsrs!

    Beijinhos, boa semana!

    ResponderExcluir
  33. Seria um misto de hipnose com meditação?rssss!interessante, mas muito complexo!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  34. Eu gostaria muito que o cérebro funcionasse como um computador, o que mais usaria seria delete e ctrl z hehe!
    Mas aí o coração também teria que funcionar nesse esquema!
    Beijão Luma
    Uma semana iluminada pra ti!

    ResponderExcluir
  35. Parece bem interessante, principalmente pq estimula o equilíbrio dos dois hemisférios cerebrais e a percepção extra sensorial . Eu já tinha ouvido falar desse método e seu texto está bem didático e esclarecedor .

    ResponderExcluir
  36. Luma, querida, acredito piamente na eficácia desses terapias, muito mais, até, do que na ortodoxa psicanálise, crê? rs*

    Beijocas e boa semana

    MM.

    >>> não sabia do aniversário da querida Yvonne, vou escrever pra ela, valeu por avisar

    ResponderExcluir
  37. Anônimo07:54

    Interessante... Se for para ajudar e não piorar as coisas, ótimo. Contudo deletar experiências traumáticas, não estaremos tbm deletando um aprendizado necessário p nossa evolução, para sermos pessoas melhores e mais espertas no futuro? Penso que os traumas devam mais ser curados do que esquecidos...

    Olha, mudei o endereço do meu blog para: meripellens.blogspot.com Isso é constrangedor, mas estou mais tranquila sem a preocupação de ter que renovar domínio ano após ano.

    Porém, com essa mudança, os seguidores perderam o link de atualizações!!! Pois o Blogger só redireciona se mudar para domínio próprio. Por tanto, para voltar as atualizações no reader ou painel do Blogger tem que atualizar lá nos seguidores também.

    Enfim, esta é uma das coisas que só eu sou capaz de fazer. Desculpe mesmo. Um dia me internam.

    Boa semana e bjos na alma!

    ResponderExcluir
  38. Interessante, mas como você entrou em contato com esta técnica?

    E os quadrinhos do herói para ilustrar os post ficou massa...

    Fique com Deus, menina Luma.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  39. Lanço mão da linguagem neuroliguística. No livro "Unlimited Power"(Poder sem Limites), Anthony Robbins, pres de sua própria Fundação, traz algo, que alguns muitos até poderiam cruxificá-lo, entretanto alguns perceberam que algo bom estava acontecendo:

    " Nada tem poder sobre mim à não ser aquilo que permito através de meus Pensamentos Consciente".

    Isso foi no século XX pelo inicio dos anos 80. Tony estava então com pouco mais de 20 anos.
    Na diáletica dessas pesquisas anteriores aos anos 60, o Ocidente aproximou-se da cultura Oriental e fez-se em síntese.
    Desprogramar-se de crenças, hábitos e culturasm desde a mais tenra idade não é campo para amadores e curiosos. Requer Disciplina e Consciência. O interessado é que promove seu novo "programa"; ora, sabemos que alguns segmentos sociais podem chocar-se e o rótulo de dejasutado virá, sem dúvida.

    O assunto não se esgota em si, tampouco aqui.

    Brilhante post Luma Rosa.

    Forte abraço com muitas bençãos

    Alôha,

    Hod.

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor