Não bata. Eduque!

Alimentando o ciclo da violência

O uso do castigo físico infligido a uma pessoa faz parte de um “ciclo” de violência. Entretanto, muitos pais ainda não enxergam dessa forma, pois esta metodologia educativa está fortemente legitimada em nossa sociedade. Os pais que utilizam o tapa, a palmada ou a chinelada para educar o fazem acreditando que estão fazendo o melhor para seus filhos, mas não percebem que, na verdade, estão infringindo o direito que as crianças possuem (assim como qualquer outro ser humano) ao respeito pela sua integridade física e dignidade humana.

Se a violência física contra um adulto não é aceitável socialmente, sendo passível inclusive de sanções legais, porque contra a violência criança deve ser aceita? Os pais não vêem que, ao utilizarem o castigo físico, estão abusando da diferença de poder que existe numa relação entre um adulto e uma criança.

Hoje é comemorado o Dia Mundial Contra a Agressão Infantil, um dia destinado à reflexão para todos aqueles que se interessam pelo bem estar dos pequenos, sejam pais, não pais, educadores, parentes, profissionais da saúde, entidades sociais, enfim, toda a sociedade.

Adiante, no dia 12, é o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil e por isso, o Congresso Nacional lançou nesta quarta, dia 03, a campanha “Com Educação nossas crianças aprendem a escrever um novo presente, sem trabalho infantil” em apoio ao Fórum Nacional de Proteção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI). A iniciativa conta com o apoio da Agência de Notícia dos Direitos da Infância (ANDI), Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança, Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Plenarinho, da Câmara dos Deputados.

Tudo muito bonito, vamos ver na prática!

Abraçar uma criança é a coisa mais gostosa do mundo! É uma troca deliciosa! Só recebe carinho quem dá carinho!

6 comentários :

  1. Eu nunca vou entender como pode uma pessoa agredir uma criança, muitas vezes, um bebê, absolutamente indefesos. O ser humano é mesmo um nojo e está em degradação total.

    ResponderExcluir
  2. Abraçar uma criança é a coisa mais gostosa do mundo mesmo... e o sorriso então? Fazer uma criança chorar é crueldade!

    Luma, dei seu abraço na Rô e no Juca e já estou de volta em casa, com uma gripe danada! E o frio tá de lascar! rsrsrsrs

    Beijão pra você!

    ResponderExcluir
  3. Luma,

    Tô com você e não abro!
    Vamos dizer não a violência contra a crinaça!

    bjs,

    PS: Hoje tem post meu lá no www.criativesse.blogspot.com
    Tr vejo lá!

    ResponderExcluir
  4. Luma,
    escrevi sobre o assunto há algum tempo.
    "Não sou feliz mas tenho um marido"

    Eu apanhei, e muito, não tenho ressentimentos de minha mãe, era o que ela sabia fazer, era a informação do correto que ela tinha, eram as circunstancias, mas me lembro bem do sentimento que me causava enquanto apanhava, de maneira alguma quero que meus filhos sintam por mim o mesmo que sentia na epoca.
    Meus amigos ja sabem, as vezes ouço, "ihhh, não briga com seu filho agora não, sarah vai te encher o saco", nem ligo, é sinal que entenderam meu ponto de vista, se não mudam é porque não querem, mas agredir, não é só bater, as vezes até a meneira em que repreendemos uma criança em publico, eu odeio ver uma criança ser humilhada, não assisto calada, não consigo, vai além de mim.
    Uma criança deve ter suas curiosidades satisfeitas, se um pai não o fizer, ela vai em busca e da maneira errada, e bater só vai reprimir, um dia perderão o medo das palmadas e não terão aprendido nada.
    O "NÃO" sozinho não tem efeito algum, ele precisa de uma explicação satisfatoria ao entendimento infantil.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Luma,
    Também fiz um post a respeito do dia, depois você dá uma olhada no blog Ideias de Milene.
    Eu já apanhei dos meus pais, mas nem dei confiança sabia? Era comum na minha época, nem era considerado violência.
    Bom post!
    Bjão

    ResponderExcluir
  6. Lei ridícula na minha opinião, tanta coisa pra se fazer e me vêem com essa lei ridícula! CLARO NÃO APOIO AGRESSÃO INFANTIL E PESSOAS QUE BATEM EM BBS SÃO DOENTIAS masss que a criança com uma certa idade pq não pode ser punida com palmadas? A criança não vai ter a mesma cabeça do adulto para entender o que é certo ou errado apenas com uma conversa, certas coisas são simples exemplo:

    Não coloque a mão no fogo senão vc irá se queimar...
    pronto colocou a mão no fogo...
    se queimou pq? pq foi idiota
    agora sabe que nunca mais deve fazer isso .

    Não faça isso pq é errado e se fizer será punido.
    a criança vai lah e faz
    tomou palmada pq? pq foi idiota
    agora sabe que não deve mais fazer isso

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor