Ao natural sem retoques


Tenho recebido e-mails contendo imagens de celebridades mal tratadas pelo photoshop - sim, mal tratadas por que desconfio que as imagens recebem tratamento para piorar e depois, pegam outra imagem anteriormente bem tratada, para comparação do resultado, do antes e do depois. A minha desconfiança é porque o resultado da comparação, entre o antes e o depois é de uma discrepância enorme!

Não, a foto da Madonna acima foi ilustrativa e não estava incluída em nenhum destes e-mails. Nos e-mails em questão, as rugas, celulites, olheiras, flacidez, marcas de expressão, gordurinhas, cabelos ressecados, peles pálidas... eram extremamente excessivas, numa incongruência, parecendo que, para quem trabalha com a imagem, a beleza não conta. Algo como não ser um pré requisito para contratação destas pessoas que trabalham em prol da estética e que o photoshop serviria somente para iludir/chatear o público.

Eu sei que existem câmeras de filtragem para suavizar a aparência em filmagens, mas nem isso faz milagre! O que queremos é que as imagens sejam honestas, nada de antes ou depois. Que mostrem a verdadeira face e corpo dos(as) modelos(as) apresentados(as), sem exageros na manipulação da imagem - até porque muitas mulheres se iludem com essa imagem falsa e vivem frustradas, não aceitando naturalmente sua aparência.

Semana passada saiu uma imagem da Luiza Brunet na Revista Quem Acontece/Época do fotógrafo alemão Peter Lindbergh, que lançou um movimento contra os excessos de manipulação de imagens e em defesa das mulheres reais e ele diz: "os retoques excessivos não devem representar a mulher neste século"

Kate Moss
A idéia se espalha e a precursora foi Kate Moss em um ensaio da revista americana New York de Março, mostrando um corpo real de 35 anos. Em Maio, a edição das “Cem pessoas mais bonitas” da revista People, foram publicadas imagens de 11 famosas usando “nada mais que hidratante”. A revista americana de celebridades Life & Style em sua capa de maio, propagandeou mostrar a atriz Kim Kardashian de biquíni “100% sem retoques”. Também em maio, foi publicada uma série de capas para a revista Elle francesa e as mulheres foram retratadas sem maquiagem ou retoques digitais. Entre elas, Monica Bellucci, Sophie Marceau e Eva Herzigova (clique nos nomes para ver as capas).

Mas não sei não, essa brincadeira de deixar as pessoas normais, a mim passou um pouco dos limites com Luíza Brunet. Na imagem mostrada na Revista Quem Acontece/Época, seu rosto parece estar com excesso de base! Óooia gentem, o que fizeram com La Brunet!!

Tenho 47 anos, tenho consciência disso e não preciso aparentar ser mais nova. Não tenho problema nenhum com meu corpo. Envelhecer é irreversível, e toda idade tem sua beleza. Sempre peço para não me deixarem com o corpo de uma menina de 20 anos

Vale ressaltar o comentário de um dos leitores da Revista:

"Vai dizer que você compraria uma revista vogue com uma mulher de 47 anos cheia de rugas? Ou daria valor a um anúncio de calcinhas e sutiãs com modelos obesas? Tanto não comprariam e não dariam que acharam uma solução para imortalizar as modelos de acordo com o gosto popular. Não é a oferta que dita o mercado, é a demanda. E a demanda é clara, as mulheres não querem ficar enrugadas quando compram produtos de beleza, nem pretendem que a calcinha da Vitoria Secret as deixem mais gorda. A revolta aqui demonstrada nos comentários e por saber que mesmo depois de investirem no botox, metacril, fios de ouro, silicone, dietas loucas, lipoaspiração, peeling, drenagem linfática, chapinha, progressivas, aplique, entre outros milhares de processos todos com o objetivo de deixar a mulher com a aparência de uma jovem boneca de porcelana, você jamais se parecera com uma modelo. Porque no final vai lhe faltar o photoshop. E como uma promessa quebrada, um visual inatingível, uma propaganda enganosa" Thiago Mello

Super válido esse movimento e nós 'normais' agradecemos! Mas a campanha não se estenderá aos homens, peças chaves deste processo?

Bom fim de semana! Boas reflexões e segurem a peruca! 

6 comentários :

  1. Olá Luma,
    Seu comentário foi respondido no blog Twitter Portugal.
    Muito interessante seu blog, já vai para meus Feeds.
    Abç

    ResponderExcluir
  2. É verdade já estamos tão acostumados a essa beleza plástica que ficamos de agonia quando vemos um gordinho na tv, ou alguém com rugas, ficamos pensando...Quando vai acontecer a transformação dela?

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oiii, Luma!
    Excelente post. Me peguei pensando a respeito no Bicha, mas o assunto da vez foi a tal da celulite...

    Oh! Acho que exageraram na base da Luiza, hein? “Anyway”, acho bacana esse tipo de movimento. Estou já saturada de tanta cobrança velada para que as mulhres sejam perfeitas, e a gente sabe que não somos. Qual é? Até quando esse exagero vai ficar maltratando as “fracas da cabeça” que querem a todo custo serem como as capas de revista. Pelamor!!!!!! É no que dá: o desespero das anoréxicas e bulímicas; as madeixas das desavisadas sendo entregues ás fórmulas mirabolantes com formol; as desesperadas jogadas nas mesas de cirurgias de qualquer açogueiro; e por ai vai...

    Afff!!!!

    Beijos, bonita!

    ResponderExcluir
  4. Ola Luma!
    Seu espaço é super!

    Queria convidar você para conhecer o meu blog, o Genizah que horas é pirado e engraçado, horas é exaltado e sério, mas é super do bem e tem como regra levar o Evangelho da Liberdade Verdadeira e a Santa Subversão de Jesus ao mundo egocêntrico e perdido nos seus valores! E, ainda dando tempo, aproveito para tirar uma onda com este pessoal que anda explorando a fé das pessoas e ainda dizendo que são cristãos... Ops!

    Por minha vez, já me tornei seu seguidor.

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo

    http://genizah-virtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Concordo. Esse problema do esteriótipo das modelos já se tornou uma paranóia. A mulher madura é muito mais bonita do que uma anoréxica de pouca idade.

    As marcas, rugas e pequenas imperfeições são a forma do tempo mostrar que ela viveu e, é justamente isso, que as torna tão bonitas.

    ResponderExcluir
  6. Não creio que uma mulher mais "cheinha",ao comprar uma calcinha fosse achar que ficaria tão bela quanto a modelo do produto.
    Se ao comprar ela pensaria isto,então a decepção ao provar o produto seria muito grande,e dinheiro jogado fora, creio que o produto nem seria usado pois ela sentiria-se mal por não ter a forma diminuida como imaginou.
    Devemos cuidar da pele sempre, lógico, já cuidando as rugas e flacidez surgem, imagine se não o fizermos, só não vale exagerar no silicone, no botox e preenchimento labial, como andou fazendo a Gretchen e a Monique Evans.
    Ainda não entendo o porquê de colocarem tanto preenchimento labial, isso fica feio demais, as mulheres ficam com a boca do Coringa, será que não conseguem enxergar isto perante o espelho e na imagem da TV ?

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor