Kaio Borges - Lutas e Vitórias

Nosso amigo blogueiro Adão Braga está com o filho doente. Ele tem infecção nos gânglios linfáticos. Mas até descobrir o que Kaio padece, Adão teve que ter obstinação e paciência. Veja o recado que ele me deixou:

Os médicos daqui passaram de Janeiro de 2008 até novembro de 2008 sem saber apontar o que era. Um até disse que extrairia os gânglios e depois iria saber o que era. Fomos para Salvador.

E a vida da família não tem sido mole!

Estamos envolvidos numa crise (...) Não sabemos, e também, os médicos não souberam ainda dizer-nos o que provocou o surgimento da crise. Sabemos que existe, é real, é palpável, e temos que enfrentar. Para isto, convido a todos vocês, para acompanharem o diário KAIO BORGES – Lutas e Vitórias

Eu sei que cada um de vocês têm seus problemas, sei também que não existe nada pior do que ter um filho doente e olhar para ele, querer amenizar a sua dor e não conseguir. A sensação de impotência que sentimos, só não é maior porque temos fé e esperanças, o que nos dá força para lutar contra a doença e os entraves burocráticos para se conseguir tratamentos e remédios de alto custo neste país - o que na nossa constituição nos foi garantido o direito - passamos ainda, pela boa vontade de homens.

O dia a dia de Kaio não tem sido fácil, além dos remédios, ele terá que passar por cirurgias. Além do preparo físico para tal, ainda tem a parte psicológica. Ele é um menino de apenas 12 anos, que às vezes é sabatinado por pessoas negativas. Os pais tentam evitar essas pessoas, mas como advinhar, se nem essas pessoas sabem que agindo desta forma, desmotivam, enfim, atrapalham o tratamento.

Talvez a ignorância, a falta de conhecimento sobre o assunto. Eu também não sabia nada sobre a doença e cheguei a questionar o Adão. A doença possui pormenores e variáveis, mesmo assim pedi para o meu médico uma entrevista e resumidamente passo aqui para vocês os pontos principais, que ontem conversamos:
  • O que são gânglios linfáticos?
Popularmente esses pequenos 'carocinhos' são chamados íngua ou seja, pequenas estruturas de forma ovalada para os quais drenam os canais linfáticos. Existem em todas as partes do corpo e podem ser palpados sob a pele, no pescoço, nas axilas, nas virilhas, etc.. Seu comprimento é de 0,2 a 1,0 cm.
  • Qual a função dos gânglios linfáticos?
Por serem formados por tecido linfático, que contém grande número de glóbulos brancos, eles limitam a disseminação de uma infecção.
  • O que acontece quando bactérias ou toxinas atingem esses gânglios?
Linfadenite, ou seja, inflamação dos gânglios linfáticos.
  • O que é linfangite?
Inflamação dos canais linfáticos
  • Como se manifesta a linfangite?
Aparecem estrias vermelhas na pele, ao longo do canal linfático. Podem ser vistas na perna ou no braço, partindo de uma infecção no pé ou na mão.
  • Qual o tratamento da linfangite?
A irradicação de sua causa, por meio de incisão cirúrgica e drenagem da infecção. Em muitos casos, os antibióticos também controlam a infecção no interior de um canal linfático.
  • O que acontece quando a infecção envolve os gânglios linfáticos?
a) Os gânglios tornam-se doloridos e inchados;
b) Se a infecção for combatida com sucesso pelas células do gânglio, o inchaço desaparecerá;
c) Se a infecção permanecer no gânglio linfático, pode formar-se aí um abscesso;
d) Se a infecção se propagar, pode passar aos canais linfáticos e depois à corrente sanguínea, provacando septicemia.
  • Qual o tratamento indicado para abscessos nos gânglios linfáticos?
Incisão cirúrgica e drenagem do abscesso.
  • Os antibióticos são eficazes no combate à inflamação dos gânglios linfáticos?
Em grande número de casos, sim. Contudo, se houver formação de pus, será necessária a drenagem cirúrgica.
  • Onde geralmente aparecem gânglios linfáticos infeccionados?
a) Na parte posterior do pescoço, quando há infecção do couro cabeludo; na frente e atrás da orelha, quando a infecção é no ouvido; no pescoço, quando há infecção na face, do nariz ou da garganta;
b) Nas virilhas, em caso de infecção dos dedos dos pés;
c) Nas axilas, se a infecção se localizar no dedo ou na mão.
  • Além das infecções, há outros fatores que provocam o aumento dos gânglios linfáticos?
Sim. Um dos mais comuns é a disseminação do câncer através dos canais linfáticos. Desta forma, o câncer frequentemente se espalha para os gânglios linfáticos, causando o seu aumento.
  • Quais os gânglios mais comumente atingidos pela disseminação do câncer?
Os gânglios das axilas, quando o câncer se dissemina a partir dos seios; os gânglios do pescoço, quando o câncer provém do nariz, da garganta ou da tireóide. Os gânglios das virilhas podem ser atingido pelo câncer dos membros inferiores. Todos os orgãos internos têm gânglios linfáticos adjacentes, e estes frequentemente são envolvidos na disseminação do câncer.
  • Os gânglios linfáticos podem ser removidos com sucesso?
Sim, há muitas circunstâncias em que a remoção cirúrgica de um gânglio é aconselhada e resulta em cura.

A entrevista não parou por aqui, ele me explicou outras formas de doenças que podem atacar os gânglios, como o linfoma, doença de Hodgkin, linfossarcoma, etc.. então prestem atenção a este 'carocinho' que incha e desincha, doendo ou não, servindo de termômetro para o nosso sistema de defesa e alertando que algo não está bem dentro do nosso organismo.

Kaio passou por uma cirurgia em outubro de 2008 e agora no próximo dia 04 de agosto, passará por outra.

Além deste post servir para esclarecer sobre a infecção dos gânglios que afeta o Kaio, quero pedir para vocês uma corrente de fé, para aqueles que creem em Deus e para aqueles que não acreditam, mas que usufruem do bom viver, que emanem boas energias para esse valente menino.

Quem puder contribuir para custear o tratamento do Kaio, existe uma conta bancária que, sem pedir licença ao Adão, falo da existência dela. Mas já que está exposta no blogue Kaio Borges - Lutas e vitórias, blogue criado para contar o dia a dia do tratamento do Kaio, não vejo mal nenhum em pedir a vocês que ajudem. Afinal, o pouco que temos, somado ajudará a família no tratamento.

“De tudo, ficaram três coisas:
a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar.
Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro.” Fernando Sabino, O Encontro Marcado

Update: O Ator Reinaldo Gianecchini recentemente foi diagnosticado com linfoma não Hodgkin - o número de casos novos desta doença duplicou nos últimos 25 anos, afetando mais homens do que mulheres, entenda o por quê.
O governo não faz campanha de conscientização e deveriam os médicos usarem além da tecnologia, retornarem ao exame minucioso do corpo do paciente, em especial nos locais onde os ganglios se concentram, afinal, o linfoma é um tipo de câncer sanguineo, em quinto lugar como causa de morte em pacientes oncológicos. Fique atento e ao menor desenvolvimento de "inguas" não fique manipulando e procure um médico.

4 comentários :

  1. Boa noite Luma!

    Nao frequento o Adao, mas tenho ele em alguma slistas de relacionamentos. Nao sabia desta "Cruz" que ele esta' carregando e vou passar la' para de alguma maneira aliviar o peso.

    Eu nao sabia que a "ingua" era o mesmo que os ganglios. Aprendi muito com este post e com certeza vou aprender muito com o Adao.

    Um beijo

    Meire

    ResponderExcluir
  2. Luma,

    Belo post. Eu vou fazer um esforço pra contribuir.

    Bj.

    ResponderExcluir
  3. Luma,
    Esse post me lembrou uma cena que eu vi ontem ao sair do dentista e ir para casa almoçar...
    Eu vi uma garota, de mais ou menos uns 12 anos ou menos, entrando numa loja com uma senhora. Devia ser sua mãe. Com certeza ela tem câncer. Porque estava careca, uns poucos fios ralos na cabeça. Ela estava de muletas, pois não tinha uma das pernas. O que me chamou a atenção nessa criança foi sua sede impressionante de viver! O vestido era todo vivo e florido e a tiara na cabeça combinava com o vestido... Ela não estava nem aí prá ninguém, nem se importava que olhassem para ela... E não havia uma só pessoa que não olhasse para ela! Como as pessoas reparam as mazelas humanas! Acho isso muito degradante!

    Seu post é muito interessante! E olha, este é homem é um vencedor, bem como o Kaio... Contar em um blog o tratamento do filho, já é uma grande vitória!!!
    Parabéns a vc pela originalidade do post!!!

    bjão

    ResponderExcluir
  4. I aee..
    blz?
    Gostei do seu blog cara..

    entra no meu blog ae:
    http://compredetudofacil.blogspot.com/

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor