No mundo dos blogues...

Uma alegria e uma chateação. A alegria: o pagerank do "Luz" agora é 6 e a chateação: mais um texto "inspirado" em um texto do "Luz de Luma", sem fonte citada.

E assim seguimos, sem querer, coincidentemente, nos deparando com surpresas e em outras vezes, alguém nos conta. A internet não é esse mundão vasto que os copiadores pensam. Aqui o que se copia e transforma em algo 'novo' tem o seu preço. A primeira arma que temos é reportar o abuso e descredibilizar plagiador.

Na minha concepção existem plagiadores e plagiadores. Um plagiador que se diz "repórter", incorre com maior peso de culpa, afinal, subentende-se que ele teve uma formação acadêmica para não precisar de tal artifício, diferentemente de um adolescente marrento que chega no luz e pensa "Vou copiar, ninguém vai saber. Ninguém conhece esse blogue mesmo!" - o "repórter" em questão copiou fragmentos do meu texto. Quero que ele comprove a fonte, porque se trabalhei três meses para levantar dados, incluindo uma viagem, não acho justo ele obter tão gratuitamente informações e não citar a fonte. Ou agora, tenho que postar no blogue somente assuntos "água com açúcar"?

Mas dessa vez, vi o texto em um blogue amigo com referências à página, achei "coincidências" de informações e fui à página referida, constatei as "coincidências"; Título igual, imagens e dados constantes do corpo do texto original copiados. Pedi a citação da fonte. Meu comentário não foi publicado, tive que forçosamente fazer um cadastro na WikiBrasil para que o meu comentário fosse publicado e não descartado pelo editor. Mas e a fonte, citarão? Consta nos termos de uso do serviço a descontinuidade do mesmo se o "repórter"...

RESPONSABILIDADE
www.brasilwiki.com.br e os domínios a ele vinculados são veículos que defendem a ampla democratização da informação e da livre opinião. Use o serviço com responsabilidade e não hesite em reportar, imediatamente, quaisquer abusos publicados. Conteúdo ilegal não será tolerado e será devidamente removido.

Este mesmo texto já foi citado em várias outras páginas, jornais, revistas, blogues, fóruns de discussão e em todas, a fonte foi citada. Mandei um e-mail comunicando o fato à WikiBrasil que até o momento não se manifestou. Afinal, a internet é mesmo um território sem lei?

Mas não vou chatear vocês com problemas internos do "Luz" e aos leitores do "Luz" peço apenas que fiquem mais atentos a esses agregadores de "idéias" que reunem uma gama enorme de "contribuidores de conteúdo" e ao final, perdem o controle de qualidade.

Vamos falar de coisas boas!!

Sônia deve ter se inspirado no livro Leaves of Grass (Fohas de Relva), de Walt Whitman para compor o nome de seu blogue. Realmente não sei. Conjecturas. Um livro que completou 150 anos e que coloca a humanidade acima de tudo! Agora também inspira o longa de Edward Norton. As filmagens ainda não começaram, no elenco Susan Sarandon e Richard Dreyfuss.

Enquanto eu lia o livro

Enquanto eu lia o livro,
a famosa biografia:
- Então é isso (eu me perguntava)
o que o autor chama
a vida de um homem?
E é assim que alguém,
quando morto e ausente eu estiver,
irá escrever sobre a minha vida?
(Como se alguém realmente soubesse
de minha vida um nada,
quando até eu, eu mesmo, tantas vezes
sinto que pouco sei ou nada sei
da verdadeira vida que é a minha:
somente uns poucos traços
apagados, uns dados espalhados
e uns desvios, que eu busco
para uso próprio, marcando o caminho
daqui afora.)

Walt Whitman
Tradução de Paulo Leminski

0 comentários :

Postar um comentário

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor