51 perguntas para um Blogger N° 36 – Luz de Luma

luz de luma

Por Meire Gomide

51 perguntas para um Blogger é uma coluna do Pensieri e Parole publicada toda segunda feira, a cada semana um novo entrevistado.

Hoje no 51 perguntas para um blogger, vamos ler as respostas da Luma.

Luma, é seguramente uma das blogueiras mais conhecidas da Blogosfera brasileira e não só. Experta, inteligente, amiga, sincera, honesta, leal, são alguns dos adjetivos para definir esta blogueira. Não preciso falar muito, basta ler as 34 entrevistas anteriores a dela e c0nferir que ela foi referencia em quase tosas.

Luma escreve o blog Luz de Luma, yes party!

Entao vamos saber as respostas da Luma para o Questionario do Pensieri e Parole.


1. O que você mudaria do teu ultimo ano de blogging?

Nada, não tenho pensado muito nisto. Por causa de compromissos extra-blogues, tenho diminuído o número de postagens e participação na blogosfera. Se pudesse mudar, seria no sentido de aumentar o tempo dedicado à escrever no blogue.



2. Se o teu blog sumisse, apagasse, fosse deletado, você começaria a blogar do zero?

Sabe que tenho saudades do comecinho do "Luz"? Não existiam rankings, concursos de blogues, votação pra isso ou aquilo, tanta corrida para se ter visibilidade, monetização, blogagens coletivas sem fundamento e tals. A gente blogava pelo simples prazer de blogar. Quer dizer, eu ainda faço isso, blogo por prazer e talvez não voltasse mais com o "Luz de Luma". Talvez voltasse na internet com outros projetos.



3. Se tivesse que escolher uma só maneira de promover o teu blog, qual seria? E porque?

Promover no sentido de dizer para as pessoas que 'Eu tenho um blogue'? hahahaha Se você não tem pagerank e não sabe usar SEO, entre para as comunidades de blogues e redes sociais. Mas indo além de dizer para as pessoas que você tem um blogue, você tem que tornar o seu blogue atraente para aqueles que você quer como leitor.

Se o seu blogue é pessoal, com novidades para amigos e parentes, mande um e-mail avisando da existência dele. Se quer ter um blogue mais abrangente, terá que fazer um trabalho formiguinha, nada é da noite para o dia.

As comunidades de blogues e redes sociais estão aí para cumprir este papel, no sentido de você divulgar um post ou a sua pessoa. A melhor promoção ainda é escrever aquilo que interessa aos seus leitores.

Já os probloggers, precisam se unir a outros probloggers. Blogueiros não são concorrentes e ninguém bloga sozinho. Blogs precisam estar conectados a hubs de redes sociais. É preciso interagir!


4. A tua web rotina matinal inicia às....

Basicamente quando chego no escritório. Como não tenho horário fixo, a rotina online fica atrelada à interferências externas e em alguns dias, chego a não acessar internet. Nesta rotina, o blogue fica por último mesmo!


5. O que não deve faltar na tua escrivaninha?

Um caderno Moleskinne pequeno para desenho, lapiseira com grafite 0.9mm, água, calculadora, chiclete e bolinhas de canela de sassafraz.


6. Comentários moderados, livres ou uma via de meio?

Nunca usei moderados, mas é o caso de se fazer quando o blogue começa a receber comentários que podem comprometer a vida do blogue. Muitos bloggers já foram processados, não por causa de posts, mas por causa de comentários inconsequentes. E por causa disso, já deletei alguns.


7. A Blogosfera é realmente autoreferência?

Você respondeu a pergunta com a sua pergunta, Mei. A Blogosfera é autoreferência apenas para blogueiros. Assim muda o conceito de referência para estudantes de jornalismo, quando jornalistas também blogam. Pessoas comuns tendem a confundir blogues com qualquer outra página da web. Até mesmo alguns blogueiros não sabem a diferença entre blogues e sites com comentários.



8. Recomende 3 blogs formadores de opinião.

Falar em formadores de opinião é um pouco complicado, porque dependendo do que e de quem lê, blogues serão somente (in)formadores de opinião. Mas vamos lá!

Blogues como formadores de opinião dentro da social media são muito poucos no Brasil e que a esse critério some credibilidade e influência? Dentre os que vou citar abaixo, acho que somente um participa efetivamente da grande rede.

O Inagaki é referência para qualquer blogueiro, não somente por suas postagens, mas por sua postura ética na blogosfera. Ele já está inscrito na história da blogosfera brasileira, ajudou a consolidá-la e atualmente participa de vários movimentos nos representando e principalmente: Não nos envergonhando :=)))

Dentro das tribos blogueiras, destaco o Idelber Avelar. Apesar de discordar algumas vezes com o que ele escreve, gosto de saber o que pensa. 

Acho meio insano da minha parte, citar somente estes três blogues, pois outros blogueiros são autoreferência para mim, que curto muito, muito, muito: Rafael Galvão, Lino Resende e André Marmota.


9. Recomende 3 blogs desconhecidos que vale a pena conhecer.

Desconhecidos, como assim? Vou citar 3 que me fazem lembrar de quando comecei a blogar, mas não são desconhecidos: Ainda MininaMá, Bicha fêmea e Visão Panorâmica.



10. Se o teu blog fechasse amanhã, por que coisa você seria recordado?

Essa pergunta não sou eu que devo responder e sim as pessoas que vierem ler a entrevista. Respondam aí gente!!


11. Um erro grave que você fez blogando.

Não sei se foi um erro. Eu comentei em um post, em que a blogueira reclamava que um troll, a estava perseguindo. Pra quê?! O maledito passou a me torrar e já fazem uns 5 anos que o 'coiso' fica fuçando a minha vida e usando do meu nome por aí. E fica chato, porque eu sei quem é e preferia que não soubesse. Esse episódio me mostrou a índole de muitas pessoas daqui da blogosfera.



12. Você se recorda do post que gerou maior reação?

Sempre tive muita sorte e as minhas postagens sempre tiveram reações positivas. Apenas uma, quando comecei a blogar, em que eu criticava blogueiros que exigiam comentários decentes em suas postagens. Aqueles que dizem "Tenho poucos comentários, mas o pouco que tenho são de qualidade" - eu morro de rir desta afronta aos comentaristas de outros blogues! E fiz uma postagem que tratava basicamente da ditadura dos comentários e se chamava "Faxina Mental, você aceita uma crítica?" - Eu não citei o nome do blogueiro na postagem e ele reagiu, escrevendo enes posts me massacrando. Ah, o blogue dele morreu, deprimido e sozinho.


13. E o mais ridículo?

Ah, Mei! Nem me lembra! Foi da minha participação no "Emo Day". Pessoalmente foi o meu pior post, apesar de que, receber comentários do tipo emo cionante é muito engraçado! "Obrigadinhu por fla sobre o nossu movimentu. ficou muitu Foooofys!!! xauzinhu LuMa."



14. Cita sempre a fonte das imagens que usa?

Sim. Quando não é citada é porque são minhas.



15. Então indique uma boa fonte de imagens.

Tenho uma boa lista de fotográfos, aqui.


16. Muitos posts ao dia pode ser contraprodutivo?

Depende para quem você escreve. Se são para os motores de busca serão producentes, mas isso nada tem a ver com qualidade. Alguns bloggers que fazem monetização tendem a usar palavras chaves para chamar 'clientela' e a qualidade dos posts é bastante discutível.

Falando de blogueiros que não são escritores e do ponto de vista que a maioria não produz 'notícias', justo porque dificilmente possuem 'fonte' - blogues que reportam notícias geralmente copiam de algum lugar, para estes blogueiros aconselho utilizar o twitter.

Ademais, valorizo o blogueiro que pega a notícia e ao invés de postá-la simplesmente, faz sua análise pessoal. Este blogueiro dificilmente postará várias vezes ao dia.


17. Feed, reader?

Uma mão na roda! No navegador e google reader no celular.


18. Ja experimentou podcast e videopost?

Sim. Podcast.


19. Se sim o que você achou?

Eu gosto, mas infelizmente as pessoas passam tão correndo pelos blogues que é super difícil alguém parar para escutar. Eu mesmo, costumo fazer o download dos podcasts que gosto e ouço quando estou malhando.


20. Dica de uma ferramenta interessante.

Para publicação, favoritar e juntar tranqueiras: o Soup e Posterous

Para twittar: Tweetree e Tweeple;
Retaggr - onde você reune todas as suas redes sociais ou melhor todo o seu histórico web. Algo melhor que o me adiciona


21. Twitter. Uma perda de tempo ou um novo horizonte comunicativo?

Os dois, depende por qual motivo você está twittando. É perder tempo, quando você não tem tempo para tal e deixa de lado suas obrigações diárias para ficar lá abobrinhando. Algumas pessoas estão lá o dia todo, porque estão ganhando para isto ou de certa forma promovendo algo, mesmo que sejam mentalidades ou o próprio blogue. O twitter peca por não ter um sistema de tags para você organizar os links que postou, algo semelhante ao delicious. Mas deve ter alguma ferramenta à parte para fazer isto.


22. O microblog sepultou, ou acordou o blog?

Como a blogosfera brasileira não é muito persistente no ato de blogar e adora uma novidade, o microblogging tem deixado os blogues um pouco de lado, mas poderia funcionar em paralelo, como complemento.

O que vejo são blogueiros querendo participar de tudo ao mesmo tempo e quando é para escrever um post, não têm tempo. O excesso de informação, acaba por esvaziar as idéias. A microblogagem, entraria como um comentário curto sobre um determinado assunto, um pensamento ou uma nota curta. Indo mais longe, a microblogagem é para blogueiros preguiçosos ou sem tempo para escrever textos elaborados, sem deixar no prejuízo a comunicação com outros bloggers.


23. O pior evento que você teve que administrar no teu blog?

Nenhum.


24. Para um Blogger, Firefox ou Chrome?

Dos dois, o Firefox.



25. Quanto vai durar a febre Orkut?

A minha passou em menos de dois dias.

O Orkut ainda continua proibido para menores, certo? Neste caso não procedem as reclamações contra ele e sim contra os ir(responsáveis) que não monitoram crianças. Vale lembrar que todos os serviços do google são proibidos para menores de 18 anos.

Reproduzindo a parte do termo que se refere:

2. Aceitação dos Termos(…)
2.3 Não utilizará os Serviços e não aceitará os Termos se (a) não tiver idade legal para assinar um contrato vinculativo com a Google, ou (b) for uma pessoa impedida de receber os Serviços segundo as Leis dos Estados Unidos ou outros Países, incluindo o País onde é residente ou o País a partir do qual utiliza os Serviços.


26. Uma palavra para descrever a blogosfera brasileira.

Ranzinza


27. No Brasil se digo blogger...
Como disse acima, o brasileiro comum não sabe o que é blogger ou blogueiro. Com a criação de blogues em portais ou de famosos alojados em portais, eles confundem com colunas e a definição ficou mais complicada ainda. O Preconceito ainda é grande e temos que dar o braço à torcer para os grandes jornalistas que estão blogando.


28. Você costuma programar seus posts?
Na maioria das vezes.


29. O horário de publicação do post interfere nos comentários?
Não, porque o blogue tem trânsito 24 horas. por causa dos leitores que moram fora do país.


30. Quantos e-mails relativos ao teu post você recebe por dia?
Muita gente não comenta no blogue, principalmente quem não bloga ou quem recebe os posts por e-mail e prefere comentar por e-mail também. Antes respondia à todos, até mesmo no sistema de comentários do blogue. Se o comentário é um complemento à postagem, um ponto de vista do comentarista, não tenho o que interferir, mas se é uma pergunta, respondo! A média por dia de e-mails que recebo, além dos comentários no blogue, beiram os 30 mais ou menos.


31. Responde a todos?
Como disse acima, somente perguntas. Não faço comentário em cima de comentário.


32. O ultimo investimento econômico que você fez para o teu blog?
Tadinho...


33. Você cuida sozinho do layout do seu blog?
Sim. Se preciso de ajuda ou opinião o Júlio me salva.


34. Melhor um layout grátis, ou sob medida?
Acho estranho usar uma ferramenta gratuita e pagar layout. Prefiro customizar. Mas se fosse uma problogger ou vivesse de blogue, daria uma sofisticada.

35. Mais "bobagens" e' igual a mais "comentários"?
Não, até porque os leitores do luz não são bobagentos. Ah, mas isso não impede de colocar umas bobagenzinhas de vez em quando, só para dar uma animada!


36. O que falta para a Blogosfera brasileira ficar legal?
União.


37. Você ja’ foi clonado?
Sim.


38. Ja' publicaram algo teu sem pedir?
Sim


39. Se sim, o que você fez?
A primeira coisa a fazer é 'lembrar' o plagiador da cópia indevida. Se ele não acatar ou fingir que não está sabendo de nada, você pode reclamar direto na ferramenta - tanto blogger quanto wordpress te dão suporte para isso. Eu só faço post alertando, quando a 'encrenca' é absurda, como no caso do professor que copiou o meu texto e colocou no blogue da escola, daí acho muito disparate e todo mundo tem que saber. Mas teve casos de ligar direto para o portal ou fazer uma visitinha básica na redação.


40. A posição geográfica influencia na maneira de blogar e no relacionamento entre bloggers?
Com a posição geográfica, os interesses mudam, né?


41. Um evento brasileiro ligado ao mundo blogueiro que ninguém poderia perder.
Acho que o único sério do momento é o Social Média Brasil.


42. Ja’ escreveu algum publieditorial?
Não sei se já viu no luz, mas tenho um selinho Ad-free. Nada contra quem queira ganhar uns trocados com o blogue e eu somente faço quando há interesse pessoal.


43. Qual o ultimo post que você escreveu no teu blog antes desta entrevista


44. O primeiro post que você vai escrever depois desta entrevista?
Quero dar uma força para Ana Reis, uma blogueira que faz trabalho social e quer montar uma biblioteca na comunidade em que vive. Ela precisa de doações de livros, máquinas de costura e móveis, basicamente. Aproveitando o seu espaço, vai a dica para quem queira fazer doações :)


45. A troca de links “como obrigaçao” ainda faz sentido?
Nunca fez sentido pra mim! Não faço 'parcerias'.


46. Quantos links contem o teu blogroll?
Não tenho idéia.


47. Você visita todos?
Leio todos, mas comento somente nos blogues que fazem questão de manter vínculo com o "Luz".


48. Tem algum senso auto promover seus posts nos diversos circuitos e redes sociais?
Pra mim não. Se for pra ligar no automático melhor! Manual, não tenho tempo e tenho a maior preguiça!

49. Uma widget que não deve faltar na tua sidebar.
Retaggr, citado acima.

50. Uma widget você tirou da tua sidebar.
Sempre retiro uma widget, quando vou colocar outra. Já tirei chat, slide, música e um tanto de outras coisinhas que só entulhavam o blogue. Outra coisa que retirei e que não é uma widget, o Snap Shots. Essa coisa me tira do sério! Odeio quando sem querer, repousou o mouse em qualquer lugar e ele aparece. Aquilo é um invasor de textos, uma porcaria! Além de travar o blogue.

51. Um conselho para quem esta’ chegando agora no mundo da blogosfera.
Seja mais você, não tenha vergonha de mostrar suas opiniões e respeite as opiniões alheias. Ah, e cuidado com as aparências - tal qual o mundo real, aqui, nem tudo que reluz é ouro!

Luma.

Recadinho
Não foi combinado, por uma deliciosa coincidência, amanhã dia 17 de Novembro é aniversário da Luma.
Feliz aniversário Luma!

Comentários:
At 2009.11.16 09:22, aninha pontes said:
Bom dia amore!
Luma é tudo isso e muito mais.
Se o blog dela acabasse, seria lembrada por muitos motivos.
Um blogue com grande conteúdo, inteligente, com grandes e sérias pesquisas, com vida própria, humano, amigo, solidário.
Ainda têm a figura da própria Luma, linda. querida, amiga, carinhosa.
Eu adoro a Luma.
Beijos para ela, e beijos para você.
Amanhã dou os parabéns.

At 2009.11.16 12:06, Anny(@Annyllinha) said:
Adoro Luma.
Uma blogueira e um ser humano da melhor quslidade.
Adorei saber mais e das dicas que ela deu…
Beijos e uma ótima semana!
Anny.

At 2009.11.16 12:10, Julio Moraes said:
Olá Meire, tudo bem?
Parabéns pela entrevista. Ficou sensacional.
Até porque sou fã numero um do Luz.
Luma é esta pessoa inteligente, dedicada, atenciosa, carinhosa a tudo que faz e gosta, além de vários adjetivos que aqui não caberiam, se começasse a citar. :D
Agradeço ela por tudo…
Obrigado pelo espaço Meire,
abs.

At 2009.11.16 12:25, Milton Toshiba said:
Tenho várias tags de blogs nos meus readers e a Luma está em uma destinada a blogueiros/jornalistas, pois seus textos, são seus, são editoriais deliciosos, com temas variados a cada publicação.
O Luz de Luma, aborda assuntos, que a maioria não tem paciência de ler, pois são textos geralmente longos e complexos, mas é um sucesso, party!
Sou assinante do Estado, desde quando escrevia Falklands em suas páginas e mudou para Malvinas recentemente e da Folha, quando ditadura virou ditabranda. Fico conectado com celular o dia todo, portanto notícias, dicas que a maioria dos blogs publicam eu já li em algum lugar. O meu também é um blog redundante, ou microblog, ou coisa parecida, ou nada disso…
A Luma tinha micropostado no twitter que amanhã é seu aniversário.
Boa semana
Bjs:)

At 2009.11.16 12:26, Arthurius Maximus said:
Agradeço a Luma por recomendar o Visão Panorâmica e já dou os parabéns a Meire pela escolha da estrevistada. Alguém que, certamente, tem muito a dizer e sempre é capaz de surpreender positivamente a todos.
Um abraço.

At 2009.11.16 13:12, Lathife said:
Sou bloggueira no céu da Luna, e acho que realmente é uma festa! Festa de conteúdo, informação, e simpatia. Faço questão!
A entrevista está ótima, e divulguei no meu twitter: vale a pena.
No mais, adicionei os blogs citados pela Luna, e adorei conhecer um pouco mais dela.
Bjs e Parabéns :*

At 2009.11.16 14:18, Maria Augusta said:
A Luma é um “must” na blogosfera, inteligente, criativa, de vanguarda, com opiniões claras e firmes, além de uma grande cultura e principalmente um enorme coração. Incontornável!
Beijos e parabéns para as duas.

At 2009.11.16 14:25, teresa said:
eu também gosto do blog da Luma. Ah, e feliz aniversário, Luma!

At 2009.11.16 15:04, Lola said:
Puxa, obrigada pela lembrança, Luma! Fiquei muito feliz. Sucesso e perseverança com os blogs de vcs!

At 2009.11.16 15:46, Lidiane Vasconcelos said:
Estou em estado de choque… como assim você indicou o meu blog, Luma?! Gente! Que honra! Estou muito feliz e lisonjeada. Muito, muito obrigada! :D
Menina, eu vou responder a pergunta 10 da entrevista, e respondo que eu recordaria o Luz de Luma por ser um espaço onde a blogueira é muito inteligente, articulada demais com as palavras, politizada, contextualizada e, o mais importante, se sabe inteligente mas não é esnobe. É do tipo que troca com os leitores, acrescenta e deixa que as pessoas a acrescentem também…
Bela escolha, Meiroca!
Parabéns! :)

At 2009.11.16 16:09, Luma said:
Meire, aproveitando o meu horário de almoço para dar uma bisbilhotada e, veja como estou bem acompanhada!
Aninha, Anny, Julio, Milton, Arthurius, Lathife, Maria Augusta, Teresa, Lola e Lidiane – Esta turminha já faz barulho e tem grande peso na blogosfera. Tá vendo porque o “Luz de Luma” não caminha sozinho? :D
Obrigada pelos comentários, pessoal!

At 2009.11.16 17:03, Neiva said:
Meire e Luma,
Parabéns pela excelente entrevista. Sempre aprendo algo novo com Luma e aqui tem muito para se pensar e refletir.
Neiva

At 2009.11.16 18:16, Rosa said:
A Luma é tudo o que já disseram dela antes de mim e muito mais, a Luma é o must da blogosfera!
Bjim pra ti e pra ela.

At 2009.11.16 20:57, cam said:
Nossa que legal, cheguei bme no dia da entrevista da Luma e na vespera do seu aniversario! Parabens Luma! E parabens para voce Meire, suas entrevistas continuam o maximo. Eu é que para responder a todas essas perguntas preciso do auxilio da Luma, que como disse a Aninha é tudo que voce disse e muito mais. A Luma é totalmente profissa no blog, como voce alias, e é uma amiga, que apesar da gente nao ver, pode ter certeza de que pode contar. Eu por exemplo conto com ela mesmo. A Luma fez o lay-out do meu blog com um quadro dela mesma!!!!!!!!! Isso é que é talento plural. Todas as vezes que preciso ela aparece e me da aquela ajuda essencial.

At 2009.11.16 21:02, cam said:
Continuando.
É por causa dela mesma, que agora posso escrever comentarios no seu blog e antes quando entrava aqui meu computador travava.
Mas enfim, fora tudo isso que já um super TUDO, a Luma tem uma revista cheia de noticias interessantes, ´[e de fato uma formadora de opiniao no sentido amplo do que isso signfica. Eu amo os blogs da Tathy Viana e da Ciça Donner, elas sao engraçadas e excelentes escritoras. Mas ao pensar em formar opiniao, vou direto na Luma mesmo, por que ela escreve , comenta noticias que estao acontecendo de maneira detalhada, reflexiva. Entao se pode ocntar com o blog dela, tb para saber das coisas. Com toda certeza se um dia seu blog sumisse Lumitcha voce seria lembrada por muitas coisas boas, tantas que nao da nem para escolher uma so.
Um super beijo para voce e para a Mei, gostei do apelido. POsso chamar voce assim tb Meire?
Com o carinho da Cam

At 2009.11.16 21:46, Dilberto L. Rosa said:
Olá, Meire, há muito tempo longe daqui e hoje, quando aporto, surpresa: minha “manamada” Luma (temos os sobrenomes iguais!)! Para variar, ‘show’: essas perguntas e respostas têm feito parte de um novo jeito de blogar que a própria Luma tem me ensinado bastante, uma vez que dificilmente utilizava ou mesmo conhecia tantos recursos da ‘net’! Ela é mesmo fera em tudo que faz! Abraço às duas pela boa ideia das 51 perguntas!

At 2009.11.16 22:02, Lulu on the sky said:
A Luma é a alma da blogosfera não imagino a internet sem ela.
Big Beijos e sucesso.

At 2009.11.16 22:57, anunciação said:
Menina,a Luma é tudo de bom;cheguei aqui clicando na foto no blog dela.Nem consigo imaginar a blogosfera sem ela e nem o blog dela desaparecendo,apesar de ser uma leitora meio errática e nem sempre comentar.Aproveito para mandar pra ela um grande abraço de feliz aniversário e parabéns pela inteligência,coerência,senso de justiça.Fantástica essa entrevista.

At 2009.11.16 23:04, Ivana said:
Putz, eu sou fanzoca da Luma! Agora mais ainda!
Adorei a etrevista!
Beijos!

At 2009.11.17 00:43, Dalva said:
Oi, Meire!
Que prazer conhecer teu blog!
E que ótimo esse “51″!!!
Sou leitora do “Luz de Luma” há algum tempo e super fã do modo que a Luma tem de blogar! Gosto da versatilidade e da dinâmica dos posts do “Luz”… e respondendo à pergunta nº 10: se o “Luz” fechasse amanhã, Luma seria lembrada por sua criatividade e cultura, além de sua firmeza e clareza de opinião.
Uma noite de paz prá ti!
Bjs.

At 2009.11.17 02:14, Daniel Savio said:
Eu lembro do caso do professor que copiou a Luma…
Hua, kkk, ha, ha, é, tempoi vai passando…
Penso que vou lembrar dos posts de receita dela, pois nunca é uma receita, é sim uma história que acaba numa receita…
Fiquem com Deus, menina Meiroca.
Um abraço.

At 2009.11.17 03:31, Taliesin said:
Não tem muito o que comentar a Luma é uma referencia em blogagem, mulher inteligente q faz excelentes post de ótimo conteúdo.
Beijos

At 2009.11.17 06:25, Sheherazade said:
Meiroca,
Achei exceletente a sua ideia de entrevistar a Luma que, além de ser uma sumidade em matéria de blogue, é uma pessoa muito querida, quase unanimemente, na blogosfera. Vou lá, levar o meu carinho pra ela, neste dia tão especial.
Beijos

At 2009.11.17 06:30, Luci Lacey said:
Ula la
Ler uma entrevista desta e uma satisfacao.
A Luma, sabe mesmo das coisas.
E merece ser reconhecida.
Parabens pela entrevista e beijinhos nas 2.

At 2009.11.17 07:51, Odele Souza said:
Meire,
Sempre é bom conhecer um pouco mais de nossos colegas blogueiros. Tambem sou admiradora de Luma e gostei de ler as suas respostas aqui neste seu espaço.
Parabéns!

At 2009.11.17 10:19, Andréa Motta said:
Meire, ficou excelente essa entrevista com a Luma. Eu também a tenho como referência nesse nosso mundinho de blogues (Não apenas ela, é claro, mas é alguém que devemos observar para aprender como se “bloga” direito).
Boa semena! Baci!

At 2009.11.17 12:38, Elvira said:
Oi Meire.
Quem bom que o presente chegou. Já estava ficando muito preocupada.
Espero que você tenha gostado. Foi escolhido com muito carinho.
Bjs.
Elvira
Obs Luma, parabéns pela entrevista e feliz aniversário.

At 2009.11.17 15:21, Lino Resende said:
Meire, excelente a entrevista da Luma. O Luz de Luma, sem dúvida, é uma das melhores coisas da blogosfera brasileira, criativo e divertido. E as posições da Luma são sempre claras, o que torna o que publica ainda mais atraente.

At 2009.11.17 15:27, Yvonne said:
Como sempre faço todos os anos, fui cumprimentar minha amiga pelo seu niver e tenho a oportunidade de ler essa deliciosa entrevista. Boiei em algumas coisas, porque sou meio anta para assuntos de Internet, mas adorei ler as respostas da minha querida amiga.
Luma, sei que você gostaria que eu continuasse blogando, mas estou fazendo o caminho inverso com apenas uma coluna semanal em um site que não permite comentários. Não tenho muito pique para o que eu fazia anteriormente. Ainda assim, quero dizer para você que a sua imponente figura na blogosfera sempre foi um exemplo para mim. Agradeço por tudo que você fez quando criou o Bloggente para mim.
Por essa razão, quero dizer que sempre vou amar você. Um feliz aniversário, muitos anos de vida, saúde, paz, amor, dinheiro, amigos, harmonia e sobretudo muita paz. Muita paz e muita luz.
Beijocas da sempre amiga

At 2009.11.17 21:04, Sonia Mascaro said:
Ótima entrevista, Luma!
Parabéns pelo seu aniversário!
Bjs.

At 2009.11.18 11:24, Meiroca said:
@Julio obrigada por ter vindo prestigiar a entrevista da Luma. Gostaria muito de ter voce nesta minha coluna semanal.
@Arthurius, obrigada pelos cumprimentos e por ter vindo prestigiar nossa amiga.
@Tere, estava ali na Maria Augusta lendo as amravilhas que ela fala de voce. Vou la te ver.
@Lola, obrigada por ter vindo prestigiar a entrevista da nossa amigas Luma.
Obrigada @Lidiane, a Luma é realmente uma grande blogueira, Bjs
@Luma, obrigada! Foi uma honra ter voce como entrevistada, voce é realmente tudo o que foi dito e muito mais. Obrigada querida, Beijos
Obrigada @Neiva, a Luma é uma blogueira de primeira linha,
Oi @Cam, tudo bom? A Luma realmente é o maximo, Bjs
Oi @Dilberto, faz tempo que a gente nao se via, fiquei feliz em te ver aqui na entrevista com a Luma, e aproveito pra te convidar a ser meu entrevistado. Bjs
@Ivaninha, ficou faltando voce me dizer se acita ou nao ser minha entrevistada. Bjs
@Sheherazade, que tal ser minha entrevistada?
Valeu @Lucy,
@Andrea, com a Luma temos sempre algo para aprender. Bjs
@Elvi, eu nao apenas gostei eu amei…Grazieeeee!!!
@Yvonne a nossa amiga arrasou nesta entevista, nao é mesmo?

At 2009.11.18 16:37, Lola said:
Olha, só sei que, quando li a entrevista da Luma, fiquei pensando: eu não saberia responder metade das perguntas! As perguntas foram muito boas, mas as respostas, ótimas! Enfim, mais uma vez, parabéns às duas pela entrevista. É sempre bom ler opiniões de blogueiras que entendem do riscado.

At 2009.11.18 17:14, Claudinha said:
Meiroca, que grande homenagem para a nossa Luminha… Fico muito orgulhosa dela, que tanto nos ajuda e que tanto representa para a blogosfera. Luma, parabéns pelo aniversário, parabéns pela entrevista. Levanto com você esta bandeira contra o plágio e muito do que uso de defesa, aprendi com você. (Fora as dicas que me envia por e-mail para melhorar meu blog!)Também tenho escritos clonados e alguns copiadores não retiram e nao dão crédito! Uma lástima!
Parabéns Meiroca, amei este post! Beijos!

At 2009.11.18 18:45, Dilberto L. Rosa said:
Claro que aceito este convite, minha cara, com muito prazer e orgulho! Só me dizer como podemos marcar… Grande abraço! Aguardando você lá nos Morcegos!

At 2009.11.19 04:47, Andreia Alves said:
Olá Meire,
esta entrevista com a Luma ficou demais.
Adorei conhecer teu espaço e saber um pouco mais sobre esta amiga blogueira que é nota 10!
Beijos e parabéns pela escolha…

At 2009.11.19 09:22, Luma said:
Mei, obrigada pela oportunidade de poder falar no seu blogue um pouco do que penso. Me segurei para não estender-me mais e não massacrar seus leitores; falar de blogues e blogosfera, além de me distrair, é também falar do ser humano que está por detrás de uma máquina e este é o maior trunfo da blogosfera.
Obrigada à todos os meus amigos que estiveram prestigiando a entrevista e o Pensieri e Parole.
Beijus,

At 2009.11.21 00:24, Patrícia Pirota said:
Olá Meiroca, tudo bem?
Parabéns pela entrevista, e obrigada por ter nos presenteado com essa figura tão querida que é a Luma.
Admiro muito a Luma como pessoa e como escritora/blogueira. Sempre com textos que ao mesmo tempo que informam também são gostosos de ler.
Estou aqui que não me contenho por ela ter me indicado! Muito, muito obrigada, bonita!
Feliz fim de semana pra duas!
Beijo procês!

At 2009.11.27 11:46, leticia coelho said:
Meire,
A Luma é muito legal! Adorei a entrevista dela! Menina estou tentando colocar em dia minhas leituras mas está impossível kkkkkkkkkkkk
Beijoca

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor