Ecological Day

Quando da ocasião da blogagem coletiva "Meu consumo é Consciente" levantei a questão sobre sustentabilidade dos alimentos e finalizei o texto do seguinte modo:

O melhor lugar para se viver existe e cabe a você ajudar a definir as características deste mundo melhor! O que você tem feito?

Eu estava esperando por uma resposta, que veio através da Ângela Coelho:

"Por causa deste medo dos agrotóxicos estamos fazendo uma horta aqui em casa. Vamos cultivar o que iremos comer, daí teremos certeza do adubo usado. Beijos no teu coração.)

Tenho certeza que, se a Denise Rangel ou a Aninha Pontes tivessem passado por aqui, elas dariam esta sugestão, pois ambas são mulheres com 'mão boa' e possuem mini-hortas.

Eu sei que quando as pessoas pensam em plantar, pensam que isso é possível somente no campo. As cidades cresceram e com ela o número de edifícios de apartamentos - lugar onde se escolhe viver, devido a uma sensação maior de segurança.

Ainda tenho o previlégio de poder manter contato maior com a vida ao ar livre e sempre que permito, eu e meus amigos, chamamos as crianças para ajudarem no preparo dos alimentos.

colheita

As crianças se sentem valorizadas, ficam mais prestativas no dia a dia, a interação entre pais aumenta e princípios são repassados.

cozinhando

Porque é em torno do alimento que as famílias compartilham não só o alimento - é quando resolvem as suas maiores questões.

comendo

O alimento é valorizado, diante do ritual de preparo e as pessoas comem com satisfação. E o que dirão se participam do preparo da terra e acompanham o crescimento? Por certo tudo se resume em milagre da natureza, em nos ofertar frutos tão perfeitos.

Este contato com a natureza pode ser levado para dentro de sua casa, através das hortas domésticas, especificamente para o cultivo de legumes, verduras, ervas terapêuticas e temperos.

Nestas hortas verticais são utilizadas quantidades menores de terra e no resultado da produção, você sabe que houve higiene, o que proporciona uma alimentação saudável e a descoberta do prazer gastronômico. De quebra, como disse acima, as crianças aprendem a respeitar a natureza, além de funcionar como uma ótima terapia familiar e de relaxamento individual.

minha hortaA prática do plantio faz desacelerar a correria da vida diária e se encarado como lazer, cria vínculo com a natureza.

Morar em apartamento não impede o cultivo, mesmo que você não possua uma varanda, basta que tenha luz solar pelo menos durante duas horas por dia.

Se puder, pode integrar os cômodos, como eu fiz com um corredor, instalando uma fonte de água - veja imagem. Optei por vasos para poder remanejá-los melhor e serem mais decorativos - e, além dos comestíveis, as folhagens e flores também participam do tête à tête.

Antes de começar a minha hortinha, não achava nada fácil e com a prática, percebi que bastam alguns cuidados básicos, como regar todos os dias, podar e colher as ervas, as verduras e os legumes no tempo certo, adubar uma vez por mês e controlar as pragas.

Em pouco tempo você estará usufruindo de uma alimentação sem as impurezas dos agrotóxicos e muito rica. Ah, não fique esperando que as hortaliças e verduras cresçam muito - o tamanho nem sempre é igual ao que se encontra nos supermercados - por causa do espaço menor destinado ao plantio - porém o que falta em tamanho, sobra em qualidade.

apreciando

Que tals aproveitar o fim de semana para iniciar a sua hortinha? Boas dicas nos links a seguir:
É primavera!! Feliz Ecological Day!!
Bom fim de semana!
Beijus,

12 comentários :

  1. Sou um felizardo...

    Preciso de uma alface... vou buscar ali fora;
    Apetece-me uma maçã... vou ali apanhar da arvore;
    Vegetais para uma sopinha... está tudo ali e ali;

    :)

    ResponderExcluir
  2. Minha família de imigrantes italianos, sempre tiveram suas hortas, nos menores lugares.
    O problema da minha hortinha, que tenho feito como me dizem, mas até o manjericão cresce, fica bonito, peguo algumas folhas depois morre. Parece que não estou fazendo certo
    A pimenta agora esta novamente renovando, a rúcula está pequenina,enfim estou tentando que crescam, pois adoro pegar as coisas frescas na minha hortinha, até estou conversando com elas para ver se crescem.(Meio louco né.)
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu vou ver o que esta acontecendo para estar lento ao abrir as fotos.
    Beijos
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Não é difícil fazer uma pequena horta em casa e as cascas que não forem utilizadas podem ser aproveitadas para fazer um composto que servirá futuramente de adubo, orientações acerca de como montar uma horta orgânica podem também ser encontradas em http://www.fazfacil.com.br/jardim/horta_caseira.html
    bjs.

    ResponderExcluir
  5. Luma,
    Q pena q essa blogagem teve um fim né? Eu gosto tanto dela q eu posto uma vez por mês em homenagem a ela!
    Eu acho ela mto importante!
    Nos dias de hj é mto bom ter uma horta em casa, pena q mesmo tendo espaço aqui em casa, eu não possa fazer isso... Tenho que cuidar de minha mãe q tem alzheimer e isso requer dedicação quase q exclusiva...
    Eu gostaria de uma mini-horta em minha casa... Quem sabe um dia?

    Bom fim de semana!!!

    bjão

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10:51

    Luma, tenho a satisfação de ter um sítio onde tudo é plantado ecologicamente. No fundo da minha casa tem uma horta.

    Minha amiga, vim aqui me despedir e dizer que este é meu último comentário como Iza nos blogues dos amigos.

    Quero agradecer por todas as palavras que disse em meus blogues e que serviram para enriquecer as postagens.

    Como Iza, a gente ainda se vê por aí. Seja no email, no faceboock , my space.

    Também me apaixonei pelo Max. Mande sempre notícias dele, como nas postagens anteriores.

    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo18:26

    Oi Luma
    Que linda a horta da foto! Vc está coberta de razão quando diz que a responsabilidade das crianças aproxima e educa muito melhor que palavras. Sua salada está muito apetitosa!!! E sua postagem dá ânimo pra plantar umas verdurinhas na varanda... depois te conto...
    Beijos, Márcia

    ResponderExcluir
  8. Essa é forte. Nunca tinha pensado que uma horta pudesse nascer dentro de um apartamento. Já agora, nas traseiras do prédio onde vivo, entre os restantes prédios e um parque de estacionamento, um casal de velhinhos aproveitou um terreno vazio e começou a plantar. Ao princípio pensei que eles estavam malucos, que a horta iria ser simplesmente destruída como acontece com tantas outras coisas nas ruas. Mas não. A horta lá está, os velhinhos lá andam e os vândalos que destroem tudo poupam aquele oásis como se fosse uma igreja sagrada. Entre lindo e curioso.
    Bom Domingo
    PS Ha, aqui em Portugal está começando o Outono.

    ResponderExcluir
  9. Minha querida amiga Luma, tudo bem?

    Passei para avisar que já aderi à blogagem coletiva do Dia do Professor. Já coloquei o selo e quero agradecer o convite.
    Adorei, como sempre, sua postagem. Este assunto, realmente, é MARAVILHOSO!
    beijinhos e tenha uma ótima semana

    ResponderExcluir
  10. Cultivamos o nosso cantinho. Frutas, verduras e flores, só que não é em apartamento.
    Fazemos até nosso próprio adubo orgânico nas composteiras.

    Beijo Luma

    ResponderExcluir
  11. Luma, eu fiz uma hostinha só com temperinhos aqui. Na primavera e no verão, foi ótimo. Mas agora no outono, ela já está morrendo... e no inverno, sei que não tem como mantê-la... tudo por falta da luz. :-( QUe pena.
    Bjo!

    ResponderExcluir
  12. Luma querida, que linda sua horta!!!
    Adorei muito este post, que bom que vc.me passou o link!!!
    Olha , hortelã não é tão difícil de cuidar, acho que eles não gostam de torrar no sol, e pedem bastante água.
    Que bom que você gostou da repostagem , eu amei também!
    Beijossssssss e uma linda semana pra ti
    Vero

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor