Um olhar sempre atento [update]



E agora começa a anoitecer tão cedo. (…) Janelas iluminadas e eu a imaginar as vidas atrás das cortinas, por vezes, num intervalo, um relógio, uma pagela, um lustre que me assusta, vultos.



Gestos femininos bonitos sempre, a delicadeza com que as mulheres tocam nos objetos, a harmonia dos dedos: somos pesados e sem graça, nós os homens, ao pé delas. Pesados, brutos, canhestros: não possuímos seja o que for de ave ou de nuvem, a nossa carne é densa e gaguejante.



Dá-me uma paz de eternidade ver uma mulher numa casa, o modo como o seu corpo habita o espaço, a forma como vestem, de si mesmas, os compartimentos, com um simples passo, um simples olhar.



Imagens: Gregory Crewdson
Texto: "Eu, às vezes", António Lobo Antunes, Revista Visão de 13 de Dez.07, pag. 10



O que há por detrás das fachadas? Da metáfora dos estados?



A fotografia de Gregory Crewson é ligeiramente perturbadora, um trabalho que se aproxima muito mais do cinema que da fotografia, com cenários estudados, construídos, mise en scene que se esgota na estratégia de produção; sua equipe conta com um designer de set, um iluminador, um diretor de arte e um diretor de fotografia, que de modo subtil, questionam o conhecimento que temos da realidade.



Fica o pensamento para início da semana: "Para a mentira ser segura e atingir profundidade, deve trazer à mistura qualquer coisa de verdade" (Antônio Aleixo)

[update]
Pessoal, está me incomodando alguns comentários a respeito desta frase acima, como se eu aceitasse a "mentira social". A frase foi citada, porque se encaixa muito bem dentro do contexto do trabalho lúdico de GC. As imagens no caso, seriam mentiras criadas que ao atingir o seu intento, pela manipulação perfeita passam a idéia de verdade, de uma existência real.
[/update]


Boa semana!
Beijus,

5 comentários :

  1. Lindas imagens. Texto profundo. Belo post.

    Uma semana excelente para ti, meu anjo!!!

    ResponderExcluir
  2. Que texto maravilhoso! E as fotos também... Ta de parabés o post.

    Bjuuuu e bom início de semana pra ti.

    ResponderExcluir
  3. Lindas imagens essas.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. As imagens são impressionantes e concordo plenamente com a frase!

    Beijo, Luma!

    ResponderExcluir
  5. Luma, ontem escrevi o comentário sem graça acima, porque simplesmente não tive paz para escrever mais nada. Hoje lendo novamente, principalmente por causa do seu update, vi que mais instigante ainda ficou o post. A frase tem tudo a ver. Adorei também o que o Jens escreveu que a mentira é uma verdade que deixou de acontecer.
    Beijoas

    ResponderExcluir

...em quietude, sem solidão

Leia o luz no seu celular
get click

Algumas coisas não têm preço

finalista the weblog awards 2005finalista the weblog awards 2006
finalista the weblog awards 2007weblogawards 2008

Me leve com você...

facebooktwitter

Copyright  © 2021 Luz de Luma, yes party! Todos os direitos reservados. Imagens de modelo por Luma Rosa. Publicações licenciadas por Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial- Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License . Cópia somente com autorização.

Tem sempre alguém que não cita a fonte... fingindo ter aquilo que não é seu.

Leia mais para produzir mais!

Atenção com o que levar daqui. Preserve os direitos autorais do editor