Falta do que fazer?



Trabalhar com as mãos e com a cabeça ao mesmo tempo, exercita a parte motora, ajudando no aumento da concentração, produção e capacidade consciente do ser humano.

O bloco acima, além de ser produto reciclado, serve para este exercício e ao final você pode usá-lo como enfeite.

"blocks" + "boxes" = "bloxes" ecological!

Com a tecnológica passamos a usar nossas mãos basicamente para apertar botões, impedindo a expressão da criatividade e consequente integração com a vida. Nos tornamos improdutivos por deixarmos de criar com as mãos?


imagem

Aprisionados, impedidos, vazios, incapazes e sobrecarregados de estímulos visuais e sonoros: Robôs? Este é o grande desafio da robótica, refinar os movimentos motores.

A pintura, desenho, colagem e recorte, atividades aparentemente simples, ajudam na recuperação de pessoas que têm ou adquiriram alguma deficiência física. Para aqueles que não a possuem, o trabalho manual simples é encarado como um anti-stress.



Vitimados por AVC (Acidente vascular cerebral), por exemplo, podem perder os movimentos de mãos, pernas e somente a terapia ocupacional podem trazê-los de volta à ativa. Dentro de nossa cabeça está o maior número de vasos e dentro dela se concentra toda a engenharia que faz mover o nosso corpo, por isso estar em constante trabalho motor é essencial para a saúde não só mental, mas de todo o corpo.

Dentro da terapia biográfica, onde a criação depende do estímulo, principalmente atividades que envolvem fios, como o crochê, tricô, tecelagem, costura, bordados e afins; ao fortalecer a coordenação psicomotora, a pessoa estará fortalecendo também a sua vontade e organizando emoções. Assim as mãos se aproximam também do coração, considerado orgão do afeto.

Porque cozinhar passou a ser hobby para alguns homens? Inconscientemente eles assimilaram os benefícios, além do que, um trabalho manual quando encarado como arte, passa por cima de preconceitos. Há de se rever conceitos ao vivermos obcecados pelo intelectualismo e pelas coisas prontas.

Se esta modernidade nos afeta, como afetam as crianças? Há quem diga que o uso indiscriminado de jogos/televisão 'ilude' os sentimentos, dando a falsa impressão de amadurecimento. Presenciando fatos que não vivencia, no futuro essas crianças poderão ter problemas de aprendizado, físicos, emocionais e/ou sociais.



“a criança precisa não somente saber que tem mãos, mas também ser conscientizada de que tem mãos” (Rudolf Steiner, autor da Pedagogia Waldorf)

Segundo Rudolf, as atividades manuais contribuem para desenvolvento nas crianças da autoconfiança, flexibilidade dos pensamentos, motricidade, equilíbrio, sensibilidade, concentração, etc., etc., quer mais?

Dentro da psicopedagogia, o criativo abre caminhos para revelar potencialidades, porque ao nos apropriarmos de nossos conhecimentos, fazemos aflorar conteúdos ainda intactos na 'caixa preta'. A percepção tátil enfrenta desafios educando o seu 'ser' a relacionar-se consigo mesmo, chegando ao ponto de alguns autores, não reconhecerem suas próprias obras, usando por vezes da expressão "fui tomado", com se algo divino tivesse lhes assumido o posto.



A inspiração é algo divino e por ela mostramos ao mundo externo os sentimentos que correm no nosso mundo interno. A liberdade de expressão, a palavra da mão, significa ação e doação.



O que você faz, pode não ter valor comercial ou ser considerado uma obra de arte pelos experts, mas pra você, o prazer e benefícios que proporcionam, não tem preço!!

Então, vamos nos libertar, tecer nossa história com as nossas mãos?

Beijus,

15 comentários :

  1. Obrigadaaa pelas felicitações de niver queridona...
    Adorei os bloxes!
    Sou fã de trabalhos manuais, já fiz muito, mas hj com a vida corrida como anda só tenho feito dormir no tempo livre hehehe
    Bjkssss

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21:36

    Amei seu blog, assuntos variados e interessantes. Pra quem gosta de ler como eu é um prato cheio.
    Quase não faço atividades manuais pra mim, o pouco que faço é para entreter minha filha com origamis e desenhos e não sei te dizer quem se diverte mais se eu ou ela.
    Obrigada pela visita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:26

    Boa gostei e os artistas são ótimos criatividade e paz de espirito muito bom mesmo!! Bjus!

    ResponderExcluir
  4. Oie!

    Muito obrigada pelo comentário no meu blog, viu!?
    Na próxima atualização, seu site estará na lista de links, adorei, muitas coisas interessantes dos mais diversos assuntos!

    Mudei recentemente de layout, estou terminando de criar as imagens de fundo e header...

    Espero te ver sempre por lá!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  5. Será que essa caixa de comentários está funcionando ?

    ResponderExcluir
  6. Muito legal esse post, Luma !
    A gente tem que deixar vestígios da nossa rápida passagem pela vida, isso é uma necessidade de quase todo ser humano.
    Uns têm filhos, muita gente adora ter filhos aos montes, outros pintam ou fazem esculturas. Jardinagem é bacana também. As pessoas com alguma habilidade, mesmo que não tenham nenhuma pretensão artística, podem fazer artesanato. A minha mãe faz coisas lindas em croché, ela aprendeu pela internet, existem centenas de blogs sobre esse trabalho manual, com vídeos e fotos.
    Eu desenho e pinto, isso faz parte da minha vida, tanto de uma forma lúdica quanto profissional.
    Adoraria saber cozinhar superbem, acho o máximo, fazer jantares deliciosos, mas não sei.
    Sou bom de macarrão e faço ovos fritos ó-ti-mos.
    :P
    BJôka

    ResponderExcluir
  7. De fato, a mente humana é capaz de criar coisas fantásticas, e revendo conceitos percebemos que as possibilidades são infinitas. Eu sou desenhista e sei bem disso (e também adoro cozinhar =D).
    Muito bom teu blog, tenho q aprender a fazer posts assim (parece matéria de profissional).
    parabéns, bjs^^
    Ródjer

    ResponderExcluir
  8. Oi, Luma!!!
    Adoro trabalhos manuais, principalmente quando quero me acalmar. rsrs Faço tricot, chochê, ponto-cruz, bijouteria, pinturas texturizadas... mas nada profissional, só mesmo pelo prazer q esta atividade proporciona.
    Uma ótimo FDS.
    Bjinhos.

    ResponderExcluir
  9. Luma, obrigado por visitar o blog do JJ Cabeleireiros, me deu a oportunidade de conhecer seu blog que é realmente sensacional!!!

    Obrigado

    Alexandre Brendim

    ResponderExcluir
  10. Luma

    Nós deixámos de criar. O homem tornou-se vítima da sua própria criação.As tecnologias deformam os seus sonhos que não podem digitalizar-se.
    Lembrei ao ler-te o Charlot e os Tempos Modernos.
    Sem um contacto real com as coisas simples que permitem criar que restará de nós?


    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Ótimo post, Lumita! Você sempre prestando bons serviços com o Luz!

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Luma!

    Ótimo este post, viu? Uma boa reflexão... puxa, o que será que temos na nossa "caixa preta" que não permitimos que se revele? Obrigada pela dica da música do Chris Spheeris... já está no sidebar!

    Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  13. Poxa Luma. Eu me identifiquei muito com essa postagem. Você é sempre muito criativa, até quando trata de assuntos corriqueiros.

    Eu pinto. Não sou um artista plástico, mas faço muitas pinturas como uma diversão. É uma experiência incrível, que me ajudo de diversas maneiras, pra relaxar, aumentar a concentração e etc. gente que não entende pensa que é falta do que fazer rs, mas ora, o que fazer nunca falta rsrs.

    Gostei muito da postagem.
    Um abraço.
    Inté.

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho muita vontade de aprender a fazer origami. Acho lindo demais. E serviria para me desestressar.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Eu bem que queria fazer estas atividades para relaxar um pouco. :-) Mas se tem uma coisa que eu não tenho ultimamente, é falta d que fazer. Hehehe

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor