"Earth Hour" and "Shutdown Day"



Hora do Planeta/60 minutos de luzes apagadas em todo o planeta com o objetivo de chamar a atenção do mundo para as questões ambientais. O evento acontece no dia 28 de março, entre 20h30 e 21h30 e o Brasil participa pela primeira vez.
Hora do Planeta 2009


Conhecido internacionalmente como Earth Hour, trata-se de ato simbólico, envolvendo pessoas, empresas e governos, conscientizando sobre a importância da adoção de hábitos cotidianos que combatam o aquecimento global.

A energia elétrica é uma das grandes causadoras das mudanças climáticas e do aquecimento global, respondendo no mundo todo pela emissão de 44% dos gases que provocam o efeito estufa. Para termos um futuro sustentável, precisamos adotar medidas de utilização desta energia de forma mais eficiente em casa e no trabalho.



O Shutdown day (Dia mundial dos desconectados) foi criado pelos canadenses Denis Bystrov e Ashutosh Rajekar e este ano será comemorado no dia 02 de Maio (Sábado). No site, eles pedem aos internautas que fiquem um dia desconectados e estimam em cálculo, o quanto de energia elétrica será economizada com esse gesto simbólico.


No ano passado, o Jornal de Debates lançou a seguinte pergunta, para ser respondida um dia após o evento: O que você fez no ShutDown Day?

As respostas foram bizarras e a que mais me chamou a atenção foi a que começava assim: "Foi um dia muito estranho pra mim, até volta no quarteirão eu dei".

Sabemos que com o uso exagerado do computador, os exercícios físicos ficam em segundo plano, levando à obesidade. É, dizem que computador engorda! Estaremos produzindo lixo humano? Oras, tudo bem! Quando morrermos, viraremos puro osso e ao pó retornaremos.

Eu estou brincando, mas é sério! O ShutDown Day foi fundado com o propósito de espalhar consciência sobre os perigos que se encontram no uso excessivo da televisão, dos computadores, web sites sociais, video games, telefones sem fio, players de músicas, etc..

A reflexão é sobre o que o computador fez mudar sua rotina e as coisas boas, como atividades ao ar livre, esportes, amigos e família foram perdidas ou deixados para segundo plano. E fazer lembrar que ainda existe um mundo agradável fora da tela do ecrã.

Hospitais, escolas, Bancos, mercados de valores, escritórios e entidades dependentes de computador estarão longe de participar do evento. O intuito é agregar ao movimento consumidores passivos de tecnologia, principalmente de computadores e fazê-los olhar pela janela, refletir, recordar as coisas boas da vida e deixar visível os efeitos desta atitude.

Veja a participação do Brasil no ano passado, na imagem abaixo:


Divulguem e participem!

6 comentários :

  1. Luma, estou passando tão rapidinho... Só pra te deixar um presente.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Esta idéia é genial minha amiga!

    Quer dizer que estava pertinho de mim e eu não sabia é?rsrsrs
    O carnaval lá é muito bom!
    Um beijão e ótimo dia pra você minha querida!

    ResponderExcluir
  3. No ano passado eu participei do Earth Hour, vou aproveitar e participar esse ano do Shut down day...
    Consciencia começa aos poucos...
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Anônimo09:49

    Bom dia!! Passa no meu blog tem um presente pra vc abraços ;D

    ResponderExcluir
  5. Estes procedimentos de conscientização são sempre oportunos.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  6. amei essa iniciativa, está na hora do mundo começar a acordar com todas essas coisas que andam acontecendo.

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor